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Economia
Valor gasto em supermercados segue em alta em 2025, aponta pesquisa
Mesmo com inflação, gasto com benefícios corporativos cresceram acima de 10% em março nestes estabelecimentos, com alta também em volume de transações A pesquisa “Índices de Consumo em Supermercados (ICS)” elaborada pela Alelo, empresa de benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta alta no valor das transações feitas com cartões de benefícios corporativos (vale-alimentação e vale-refeição) nacionalmente, mesmo com momento de inflação em alta. Segundo os índices, em março, houve um aumento de 8,1% no número de transações efetivadas em supermercados em comparação com o mesmo mês de 2024, com alta de 15,5% no valor gasto e crescimento também do valor médio por transação de 6,9% em termos nominais. Em restaurantes, por sua vez, o aumento do número de transações foi de 2,2% entre os dois períodos, com alta expressiva de 14,1% no valor transacionado. O aumento no valor médio por transação também contribui para esse resultado no faturamento (+16,6%). Índice de Consumo em Supermercados (ICS) Entre fevereiro e março de 2025, os supermercados registraram aumento de 1,0%, no número de transações, e um incremento de 1,1% no valor das vendas efetivadas nos estabelecimentos. O valor médio por transação, por sua vez, manteve-se praticamente estável no período, contando com uma variação apenas marginal de 0,1%; Na comparação com o mesmo período de 2024, os resultados apurados em março de 2025 indicaram um crescimento expressivo de 8,1% no número de transações, em paralelo ao aumento de 15,5% no valor transacionado, e de 6,9%, no valor médio por transação nesse mesmo intervalo anual; Com base no resultado acumulado no primeiro trimestre de 2025, os supermercados registram um crescimento de 8,8% no número de transações, e de 17,9% no valor transacionado – ambos em comparação com o primeiro trimestre de 2024. O valor médio por transação, por sua vez, apresentou uma elevação média de 8,3% entre os dois períodos; Finalmente, considerando os resultados acumulados nos últimos 12 meses, os supermercados apresentaram um volume de vendas 10,8% superior ao dos 12 meses precedentes. Já em termos de valor (ou seja, de faturamento), a expansão observada foi de 19,6%, contando para tanto com o incremento de 10,9% no valor médio por transação; De acordo com os dados do IBGE, os preços da alimentação no domicílio, medidos pelo IPCA, registraram alta de 1,3% em março/2025. Em relação a março de 2024 (em 12 meses), a inflação acumulada avançou para 7,9%. "Os dados mostram que o consumidor está valorizando cada vez mais a praticidade e segurança de fazer suas compras em supermercados. O aumento no valor médio por transação demonstra confiança no canal e na qualidade dos produtos oferecidos. Isso é resultado direto de investimentos em experiência do cliente, mix de produtos e atenção ao poder de compra.
28/04/2025
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Carrefour consegue aprovação para sair da Bolsa
O Carrefour recebeu aprovação do fechamento do capital no Brasil após votação que ocorreu na última sexta-feira (25). A proposta foi aceita por 59% dos minoritários segundo apuração da mídia. Com isso, a operação brasileira será convertida em subsidiária integral e haverá a retirada das ações na B3. Inicialmente, a oferta por ação seria de R$ 7,70, porém no início deste mês o Grupo elevou esse valor para R$ 8,50 para aumentar as chances de a operação ser aprovada. Outras movimentações também foram realizadas em prol da aprovação. Os acionistas terão até o dia 12 de maio para informar suas decisões de recebimento das ações, sem possibilidade de combinar duas ou mais das opções apresentadas. Segundo o texto divulgado pela empresa, “uma vez feitas as escolhas, nenhum acionista da companhia poderá alterar sua escolha, que será definitiva, irrevogável e irretratável.” No início do ano, Stephane Maquaire, presidente do Carrefour Brasil, informou que a movimentação de fechamento do capital tinha como objetivo agilizar as operações, uma vez que ter duas empresas de capital aberto em dois países diferentes não facilita muito. Motivos que levaram o Carrefour a fechar o capital no Brasil Conforme informado em março, por meio de nota, os principais fatores que podem ter influenciado o fechamento de capital do Carrefour no Brasil incluem a rigidez e o alto custo da legislação trabalhista, o ambiente político instável e a volatilidade regulatória, os impactos negativos das altas taxas de juros sobre o financiamento, além dos elevados custos operacionais da empresa. O professor do IBMEC, Marcos Rocha, especialista em varejo, acredita que o fechamento de capital do Carrefour no Brasil reflete um movimento estratégico que busca maior agilidade nas operações e maior flexibilidade para lidar com os desafios econômicos e regulatórios do país. “A decisão de aumentar a oferta por ação para R$ 8,50 é uma tentativa de tornar a operação mais atraente para os acionistas minoritários, garantindo a aprovação da medida. Em um cenário de elevados custos operacionais, uma legislação trabalhista rígida e taxas de juros altas, empresas de capital fechado podem ter mais liberdade para realizar investimentos de longo prazo e ajustar suas estratégias sem as pressões do mercado financeiro, o que certamente contribui para esse fechamento”, analisa.
28/04/2025
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Especialista aponta solução para a falta de mão de obra em supermercados
A escassez de mão de obra tem se tornado um dos principais desafios para o setor supermercadista. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que oito das dez ocupações responsáveis por quase 70% dos empregos no segmento enfrentam dificuldade de preenchimento. Entre as funções mais afetadas estão açougueiro, padeiro e operador de caixa. "Empresários do setor relatam que muitos jovens, tradicionalmente atraídos pelos supermercados para o primeiro emprego, hoje preferem atividades informais, em busca de maior flexibilidade. Diante desse cenário, uma solução muitas vezes negligenciada é a valorização de profissionais com mais de 50 anos", sugere o especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas. “Com vasta experiência de vida e trabalho, esse público reúne qualidades cada vez mais apreciadas, como comprometimento, pontualidade e facilidade no relacionamento com o cliente. Muitos estão em busca de reinserção no mercado ou desejam continuar ativos após a aposentadoria”, afirma Rosadas. “A inclusão de profissionais 50+ não é apenas uma oportunidade social — é uma estratégia inteligente. Empresas que apostam na diversidade etária relatam ganhos no clima organizacional, aumento da produtividade e maior fidelização dos colaboradores”, acrescenta. Para o especialista, supermercados que enxergarem esse potencial podem encontrar uma solução eficaz e humanizada para a falta de mão de obra, além de fortalecer a convivência intergeracional dentro das equipes.
28/04/2025
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Super Lagos inaugura primeira loja em Maricá; vem conhecer
Nem a chuva fina desanimou os clientes que foram conferir a inauguração da primeira loja da nova rede e saíram com carrinhos cheios. Super Lagos é uma rede nascida da necessidade de adequar o mix de produtos ao perfil do consumidor local da Região dos Lagos. A criação da marca foi iniciativa de um grupo que decidiu deixar uma grande rede de supermercados, cuja atuação predominava na capital, por perceber diferenças significativas nas preferências dos clientes do litoral. “A gente saiu da rede por conta da necessidade de adaptar o mix ao nosso público. O perfil aqui é diferente, e isso influenciava diretamente o desempenho da loja”, explica Inacio Gomes, gerente da unidade. Atualmente, o grupo conta com três lojas, sendo duas já operando sob a nova bandeira Super Lagos e uma ainda com a marca anterior, Super Compras — que em breve deve migrar. A estratégia agora é consolidar a marca e atrair novos associados. “Por enquanto, estamos sozinhos, mas a ideia é expandir. Já temos uma estrutura montada, uma equipe qualificada, experiência com clientes de Maricá, Niterói e São Gonçalo. Tudo isso nos dá um know-how que pode interessar a outros supermercadistas”, afirma. A loja de Inoã, em Maricá, ocupa uma área de 2.200 m², num complexo comercial de 5.800 m². São 16 checkouts, mix com 7.500 SKUs e ampla área de estacionamento com 400 vagas. O supermercado gera 190 empregos diretos e mais 100 indiretos, contribuindo de forma significativa para a economia local e para o desenvolvimento da comunidade. A localização estratégica, à beira da rodovia, contribui para o bom movimento. “Graças a Deus, o fluxo aqui é muito bom. Maricá está crescendo bastante e iniciativas como a moeda social também ajudam o comércio local”, afirma. O foco da operação está nos perecíveis, com destaque para açougue, FLV e laticínios — categorias que apresentam maior giro. Uma das estrelas é a peixaria que oferece diversos tipos de pescados frescos numa grande mesa como nas feiras livres. Segundo Inacio, a loja tem como diferencial o sortimento, a política de preços agressiva e o atendimento de qualidade. Desde a inauguração, o time buscou entender melhor o perfil do consumidor local para ajustar o sortimento de forma precisa. “A gente já chegou com uma bagagem, mas foi essencial ouvir o cliente daqui para adequar melhor a oferta”, explica. A ASSERJ parabeniza o nosso associado e deseja boas vendas! Super Lagos Maricá Rod. Amaral Peixoto, 22 - Inoã, Maricá Funcionamento: Segunda a sábado, das 7h às 22h, e domingos, das 7h às 20h.
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