plano-real-controlou-a-hiperinflacao-que-o-brasil-enfrentava-192552_800x450.webp

Brasil conquista 5ª maior alta do PIB mundial no 1º trimestre e aquece expectativas do varejo supermercadista

30/05/2025 • Last updated 6 Months

Economia
plano-real-controlou-a-hiperinflacao-que-o-brasil-enfrentava-192552_800x450.webp

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025 em relação aos três meses imediatamente anteriores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados hoje (30). Com esse desempenho, o Brasil alcançou a 5ª maior alta do PIB entre 49 países monitorados globalmente, superando economias como Estados Unidos, China, Alemanha, França e Reino Unido.

O valor total no período atingiu R$ 3 trilhões, resultado que anima setores estratégicos da economia, incluindo o varejo supermercadista.

Segundo o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, o resultado deve impulsionar o otimismo no varejo de supermercados. “Esse crescimento coloca o Brasil em posição de destaque e reflete uma recuperação importante da confiança dos consumidores e das empresas. Isso tende a criar um ambiente de negócios mais favorável”, analisa.

Para Figueiredo, a alta do PIB deve estimular investimentos no setor. “Com a economia crescendo, as redes supermercadistas têm mais segurança para ampliar estoques, investir em novas lojas e fortalecer parcerias com fornecedores. Esse ciclo de crescimento ajuda a gerar mais empregos e a movimentar a cadeia produtiva, beneficiando desde a indústria até o consumidor final”, acrescenta.

Os dados mostram ainda que, no ranking global, o país que mais cresceu no período foi a Irlanda, com alta de 3,2%. Em contrapartida, a Indonésia apresentou o pior resultado, com queda de 1%. Nos Estados Unidos, a maior economia do mundo, o PIB encolheu 0,2%, ficando em 38º lugar.

A média de crescimento dos países do G7 — grupo que reúne as principais economias desenvolvidas — foi de apenas 0,2%, enquanto a média dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) chegou a 1,3%.
A expectativa agora é que o avanço do PIB brasileiro seja sentido de forma mais direta nos supermercados ao longo dos próximos meses, ajudando a consolidar um cenário de retomada e crescimento para o varejo.

O diretor-geral do DOM Atacadista,Caio Lira, está otimista em relação aos próximos meses. “O segundo semestre do ano sempre é um período de vendas muito aquecido, principalmente a partir de 15 de agosto, quando começa o calendário festivo do aniversário do DOM. Então, agosto, setembro e outubro são meses que a gente prepara as melhores ofertas. Somado ao resultado da economia como um todo a tendência é de que as pessoas estejam mais confiantes para consumir e aproveitar as promoções. E, claro, isso também cria oportunidades pra gente ampliar o mix de produtos, melhorar ainda mais o atendimento e entregar mais valor pro nosso cliente”, conclui Lira.