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Geração saúde: gôndolas de supermercados ficarão mais 'verdes'

29/02/2024 • Last updated 1 Year

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Perfil de consumidores tem mudado nos últimos anos e impulsionado o consumo de alimentos frescos ao invés dos ultraprocessados

Biscoitos, guloseimas e fast-food são alguns dos diversos produtos oferecidos nas gôndolas dos supermercados diariamente. A rotina corrida, o cansaço e, em muitas realidades, a condição financeira impõem aos clientes o consumo de produtos que passam por longos processos nas fábricas e a injeção de produtos nocivos à saúde e, também, à natureza.

Entretanto, uma iniciativa da Fundação Ellen MacArthur, destacou que a tônica dos supermercados poderá mudar essa realidade com o uso de políticas ESG (sigla em inglês para boas práticas de meio ambiente, sociedade e governança), em algo que resultaria em uma transformação de perfil dos produtos que o supermercado pode oferecer. Em 2024, o Grupo Carrefour aderiu como apoiador nesse projeto.

Segundo uma pesquisa publicada pela revista científica The BMJ, o consumo excessivo dos alimentos ultraprocessados pode acarretar em 32 complicações diferentes para a saúde humana. A publicação é uma análise feita em conjunto com outras revistas sobre esse tema.

Em países como Estados Unidos, Austrália, França e Irlanda, o debate sobre a alimentação e o que chega nas prateleiras dos supermercados, têm ganhado força política e mobilizado os governos. Ao todo, o estudo analisou a rotina alimentar de mais de 10 milhões de pessoas nesses países.

Os cientistas chegaram a conclusões bem assertivas sobre esse tema: a cultura do alimento ultraprocessado em excesso pode estar associada a um risco de 50% de mortes cardiovasculares, 53% de transtornos mentais comuns e 48% de ansiedade prevalente.

Dados sólidos também mostram um risco de 12% maior de diabetes tipo 2 a cada 10% de alimentos ultraprocessados na dieta. O consumo excessivo também está relacionado a 55% com a obesidade, 41% a problemas de sono e 20% a depressão.

Geração saúde

A mudança em algumas estratégias de venda dos supermercados tem apresentado novos perfis de consumidores. Marta Pereira, professora de educação física, é uma dessas consumidoras que procura produtos frescos para sua rotina, "A gente percebe muito cuidado com a higiene, com os alimentos, isso é muito bom para que nós possamos ter confiança para comprar esses produtos", afirma.

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Setor Hortifruti Supermarket

Setor Hortifruti Supermarket[/caption]

Essas transformações podem acontecer, inclusive, na exposição das seções dentro do supermercado. Na filial do Supermarket Blue, na Barra da Tijuca, o hortifruti é ofertado bem na entrada do estabelecimento. Uma nova proposta de entregar ao consumidor opções frescas sem a necessidade de percorrer todo o mercado, proporcionando mais praticidade. "Queremos fazer com que o cliente fique confortável aqui", explica o gerente Marcos André.

Atravessando o hortifruti, passando pelas gôndolas, o Supermarket expõe uma gama de produtos in natura, além de opções saudáveis como suplementos alimentares e barras de cereal. "Estou achando ótimo, eles apresentam produtos saudáveis e sempre colocam em promoção", disse Lúcia Aparecida, professora de química aposentada.

Longe da Barra da Tijuca, o perfil de consumidores em busca de produtos saudáveis também existe. No Rede Economia, localizado em Madureira, coração do subúrbio carioca, Ricard Duarte, estudante de arquitetura, e um amante de esportes radicais é um consumidor ferrenho dos produtos oferecidos.

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Sessão de grãos em cápsulas

Sessão de grãos em cápsulas[/caption]

"São boas opções e a um preço aceitável para manter a dieta. Hora ou outra eles fazem promoções nesse setor, e tem muita variedade. Gosto de procurar preços de produtos naturais", explica. Vale destacar que a oferta de produtos naturais, responsável por tirar os ultraprocessados dos carrinhos, tem crescido no subúrbio. "O melhor horário para essas compras é de manhã", completa Richard.

Produtos sustentáveis nas gôndolas

O Grupo Carrefour tem atuado como um incentivador das marcas supermercadistas a entrarem no projeto da Fundação Ellen MacArthur, experimentando a forte tendência de oferecer produtos naturais e frescos aos consumidores, a gigante do varejo decidiu apostar em produtos envolvidos com ESG.

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Carrefour será uma das parceiras da Ellen MacArthur Foudation

Carrefour será uma das parceiras da Ellen MacArthur Foudation[/caption]

Com isso, as gôndolas do Carrefour, Atacadão e Sam's Club, empresas que compõem o grupo, receberão produtos alimentícios de empresas ligadas a políticas de ESG, e isso não resultará em custos adicionais para o supermercado. A proposta pretende ser implementada no primeiro semestre de 2025.

O projeto é batizado de 'Grande Redesenho Alimentar' pela fundação, e busca encontrar outros parceiros além do Carrefour. Segundo a Ellen MacArthur, 15 países já adotaram em suas redes de varejo produtos alimentícios que "regeneram a natureza".

O estudo da fundação é baseado no potencial da economia circular para impulsionar a indústria alimentícia voltada para a sustentabilidade. Cerca de 140 marcas de comidas e bebidas se inscreveram para participar, entre elas, as gigantes Nestlé e Danone.

Segundo uma pesquisa da Sodexo, cerca de 89% dos brasileiros consideram urgente a adoção de um alimentação sustentável. E isso passa diretamente em oferecer produtos frescos e saudáveis aos consumidores, assim como, em ter, cada vez mais, empresas que possuem políticas de ESG desde sua produção.

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