Escola-ASSERJ-Higiene.jpg

Loja preocupada com higiene vende mais!

22/07/2025 • Atualizado pela ultima vez 4 Meses

Escola-ASSERJ-Higiene.jpg

A Escola ASSERJ realizou nesta terça-feira, 22, o curso "Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação", voltado para profissionais e gestores da área em supermercados. A formação, promovida de forma remota e certificada pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio), foi ministrada pelo especialista Flávio Graça, consultor de Alimento Seguro da ASSERJ, e amplamente elogiada por alunos e representantes de redes que estiveram online.

O curso teve 95 alunos participantes e abordou variados temas de extrema importância para as boas práticas do setor, desde a higienização básica e tratamento de alimentos à detalhes de inspeção e armazenamento. Diversas redes participaram do programa e enviaram funcionários para o treinamento, como Guanabara, Guarauna, Inter, Super Compras Ideal, Supermarket Alvorada e Real Éden e Supermercados Unidos.

Graça ressaltou a importância de uma formação de qualidade para o bom desempenho de um setor essencial como o da manipulação de alimentos: "A medida que se ganha conhecimento e aplica esse conhecimento, você melhora o seu serviço. É preciso trabalhar todo dia como se fosse dia de fiscalização da Vigilância Sanitária. E não estamos falando apenas de fiscalização, de multa. Estamos falando de qualidade de atendimento e do produto. A qualidade, aliada ao preço, é o que faz o cliente escolher a loja. O cliente que procura qualidade, normalmente vai gastar mais".

"A qualidade dos alimentos afeta a todos. Uma loja multada, uma loja com qualidade ruim, vai ter menos lucro, vai cortar pessoal, os que ficarem vão trabalhar mais. Todos são afetados por um problema sanitário. E ninguém quer isso, queremos que o setor e todos os envolvidos nele cresçam", prosseguiu o consultor da ASSERJ.

O curso teve como grande objetivo apresentar aos participantes os principais pontos de atenção para o setor e apontar as melhores formas de atuar, com dicas sobre ações e estratégias para um serviço de qualidade e, principalmente, para a melhor experiência do cliente.

"Alimento seguro é o alimento que não causa danos à saúde do consumidor, que não gera doença e tem boa qualidade, cores vivas, aspecto fresco, o que reforça que não é só uma questão de saúde, mas também de vendas. Alimentos mais atraentes incentivam o cliente a consumir mais", alertou o professor.

Outro ponto muito explicitado por Flávio Graça foi sobre reduzir contaminação, evitar ocorrência de transmissão de doenças e favorecer a oferta de alimentos seguros ao consumidor, com atenção à biossegurança prevenindo, controlando e mitigando ou eliminando riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida e a saúde. O consultor da ASSERJ também foi taxativo ao destacar as funções gerais de um bom manipulador de alimentos, como zelar pela qualidade, confeccionar as preparações de acordo com as orientações fornecidas pelo responsável técnico, higienização pessoal, de ambiente e equipamentos, além do uso obrigatório de EPI's e da exigência constante de participação em treinamentos e capacitações.

O especialista ainda frisou a necessidade dos setores envolvidos na manipulação de alimentos terem documentos sobre suas atuações, como o Procedimento Operacional Padrão (POP), descrevendo passo a passo a execução das tarefas, e o Manual de Boas Práticas (MBP), detalhando as operações realizadas no estabelecimento comercial de alimentos ou serviço de alimentação, com informações que garantam a produção de alimentos seguros e saudáveis.

Escola ASSERJ

Para ficar por dentro de todas as novidades, próximos cursos da Escola ASSERJ e demais novidades, clique aqui.

Escola ASSERJ: educar, desenvolver e inovar para capacitar todo o time supermercadista.

  • no-related-news