
Pioneiro: Carrefour lança ação inédita focada no bem-estar de colaboradores

Cuidar de pessoas é também cuidar do futuro do varejo supermercadista. Como um dos setores que mais gera empregos no Brasil, e no Rio de Janeiro, essa é uma necessidade. Afinal, nossa operação é feita de gente e para gente. Com esse propósito, o Grupo Carrefour Brasil deu um passo pioneiro, e transformador, ao lançar o Censo de Saúde Mental, uma iniciativa inédita desenvolvida em parceria com a Vittude.
Leandro Muller, gerente sênior de Saúde do Grupo Carrefour Brasil, destaca: "É hora de olhar para dentro de nós mesmos e superar barreiras e preconceitos". O surgimento da ideia: atenção às necessidades internas
Se levarmos em conta a crescente preocupação com a saúde mental de trabalhadores brasileiros, somada a dados que apontam que as enfermidades psiquiátricas são a segunda maior causa de afastamento do serviço no Brasil, a urgência de movimentos de atenção aos colaboradores se torna evidente. E, dentro desse contexto, surgiu o Censo de Saúde Mental do Carrefour. Baseado em uma análise do panorama geral e de uma autoavaliação honesta, o grupo percebeu a necessidade de alinhar a estratégia de bem-estar aos valores que orientam sua cultura corporativa. Ou seja, o Carrefour entendeu que não basta reagir aos problemas, mas sim atuar de forma proativa, cuidando da base que sustenta o negócio do varejo supermercadista: as pessoas.
Atenção à saúde mental é atenção à eficiência da operação
Segundo Leandro, investir em saúde mental significa investir também em produtividade, engajamento e sustentabilidade. O gerente sênior de Saúde do Grupo Carrefour Brasil explica que, sem dados concretos, é difícil construir programas realmente eficazes de suporte e prevenção. O propósito, portanto, é claro: conhecer para cuidar. Dessa forma, a rede procura criar um ambiente em que cada colaborador se sinta valorizado, equilibrado e preparado para entregar o melhor serviço possível, do atendimento ao cliente às operações internas. Informação de qualidade gera ações efetivas
O Censo tem como meta produzir um diagnóstico atualizado e confiável sobre a saúde mental dos colaboradores, servindo de base para políticas e programas mais assertivos. “Queremos entender as necessidades reais da nossa população para oferecer o melhor a quem representa nossa maior força: as pessoas”, reforça o gerente sênior.
Funcionamento
Em fase piloto, o Censo será aplicado nos níveis corporativos, abrangendo escritórios e banco, com mais de 4 mil pessoas entre lideranças e equipes. Os participantes responderão a um questionário detalhado sobre bem-estar emocional e psicológico. Todas as respostas serão anônimas e confidenciais, garantindo privacidade. A partir dos dados coletados, o Carrefour estruturará ações que vão de campanhas educativas a programas de apoio individualizado. Um exemplo para o varejo supermercadista
O Censo de Saúde Mental é mais do que um projeto interno do Carrefour: é um exemplo de como o setor supermercadista pode fortalecer práticas de gestão que valorizem pessoas e gerem impacto positivo e real em toda a cadeia. Como Leandro Muller bem destaca: "Investindo em saúde mental, investimos em bem-estar, produtividade e sustentabilidade. Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para o sucesso a longo prazo, fortalecendo nossa equipe para enfrentar os desafios do mercado com mais resiliência e motivação".
Ao priorizar o cuidado com a saúde emocional de seus colaboradores, o Carrefour mostra que o futuro do varejo passa pela construção de ambientes de trabalho humanizados, inclusivos e resilientes. Essa iniciativa não apenas reforça o compromisso da companhia com seus valores, mas inspira outras empresas do setor a seguir pelo mesmo caminho, colocando as pessoas no centro da transformação.
Notícias relacionadas
-
Associados em foco
-
Associados em foco
Cuidar de gente é cuidar da operação! Rede Market promove ação exclusiva para colaboradores
-
Associados em foco
Serra Azul transforma experiência de compra em sonho com campanha de Natal
-
Associados em foco
Como Prezunic uniu cervejas especiais, Black Friday e futebol?

