chat-gpt-asserj.jpg

Pedidos pelo ChatGPT? Entenda oportunidades que os supermercadistas poderão adotar em breve!

10/10/2025 • Last updated 1 Month

Conecta
chat-gpt-asserj.jpg

Em breve, consumidores poderão fazer pedidos de supermercado apenas conversando com um chatbot. A OpenAI anunciou que o ChatGPT passará a integrar aplicativos populares, permitindo interações diretas para reservar viagens, ouvir música ou pedir comida e alimentos — tudo dentro da própria plataforma.

Sete aplicativos já estão disponíveis, entre eles Expedia, Zillow e Spotify. Nas próximas semanas, entram DoorDash, Uber Eats, OpenTable e Instacart, ampliando o alcance da ferramenta no varejo e no delivery.

Para usar os novos recursos, os usuários precisam conectar os aplicativos à conta do ChatGPT. Depois disso, podem chamá-los pelo nome ou receber sugestões automáticas do próprio chatbot.

Um exemplo é o Uber Eats, que informou que o ChatGPT conseguirá identificar quando o usuário quiser fazer um pedido, confirmar o endereço de entrega e apresentar restaurantes e cardápios próximos. O pedido poderá ser finalizado diretamente dentro do aplicativo, sem precisar sair da conversa.

Com cerca de 800 milhões de usuários no mundo, o ChatGPT cria, assim, um novo ponto de partida para pedidos de comida e compras do dia a dia — oferecendo uma experiência mais natural, conversacional e personalizada.

A novidade, no entanto, traz novas dúvidas para o setor de food service. Como os restaurantes e aplicativos de entrega serão priorizados nas recomendações do ChatGPT? E quem será o dono dos dados gerados nessas interações? A OpenAI, Uber Eats e DoorDash ainda não esclareceram esses pontos.

Mesmo assim, o mercado demonstra otimismo. Sachin Kansal, diretor de produtos da Uber, destacou que a empresa está animada em “levar a facilidade da Uber e do Uber Eats para mais pessoas”.

“Em breve, você poderá ver faixas de preço, tempos de entrega e navegar pelos restaurantes diretamente no ChatGPT antes de concluir sua viagem ou pedido nos aplicativos da Uber”, afirmou o executivo.

A DoorDash também celebrou a parceria com a OpenAI. Em nota, afirmou que a integração representa “um avanço importante para trazer ainda mais conveniência aos consumidores” e prometeu divulgar em breve mais detalhes da colaboração.

Qual supermercado sairá na frente para testar esse novo formato de venda?