PMC Setembro

Setembro de recuperação: varejo fluminense enfrenta desafios, mas supermercados se recuperam

17/11/2025 • Last updated 18 Days

Economia
PMC Setembro

O cenário enfrentado pelo varejo fluminense como um todo é desafiador. Apesar disso, os supermercados no Rio de Janeiro demonstram movimento de recuperação. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMC/IBGE), divulgados na última quinta-feira, 13 de novembro, mostram que, em setembro de 2025, a receita dos supermercados do nosso estado se manteve estável, com tímida queda de 0,1% em termos reais, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Apesar da leve baixa registrada no nono mês do ano, no acumulado de janeiro a setembro, os supermercados apresentaram alta de 0,9%, enquanto no somatório dos últimos 12 meses o avanço chegou a 1%, em ambos os casos já descontada a inflação.

Vale mencionar ainda que a retração do nosso setor foi uma das mais baixas do comércio varejista fluminense em setembro (na comparação com o mesmo período de 2024), em um mês marcado por quedas em diversas atividades mapeadas.

"Os dados divulgados pelo IBGE reforçam aquilo que temos acompanhado de perto, mesmo em um cenário macroeconômico desafiador para o varejo fluminense, o setor supermercadista do Rio de Janeiro demonstra resiliência, capacidade de reação e compromisso com o consumidor. Ou seja, seguimos num movimento consistente. Isso mostra a força do nosso setor, que permanece firme, investindo, abrindo lojas, inovando e garantindo abastecimento e preços competitivos para as famílias. Seguimos trabalhando ao lado dos associados, do Poder Público e de toda a cadeia produtiva para fortalecer ainda mais esse ritmo. O Rio de Janeiro precisa de um varejo forte, e os supermercados têm cumprido seu papel nesse processo", destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação das Américas de Supermercados (ALAS).