refrigerantes-zero-1.png

O que impulsiona o crescimento da categoria de refrigerantes?

10/10/2025 • Last updated 1 Month

refrigerantes-zero-1.png

A categoria de refrigerantes tem grande importância para o varejo supermercadista em todo o Brasil. Mas uma linha em especial vem registrando uma forte expansão no sortimento: versão zero. É o que aponta o levantamento especial do Radar Scanntech. No acumulado até agosto, as versões sem açúcar ganharam, em 2025, 4,4 pontos percentuais de participação na categoria, passando de 17% em 2024 para 21,4% neste ano. Já os produtos com açúcar caíram de 83% para 78,6% no mesmo período.

Na comparação total dos dois primeiros quadrimestres de 2025 e 2024, os refrigerantes zero cresceram 28,4% em valor de vendas, 18,8% em volume e 2,9% em volume. O avanço reflete um movimento consistente da mudança de hábito do consumidor, que busca opções mais adaptadas ao seu novo comportamento, e do aumento de oferta dos itens zero nos pontos de venda, impulsionados também pela maior distribuição dos produtos e diversificação de variedades de portfólio.

O relatório também destaca que a Distribuição Numérica foi um dos principais motores de crescimento dos SKUs que se destacaram em share de volume. Entre os itens com maior ganho de importância em volume, seis versões sem açúcar figuram no top 10, confirmando que o aumento da distribuição tem sido um dos principais fatores do avanço no sortimento. Ainda segundo o levantamento, as marcas que tiveram maior crescimento foram exatamente aquelas que ampliaram distribuição e giro. Esse fato reforça a importância da execução comercial e da presença no PDV como alavancas para ganho de share.

Expansão: Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram

refrigerantes zero 2

Na análise regional, o crescimento em volume, entre janeiro e agosto deste ano, foi disseminado, mas alguns estados se destacaram crescendo acima da média nacional (+18,8%). Minas Gerais registrou a maior alta, com 24,8%, seguido pelo Rio de Janeiro, que chegou a 20,4% de avanço. Especificamente falando sobre o cenário fluminense, um dado chama a atenção. Apesar da forte elevação na variação de vendas, a contribuição em volume dos refrigerantes zero para a categoria é de 8,5%, abaixo da média brasileira de 18,8%, o que representa uma grande oportunidade de maior subida para o varejo supermercadista fluminense.

Sabores favoritos do consumidor

Dois sabores concentram 2/3 da importância do sortimento de refrigerantes zero: limão, com 36% tem a maior penetração, e cola, com 30%. Ou seja, somados, eles detém 66% da preferência dos consumidores no portfólio dos itens sem açúcar. Guaraná (11%), outros (6%) e laranja (3%) completam o Top-5.

Em relação ao avanço dos produtos, o sabor cola detém o maior registro, com ganho de 6,4 ponto percentual em participação e uma variação de 24,7% em litros. Guaraná, com subida e 2,5 p.p e variação de 20,2% em litros, e limão, com alta de 2,4 p.p e variação de 5,1% em litros, também se destacam no quesito. Por outro lado, apesar de registrarem baixo crescimento em percentual, outros sabores e laranja recuaram em volume.

Consumo consciente e execução: a força dos refrigerantes zero

A consolidação dos Zero's como um dos responsáveis pelo crescimento da categoria de refrigerantes, confirma as mudanças, já apontadas, no comportamento do consumidor, que busca opções com menor teor calórico, além das estratégias assertivas de execução comercial por parte das indústrias e do varejo supermercadista. O estudo confirma que o crescimento dos produtos sem açúcar é sustentado pela expansão de distribuição, diversificação de mix e aumento de giro, com ganhos relevantes tanto em volume quanto em valor.

Essa tendência de migração para versões sem açúcar não deve ser revertida, pelo contrário, sua continuidade é uma probabilidade alta, que deve ser acompanhada por uma oferta mais ampla e competitiva nas gôndolas dos supermercadistas que desejem se manter relevantes para o consumidor.

Seminário Super Negócios

Aliás, para entender tudo sobre Gerenciamento de Categoria (GC), você não pode perder o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ, que já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor, abordando diversos temas, dentre eles, o GC.

O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança.

Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.

  • no-related-news