
NRF 2025: Supermercados apostam em personalização e preços baixos para impulsionar vendas

A 115ª edição deste ano da NRF Retail’s Big Show trouxe uma energia renovada. Diferentemente dos últimos anos, onde o foco era mais operacional, a atmosfera agora da maior feira de varejo do mundo, que está acontecendo no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York (EUA), é construtiva, inovadora e centrada no cliente. Não se trata apenas de tecnologia, mas de uma inovação prática, que alia planejamento estratégico à experiência do consumidor.
Além disso, as mudanças políticas nos Estados Unidos não abalaram as projeções de crescimento do setor, que deve registrar um aumento de 1% no número de funcionários e 3% nas vendas brutas. Segundo Fábio Queiroz, presidente da ASSERJ, a hiperpersonalização da experiência do cliente e os preços competitivos são os principais focos das empresas para impulsionar as vendas.
Confira os principais destaques do segundo dia de evento:
Planejamento e visão de futuroO estilista americano Tommy Hilfiger destacou a importância de ter clareza sobre os próximos passos de uma empresa. Ele afirmou: “Se pergunto ao meu time qual é o próximo passo e eles não sabem responder, estamos perdidos”. E trouxe uma reflexão: Será que sua equipe tem clareza sobre os próximos passos e objetivos estratégicos?
E mais: ele sugeriu que os profissionais saiam da caixinha e busquem inspirações fora do seu segmento. Muitas vezes, ideias e conceitos de ações de um segmento diferente, podem ser aplicadas ao seu negócio. E isso é genial!
Turnaround da Best BuyA presidente da multinacional de eletrônicos americana Best Buy compartilhou a transformação da empresa após os desafios impostos pela pandemia e pela concorrência do e-commerce. Entre as estratégias estão:
- Transformaram as lojas em pontos de experiência tecnológica;
- Ampliaram o portfólio com soluções práticas e gadgets diversos;
- Reforçaram o compromisso de ajudar as pessoas a otimizar seu dia a dia por meio da tecnologia.
- A americana destacou ainda que foram implementadas pesquisas personalizadas para entender as necessidades dos funcionários, criando benefícios customizados que fortaleceram a conexão interna.
A gigante do varejo americano Target brilhou com inovações em diversas frentes, e falou, entre outros pontos, sobre:
- Marcas próprias para todas as gerações: desenvolveram produtos exclusivos para bebês, crianças, jovens e adultos;
- Superação da pandemia: ofertas diferenciadas e engajamento com o cliente foram a chave;
- Aplicativo intuitivo que permite compras, devoluções e atualização de estoques em tempo real;
- Atendimento sem fricções, integrando o físico e o digital de maneira exemplar.
As gigantes Lego e IKEA são benchmarks em criar experiências que transformam o varejo físico.
A IKEA, que tradicionalmente precisava de grandes espaços com mais de 40 mil m² para expor seus produtos e estoque, está aproveitando o formato Omnichannel para transformar lojas menores em grandes showrooms nos centros urbanos.
O cliente experimenta os produtos na loja, mas recebe em casa com rapidez, destravando uma nova frente de negócios para a marca.
Ou seja: a experiência em loja já não é uma opção. Serviço, qualidade e conexão com o cliente são indispensáveis para o varejo físico continuar relevante.
Whole Foods: propósito como diferencialA rede de supermercados multinacional americana que comercializa produtos naturais, orgânicos ou sem conservantes apresentou um forte case de comprometimento com seu propósito, focando no desenvolvimento de fornecedores locais e na procedência dos produtos.
Nos últimos cinco anos, descadastraram mais de 10 mil itens por não cumprirem suas políticas de qualidade e sustentabilidade, e passaram a garantir alimentos orgânicos, proteínas rastreadas e práticas que respeitam o meio ambiente e o bem-estar animal.
“Varejo e indústrias devem atuar juntos para impactar o cliente”Durante sua participação na NRF, Fábio Queiróz destacou importantes insights sobre o setor supermercadista: “O que eu vi até agora na NRF é que as mudanças políticas e a posse do Trump não afetaram a previsão de crescimento dos supermercados norte-americanos. Os formatos onde o preço reina estão no centro das atenções, com muitos descontos para atrair clientes. Mesmo assim, há uma previsão de crescimento também para os formatos de conveniência. O consumidor quer ser atendido de forma super personalizada, e vai ganhar o jogo quem usar as melhores técnicas de CRM transformando isso em vendas. Claro que tem uma mídia; para mim, essa é a grande sacada da NRF. Como a gente vem falando, a união entre supermercadistas e indústrias é essencial. Varejo e indústrias devem atuar juntos para impactar o cliente com super personalização no ponto de venda, no ato de tomada de decisão da compra, no último estágio do funil.”
Qual é o próximo passo estratégico da sua empresa? Sua equipe está alinhada?
Os insights da NRF 2025 nos desafiam a repensar o varejo com base em estratégias sólidas, experiências memoráveis e um propósito bem definido. O futuro é de quem inova com foco e conexão. Vamos juntos, associados!
Notícias relacionadas
-
Por dentro da asserj
-
Por dentro da asserj
ASSERJ debate temas estratégicos em última reunião do Conselho Diretor em 2025
-
Por dentro da asserj
Escola ASSERJ reforça boas práticas e biossegurança em curso para manipuladores de alimentos
-
Por dentro da asserj
Fábio Queiróz fala sobre isenção do IRPF ao Estadão

