Check-Stand-1-scaled.png

Como potencializar vendas com o check-stand? Incentive compras por impulso e aumente o faturamento

18/09/2025 • Last updated 2 Months

Check-Stand-1-scaled.png

Quando o seu cliente se dirige rumo ao caixa, o verbo "comprar" está na mente e atitude dele. Em paralelo, o "vender" está na do supermercadista. Então porque não aproveitar bem esse momento na esteira para incentivar uma compra por impulso? É exatamente nesse momento que entra o check-stand, uma oportunidade estratégica que, se bem trabalhada, pode aumentar o ticket-médio e o faturamento da loja. Posicionados colados nos caixas, esses displays de produtos, geralmente indulgentes, exploram a atenção do cliente enquanto ele aguarda sua vez no atendimento. Ele já está pronto para pagar e a espera pode ser convertida em venda.

Compra por impulso: aproveite um comportamento natural

Check-Stand 2

A compra por impulso, sem planejamento prévio, é uma atitude comum dos consumidores. Porém, ela precisa de um "empurrãozinho". Para ceder à tentação, o cliente requer uma motivação e ela pode acontecer de várias formas, por estímulos visuais, olfativos ou sensoriais. Nos supermercados, onde os consumidores já estão expostos a uma ampla gama de produtos, o check-stand se apresenta como um espaço ideal para gerar esses estímulos. Nessa posição estratégica, a ideia é não exigir uma decisão complexa, por isso apostar em itens pequenos, atrativos e de baixo valor, os chamados indulgentes, têm grande potencial de conversão.

Estratégia: maximize o potencial do check-stand

Para que as apostas no check-stand sejam eficazes, é necessário combinar a escolha adequada de produtos com marketing e organização.

  • Check-Stand 3

    Ambiente e experiência do cliente: o espaço deve ser iluminado, organizado e confortável. A disposição harmoniosa dos produtos é um fator que pode chamar a atenção;
  • Marketing sensorial: explorar os sentidos é uma forma de aumentar as vendas por impulso. Distribuição de amostras grátis e aromas atraentes podem estimular a tentação no momento certo da decisão de compra;
  • Psicologia: ao oferecer produtos de baixo valor, bem na chegada ao caixa, é possível criar a percepção de vantagem atrelada à compra daquele item específico. Combos promocionais ou pequenas promoções ampliam a oportunidade de convencimento;
  • Apelo visual: displays bem estruturados e chamativos, com sinalização clara, cores vibrantes e telas digitais, são como holofotes para os olhos do consumidor. É preciso seduzir a atenção, aumentando visibilidade e impacto das ofertas;
  • Praticidade: o design do check-stand é crucial. O consumidor precisa ter facilidade em acessar, visualizar e manusear os produtos. Investir em um móvel bem planejado é investir em resultado.
Além das vendas: oportunidade para negociar com fornecedores

Check-Stand Princesa 1

O check-stand também se apresenta como uma excelente janela de ocasião para negociar com indústrias parceiras, funcionando com um espaço de trade marketing para marcas específicas. O planejamento conjunto pode incluir promoções específicas, brindes, material de PDV e incentivos para aumentar a rotatividade de produtos. Como fez o Princesa Supermercados. A rede negociou com a Pepsico para explorar todo o potencial do espaço em mais uma prova de que nosso setor se constrói a quatro mãos: varejo e indústria juntos, buscando vendas e exposição.

Check-Stand Princesa 2

"Identificamos a oportunidade de uma nova estruturação dos itens de check-stand. Era necessário realinhar o mix à realidade atual do nosso consumidor, revendo itens, posicionamento e até mesmo o móvel nas lojas. Além de criar padronização na rede. Transformamos isso em um projeto bem elaborado e apresentamos aos parceiros que teriam ligação com a ideia. A Pepsico já tinha mostrado interesse num outro momento de assumir conosco um projeto como esse. Pronto, eram interesses em comum, negócio fechado. Estreitamos nossa relação e nos organizamos juntos para realizar o plano. Execução bem cuidada, com desenho de planograma, móvel novo e espaço para outras indústrias também", explica Wlauber Manhães, gerente de marketing do Princesa Supermercados.

Wlauber Manhães completa destacando a projeção com a ação: "Agora vamos à outra etapa, acompanhar e promover a manutenção do material e da arrumação. A expectativa é a melhor. Aumentar itens na cesta e ticket médio levando o setor a dobrar o faturamento logo nos 3 primeiros meses".

Mais que um espaço: é faturamento

O check-stand é muito mais do que uma extensão das gôndolas para exposição de produtos, é uma ferramenta valiosa para o aumento de faturamento, ao transformar a fila do caixa em um novo momento de decisão de compra, além do fortalecimento do relacionamento com parceiros. A combinação bem planificada de ambiente, marketing sensorial, psicologia, apelo visual e negociação estratégica com a indústria cria um PDV com potencial de resultados expressivos. Supermercadistas que apostam nesse espaço e conceito vão além do aumento de vendas, melhorando a experiência de compra e a probabilidade de fidelização.

  • no-related-news