Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,002 Result for
Chuvas RS: Grupo Pão de Açúcar e Extra anunciam campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene
Redes também doarão 10 toneladas de alimentos por meio do Instituto GPA, em parceria com a ONG Amigos do Bem O Pão de Açúcar e o Extra, redes do grupo varejista GPA, vão realizar neste sábado (11), uma campanha para arrecadar itens de necessidade básica, como água, produtos de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis para as pessoas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. As doações devem ser feitas em lojas selecionadas do Pão de Açúcar e Extra Mercado do Estado do Rio de Janeiro (veja abaixo). As doações realizadas serão destinadas para o Rio Grande do Sul pelas organizações parceiras do Instituto GPA que estão atuando no envio de insumos para a região: Amigos do Bem, Associação Jovens do Futuro, Associação Remar Brasil, Costurando Sonhos Brasil, Exército da Salvação, Instituto CAE, Integrar, Projeto O Bom Pastor, Rotary Club São Carlos do Pinhal, Rotary Club Ponte Estaiada e Rotary Club São Paulo Sul. Além disso, o Pão de Açúcar e o Extra também doarão 10 toneladas de alimentos para a região. A doação será feita por meio do Instituto GPA, em parceria com a ONG Amigos do Bem, que realizará a entrega nas entidades assistenciais do Rio Grande do Sul que estão atuando diretamente nas regiões atingidas. Confira a lista de lojas participantes da campanha de arrecadação: PÃO DE AÇÚCAR Pão de Açúcar Ingá: Rua Paulo Alves, 42 Pão de Açúcar Itaipú: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6.501 Pão de Açúcar Itaipava: Estrada União e Indústria, 11.711 Pão de Açúcar Copacabana: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 493 Unidades de Botafogo: - Rua Barão de Itambi, 50 - Rua Voluntários da Pátria, 311 - Rua Voluntários da Pátria, 213 EXTRA MERCADO Extra Mercado Cabo Frio (Braga): Rua Teixeira de Souza, 1.601 Extra Mercado Niterói Centro: Rua Visconde de Rio Branco, 511/517 Extra Mercado Rocha Miranda: Estrada do Barro Vermelho, 105 Extra Mercado Vila Isabel: Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 431 Extra Mercado Fátima: Rua Riachuelo, 208/220 - Lj A Extra Mercado Rio Comprido: Rua Aristides Lobo, 234/236 Extra Mercado Rio de Janeiro: Avenida Braz de Pina, 904 Extra Mercado São Gonçalo (Rocha): Avenida Edson, 3240 Extra Mercado São Pedro da Aldeia (Centro): Avenida Getúlio Vargas, 08
10/05/2024
3,002 Result for
Economia
Carrefour toma atitude drástica nas filiais do Rio Grande do Sul
Companhia possui 90 lojas do grupo entre o Carrefour, Atacadão, Sam's Club e Nacional no estado O Grupo Carrefour Brasil decidiu congelar os preços de todos os produtos em suas 90 lojas do Rio Grande do Sul após avaliar o impacto das chuvas e alagamentos causados nos últimos dias. A decisão acabou por surpreender o restante do setor supermercadista. Segundo o comunicado divulgado pelo grupo, a decisão aconteceu dias depois dos resultados do balanço do primeiro trimestre de 2024 serem divulgados. O Grupo Carrefor obteve um lucro líquido de R$ 93 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 112 milhões do ano anterior. A receita operacional líquida subiu 2,2%, para R$ 26,3 bilhões. A margem bruta subiu 0,6 pontos para 20,3%, acima da média do consenso de analistas para o período. “Dá para congelar os preços por um mês sem atrapalhar muito o nosso resultado global. É óbvio que temos que cuidar das nossas atividades por lá, mas a prioridade, agora, é ajudar a população”, destacou Stéphane Maquaire, CEO da empresa. Segundo o diretor financeiro do Carrefour Brasil, Eric Alencar, as unidades da empresa no Rio Grande do Sul, das seis lojas do Atacadão e uma do Sam's Club, sofreram impactos pequenos. “Elas representam menos de 1% das nossas vendas. Temos apólices de seguros, estamos avaliando os impactos líquidos, mas acreditamos que não terá materialidade financeira", afirmou.
10/05/2024
3,002 Result for
Por dentro da asserj
Depois do sucesso do curso 'Noções Básicas de Higiene e Manipulação de Alimentos', ASSERJ abre inscrições para mais uma turma em maio
Atenção, associado! Você que perdeu o curso “Noções Básicas de Higiene e Manipulação de Alimentos”, com a consultora de segurança alimentar Livia Castilho, anote na agenda a data da próxima turma: dia 22 de maio, das 14h às 18h. Pelo Zoom, o participante conhecerá maneiras de garantir a integridade do alimento, seguindo as normas de segurança para o consumidor final, prevenindo multas e autuações dos órgãos responsáveis. Para se inscrever, acesse o link https://pt.surveymonkey.com/r/JQGPR7Q . Outro treinamento importante já com data marcada é “A Busca pela Eficiência Operacional”, que apresenta metodologias e estratégias para aumentar a eficiência nos supermercados. Será realizado do dia 23, das 14h às 15h, pelo Zoom. Aberto a não associados, o curso recebe inscrições pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/PYTJV3S . Já os associados da ASSERJ deverão se inscrever pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/JWL5W7B ""). “Nosso setor, além de apresentar oportunidades constantes de emprego, também oferece uma jornada de desenvolvimento que leva muitos profissionais que iniciaram em cargos mais baixos, ocuparem cargos de liderança lá na frente. Por isso mesmo, é uma tendência da Escola ASSERJ abrir cursos específicos para o público externo. Educação é a base de tudo e queremos, cada vez mais, atuar como um setor que abre oportunidades, desenvolve e cresce com base”, afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. A Escola ASSERJ é uma plataforma completa para capacitar e engajar o time supermercadista. Somente em 2023, foram realizadas 119 horas de treinamento e 133 palestras reunindo 28.757 participantes. Além do conhecimento, os colaboradores treinados recebem certificados e podem conquistar melhores oportunidades no mercado ou estabelecimento no qual atuam. Por meio da Escola ASSERJ, cumprimos nosso papel de agente indutor do desenvolvimento do setor supermercadista.
10/05/2024
3,002 Result for
Luiz Eduardo Albuquerque assume a Gerência Regional de Operações do Supermercado Serra Azul
Com quase 20 anos de atuação no varejo, Luiz Eduardo Albuquerque tem passagens pelo Grupo Royal Supermercados, Makro Brasil, Pão de Açúcar e Via Varejo. O executivo é formado em Marketing pela Estácio. Desejamos sucesso no Serra Azul!
10/05/2024
3,002 Result for
Setor de Laticínios pode ser a chave do sucesso para os supermercados
Alimentos derivados do leite tão presentes na dieta dos brasileiros podem ganhar mais destaque diante da necessidade de novas alternativas devido ao abastecimento de grãos Dentro de um supermercado é possível perceber que o setor de laticínios está ganhando mais espaço a cada dia. Essa movimentação se dá devido ao aumento do poder de compra da população e melhoria na qualidade de vida, apontaram especialistas ouvidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Com isso, redes de supermercados têm aumentado o mix dos produtos desses setores e estendido para queijos importados, pastas saborizadas e outras alternativas. "O setor de laticínios pode ser uma estrela no seu negócio, pois apresenta uma variedade de produtos que podem atender a diferentes nichos de mercado", afirmou Livia Castilho, consultora de segurança alimentar da ASSERJ. Para ela, a oportunidade dos supermercados em avaliar o investimento nesse setor pode ser determinante no fechamento do caixa, principalmente, por apresentar enorme versatilidade e a necessidade de ampliar os cuidados do estabelecimento com a higiene, seguindo padrões rígidos da Anvisa e de leis estaduais e municipais. "Para manter as vendas em alta, conquistar estes nichos e se manter como uma referência neste setor é crucial que os supermercados adotem estratégias eficazes de posicionamento e ao mesmo tempo garantam a implementação de práticas higiênico-sanitárias rigorosas", completou. Entre os pontos trazidos por Lívia, estão: embalagens criativas, apresentações visuais atrativas, localização estratégica de exposição à venda e, o principal, higiene. "é primordial que se tenha um Responsável Técnico para orientar o estabelecimento a manter e melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos", alertou. Um detalhe que pode fazer a diferença na venda de laticínios é associar o produtos a outros complementares, deixando a venda mais dinâmica e atrativa para o consumidor. O fator da publicidade também é importante, principalmente, por exigir boas ações de marketing, bem como, utilizar do retail media para atrair o cliente. Toda essa estratégia surtirá efeito na precificação, onde fatores como custo, valor percebido pelos consumidores e margem de lucro ideal vão compor a média de venda. E aqui vai uma dica: Não abra mão de promoções para alavancar vendas de produtos com pouca saída. Qualidade no serviço é o principal trunfo Livia Castilho ressaltou a necessidade de priorizar a qualidade no serviço entregue no setor de laticínios. Para ela, essa é uma decisão "básica" ao colocar esse atendimento nos supermercados. "Os manipuladores são a peça-chave na garantia da qualidade dos produtos fracionados/elaborados e para isso devem aderir a padrões higiênico-sanitários rigorosos para garantir que seus produtos sejam seguros para consumo", afirmou. Livia dá a dica da necessidade de haver um treinamento constante da equipe sobre boas práticas de higiene na manipulação de alimentos. Esses cursos estão disponíveis na Escola ASSERJ, onde você vai aperfeiçoar todas as boas práticas da equipe de trabalho do seu supermercado. A consultora exemplifica em tópicos os pontos críticos: elaboração de procedimentos padrão de higiene operacionais para limpeza e sanitização do ambiente, equipamentos e superfícies que entram em contato com os produtos antes, durante e após a manipulação deles; utilização de tábuas e facas específicas para corte de queijos especiais, tábuas exclusivas para corte de queijos do tipo frescal; tábuas e facas exclusivas para produtos embutidos cárneos; separação de um fatiador para cada tipo de produto a ser manipulado (um para embutidos cárneos e outro para produtos de laticínios); manutenção dos registros dos produtos e lotes produzidos para garantir a rastreabilidade; respeito aos prazos de vencimento originais do produto e adequação das novas validades após o fracionamento usando o princípio do PVPS (primeiro que vence é o primeiro que sai); dentre outros. Além disso, o armazenamento e a exposição à venda devem respeitar as temperaturas previstas pelos fabricantes e as regulamentadas pela legislação vigente e, para isto, os equipamentos geradores de frio e suas respectivas câmaras/refrigeradores devem ser rigorosamente higienizados e sempre monitorados, com o registro das temperaturas regularmente e a execução manutenção preventiva para evitar que o problema só seja identificado após uma falha, "O sucesso no setor de laticínios depende de um equilíbrio entre um posicionamento eficaz no mercado e a adesão a práticas higiênico-sanitárias rigorosas", afirmou Livia.
10/05/2024
3,002 Result for
Associados da ASSERJ levantam 40 toneladas de alimentos e 100 mil litros de água para doação às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul
Marinha, em uma parceria de solidariedade com a Associação, cuidou de toda a logística de recolhimento e envio dos itens doados Na tarde dessa quarta-feira (8), partiu, da Base Naval do Rio de Janeiro, o maior navio de guerra da Marinha (NAM Atlântico) levando 40 toneladas de alimentos, 100 mil litros, duas toneladas e meia de ração e 20 caixas de roupas arrecadadas junto aos associados da ASSERJ. As principais redes supermercadistas colaboraram com donativos e a Marinha criou a estratégia da logística para buscar as doações nas filiais. Com impressionantes 200 metros de comprimento, o super navio levou a bordo 1.100 militares da Marinha, entre fuzileiros navais, profissionais de saúde e integrantes da tripulação. A embarcação também carrega 40 viaturas, incluindo carros anfíbios semelhantes a tanques de guerra que têm facilidade de locomoção na água. Após a saída do NAM Atlântico, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, agradeceu aos associados via WhatsApp: “O maior navio de guerra da Marinha está partindo nesse momento levando 40 toneladas de alimentos e afins doados por vocês, da ASSERJ! Contudo, a carga mais preciosa é a solidariedade, o amor e a esperança que estamos enviando! Obrigado a todos! ORGULHO DE SER ASSERJ! Que Deus abençoe a todos e encha de misericórdia o povo do RS”. Hoje sairá outro navio carregado para o Sul, fruto da parceria. A tragédia mobilizou uma onda de solidariedade no Brasil e no mundo. Doações chegam dos mais diversos lugares. As chuvas que castigam o Rio Grande do Sul, desde o dia 29 de abril, provocaram a morte de 116 pessoas e há registro de 143 desparecidos. Estima-se que o temporal e as enchentes tenham atingido pelo menos 1,4 milhão de pessoas até agora. Aproveitamos a oportunidade para agradecer todos os associados e à Marinha. Juntos, estamos fazendo a nossa parte para minimizar o sofrimento do próximo. Orgulho de ser ASSERJ.
09/05/2024
3,002 Result for
Adonai conta com novos diretores executivos: Ronaldo Leal e Genival Beserra reforçam o time do Grupo
Com a missão de reestruturar a área de RH do Adonai, Leal aceitou o desafio de dirigir o setor Há um mês, o executivo Ronaldo Leal chegou ao Grupo Adonai com a responsabilidade de promover uma reformulação no setor de Recursos Humanos. Leal tem uma vida dedicada ao varejo de alimentos com passagens pelas principais redes supermercadistas de massa como Mundial, SuperPax (Rede Economia), Inter, Prezunic e do extinto Continente. Atuando sempre na área de Gestão de Pessoas, o executivo é formado em psicologia pela Universidade Gama Filho. Pós-graduado em Especialização em Educação e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela UFRJ e com MBA Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Quem também chega para reforçar o board do Adonai é Genival de Souza Beserra, presidente do Conselho Diretor da ASSERJ. “Chego animado ao Grupo Adonai, que está em franca expansão, abrindo lojas e entregando o melhor serviço para os clientes. Depois de todos esses anos atuando fortemente na operação, sinto-me honrado em contribuir para o sucesso do Grupo”, afirmou. Muito experiente em aconselhamento estratégico, Beserra foi executivo do Prezunic até a compra da rede pelo Grupo Cencosud.
09/05/2024
3,002 Result for
Economia
Famílias do Rio de Janeiro pretendem gastar R$ 241 em compras para o Dia das Mães, revela pesquisa da ASSERJ
Pesquisa realizada pela ASSERJ revelou a expectativa de venda dos supermercados no Dia das Mães e a média de gastos estipuladas pelos consumidores A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta terça-feira (7), um levantamento que apontou que os consumidores pretendem gastar em média cerca de R$ 241 em compras para o Dia das Mães - 97% dos entrevistados confirmaram que pretendem celebrar a data especial de alguma maneira. Esses números estão alinhados às expectativas criadas pelos supermercados, no Rio de Janeiro. Segundo a pesquisa da ASSERJ, o setor aguarda um crescimento médio de 8% em vendas para a data especial. "Estamos com uma grande expectativa sim, acreditamos muito nessa data extremamente importante para o setor, principalmente, pelo cenário econômico atual", avaliou Adelino Lopes, presidente da Rede Economia, ao comentar sobre as expectativas. Segundo a pesquisa, cerca de 74% dos entrevistados vão realizar uma refeição especial para celebrar em família. A procura pelos ingredientes para compor o almoço ou o jantar oferecido em homenagem às suas mães, interessam para a movimentação dos supermercados, que apostam alto em promoções. Segundo a ASSERJ, as tradicionais refeições do domingo de Dia das Mães terão, em primeiro lugar, a carne bovina (45%) como a opção mais procurada, seguida do frango (16,6%), peixes ou frutos do mar (8,7%) ou carne suína (3,7%). Em 12,4% das respostas, a refeição será composta por um algum prato não citado acima, e em 0,5% serão pratos vegetarianos ou veganos. "O Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Essa movimentação de aumentar o estoque e o mix de produtos estimula o consumo, e atrai o cliente até o supermercado para fazer suas compras e escolher um presente ou ingredientes para uma celebração especial", afirmou Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Florescer de vendas [caption id="attachment_32125" align="alignleft" width="300"] Flores Dia das Mães[/caption] Para o setor de Floricultura, em 2023, os valores giraram em torno de RS$ 19,9 bilhões em movimentações, de acordo com o balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Floricultura. Esses números refletem o levantamento da ASSERJ, que revelou que 1 em cada 4 mães receberão flores de presente. "Nossa expectativa é dobrar a venda de plantas e flores no mês de maio em relação ao mês de abril devido à forte sazonalidade do Dia das Mães. Esperamos um aumento estimado de 100% em relação ao mês anterior", revelou Rafael Castro, gestor responsável pela floricultura dos Supermercados Mundial. A saída de flores em maio é considerada essencial para a sobrevivência do setor, mesmo que sua atuação esteja ligada diretamente às vendas nos supermercados. Segundo a pesquisa da ASSERJ, em 57% dos casos, as flores descritas pelos entrevistados como o presente ideal deverão ser encontradas nos hiper e supermercados. Segundo números da Bnex, consultoria especializada em consumo, a procura de flores no dia das mães alcança um crescimento de 594%, se tornando a principal data para a venda desta mercadoria no varejo brasileiro. A pesquisa ainda apontou que as orquídeas são as mais procuradas seguidas pela flor da fortuna, tulipa, violeta, rosa e lírio. "Vamos receber um novo carregamento específico para esta semana, entre hoje e amanhã vamos aumentar a variedade das flores aqui", afirmou Luan Amorim, chefe de operações de uma das lojas do Grupo Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A loja ainda estimou um aumento de 5% na venda para o Dia das Mães. Em média, o levantamento da ASSERJ atestou que os supermercados já movimentaram a organização das lojas, dando prioridade aos itens que mais são vendidos: chocolates e flores. Walkyria Majeveski, consultora de varejo da ASSERJ, dá a deixa, "é importante que os produtos escolhidos pelos supermercados fiquem em locais de fácil acesso, em ambientes iluminados, com cartazes chamativos e o principal, garantir que o estoque atenda essas movimentações", afirmou.
09/05/2024
1
...
195
196
197
...
376
8 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 1,561 to 1,568 of 3,002 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
195
Page
196
Page
197
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
198
Page
199
Page
200
Page
201
Page
202
Page
203
Page
204
Page
205
Page
206
Page
207
Page
208
Page
209
Page
210
Page
211
Page
212
Page
213
Page
214
Page
215
Page
216
Page
217
Page
376
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden