
Consumo Consciente como valor: Cencosud Brasil se destaca em ações de sustentabilidade

Um dos temas modernos mais pautado pela sociedade é a sustentabilidade, que evoluiu de tendência para valor, compromisso e estratégia de negócio. E em um mundo em que consumidores buscam cada vez mais propósito em suas escolhas de compra, o consumo consciente se consolida como um dos protagonistas dessa bandeira. Inclusive para o varejo supermercadista. Mas como integrá-lo de forma real à operação e, ao mesmo tempo, gerar valor tangível para clientes? Neste dia 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente, um bom exemplo vem do Prezunic, controlado pelo grupo Cencosud Brasil, que mostra para todo o setor, como pequenas ações diárias produzem grandes impactos positivos tanto para o negócio, quanto para o consumidor.
Sustentabilidade em movimentoEntre as iniciativas que traduzem essa cultura está a implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas lojas, que incentivam o descarte correto de resíduos e aproximam consumidores e colaboradores, além de promover parcerias com a indústria, em prol do meio ambiente. Um retrato de sucesso é o projeto PEVs Cargill/Liza, com 114 coletores espalhados pelas redes da Cencosud, incluindo o Prezunic. A ação já recolheu mais de 17 mil litros de óleo de cozinha usado, evitando que o resíduo fosse despejado de forma incorreta e contaminasse rios e solos.
Economia circular e impacto positivo
O compromisso com a economia circular também é destaque. Em parceria com a Seiva Coleta Reciclagem e o programa Volte Sempre, da Heineken, a Cencosud Brasil mantém um projeto de reciclagem de vidro em diversas lojas. Só entre janeiro e setembro deste ano, foram mais de 46 toneladas de garrafas com destinação ambientalmente correta. Além de estimular o descarte responsável, o programa oferece um benefício direto aos consumidores: quem participa pode trocar o vidro reciclado por cashback em produtos Heineken nas lojas participantes. A iniciativa reduz a geração de resíduos, as emissões de CO₂ e o consumo de energia, reforçando o compromisso da rede com práticas de baixo impacto ambiental.
"Estamos comprometidos com a sustentabilidade e queremos incentivar nossos clientes a, cada vez mais, adotarem hábitos no dia a dia que contribuam para a preservação ambiental, a exemplo do descarte correto de resíduos", destaca a rede.
Eficiência hídrica: case Rio de JaneiroEspecificamente falando sobre a atuação da Cencosud Brasil no Rio de Janeiro, outro destaque é o projeto de eficiência hídrica implantado em 21 lojas do Prezunic. Somente no primeiro semestre deste ano, foram economizados 20.394 m³ de água, volume equivalente ao consumo mensal de mais de 130 famílias brasileiras.
Outras açõesAlém de todas as iniciativas já destacadas, a Cencosud Brasil também tem obtido outros resultados expressivos:
- Nos PEVs Reciclus, disponíveis em outras bandeiras do grupo, mais de 17 toneladas de lâmpadas foram descartadas corretamente neste ano;
- Mais de 1.600 toneladas de papelão e outros recicláveis provenientes das operações das lojas foram encaminhadas corretamente para reciclagem;
- Em energia, a companhia registrou uma redução de 3,2% no consumo em relação ao mesmo período de 2024, economizando 3.895 MWh. Esse resultado é produzido por um conjunto de ações integradas, como automação de ar-condicionado, monitoramento em tempo real, controle de cargas e modernização da iluminação com lâmpadas LED.
As ações não renderam à Cencosud Brasil apenas resultados junto a consumidores e indústrias. A companhia ganhou este ano, pela segunda vez consecutiva, o Schneider Electric Sustainability Impact Awards. O prêmio celebra empresas que unem tecnologia e inovação à eficiência operacional e ao uso responsável dos recursos naturais.
A ASSERJ parabeniza o Prezunic, e a Cencosud Brasil, por integrar sustentabilidade, eficiência e inovação ao seu modelo de gestão, se comprometendo com um futuro mais sustentável. Porque quando o consumo é consciente, o impacto é coletivo.
Notícias relacionadas
-
no-related-news

