Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Você sabe o que pode estar comprometendo a segurança dos alimentos na sua loja?
A manipulação incorreta, o descuido no armazenamento dos alimentos ou até mesmo a falta de conhecimento sobre normas básicas podem colocar em risco a saúde do consumidor — e a reputação do seu negócio. Para evitar esse tipo de problema e garantir um padrão de excelência nas operações, a Escola ASSERJ abre novas turmas em maio para o curso Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação. As aulas serão realizadas nos dias 20 e 27, das 14h às 18h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Voltado para manipuladores de alimentos — como cozinheiros, açougueiros, bartenders, estoquistas, garçons, entre outros — o curso é certificado pelo IVISA-Rio (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária) e é requisito obrigatório em muitos estabelecimentos comerciais. Ministrado pelo especialista Flávio Graça, consultor de Alimento Seguro da ASSERJ, o conteúdo aborda práticas essenciais de higiene, prevenção de contaminações e cuidados no preparo e armazenamento de alimentos. Ao final das aulas, os participantes realizam uma avaliação para obtenção do certificado. “O curso é fundamental para garantir a segurança alimentar e evitar contaminações que podem comprometer a saúde do consumidor. Nosso objetivo é capacitar os profissionais para que sigam as boas práticas no manuseio e armazenamento dos alimentos”, explica Flávio Graça. Com essa iniciativa, a Escola ASSERJ reafirma o compromisso com a qualificação técnica e a segurança no varejo supermercadista, promovendo a formação contínua dos profissionais que estão na linha de frente da alimentação. Garanta a sua vaga: Turma do dia 20/5: clique aqui para se inscrever Turma do dia 27/5: clique aqui para se inscrever Invista na capacitação do time e transforme sua loja em um exemplo de boas práticas!
05/05/2025
3,000 Result for
JBS amplia geração de energia a partir de biogás; vem conhecer o projeto sustentável
A JBS acaba de divulgar um avanço significativo em sua estratégia de sustentabilidade: já foram gerados cerca de 2 mil MWh de energia elétrica a partir do aproveitamento do metano capturado nas unidades industriais da empresa, graças a um investimento de R$ 17 milhões. Segundo cálculos da companhia, esse volume de energia seria capaz de abastecer aproximadamente 18 mil residências por um mês. O processo começa com a conversão do metano em biogás, que é utilizado para alimentar geradores instalados em unidades da marca Friboi. A iniciativa não só colabora para a eficiência energética, como também contribui para a redução de custos operacionais. Desde 2023, a JBS estima ter evitado a emissão de mais de 263 mil toneladas de CO₂ equivalente, com a produção de cerca de 50 milhões de metros cúbicos de biogás. Duas unidades já estão operando com esse sistema: Ituiutaba (MG) e Andradina (SP), que juntas geraram mais de 2 milhões de kWh de energia. A economia nas contas de luz chega à casa de R$ 1 milhão, de acordo com a empresa. Outras duas unidades — Barra do Garças (MT) e Mozarlândia (GO) — devem iniciar operações similares nos próximos meses, com projeção de mais 1,1 milhão de kWh de geração. A expectativa da companhia é encerrar o primeiro semestre de 2025 com 18 geradores em funcionamento em quatro plantas industriais. Essa frente faz parte de um projeto iniciado em 2021, com a instalação de biodigestores em nove unidades fabris para capturar o metano originado nos processos de produção. Ao todo, o projeto já recebeu R$ 77 milhões em investimentos, sendo R$ 55 milhões aportados pela própria JBS, R$ 4 milhões da Âmbar Energia (do grupo J&F Investimentos) e R$ 18,4 milhões de parceiros diversos. Os recursos foram destinados à instalação de geradores equipados com tecnologias de monitoramento em tempo real, garantindo maior controle e eficiência na operação. A empresa também analisa a possibilidade de usar o biogás como combustível alternativo para sua frota de veículos, o que poderia gerar economia com diesel e reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa. “Estamos atentos às oportunidades de gerar receita com a venda do biogás ou da energia excedente, seja para distribuidoras de gás, seja para uso industrial. Nossa intenção é ampliar ainda mais esse modelo”, afirmou Liège Vergili Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil. Com base no conceito de economia circular, a companhia aposta no biogás não apenas para gerar energia e substituir o uso de biomassa em caldeiras, mas também como um pilar de transição rumo a operações menos dependentes de combustíveis fósseis. “Esse é apenas o começo de um movimento estratégico. Acreditamos que esses investimentos trarão resultados expressivos no médio e longo prazo”, concluiu a executiva.
05/05/2025
3,000 Result for
Petrobras reduz preço do diesel e setor supermercadista pode ser beneficiado; veja análise da ASSERJ
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (5) uma nova redução no preço do diesel vendido às distribuidoras, que passa a valer a partir desta terça-feira (6). O valor médio do litro do diesel A será de R$ 3,27, uma queda de R$ 0,16. Segundo a estatal, considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A com 14% de biodiesel — que compõe o diesel B comercializado nos postos —, a participação da Petrobras no preço final ao consumidor será de R$ 2,81 por litro, representando uma redução de R$ 0,14 por litro de diesel B. As quedas no preço do petróleo no mercado internacional têm contribuído para sucessivas reduções no valor do combustível no país. Este é o terceiro corte no ano, após os anúncios realizados em 31 de março e 17 de abril. Para o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, o anúncio deve refletir no setor supermercadista. “Qualquer redução no preço dos combustíveis impacta de forma positiva o setor logístico e, consequentemente, toda a economia brasileira, já que nossa matriz de transporte é majoritariamente rodoviária. Com a queda nos custos logísticos, é possível esperar um alívio na inflação de alimentos e bebidas comercializados nos supermercados”, explica.
05/05/2025
3,000 Result for
No ar: edição de maio da Revista Super Negócios chega de cara nova; boa leitura!
A edição digital de maio da Revista Super Negócios já está no ar! E tem novidade: a revista está com layout novo, mais moderno e agradável para leitura, pensado para tornar sua experiência ainda melhor. A edição deste mês traz conteúdos estratégicos e relevantes para quem vive o dia a dia do varejo supermercadista. Na matéria de capa, o destaque vai para a força das festas juninas no calendário do varejo. Mostramos como essa celebração aquece as vendas, movimenta a indústria e cria oportunidades para ações promocionais criativas e resultados concretos no ponto de venda. Já na editoria “Vale a pena?”, avaliamos o investimento em self checkout nos supermercados, discutindo seus impactos na operação, no atendimento e na experiência do cliente. A Seara é destaque em duas frentes nesta edição. Em “Indústria em Cena”, apresentamos o avanço da marca com processos integrados e inovação em escala na produção das Panelinhas, unindo praticidade e saudabilidade. Em “Super Papo”, o vice-presidente da Seara Alimentos, Giorgio Cafasso, compartilha a estratégia da companhia no varejo fluminense, com foco em relacionamento e crescimento. A edição também traz uma abordagem aprofundada sobre gestão de pricing na editoria “Gestão Eficiente, Lucro Certo”, reforçando a importância da inteligência e da estratégia para alcançar melhores resultados. No caderno especial “Sabores de Inverno”, exploramos como massas e condimentos ganham espaço na estação e impulsionam as vendas. E com a proximidade do Dia dos Namorados, a editoria “Boas Vendas” apresenta sugestões de mix e ambientação para trabalhar a data de forma mais rentável. A tecnologia também marca presença com força. Em “Conecta Varejo”, mostramos como a inteligência artificial vem se consolidando como uma ferramenta indispensável para a operação dos supermercados. Já em “Espaço Trade”, o foco está em encantar para vender, com práticas voltadas à experiência de compra e ao relacionamento com o consumidor. Completam esta edição uma análise do cenário econômico que impacta o planejamento dos negócios, os destaques do varejo fluminense na seção “Associado em Foco”, os principais lançamentos na gôndola, a história inspiradora de Edson Ribeiro, gerente comercial do Serra Azul, e uma seleção de vinhos ideais para o inverno na editoria “Papo de Adega”. LEIA TUDO AQUI!
05/05/2025
3,000 Result for
Muito além do macarrão: Nissin aposta no doce
A Nissin escolheu o chocolate para estrear em uma nova categoria no mercado brasileiro, aproveitando a experiência no segmento no Japão e na China. Fora do Brasil, a Nissin conta com um portfólio diversificado, que vai muito além do macarrão instantâneo, com atuação em categorias como alimentos congelados e refrigerados, snacks, produtos lácteos, arroz instantâneo, entre outros. “O Croc Choco é o nosso maior lançamento do ano e tem tudo para conquistar o paladar dos brasileiros com sua textura única e crocante”, afirma Ana Fossati, gerente de Marketing da Nissin Foods do Brasil. Inicialmente disponível nas regiões Sudeste, Sul e em parte do Centro-Oeste, o Croc Choco chega às prateleiras dos supermercados no início de junho em dois sabores: chocolate ao leite e chocolate branco. A receita tem influência japonesa e combina flocos de milho crocantes com um formato arredondado que derrete na boca. Para marcar o lançamento, a marca vai realizar ativações com o público, incluindo investimentos em mídia digital, campanha Out of Home, presença em eventos, ações com influenciadores e degustações nos pontos de venda, com o objetivo de gerar conhecimento e incentivar a experimentação do novo produto.
30/04/2025
3,000 Result for
Conecta
Descubra a solução que mira a economia de até 5% no custo operacional logístico
A logística é um dos principais custos operacionais dos supermercados, impulsionada especialmente pelo alto preço do diesel. Para ajudar o setor a enfrentar esse desafio, o Pinbank — one-stop bank provider com um ecossistema completo de soluções financeiras — acaba de lançar o Pinmob, uma plataforma de gestão de frotas que promete reduzir em até 5% os custos das empresas, por meio de uma operação mais eficiente e digitalizada. A solução permite gerenciar de forma integrada os gastos com abastecimento e lavagem de veículos, conectando as transações a um cartão de crédito Mastercard. Com isso, elimina-se a necessidade de múltiplos cartões ou sistemas paralelos, um dos gargalos mais comuns na logística do varejo. “Queremos ajudar as empresas a serem mais competitivas em um setor altamente sensível a variações de preço e margens apertadas. O Pinmob nasce para trazer eficiência de gestão, controle financeiro e, principalmente, impacto direto no custo operacional”, afirma Felipe Negri, CEO do Pinbank. Gestão integrada e foco em eficiência Disponível nas modalidades pré-paga e pós-paga, a solução é operacionalizada por meio de uma Conta Master, que concentra o gerenciamento das transações e dos usuários. No modelo pré-pago, a empresa antecipa os valores para uso. Já no pós-pago, há um limite mensal definido com base em análise de crédito. A gestão pode ser feita via plataforma web ou aplicativo, tanto por administradores quanto por motoristas, que conseguem registrar entradas e saídas, solicitar abastecimentos e lavagens e acompanhar as jornadas em tempo real. Segundo Negri, essa estrutura foi pensada para se diferenciar das soluções tradicionais deste mercado, que operam em modelos mais complexos, usando até mesmo vários cartões. “Ao centralizar e otimizar as atividades relacionadas à gestão de frotas, as empresas podem ser muito mais eficientes no dia a dia e abrir um leque de oportunidades, inclusive aumentando as possibilidades ligadas ao crédito e explorando as vantagens do digital”, afirma. O executivo ainda ressalta que, por se tratar de uma digitalização das operações dos clientes, a fintech construiu o Pinmob com um grande foco na proteção de dados. “O produto foi desenhado exclusivamente para suprir as principais dores logísticas das empresas. Desde o cadastro, solicitação do cartão e gerenciamento das jornadas, a ideia é viabilizar transações financeiras seguras e personalizadas”, conclui. Além da otimização dos processos operacionais, o Pinmob foi desenvolvido com foco em segurança da informação e escalabilidade. Por ser uma solução 100% digital, desde o cadastro até o controle de gastos, a proteção dos dados dos clientes corporativos foi uma prioridade durante o desenvolvimento da plataforma.
30/04/2025
3,000 Result for
Associados em foco
Carrefour conquista prêmio do MDS; vem saber
O nosso associado Carrefour recebeu, na terça-feira (29), o Prêmio de Inclusão Socioeconômica na categoria Inserção no Mercado de Trabalho do Ministério do Desenvolvimento e Assistência, Família e Combate à Fome (MDS) como a empresa privada que mais gerou oportunidades de trabalho para pessoas inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) - mais de 54 mil pessoas contratadas em dois anos. O Grupo foi a primeira empresa a firmar a parceria com o MDS para contribuir com este projeto. O prêmio foi recebido pelo CEO do Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire, que ressaltou a importância de auxiliar a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. “Um dos nossos pilares de atuação é o combate à fome e às desigualdades e, devido à nossa presença em todo território nacional, pudemos contribuir de forma significativa para a contratação dos beneficiários do CadÚnico. Esse reconhecimento demonstra a importância dos esforços conjuntos entre as iniciativas privada e pública para contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, afirma. Firmada em março de 2023, a parceria entre o Grupo Carrefour Brasil e o MDS estabeleceu como meta inicial a contratação de 10 mil pessoas em três anos. No entanto, em apenas dois anos, a companhia superou amplamente esse objetivo, contratando mais de 54 mil beneficiários do CadÚnico em todos os 26 estados do Brasil e no Distrito Federal. Esses profissionais atuam em diferentes bandeiras do Grupo, como Sam’s Club e Carrefour Varejo. A ASSERJ parabeniza o Grupo Carrefour Brasil pela importante conquista, que reforça o papel do varejo como agente de transformação social. A superação da meta e o reconhecimento nacional mostram que, com comprometimento e parcerias sólidas, é possível promover inclusão e gerar impacto positivo na sociedade.
30/04/2025
3,000 Result for
Supermercados de Copacabana projetam até 30% de aumento nas vendas durante show de Lady Gaga
Os supermercados de Copacabana projetam um aumento de até 30% nas vendas durante o esperado show da cantora Lady Gaga, que será realizado na praia do bairro neste fim de semana. A expectativa, segundo pesquisa da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), supera em alguns casos a movimentação registrada no show histórico de Madonna, que levou milhões de pessoas à orla carioca em 2024. A pesquisa da ASSERJ foi realizada com estabelecimentos localizados nos arredores do palco principal do evento, e revela o otimismo do setor supermercadista diante da previsão de um público estimado em mais de 2 milhões de pessoas – número impulsionado pelo feriado prolongado e pelo grande apelo do evento internacional. Marcelo Vieira, subgerente do Zona Sul da avenida Atlântica, já sente o impacto da chegada de turistas de diferentes estados e países. “Já percebemos o movimento crescente. Acredito, no mínimo, no mesmo fluxo que tivemos com a Madonna, ou até um crescimento de 15% nas vendas. Bebidas alcoólicas, salgadinhos e frios devem liderar a lista dos mais vendidos”, afirma. No Redeconomia da avenida Princesa Isabel, o gerente Pedro Tavares aposta na água como o item de maior saída. “Se o sol aparecer, a água será nosso carro-chefe. As pessoas confiam na procedência do nosso produto e buscam se hidratar com segurança”, destaca. Para Wagner Auer, gerente comercial do Supermercado Inter, na avenida Nossa Senhora de Copacabana, a expectativa é de um crescimento de até 30% nas vendas. “Com o feriadão, temos muitos turistas hospedados na região e grande circulação nas ruas. Acredito que cerveja, refrigerantes e água serão os itens mais vendidos”, projeta. A mesma projeção é compartilhada por Andrea Moura, do Pão de Açúcar, também na avenida Nossa Senhora de Copacabana. “Apostamos em um crescimento de 30% em relação ao show da Madonna. Pelo perfil do evento, acreditamos em um público mais jovem, que costuma consumir bastante bebidas como cerveja e refrigerantes”, explica. Heron Custódio, gerente do Mundial, também está otimista. “As bebidas serão, sem dúvida, os produtos mais procurados durante toda a semana do show da Lady Gaga”, diz. Com a cidade já em clima de festa, os supermercados reforçam os estoques e se preparam para atender a alta demanda, garantindo que o público aproveite ao máximo o espetáculo que promete marcar mais uma vez a história de Copacabana.
30/04/2025
1
...
85
86
87
...
375
8 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 681 to 688 of 3,000 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
85
Page
86
Page
87
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
88
Page
89
Page
90
Page
91
Page
92
Page
93
Page
94
Page
95
Page
96
Page
97
Page
98
Page
99
Page
100
Page
101
Page
102
Page
103
Page
104
Page
105
Page
106
Page
107
Page
375
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden