Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,003 Result for
Marca de limpeza Ace será administrada pela Globalbev no Brasil
Ace apresentou seu novo lançamento que será produzido nas fábricas da GTEX em Itupeva, São Paulo, e Feira de Santana, na Bahia A Globalbev, empresa especializada em marcas de alimentos de saúde e bem-estar, recebeu a licença para operar o uso da marca Ace no Brasil e contará com a parceria da GTEX, das marcas Urca, Baby Soft, UFE e Espumil, que desenvolveram uma nova formulação para o detergente em pó. Agora, a GTEX será a responsável pela logística e distribuição da Ace no país. “Como categoria, os lava-roupas representam metade de tudo o que se vende de produto de limpeza no nosso país, sendo que a versão em pó representa mais de 80% de todo este mercado, ou seja, ele é enorme e tem potencial para crescer ainda mais”, afirma Talita Santos, CEO da GTEX. A executiva afirmou que a escolha pela Globalbev para produção de Ace se deu devido a expertise que a marca possui no segmento. “Temos todas as condições técnicas, operacionais e capilaridade para fazer desta parceria mais um sucesso de vendas e de penetração nos lares brasileiros”, completa Talita. A nova formulação do Ace será produzida nas fábricas da GTEX em Itupeva, São Paulo, e Feira de Santana, na Bahia. Inicialmente, o projeto das equipes de campo da Globalbev, alcançarão mais de 300 mil pontos de venda no Brasil, e vão atuar na ponta fazendo vendas diretamente ao varejista, com faturamento e entrega realizadas pela GTEX e a estratégia de comercialização desenhada a quatro mãos pelas duas empresas.
13/06/2024
3,003 Result for
5ºFórum Rio de Janeiro de Integração Varejo & Indústria traz soluções para potencializar vendas nos supermercados
Representantes de Ambev, Flora, LedWave, Banco Sneff e TecBan apresentaram cases e produtos para decisores do setor de varejo supermercadista Mais de 150 representantes e decisores das redes supermercadistas fluminenses tiveram a oportunidade de conhecer soluções inovadoras, sob medida para o setor, durante o 5º Fórum RJ de Integração Varejo & Indústria, realizado na quinta-feira (13), no Windsor Barra Hotel. O time comercial e de trade marketing da Flora Cosméticos e Limpeza, empresa do Grupo J&F, fez a demonstração do portfólio composto pelas linhas de home care, cabelos e pele. Presente no dia a dia de milhões de brasileiros, a Flora possui 14 marcas comerciais - Minuano, Francis, Neutrox, Albany, OX Cosméticos, Brisa, Assim, Phytoderm, Kolene, Karina, Vyvedas, Mat Inset, Hydratta e No Inset. O presidente Sergio Caldas explicou que “a Flora era uma divisão de higiene e limpeza da empresa JBS, que, em 2007, se tornou uma companhia independente dentro do Grupo J&F. Em 2023, ultrapassamos, pela primeira vez, a marca de 2.400 colaboradores e registramos um faturamento de 2,2 bilhões de reais”. Na sequência, Fábio Ribeiro, da LedWave, apresentou as opções de telas de led que chegaram para ficar e atendem às tendências do varejo. São elas: digitalização da arquitetura (telas em edifícios, janelas e muros); mídia no varejo; IA para personalização e criação de conteúdo; e monetização (receita com publicidade). Ribeiro lembrou que “o sentido da visão é a chave do inconsciente” e questionou: “onde você quer estar nesta jornada de digitalização?”. Ele disse que a empresa já prestou atendimento a mais de 10 mil clientes dos mais diversos segmentos. Marco Antonio Senff, diretor comercial do Banco Senff, apresentou a empresa paranaense que oferece soluções financeiras para o varejo, com mais de 4,2 milhões de clientes. Senff trouxe dados que apontam que mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Na apresentação da TecBan, o diretor Carlos Vaini explicou que a empresa oferece equipamentos para venda e locação como self checkout, self check-in, câmeras de segurança, wi-fi, chips para cartões de pagamento, dispositivo Atmo (formato inovador do Banco 14 Horas), cofres inteligentes e transporte de valores. De acordo com Vaini, a TecBan se baseia em quatro pilares: redução de custos com eficiência; aumento de vendas e produtividade; segurança e confiabilidade; e experiência do cliente. Encerrando as apresentações, Lucas Bottino, gerente regional Off Trade da Ambev, falou sobre os desafios da companhia de liderar o mercado e crescer a categoria de bebidas alcóolicas, mesmo diante da queda no consumo. “O consumidor de cerveja está diferente e, por isso, identificamos um crescimento da categoria saúde e bem-estar e apostamos nas bebidas zero álcool. A Budweiser Zero foi eleita a melhor cerveja sem álcool do mundo”, conta Bottino com orgulho. Ele também aposta na continuidade do sucesso da Corona Zero, observado no verão, com o patrocínio oficial das Olimpíadas de Paris, no fim de julho. Por outro lado, o consumo de bebidas não-alcóolicas aumentou, abrindo oportunidades para refrigerantes e tônicas. Alessandra Messina, head comercial, e Karina Arcuri, head de inovação promocional da Ambev, apresentaram as estratégias de venda de Guaraná Antártica, Guaraná Zero, que tem nova receita e nova embalagem, além dos produtos da linha Beats. O 5º Fórum RJ de Integração Varejo & Indústria, parceria da S/A + Varejo com a ASSERJ, trouxe insights e soluções inovadoras para os nossos associados que compareceram ao evento. Até a próxima!
13/06/2024
3,003 Result for
ASSERJ e a SA+ realizam o 5º Fórum de Integração varejo e indústria
Público pet, faturamento do canal alimentar no Rio e retail media, foram alguns dos principais tópicos do encontro Aconteceu nesta quinta-feira (13), no salão do hotel Windsor, no Rio de Janeiro, o 5º Fórum Rio de Janeiro de integração Varejo & Indústria promovido pela SA+ Varejo em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ). O evento contou com a presença da gigante industrial Flora, em uma apresentação das suas novidades para o mercado, e das palestras realizadas pela Bnex e Scanntech, entre outros. A abertura foi comandada pelo CEO da SA+ Varejo, Sergio Alvim, que explicou a necessidade da integração de outros setores da indústria com representantes varejistas, “é necessário quebrar os feudos da operação, melhorar as relações usando o trade. É preciso que a indústria conheça mais o varejo, não apenas o comercial. Vocês vão ganhar muito com isso, integrando todos os setores com a indústria”, afirmou. Em seguida, algumas das novidades da parceria entre SA+ Varejo e ASSERJ foram trazidas pelo presidente da Associação, Fábio Queiróz, como o planejamento de levar para a NRF 25, a maior delegação brasileira do varejo, com representantes de diversas associações de supermercados do Brasil. “Iniciaremos o ano de 2025 com a maior comitiva de supermercados do mundo, em uma união da ASSERJ com a SA+ Varejo. Além disso, teremos a participação de outras associações. A ideia é colocar os supermercadistas de todo o país lado a lado, compartilhando as melhores ações e orientando com curadoria, visitas guiadas em estandes estratégicos, visando extrair o que a NRF tem de melhor para o nosso setor", afirmou Fábio Queiróz. A gigante da indústria de limpeza e cuidados pessoais, Flora, apresentou algum dos seus melhores resultados de 2023 e convocou os varejistas a entender melhor o planejamento de algumas das marcas mais importantes. Duas delas acabaram se destacando no palco: Minuanno e Francis. Samir Jarrouj, diretor de Home Care da Flora, defendeu a importância da região para a indústria. “Aqui no Rio de Janeiro, competimos com portfólio de homecare. Por aqui, somos focados em cuidados com o lar”, afirmou o executivo ao defender o crescimento de 91% da Minnuano na categoria de detergente em pó. Em seguida, o diretor Maurício Utiyama, chefe da divisão de cuidados com a pele, apresentou o lançamento da nova linha de hidratantes da Francis, além da repaginada que a marca realizou na sua linha de desodorantes. Em sua apresentação, destacou uma informação importante: a Francis almeja um crescimento ainda mais agressivo no setor que movimentou, em 2023, 9 bilhões de reais. “O objetivo é trazer para o supermercado uma nova categoria. Os dois principais líderes do segmento de hidratantes têm suas vendas principais no modelo direto, fora dos supermercados, das farmácias e lojas. Queremos levar esse consumidor para dentro dos supermercados”, afirmou Utiyama. Pets são os donos do jogo Após a apresentação da Flora, o fundador e CEO da Bnex, Fernando Gibotti, apresentou informações demográficas cruciais para o crescimento do varejo, no Rio de Janeiro. E apontou para a importância de investimentos no segmento pet no estado. Em uma apresentação surpreendente, a criação de pets subiu gradativamente desde 1980, indo de encontro ao decréscimo de integrantes nas unidades familiares. “Antigamente, havia o pensamento que o pet era um animal de estimação. Hoje, as famílias enxergam o pet com o mesmo peso de um filho, e isso é demonstrado na queda de integrantes familiares”, afirmou Gibotti. A fala corrobora o dado apresentado pela Bnex que mostra que, em média, as famílias brasileiras em 1980 eram compostas por 4,2 pessoas. Atualmente, esse número caiu para 2,6. Segundo o levantamento, existem 58,1 milhões de cachorros, 41 milhões de aves e 27,1 milhões de gatos como pets. “Essa é uma grande oportunidade para os supermercados. Não ignorem o mercado de animais de estimação. Saímos atrás da indústria e dos especializados, mas ainda podemos recuperar essa venda, que é muito importante”, pontuou Fábio Queiróz. Crescimento no RJ é abaixo da média nacional A Scanntech apresentou dados relativos ao varejo alimentar brasileiro em comparação ao Rio de Janeiro. Segundo números da agência, apesar da desaceleração da inflação registrada no 2º bimestre de 2024, diante da redução do crescimento de fluxo na loja observada, teve uma forte retomada em maio, após o crescimento do consumo. A retomada do aumento de preços de 3% até abril de 2024, em maio, ajudaram as vendas unitárias alavancarem o crescimento. “Nosso grande risco é a inflação subir demais e atingir o consumo. Apesar disso, o ano vem vindo muito bem, a economia como um todo. O crescimento dos preços está dentro do esperado”, afirmou Thomaz Machado, CEO da Scanntech. Para o Rio de Janeiro, entretanto, o faturamento alimentar no estado cresceu abaixo da média da região Sudeste e do Brasil em 2023, “O Rio vem crescendo menos que a média, e isso se deve ao crescimento do reforço do Bolsa Família e outros programados do governo. Apesar disso, o crescimento é positivo”, afirmou Machado. Para contornar esse quadro e incentivar o consumo, a Scanntech ofereceu a ideia de um clube de compras, para explorar a possibilidade de oferecer promoções em produtos que estão fora do radar do consumidor, "Com a implementação desse case, podemos ter um retorno real do investimento, porque ele será feito de maneira precisa e de forma escalonada", afirmou Thomaz. Em um case apresentado pela Scanntech, o clube de promoção da agência foi utilizado por uma rede de supermercados em Fortaleza, Ceará, alcançando cerca de 154,5% no crescimento nas vendas durante a Black Friday de 2023, em detrimento a outro segmento de lojas que não possuíam a operação e obtiveram apenas uma alta de 34,1% no mesmo período. Retail Media A LedWave apresentou sua ideia de mundo tecnológico e que envolve diretamente o retail media. Cada vez mais, empresas do segmento supermercadista estão procurando soluções que possibilitem arrecadar uma nova fonte de renda dentro do seu ponto de venda. “Imagine a possibilidade de vender publicidade dentro do seu ponto de venda, atingir o seu cliente e explorar a sua venda de maneira mais tecnológica, integrada e automática”, afirmou Fábio Ribeiro, BDM da LedWave. Além da possibilidade de aumentar a renda adquirida com a publicidade, a automação com inteligência artificial pode diminuir a ‘dor de cabeça’ de uma nova tecnologia ao empreendedor. “Imagine um banco anunciando dentro da loja de vocês sem a necessidade de burocracia, de maneira orgânica e rentável?”, indagou Ribeiro, ressaltando o investimento em hardware com o uso de leds de última geração e a produção de imagens em alta definição. “É o negócio dentro do negócio”, afirmou Fábio Queiróz, uma das principais vozes do retail media no Brasil, que explicou a necessidade das redes varejistas em olhar para essa movimentação. “Gigantes como o Carrefour, Pão de Açúcar e a Cencosud já criaram empresas próprias para trabalhar de forma estratégica o retail media internamente. Essa é uma discussão que foge do varejo e chega nos lares, é importante olharmos diretamente para a possibilidade de aumentarmos a renda das lojas, fortalecer a relação consumidor-indústria e movimentar o seu ponto de venda”, afirmou. Fábio Queiróz reforçou a importância desse caminho, e defendeu que “o grande segredo do retail media será a mensuração dessa atividade. A criação de um CRM muito preciso”, afirmou. Gerson Estevam, diretor-geral do Prezunic argumentou que, futuramente, a “nova novela da televisão será anunciada primeiramente nas telas de retail media”, pontuou.
13/06/2024
3,003 Result for
Suelma Rosa assume Vice-Presidência de Assuntos Corporativos da PepsiCo para América Latina
Integrante do board executivo da companhia, Suelma terá a missão de amplificar a voz da região dentro do contexto global Nomeada pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, Suelma Rosa já integrava o board executivo da companhia e agora assume a vice-presidência de Assuntos Corporativos da PepsiCo AL. A executiva é doutora em Ciência Política pela Universidade de Sorbonne (França), mestre em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha) e em Política Internacional e Comparada pela Universidade de Brasília (UnB), onde também se graduou em Relações Internacionais, e possui MBA em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Ocupou posições no Ministério de Relações Exteriores do Brasil, na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além de ter feito parte do Conselho de Administração no Pacto Global da ONU e de associações como Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) e Conselho da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
13/06/2024
3,003 Result for
Sob nova direção, Super Compras Recreio prepara ativações especiais de festa junina
Na sexta-feira, dia 21, a filial Super Compras do Grupo Big Field realizará um happy hour com música típica, barraquinhas e todo o time de colaboradores vestindo roupas caipiras Há quase dois meses, a loja do Super Compras Recreio está sob nova direção com novo time de colaboradores e nova gestão. A mudança é visível para os clientes: gôndolas organizadas, modificação de alguns setores, mais iluminação e atendimento ao cliente diferenciado. A área de vendas possui 500 m², sete posições de checkout, 61 funcionários e mix com 7 mil itens. Para comodidade dos clientes, são 25 vagas de estacionamento na frente da loja e na rua lateral, e o supermercado também tem caixa eletrônico do Banco 24 Horas e banheiro para clientes. A loja tem localização estratégica: fica ao lado do posto de saúde, do CIEP Margaret Mee, do ponto final de quatro linhas de ônibus e no caminho da Praia da Macumba. A diretora de Controladoria Milena Theodoro afirma que “chegamos com grande expectativa. Os colaboradores enxergaram e reconheceram o trabalho da nossa gestão. Somos um grupo com seis unidades, contando com esta do Recreio, muito estruturado, muito bem preparado para receber cada vez mais colaboradores e lojas. Buscamos externar nossos valores e nosso propósito para o time que naturalmente se reflete no nosso atendimento diferenciado”. Para otimizar os processos e, principalmente, gerir o estoque, o Grupo Big Field faz uso da tecnologia. “Nosso sistema é totalmente informatizado. Dessa forma, evitamos erros na entrada de notas. Fazemos inventário rotativo semanal de perecíveis (açougue, laticínios e hortifruti) que nos ajuda a evitar rupturas, entender como está a manipulação dos produtos pelas nossas equipes e identificar possíveis casos de furto. Assim, diminuímos o período entre as contagens e aumentamos a assertividade. Fazemos um balanço geral duas vezes ao ano em todas as lojas da rede, com a contagem de todos os itens da área de vendas e do estoque”, explica Milena. O açougue é um dos setores mais procurados na filial, de acordo com o gerente Silas da Silva Freitas. “O nosso maior diferencial, sem dúvida, é o açougue hiper higienizado e organizado com cortes de carne fresca e preços atraentes. Os alimentos preferidos, com grande saída, são costela, mocotó e carnes de primeira como alcatra e contrafilé”, conta Freitas. “No açougue trabalham oito funcionários muito bem treinados em higiene e manipulação de alimentos”, acrescenta. Então, anote na agenda para não esquecer: sexta-feira, dia 21, tem happy hour Arraiá Super Compras Recreio (Av. Guiomar Novaes, 229).
12/06/2024
3,003 Result for
Patricia Corsi será chief growth officer da Kimberly-Clark
Executiva brasileira estava na Bayer havia cinco anos e meio e assumirá em 1º de julho, substituindo Alison Lewis, que se aposentará A partir de 1º de julho, a brasileira Patricia Corsi será a nova chief growth officer (diretora de crescimento) da Kimberly-Clark. Ela substituirá Alison Lewis, que decidiu se aposentar após 35 anos de trabalho na indústria de bens de consumo. Segundo comunicado global da Kimberly-Clark, Alison, que estava na companhia havia cinco anos, ainda terá um papel consultivo até 1º de setembro, para permitir uma transição tranquila. Na Bayer, Patricia trabalhou como chief marketing, IT and digital officer, supervisionando globalmente todas as ações de marketing e de digitalização da companhia. Entre suas realizações na Bayer, ela liderou o pipeline de inovação com aumento de margem da empresa, com novos produtos representando a maior parte do crescimento de vendas da Bayer Consumer Health durante um período de cinco anos e meio. Em 2023, Patricia foi nomeada uma das Top Chief Marketing Officer pelo Cannes Lions e incluída no Hall da Fama de Anunciante do Ano da Federação Mundial de Anunciantes (WFA, na sigla inglesa). Ela também é uma das lideranças do projeto “Good Latinas for Good”, cujo objetivo é ajudar e empoderar mulheres latinas no mundo corporativo globalmente.
12/06/2024
3,003 Result for
Número de fusões e aquisições apresenta queda após anos de alta considerável
Dados publicados pela PwC demonstraram uma estabilização no mercado após onda de fusões e aquisições Nos últimos anos houve um aumento considerável no número de fusões e aquisições que ocorreu no mercado brasileiro. Somente em 2021, foram registrados mais de 1650, de acordo com uma pesquisa realizada pela PwC. O setor supermercadista também experimentou essa modalidade nos últimos anos. Recentemente, o Carrefour Brasil incorporou a bandeira BIG e adicionou às 129 para a rede varejista francesa. Em 2024, no Rio de Janeiro, a Rede Economia abriu as portas para as entradas do Supermercados Princesa e do SuperPrix, adicionando mais de 39 lojas a rede associativa. [caption id="attachment_33031" align="alignleft" width="300"] Rede Economia[/caption] “Com a entrada dessas duas parceiras, planejaremos novas ações para implantar ao longo do ano”, afirmou Adelino Lopes, presidente da Rede Economia em entrevista para a ASSERJ. A movimentação no setor foi considerada um potente propulsor diante do crescimento rápido de concorrentes como Guanabara, Mundial, Supermarket, e de redes de atacarejo. Apesar disso, a estabilização do mercado e a diminuição no nível de fusões e aquisições não é preocupante para Erlon Labatut, especialista em varejo. "A queda é normal, e significa que o mercado está se estabilizando. Este pico ocorreu durante a pandemia, que foi um período turbulento para os negócios. Então aquelas empresas que passavam por dificuldade acabaram sendo adquiridas por uma outra em uma situação melhor, e assim puderam somar forças", afirmou. Indústria de tecnologia lidera números Os casos recentes mais emblemáticos estão a compra da Kopenhagen pela Nestlé e a união da Arezzo com o Grupo soma, que juntos movimentaram mais de R$17 bilhões, e aqueceram a economia do país. Para Labatut, nas situações economicamente confortáveis, estes processos costumam ser mais complexos, pois envolvem negociação de valores, apresentação de documentos, estratégias de branding, entre outros elementos. Lideram o movimento as empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações, que compreendem cerca de 45,3% do montante, seguidos pelos setores de consumo (16,9%), indústria de manufatura e automotiva (11,3%), serviços financeiros (8,9%) e energia (8,7%). Os demais setores compreendem cerca de 9% dos contratos fechados. "Empresas de softwares, por exemplo, possuem suas carteiras de clientes com desejos e interesses parecidos. Então, se unir sob uma mesma bandeira pode gerar mais receita para o negócio, além de agregar valor. É o caso da TOTVS, que vem se tornando uma gigante do mercado através de fusões e aquisições", explica Labatut. Varejo de alimentos diversifica renda Segundo os números trazidos pela PwC, o varejo alimentar, aquele que engloba empresas e industrias que trabalham com comida, vem expandindo para outros setores. Em 2024, o Grupo Cacau Show acertou a compra do Playcenter, uma rede de parques de diversões, ampliando o braço da empresa. Em segmento diferente, o Burger King decidiu avançar para a compra da operação da Starbucks, no Brasil, mesmo após a 'gigante do café' ter entrado em recuperação judicial por inadimplência da Zamp, detentora da marca, com os fornecedores. "Enquanto o Burguer King é um negócio mais voltado pras classes B,C e D, o Starbucks sempre teve uma pegada mais nichada, das classes A e B e, com isso, consegue unir a diversidade de consumidores sob a sua alçada. Quando falarmos de mercado e de varejo, (quase) tudo é sobre posicionamento.", afirmou Erlon.
12/06/2024
3,003 Result for
Governo Federal decide anular leilão do arroz importado
Decisão partiu da Conab após suspeitas de irregularidades terem sido encontradas em duas empresas vencedoras A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) decidiu, na terça-feira, 11, pela anulação do leilão de importação de arroz promovido pelo Governo Federal diante do suposto comprometimento do abastecimento do arroz vindo do Rio Grande do Sul, principal produtor nacional do grão. A decisão foi comunicada por Edegar Pretto, presidente da Conab, em coletiva de imprensa no inicio da tarde desta terça. A entidade anunciou que será realizado um novo leilão, "mais ajustado", futuramente. "Pretendemos fazer um novo leilão, quem sabe em outros modelos, para que a gente possa ter garantia que vamos contratar empresa com capacidade técnica e financeira [...]. A decisão é anular este leilão e proceder um novo mais ajustado", declarou Pretto no Palácio do Planalto. A anulação do leilão ocorre após suspeitas de irregularidades para a compra de 263 mil toneladas de arroz importado realizada na última quinta-feira, 6. Segundo a Gazeta Zero Hora, duas das quatro empresas que arremataram os lotes vendidos pelo Conab, possuem restrições no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), sistema da Receita Federal, para emissão de habilitações de operação no comércio exterior. As empresas ASR Locação de Veículos e Máquinas, de Brasília e Wisley A de Souza, que opera no nome fantasia de Queijo Minas, de Macapá, não estão autorizadas a operar no exterior. A situação da primeira citada envolve a falta de uma habilitação vigente para operar no comércio externo, e a segunda está em uma modalidade que limita a operação em movimentações de até US$ 50 mil a cada seis meses. Segundo o Globo Rural, empresas sem nenhum histórico de atuação no mercado de cereais participaram do certame. Edegar Pretto anunciou que no próximo leilão do arroz importado será realizada uma triagem de participantes com a presença da Advocacia-Geral da União e a Controladoria Geral da União para filtrar as empresas que realmente possuem atuação no setor. Antes do anúncio para à imprensa, o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, entregou o cargo.
12/06/2024
1
...
182
183
184
...
376
8 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 1,457 to 1,464 of 3,003 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
182
Page
183
Page
184
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
185
Page
186
Page
187
Page
188
Page
189
Page
190
Page
191
Page
192
Page
193
Page
194
Page
195
Page
196
Page
197
Page
198
Page
199
Page
200
Page
201
Page
202
Page
203
Page
204
Page
376
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden