Guanabara.jpg

Guanabara projeta 20% de crescimento em faturamento para este ano e estuda expansão na Zona Sul! Confira detalhes

19/08/2025 • Last updated 3 Months

Associados em foco
Guanabara.jpg

O varejo supermercadista fluminense tem mostrado em 2025 toda a sua pujança e resiliência. Registrando números extremamente positivos mesmo diante de um cenário econômico desafiador, com altas de faturamento, recordes de empregabilidade e aberturas de novas lojas, cada associado da ASSERJ tem sua parcela vital de contribuição para esse resultado. E, uma dessas bandeiras, é a do Supermercados Guanabara.

Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a empresa, que tem 28 lojas no estado do Rio, registrou faturamento de R$ 5,3 bilhões em 2023. Já em 2024, a rede avançou 21% em vendas, ultrapassando a marca dos R$ 6 bilhões. E para 2025, a projeção é de crescimento de 20% no faturamento e ampliação da base de clientes em 10%. Quem revela esses dados é o presidente do Guanabara, Antonio Pinho, em entrevista à Exame.

Campanhas que geram resultados, fidelização de clientes e baixa rotatividade de colaboradores

A política de preços baixos e promoções rotativas, que chegam a incluir 500 produtos por dia, são bastante conhecidas da rede. E não é à toa. Campanhas temáticas, como a Semana da Limpeza e o Aniversário Guanabara, impulsionam os números de forma significativa. Durante esses eventos, a rede registra aumento de até 60% em determinadas categorias, crescimento de 30% no volume de vendas e avanço de 40% no faturamento.

A baixa rotatividade, de 2,5% da equipe de colaboradores, fortalecendo a cultura da rede e a relação entre lideranças. Outro diferencial é a escuta ativa. O presidente Antônio Pinho visita frequentemente as lojas, observando o comportamento de compra e tendo contato direto com consumidores, inclusive, explica o presidente do Guanabara, foi por conta desse tipo de ação que surgiram ideias como os serviços de açougues expostos e estações de fatiamento.

Outra aposta da rede é em estratégias de modernização, como Guana Clube. Em menos de um mês, o programa de fidelidade da rede já conquistou 1 milhão de cadastros, aponta Pinho: "Queremos que ir ao supermercado seja uma parte prazerosa do dia da pessoa, e não só uma obrigação".

Expansão em estudo

Além de todos os números de destaque apresentados, o presidente do Guanabara revelou qual deve ser o novo passo da rede: a expansão para a Zona Sul do Rio. Porém, apesar de ser considerada uma região estratégica pelo grupo, a iniciativa ainda está em fase de análise, já que há dificuldades logísticas para instalação de uma loja no padrão Guanabara.