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Associados em foco
Mega Box do Recreio possui o maior estoque de vinhos do Rio
O atacarejo da rede Zona Sul oferece dezenas de rótulos nacionais e importados A filial Recreio do atacarejo Mega Box, da rede Zona Sul, é superlativa: a área de vendas com pé direito gigante, gôndolas do piso ao teto, milhares de produtos à venda, maior estoque de vinhos do Rio e vai e vem de escadas e empilhadeiras, com sistema de alerta sonoro para reposição imediata dos artigos. Duzentos funcionários trabalham na filial, que ocupa todo o terreno com opções de estacionamento no térreo e no subsolo, onde ficam os banheiros para clientes. São 19 posições de checkout na frente de loja, mais duas no restaurante, que também abriga uma self checkout. Para comodidade dos clientes, a loja possui sushi bar, pizzaria e restaurante com 24 mesas e 96 cadeiras, num ambiente amplo e muito confortável. O atacarejo Mega Box é voltado para as classes B, C e D, porém a marca Zona Sul não se afasta do foco de produtos e serviços diferenciados. A estratégia não é vender pilhas de arroz, mas pilhas de geleia ou azeite importados. Com o maior estoque de vinhos do Rio de Janeiro, o estabelecimento oferece centenas de rótulos e opera junto com a bandeira Zona Sul em se tratando de produtos importados. A rede é uma das maiores importadoras de vinhos do Brasil, que representam quase 20% do faturamento da marca. Decoração e comodidade A decoração tem uma pegada de armazém-depósito de alto nível com instalações aparentes, pallets pintados de azul viram mesas e prateleiras repletas de produtos embalados por pack e/ou unidade. Também se destacam os telões de led com promoções e anúncios dos produtos à venda em todas as pontas de gôndolas. A sinalização é perfeita, bem detalhada e necessária para orientar os clientes na grande área de vendas. Estratégia Como em todo atacado, quanto maior a quantidade comprada do mesmo produto, menor será o preço unitário. Clientes cadastrados nas redes Mega Box e Zona Sul também têm descontos. O diretor Comercial do Zona Sul explica que “o projeto do atacarejo é uma nova oportunidade de mercado, baseado em pesquisas que mostram a potencialidade desse ramo de negócio. Porém, a Mega Box é uma empresa distinta do Zona Sul, tanto em relação às operações quanto à sua gestão”. A estratégia de misturar atacado com varejo já é abraçada por outras redes, como Grupo Pão e Açúcar e Carrefour. O Mega Box oferece mais de 8 mil itens entre alimentos, perecíveis, bazar e produtos de limpeza e higiene pessoal. Homenagem Na época da construção, há quase dois anos, a rua lateral onde fica a entrada de pessoas, antes chamada de Rua Natividade, passou a ter nome do fundador da rede Zona Sul. Agora é Rua Francesco Leta, numa singela homenagem ao empresário falecido em 2010.
11/04/2024
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Super Compras promove evento de lançamento do seu 19º aniversário
Evento com convidados do setor e da indústria, rede de supermercados celebrou mais uma etapa da jornada A rede de supermercados Super Compras promoveu, nesta quinta-feira, 11, no Rio de Janeiro, um evento de lançamento do seu 19º aniversário. O encontro foi visto como uma excelente oportunidade de estreitar laços com parceiros importantes da indústria e do setor. "Para comemorar nossos 19 anos, estamos preparando uma surpresa para os nossos clientes. Não se trata apenas de oferecer descontos, mas sim de proporcionar uma experiência de compras memorável. Estamos planejando uma estratégia de mídia abrangente, com o objetivo de estar presente em todos os pontos de contato com os clientes, garantindo que nossa marca seja lembrada em cada etapa de sua jornada conosco", disse Francisco Wiliam, presidente da Rede Super Compras. O encontro mostrou a importância do Super Compras para o setor varejista de supermercados no Rio de Janeiro. Representantes comerciais de gigantes da cadeia de abastecimento e outras marcas que buscam penetração no mercado fluminense também estiveram presentes. Foram cerca de 200 fornecedores e parceiros no evento realizado no salão da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio de Janeiro, BGA. Atualmente, a marca possui mais de 60 filiais espalhadas por todo o estado do Rio de Janeiro, e como o próprio presidente frisou em sua fala, vem novidade ai!
11/04/2024
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Economia
Inflação: números surpreendem e desaceleram em março
Dados do IBGE apontaram para uma desaceleração surpreendente dos números do IPCA O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, considerado a inflação oficial do Brasil, apresentou uma desaceleração de 0,16% em março, após ter subido cerca de 0,83%, em fevereiro. Os dados oficiais foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, na noite de quarta-feira, 10. Segundo o relatório, os dados ficaram abaixo do esperado pelo consenso LSEG de analistas, grupo de especialistas da London Stock Exchange Group que metrificam a inflação do país, aguardavam uma subida de 0,25% para março. No ano, o IPCA acumula uma alta de 1,42%, e nos últimos 12 meses de 3,93%. Para André Almeida, gerente da pesquisa, a desaceleração da inflação ocorreu em grande parte pelos preços praticados com os reajustes do setor da Educação (mensalidades, cargos e salários, material escolar), algo que representou uma queda na fatia do IPCA de 4,98%, em fevereiro, para 0,14%, em março. Alimentos Mesmo com o grupo Alimentação se destacando, o movimento de alta da inflação (0,53%) foi menor que o registrado em fevereiro (0,95%). Segundo o pesquisador Almeida, “Problemas relacionados às questões climáticas fizeram os preços dos alimentos, em geral, aumentarem nos últimos meses. Em março, os preços seguem subindo, mas com menos intensidade”. Veja também: ‘El Niño’ enfraquece mas continua a influenciar preços nas gôndolas A análise do IBGE aponta para os efeitos climáticos, como o 'El Niño', sendo uma das principais variáveis do preço da inflação em 2024, principalmente, por alterar o resultado das safras no campo e, consequentemente, afetar o preço nas gôndolas. O encarecimento de alguns produtos comuns do cardápio do consumidor brasileiro fizeram com que a alimentação no domicílio, categoria usada para a comida feita em casa, desacelerasse 1,12% em fevereiro e 0,59% em março. Itens como a cebola (14,34%), tomate (9,85%), ovo de galinha (4,59%), frutas (3,75%) e o leite longa vida (2,63%) registraram alta no último balanço. Veja também: Supermercados apostam na cozinha revolucionária com venda de ovos veganos “O caso do ovo de galinha tem uma explicação própria: tratou-se de um período em que uma parcela da população faz a opção de não comer carne por questões religiosas, aumentando a demanda dessa proteína”, ressalta Almeida.
11/04/2024
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Termina no próximo dia 22 o prazo para adoção da rotulagem com alerta nutricional
A indústria alimentícia corre contra o tempo para se adequar à determinação da Justiça Federal Já reparou que agora os rótulos das embalagens exibem uma lupa frontal que sinaliza excesso de açúcar, gordura e sódio? A inclusão dessas informações é uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, com a edição da RDC nº 819/2023, autorizou o esgotamento de embalagens e rótulos antigos até outubro de 2024, independentemente de solicitações de empresas e de prévia autorização ou análise. No entanto, a Justiça Federal suspendeu a norma da Anvisa, em 15 de fevereiro, e deu prazo de 60 dias para a indústria adotar etiquetas com lupa frontal “ALTO EM”, sinalizando excesso de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio nos produtos. Dessa forma, a data final para adequação é no dia 22 de abril. A ação civil pública foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Para a entidade, a coexistência simultânea de embalagens com e sem a lupa frontal de advertência, com e sem o novo modelo da tabela nutricional, provoca confusão e engano dos consumidores, levando-os a acreditar que um produto é mais saudável para o consumo que outro com as mesmas características.
10/04/2024
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Princesa de Copacabana trabalha para minimizar desperdício em padaria
Parada obrigatória para cariocas e turistas, supermercado, tem soluções criativas para causos comuns na Zona Sul No cenário caloroso das ruas de Copacabana, uma filial do supermercados Princesa, cujo nome remete o apelido conquistado pela praia mais famosa do mundo, é destino certo para banhistas, turistas, moradores do bairro e adjacências, além dos cariocas que procuram bebidas geladas e comidas prontas para consumirem nas areias e no calçadão. Veja também: Princesa e SuperPrix agora são Rede Economia! Localizada na última quadra da rua Bolívar, e com uma fachada peculiar, o Princesa divide espaço com um prédio residencial, mas isso não atrapalha seu negócio. "Temos um bom convívio, um supermercado ao lado da sua casa, essa comodidade poucos têm", brinca o gerente da unidade, Silvio Nunes, que chegou apenas 20 dias à filial. "No passado, eu trabalhei por 5 anos aqui. Agora, deixei o Fonseca (Niterói) e voltei para cá, aceitando esse pedido feito pelo Princesa", afirmou. Silvio, funcionário há mais de 20 anos na rede, e que atua há 15 como gerente de loja, compartilha sua percepção sobre a unidade. "Cada loja é diferente, essa aqui ela é a mais calorosa com o público. É mais próxima, lembra um mercado de família", completa. Silvio não está errado. Os corredores são estreitos e a formatação do local foge do tradicional. "Eu gosto do supermercado, ele é pequeno, então a gente não se perde", comenta Abelardo Moreira, 56, aposentado e um dos diversos moradores de Copacabana que frequentam o estabelecimento. A unidade conta com 6 checkouts tradicionais, sendo 1 dedicado apenas ao delivery e 4 self-checkouts. O FLV é apresentado logo na entrada, juntamente com os freezers de bebidas geladas e um corredor que interliga a adega, rotisseria, açougue e padaria. Sem desperdício Oferecendo os serviços de rotisseria e padaria, o Princesa, encontrou o dilema do desperdício de alimentos em sua unidade. Assim como em toda cozinha, pedidos além do necessário e os produtos que não têm saída no tempo de validade, acabam gerando um prejuízo financeiro ao estabelecimento, mas não apenas isso, o produto em si precisa ser descartado. A solução foi mapear toda a cadeia de produção e encontrar seus pontos fracos, para então repaginar o processo. "É preciso treinar a galera, passar para eles a importância do custo e ver o que realmente se faz necessário e o que não faz", explicou. A sua produção estava pedindo quantidade de farinha de rosca muito além do que era necessário, "Estavam pedindo seis sacos de farinha, quando um só produz mil unidades", quantidade considerada muito maior do que a padaria precisa. Para o gerente, em uma loja que recebe 3 cargas semanais não se faz necessário pedidos que chegam a mil unidades. Silvio passou a determinar a compra exata da quantidade máxima de ensacamento que sua produção possuía, algo em torno de 300 unidades. "Se você não tiver esse controle, vai impactar no financeiro. É preciso acostumar o pessoal a observar esses detalhes extremamente importantes", afirma. Nessa roda de gestão, Silvio explica que é preciso entender o consumo do cliente antes da produção. "Se você tem a saída de 10 unidades de um produto, vou produzir dez dele amanhã, e depois de amanhã, até quando outros clientes surgirem e reclamarem que acabou. Esse timing é o botão que a gente aperta para aumentar ou não a produção", explica. Nesse sentido, a produção da padaria do Princesa vem tentando equalizar a quantidade com a qualidade de seus produtos, e segurar os níveis de desperdício na produção. "Padaria a gente compra com os olhos. Então é preciso ter qualidade e só depois a quantidade", completa. "Sambarilove" Entre os corredores, as diversas histórias que são possíveis de encontrar se misturam com outros idiomas. Sim, o Princesa de Copacabana é repleto de turistas que, assim como os cariocas, buscam alguma bebida gelada e comida prática para consumirem na praia durante os dias mais quentes. "Acho divertido", comenta a gaúcha Eleanor Dutra, 66, professora aposentada e que está visitando o filho, morador de Copacabana. Ela não consegue segurar o riso quando escuta uma conversa em outro idioma dentro de um mercado brasileiro, "é meio bobo, mas dá a sensação de que estamos fora (do país) também", afirma. Silvio explica que os profissionais do mercado são treinados para atender bem ao turista. "Tem que ter Sambarilove com eles. E, no pior dos mundos, saber desenrolar", brinca o gerente, que enfatiza a presença de todos os tipos de clientes. "É legal ter um mercado perto da praia, facilita muito", comenta César Lúcio, 29, professor de educação física e que segue acompanhado de sua família para um dia de folga.
10/04/2024
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Começa hoje a Semana da Oportunidade de Emprego Guanabara
Até sexta-feira (12), candidatos podem se inscrever nas mais de 400 vagas de emprego disponíveis O setor supermercadista é um dos que mais emprega no varejo fluminense. Para se ter uma ideia do nosso potencial, no mês de fevereiro, pela primeira vez em três anos, o setor teve mais entradas de emprego do que saídas com a abertura de 327 postos de trabalho com carteira assinada. E não para por aí! A rede Supermercados Guanabara, composta por 26 lojas, realiza a Semana da Oportunidade de Emprego Guanabara. De hoje até sexta-feira (12). São mais de 400 vagas disponíveis como Fiscal de Salão, Operador de Câmara Fria, Operador de Caixa, Repositor e muito mais. Os locais para a inscrição são: unidades da Universidade Estácio Maracanã (R. Morais e Silva, 40), Nova Iguaçu (R. Oscar Soares, 1466) e Campo Grande (Estrada do Mendanha, 555). É preciso levar RG, CPF, CNH (vagas de motorista e operador de empilhadeira), CTPS digital, título de eleitor, comprovantes de residência e de escolaridade, certidão de nascimento, certidão de casamento, certificado de reservista (se aplicável) e currículo atualizado impresso. Não deixe esta chance escapar!
10/04/2024
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Álcool 70%: varejistas seguem na corrida para se desfazer do estoque
O prazo final para zerar os frascos de álcool restantes é 29 de abril Com a volta da proibição da venda de álcool 70% na forma líquida, determinada em 31 de dezembro do ano passado, o varejo tem até o dia 29 para se desfazer do estoque do produto. Adotada sob a justificativa de que a versão líquida é altamente inflamável, representando um risco em especial para crianças, a medida é polêmica e pesa no bolso do consumidor. O custo do produto em gel é bem maior do que o líquido e demanda mais tempo na fabricação. O coordenador de Planejamento e Controle de Produção da Álcool Montenegro, Matheus Rangel, afirma que “o impacto da proibição é gigantesco e até difícil para nós mensurarmos”. Ele explica que o custo do produto em gel é bem maior: “O gel precisa de outros insumos como espessantes, desnaturantes e neutralizantes. Essas matérias-primas são importadas e zelamos pela qualidade do nosso produto. Não abrimos mão dessa prestação de serviço de alto nível”. O custo de fabricação também é mais elevado. Devido à viscosidade do gel, são necessários mais processos de manipulação e equipamentos mais caros porque as bombas para fluidos viscosos são mais complexas do que as da forma líquida cuja densidade teoricamente é similar à da água. Rangel acrescenta que: “Além desses custos operacionais, a máquina de envase funciona de modo mais lento. Não há dúvida de que a produtividade é dobrada para o álcool líquido. Para você ter uma ideia: a cada hora, em média, eu produzo 400 caixas. Na linha de gel, são apenas 180/200 por hora e isso se reflete lá no final. Temos esses impactos que acabam onerando o produto”. A empresa já produzia o álcool 70% em gel antes da crise sanitária da Covid-19, porém com uso específico, somente para atender segmentos de assistência à saúde. A venda era pequena, lembra Rangel. “Assim que a Anvisa liberou o produto, ele rapidamente se tornou o nosso carro-chefe. Em poucos meses, o faturamento da empresa era basicamente 80% com a venda de álcool na forma líquida. Isso foi até o fim do ano de 2020. Nos anos seguintes, a venda começou a declinar vivemos um momento de estabilidade e a venda de álcool 70 na forma líquida passou a representar 60% do faturamento”, comentou. Depois desse período, as vendas despencaram e são poucos segmentos que ainda compram o produto. A Montenegro, então, lançou o álcool bactericida. Trata-se de álcool 46% com outros componentes químicos para ter a função desinfetante. “Nós discordamos da proibição mesmo sabendo que o produto em gel tenha um teor de ação mais elevado. Nós não ouvimos relatos de acidentes nem de casos de pessoas com problemas de alcoolismo. O produto foi essencial para a contenção do vírus da COVID-19 e poderia ser em outros casos de doença porque é versátil, polivalente e o consumidor gosta já se acostumou. Tivemos quatro anos de uso com resultado positivo”, concluiu. Liberação na pandemia Proibido desde 2002 no Brasil, o comércio de álcool 70% na forma líquida foi liberado temporariamente durante a crise sanitária da Covid-19. Na ocasião, a articulação da ASSERJ junto aos órgãos reguladores conseguiu autorização para a venda do produto, trazendo tranquilidade à população num momento de grande incerteza e escassez. Neste sentido, agradecemos o apoio da Anvisa e do deputado federal Luiz Antonio Teixeira Junior (PP-RJ), conhecido como Dr. Luizinho, que, na época, coordenou a Comissão do Coronavírus da Câmara dos Deputados e teve papel fundamental para viabilizar a liberação. Foi graças à atuação da Comissão que a Anvisa voltou a permitir a venda de álcool 70 líquido nos mercados, num momento em que o preço do álcool em gel chegou a aumentar em mais de 600%.
10/04/2024
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Cacau brasileiro ganha destaque no mercado internacional
Com a seca observada na Costa do Marfim, a colheita do fruto na África deverá ser prejudicada Os produtores brasileiros de cacau começaram o mês com motivos para comemorar. Foi registrada nova alta nos contratos do fruto, com os lotes para maio novamente a US$ 10 mil a tonelada. Segundo fontes do Zaner Group, a seca na Costa do Marfim deve prejudicar a safra intermediária que deve ficar entre 400 mil a 500 mil toneladas, abaixo das 600 mil do ano passado. O governo do país africano chegou a solicitar aos compradores para adiar os pedidos, criando oportunidades para os produtores brasileiros aumentarem a participação no mercado internacional. Neste cenário em que as cotações do cacau têm batido recordes dia após dia nas bolsas internacionais, gigantes chocolateiras que atuam no Brasil começam a ver os resultados de programas de revitalização e estímulo à cultura implementados por elas no país para aumentar a oferta. Multinacionais como Cargill e Nestlé têm investido em programas de revitalização e estímulo ao cultivo no Brasil. O fato de ser produzido de forma sustentável coloca o país em uma posição de vantagem em relação ao cacau de outros países. Cerca de 80% da produção brasileira de cacau tem origem agroflorestal, o que gera benefícios ambientais, minimiza mudanças climáticas e conserva a biodiversidade.
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