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Crescimento do PIB com baixa inflação é forte indicativo de retomada econômica, diz Haddad
Ministro da Fazenda defendeu argumento sobre ser possível crescer o PIB com inflação baixa. Declaração agitou o mercado interno O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, na última terça-feira (4), que o resultado do PIB do primeiro trimestre subiu 0,8% em relação ao mesmo período anterior, sendo uma forte demonstração de que a economia brasileira pode crescer com baixa inflação de maneira sustentável. "No ano passado, crescemos com a inflação caindo e, neste ano, continuamos crescendo com a inflação caindo. Esse deve ser o objetivo da política econômica. Não estamos descuidando de uma coisa ou de outra. Estamos gerando emprego e de olho na inflação", disse Haddad em Roma, onde participará de uma conferência sobre a crise de débito dos países do sul global, promovida pelo Vaticano e pelo Think Tank Initiative for Policy Dialogue, da Universidade de Columbia. Haddad ainda afirmou que o crescimento do PIB cumpre as expectativas criadas pelas análises da Fazenda. E reforçou que o Banco Central possui apenas a meta da inflação. O ministro defendeu a projeção de crescimento em 2,5%, acima dos 2,2% previstos inicialmente, mas pontuou sobre possível interferência devido ao impacto das enchentes no Rio Grande do Sul. "A avaliação está em curso, com o fechamento do mês de maio, e vamos divulgar ao longo do mês, para tentar isolar o problema e saber como vai impactar a economia nacional. A economia gaúcha representa 7%", afirmou. Na terça-feira, Haddad se encontrou com o ministro espanhol de economia, Carlos Cuerpo, e trocaram sobre a ideia de criar um imposto universal mínimo para as grandes fortunas. A ideia, que é desenvolvida por Haddad, prevê cobrar 2% sobre o patrimônio de cerca de 3.000 bilionários ao redor do mundo e busca financiar ações de combate à fome, à crise climática e fomentar o desenvolvimento econômico e social, e a cooperação entre os países.
05/06/2024
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Vitória da ASSERJ! Restabelecida a Substituição Tributária (ST) de lácteos, águas, vinhos e outros
Foi publicado hoje (5), no Diário Oficial do ERJ, o decreto nº 49.128, de 4 de junho, que entre outras medidas, restabelece a Substituição Tributária nas operações de saída interna de água mineral, lácteos, vinhos, aguardentes e bebidas destiladas. A decisão é mais uma vitória da ASSERJ que trabalhou incansavelmente até conseguir o reestabelecimento da ST. Representando o setor supermercadista em todas as esferas, a ASSERJ acompanha rigorosamente as decisões que influenciam o nosso ambiente de negócios. Clique no link para ler o decreto do D.O. do Estado do Rio de Janeiro. IOERJTraceableFile6660465977091 (2)
05/06/2024
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Loggi apresenta vice-presidente de vendas
Viviane Sales chega à empresa de logística para liderar as áreas de planejamento, sucesso e experiência do cliente, operações e estratégia comercial A Loggi apresenta Viviane Sales como vice-presidente de vendas. A executiva será responsável pelas áreas de planejamento, sucesso e experiência do cliente, operações e estratégia comercial. Viviane soma experiência em liderança de empresas e startups de tecnologia como Creditas, Twitter e BCG. Além disso, antes de assumir a posição na Loggi, a profissional foi gerente nacional da Incode Technologies. Viviane Sales tem MBA em Marketing, Finanças e Gestão pela Northwestern University – Kellogg Scholl (Illinois - EUA), e participou do programa de pós-graduação Burkenroad Reports da Tulane University (Luisiana - EUA).
05/06/2024
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CNA vai ao Supremo Tribunal Federal contra o arroz importado
Confederação quer a suspensão do leilão que providenciará a compra de arroz importado A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), protocolou, na última segunda-feira (4), uma ação no Superior Tribunal Federal (STF), pedindo a suspensão do leilão que pode confirmar a compra do arroz importado por parte do Governo Federal. O pedido judicial ainda exige explicações do governo sobre a medida. Em nota, a CNA afirmou que a importação do arroz poderá prejudicar ainda mais a economia dos produtores rurais do Rio Grande do Sul, "com potencial de desestruturá-la, criando instabilidade de preços, prejudicando produtores locais de arroz, desconsiderando os grãos já colhidos e armazenados, e, ainda, comprometendo as economias de produtores rurais que hoje já sofrem”, diz à nota. O Governo Federal, por outro lado, defende a medida para evitar um desabastecimento de arroz, algo que já foi comprovado como 'equivocado' por muitos membros da indústria e do varejo. José Mathias Bins, presidente da Cooperativa Arrozeira Palmares, criticou a medida que classificou como "populista" pelo governo. "Por que o governo não sentou com os produtores, a indústria e o varejo, e viu o preço de cada um? Por que não permitiu que houvesse um consenso do próprio setor sobre esse tema?", indagou. O argumento usado pelo presidente da cooperativa é o mesmo defendido pela CNA no processo aberto no STF, “nunca fomos ouvidos no processo de formulação dessa política de importação do cereal”, disse à nota. A medida tomada pelo Governo Federal visa importar cerca de 300 mil toneladas de arroz, que serão vendidos em sacos de 5kg à R$ 4 o kg, totalizando R$ 20 a unidade. O leilão da Conab está marcado para a próxima quinta-feira, 6 de junho.
05/06/2024
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Quaker inova e lança o primeiro ‘arroz’ de aveia do mercado brasileiro
Em parceria com a Instituição Social Amigos do Bem, 100% do lucro do novo produto de aveia será revertido para o combate à fome A Quaker, marca da PepsiCo, lança produto inédito no mercado brasileiro: o “arroz” de aveia. Apresentando-se como uma opção saborosa e prática para o dia a dia dos consumidores, a novidade amplia o portfólio da marca e inova no mercado alimentício ao introduzir o grão inteiro da aveia para o preparo alternativo ao arroz. O lançamento está alinhado, ainda, aos valores da companhia de gerar impacto positivo e terá 100% do lucro nas vendas do produto revertidos para o combate à fome, em parceria com a Instituição Social Amigos do Bem. Com o lucro das vendas que ocorrerão em todo o Brasil, o objetivo é levar alimentos para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Parceira da Quaker no projeto, a Instituição Social Amigos do Bem é reconhecida por sua atuação no combate à fome e na transformação de vidas por meio da inclusão social e do desenvolvimento local no sertão nordestino. O lançamento integra a estratégia ESG da PepsiCo, chamada de PepsiCo Positive (pep+), que tem como meta aumentar, globalmente, o acesso a alimentos nutritivos para 50 milhões de pessoas até 2030. “Como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, queremos reforçar o nosso compromisso no combate à fome por meio de iniciativas de impacto efetivo, como é o projeto de “Arroz” de Aveia de Quaker. O lançamento, além de ser uma das maiores inovações no portfólio da marca, representa o primeiro produto social totalmente autossustentável que lançamos no mundo, já que a doação será paga pelo próprio lucro do produto gerado por suas vendas. Quaker e PepsiCo são globalmente engajadas em desenvolver soluções e projetos de segurança alimentar. Por meio da Instituição Social Amigos do Bem, queremos construir uma rede de solidariedade e fomentar uma cadeia positiva de auxílio aos mais vulneráveis”, ressalta Camila Pagamisse, diretora de marketing da PepsiCo Brasil Alimentos. “Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto da marca Quaker, que se une aos Amigos do Bem no combate à fome no sertão nordestino, o semiárido mais populoso do mundo e a região mais carente do nosso país. Esperamos que essa parceria com a PepsiCo possa inspirar outras empresas a apoiarem iniciativas sociais que promovem impacto positivo e ajudam a construir um Brasil sem tanta desigualdade”, comenta Alcione Albanesi, fundadora e presidente da Instituição Social Amigos do Bem. Arroz de aveia - Inovação, sabor e nutrição no mesmo produto Parte importante da cultura gastronômica do país, o arroz está diariamente presente nas refeições dos brasileiros. Nesse contexto, a novidade chega às prateleiras dos supermercados no formato de super grão – grãos inteiros de aveia, visualmente semelhantes aos do arroz – com inúmeros benefícios comprovados à saúde, garantindo mais fibras e proteínas quando comparado ao arroz integral, além dos benefícios já conhecidos da aveia, como o auxílio à redução do colesterol e melhora da microbiota intestinal. O novo produto também busca compor as refeições do dia a dia sem abrir mão do sabor, é versátil e pode ser combinado a diferentes pratos, apresentando novas ocasiões de consumo para a aveia. “Conhecido como um ingrediente com diversos benefícios à saúde, a aveia é rica em nutrientes, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Encaixá-lo em diversos momentos da dieta alimentar é uma possibilidade de oferecer mais fonte de energia, auxiliar na função do sistema imunológico e melhorar a digestão. Com "arroz" de aveia, nosso primeiro produto social, queremos incentivar a busca por qualidade de vida e equilíbrio através de uma alimentação mais balanceada e nutritiva”, afirma Fabíola Torres, diretora sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da PepsiCo Brasil.
04/06/2024
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Festa Junina: indústria Combrasil triplica investimento para a data neste ano
Empresa pretende aumentar em 150% o número de barracas juninas em relação a 2023 e crescer em 40% o volume de itens sazonais e 20% em faturamento bruto no período da festa A Festa Junina, uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, promete aquecer as vendas do varejo e da indústria no mês de junho. A ocasião, famosa por suas brincadeiras e pratos típicos, é uma excelente oportunidade para atrair a atenção dos consumidores, aquecer as vendas em diversos segmentos e, ainda, girar os estoques. O setor industrial já está se preparando para o período e segue otimista. Daniel Azevedo, gerente de vendas da Combrasil, revelou que a empresa pretende aumentar em 150% o número de barracas juninas em relação a 2023. Além disso, planejam crescer em 40% o volume de itens sazonais e 20% em faturamento bruto no período da festa. A empresa também está gerando postos temporários de trabalho no Rio de Janeiro capital, no Norte Fluminense e em Vitória. A marca de alimentos Combrasil, por exemplo, triplicou este ano o seu investimento para a data e irá expandir sua presença nos pontos de vendas dos supermercados do sudeste. Com um aumento significativo na presença em pontos estratégicos, esta indústria está pronta para oferecer aos consumidores uma ampla variedade de produtos essenciais para as tradicionais comidas típicas dessa festividade sazonal. Para o head de marketing, Ronson Mikio, a festa junina não é apenas uma oportunidade para promover os produtos típicos dessa época, como amendoim, milho para pipoca, canjica e feijões, mas também representa uma importante ocasião para fortalecer a imagem da marca. “Ao participar ativamente dessa celebração cultural, a Combrasil reforça seu vínculo com a comunidade e destaca seu comprometimento com a qualidade e a tradição gastronômica”, reconhece Mikio. Segundo ele, a data comemorativa da Festa Junina oferece vastas oportunidades tanto para a indústria quanto para o varejo. “É essencial que as marcas saibam envolver os consumidores por meio de uma comunicação atraente e cativante, que celebre a alegria e a diversidade cultural dessa festividade”, afirma. Paulo de Tarso, responsável pelo Trade Marketing da Combrasil, explica que a marca considera as festas juninas como um dos dois eventos de maior relevância no ano. “Nesta temporada, a expectativa é presentear o shopper com charmosas exibições, em uma quantidade bem maior do que nas edições anteriores. Além disso, a Combrasil está preservando os pontos de venda que já foram beneficiados por essas exibições e oferecendo oportunidades para outros serem impactados. A empresa adotou um estruturado GTM (go to market), repleto de mídia impressa e digital, para esta temporada, reconhecendo que este evento sazonal requer mais espaço e protagonismo. A marca está disponibilizando uma ampla variedade de produtos juninos para atender às necessidades dos clientes e consumidores”, informa. E, você, associado, como está se preparando para vender mais aproveitando as festas juninas?
04/06/2024
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Carrefour estende congelamento de preços no Rio Grande do Sul
A rede de supermercados anunciou que postergou a data do congelamento de preços das lojas que compõe o grupo O Grupo Carrefour Brasil anunciou que os preços dos produtos de todas as suas lojas, no Rio Grande do Sul, seguirão congelados até 30 de junho. A decisão partiu logo após o encerramento do primeiro prazo iniciado em 7 de maio, em meio a delicada situação que vive o estado gaúcho. O congelamento de preços se estende para outras bandeiras além do Carrefour, como Atacadão, Sam's Club e Nacional. O congelamento dos preços continua com a data-base de 1 de maio, antes da triste tragédia que afetou o Rio Grande do Sul. Os preços seguirão paralisados até 30 de junho e envolvem os seguintes itens: arroz, feijão, café, água, absorvente feminino, fraldas, água sanitária, desinfetantes e limpadores de piso, ração para animais, cobertores, colchões e roupas de inverno. Os demais produtos, segundo afirmou o Carrefour, não deverão receber nova taxação de preço no curto prazo. Essa iniciativa soma-se a outras medidas do Grupo para apoiar a população gaúcha. A marca doou 500 mil quilos em alimentos, água e produtos de higiene para as vítimas das enchentes. Além disso, em parceria com a ONG Ação da Cidadania, lojas do grupo no Rio Grande do Sul foram, até 24 de maio, pontos de arrecadação voluntária (alimentos não-perecíveis, kits de higiene pessoal e materiais de limpeza). O espaço do antigo hipermercado, em São Leopoldo, foi cedido à Prefeitura para abrigar animais resgatados, 1600 bichinhos já passaram por lá. O Carrefour abriu outro espaço em Porto Alegre para armazenar parte das doações arrecadadas pelos Correios em suas agências de todo o Brasil, totalizando 90 carretas com 1.800 toneladas de donativos. Ficamos orgulhosos de ver a diferença que o nosso setor fez e está fazendo diante dessa triste tragédia.
04/06/2024
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Tem sabor de mel: gigante do setor expande marca para as geleias
Baldoni decidiu apostar sua entrada no mercado de geleias e investirá R$ 5 milhões em nova fábrica para empreitada A gigante apiculturista Baldoni, líder na produção de mel no Brasil, decidiu diversificar seus negócios e viabilizou um investimento de R$ 5 milhões em uma fábrica própria para produzir geleias, e consolidar a marca em um ramo inaugurado pela empresa em setembro de 2023. Segundo informações divulgadas, a fábrica terá capacidade de produzir 500 mil potes por mês, e com investimentos simples e ampliação de turnos, a capacidade poderá chegar em 2 milhões mensais. O novo segmento já corresponde a 10% do seu faturamento. “O mercado de geleia é três vezes maior do que o de mel. Acredito que, em dois anos, a Baldoni vai deixar de ser uma empresa de mel para ser de geleias”, disse o presidente da companhia, Daniel Cavalcanti. Atualmente, a produção da empresa conta com empresas parceiras e chega a 60 mil potes por mês. “A nossa ideia foi construir uma marca, um trabalho que se baseou no gerenciamento da categoria. A gente deu visibilidade para o mel”, afirmou Cavalcanti ao defender o branding da companhia. A Baldoni decidiu, com a entrada da empresa no universo das geleias, figurar nas classes B e C, e no público mais jovem, e se consolidar como uma das três principais marcas do segmento nos próximos dois anos.
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