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Supermercados e atacarejos avançam 4,5% em agosto

19/09/2025 • Last updated 2 Months

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Quer saber a performance do varejo supermercadista no mês de agosto? Uma pesquisa da Rock Encantech fez análise baseada em 160 milhões de transações realizadas no período, o levantamento aponta que o segmento registrou uma alta de 4,5% em agosto na comparação com o mês anterior.

No recorte por canais, a queda de 1,3% na frequência de compras não atrapalhou o crescimento dos supermercados de 3,7%, que foi impulsionado pelo aumento de itens por carrinho (+5,9%) e pelo ticket médio (+4,4%). Já os atacarejos cresceram 2,2%, também decorrente dos resultados alcançados na quantidade de produtos por carrinho (+1%) e no ticket médio (+0,8%), além da elevação da frequência (+1,8%).

Além disso, em agosto, os atacarejos registraram um percentual de 108,7% no IFEV (Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo), enquanto os supermercados alcançaram 108,5%. O índice é voltado para o entendimento de como determinadas ações do setor impactam o comportamento de compra e promovem a retenção de clientes. O indicador funciona a partir da análise do ticket médio, calculando a diferença entre o engajamento do shopper fidelizado e do não fidelizado. Ou seja, o índice comprova que o primeiro grupo compra mais que o segundo.

Para Fernando Gibotti, vice-presidente de Varejo e Indústria da Rock Encantech, os números demonstram que os valores dos produtos continuam determinantes para os resultados obtidos. “Apesar dos cinco fins de semana de agosto terem contribuído positivamente para a frequência de compras, devido à sazonalidade típica desses períodos, o avanço do segmento está diretamente relacionado ao aumento do preço médio e do ticket médio”, explica.

Panorama do setor

Os resultados do varejo supermercadista de agosto acompanham uma fase de crescimento do setor. Em julho, o segmento registrou uma alta de 4,8% na comparação com o mês anterior.

No período, os atacarejos avançaram 3,9%, puxados principalmente pelo aumento do gasto médio dos shoppers (+1,8%), da frequência de ida às lojas (+2,5%) e do número de itens por compra (+0,4%). Já os supermercados cresceram 3,3%, com aumentos de 0,8% e 2,5% nos dois primeiros tópicos respectivamente e uma queda de 1,1% no último.

Ainda vale destacar que o impacto dos preços dos produtos nessa fase de crescimento também pode ser identificado por meio da análise do desempenho do setor no ano passado. No comparativo de agosto de 2025 com o mesmo mês de 2024, os supermercados avançaram 2,9% e os atacarejos recuaram 2,6%, mas o ticket médio e o gasto médio cresceu em ambos os canais: respectivamente, 5,7% e 0,7%, e 3,5% e 5,4%.

“É importante ter cautela no momento de analisar a performance do varejo supermercadista justamente porque um crescimento ou uma retração muitas vezes são eventos mais complexos do que apenas percentuais positivos ou negativos”, reforça Gibotti.

“A inflação e os reajustes, além de questões políticas e relações comerciais, são essenciais para a forma como um produto chega ao shopper. Por isso, cada varejista precisa agir para lidar com imprevistos e focar esforços, principalmente, em entender o comportamento dos consumidores”, finaliza.

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