pao.jpeg

Marcas próprias já representam 65% do faturamento de categorias-chave. Case de associado da ASSERJ é premiado!

05/09/2025 • Last updated 3 Months

pao.jpeg

ATUALIZAÇÃO (05/09): na 2ª edição do Prêmio Excelência em Marca Própria, realizado durante a PL Connection, GPA ficou com o segundo lugar na categoria "Melhor Desenvolvimento de Marca" com a marca Pão de Açúcar.

O Pão de Açúcar, rede de varejo supermercadista do Grupo GPA, anunciou o lançamento de uma nova marca própria que leva o nome da bandeira. No primeiro trimestre já foram apresentados cinco produtos ao mercado — passata, passata rústica, tomate pelado, pão de queijo e doce de leite.

A expansão, no entanto, será bem mais ampla. Até o fim de 2025, mais de 70 itens devem compor o portfólio da nova linha, com destaque para categorias estratégicas como massas grano duro, panetone, carnes para churrasco e presunto cru fatiado. Entre os lançamentos, o tomate pelado tem ganhado relevância: o produto já registra penetração em 54% das cestas dos clientes considerados premium e valiosos, perfil que concentra maior ticket médio e frequência de compra na rede.

“A nova marca reforça a posição do GPA no desenvolvimento e venda de produtos de marca própria e fortalece a presença da marca Pão de Açúcar para além das gôndolas das nossas lojas. Os itens de marca própria desempenham papel fundamental na estratégia de negócio da companhia, além de serem um diferencial competitivo com alto potencial”, afirma Allan Gate Hock, diretor de Marcas Próprias e Exclusivas e de Importação do GPA.

O lançamento da “Pão” se soma às demais marcas próprias do grupo — Qualitá, Taeq, Pra Valer e Club des Sommeliers — presentes nas lojas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado. A nova linha, no entanto, será exclusiva da bandeira premium da companhia. “As marcas próprias representam aumento da frequência e importante ferramenta de fidelização, essencial para o crescimento do fluxo dos clientes nas lojas e, consequentemente, impulsionar as vendas”, conclui Hock.

Benefícios da estratégia

O mercado de marcas próprias no varejo brasileiro vem registrando um crescimento expressivo nos últimos anos, impulsionado por mudanças no comportamento dos consumidores e nas estratégias adotadas pelas grandes redes. Apenas em 2023, as vendas nesse segmento avançaram 7,6%, com destaque para a categoria de perecíveis, que apresentou um aumento de 26,8%.

Esse movimento pode ser explicado por uma combinação de fatores. Pesquisas indicam que o consumidor consegue levar até 120% mais produtos ao optar por marcas próprias, desembolsando em média 30% a menos. Em um cenário de inflação e alta do custo de vida, essa relação custo-benefício torna-se ainda mais relevante, já que cada economia faz diferença no orçamento das famílias.

Para os varejistas, a estratégia também é altamente vantajosa. As marcas próprias oferecem margens de lucro superiores às tradicionais e, em 2023, responderam por 65% do faturamento de categorias-chave nos supermercados. Além disso, funcionam como uma importante ferramenta de fidelização, já que oferecem produtos exclusivos, indisponíveis em concorrentes, criando um diferencial competitivo que fortalece a relação com o cliente.

  • no-related-news