Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,000 Result for
Península se desfaz de toda sua participação no Carrefour Brasil
A Península, gestora da família Diniz, se desfez de toda sua participação no Carrefour Brasil, informou a varejista na noite de segunda-feira (14). Até então, a acionista detinha 4,906% do capital da companhia. O anúncio ocorre poucos dias antes da assembleia geral de acionistas do Carrefour Brasil, que votará proposta do controlador francês para fechar o capital da subsidiária brasileira. Ao divulgar sua primeira proposta em fevereiro, o Carrefour disse que a Península havia demonstrado anteriormente a intenção de converter toda sua participação no Carrefour Brasil em ações do Carrefour França. O movimento pode auxiliar, inclusive, na aprovação da deslistagem* da divisão brasileira, ao aumentar o percentual de ações livres. Carrefour quer fechar capital da operação no Brasil O Carrefour França, controlador da rede no Brasil, anunciou que pretende tornar o Carrefour Brasil uma subsidiária integral, ou seja, passar a deter 100% da empresa. Atualmente, a holding francesa já possui cerca de 70% das ações. Para isso, está propondo uma oferta de compra das ações que ainda estão no mercado. O objetivo é fechar o capital da companhia no Brasil — ela deixaria de ter ações negociadas na bolsa e só poderia emitir títulos de dívida, como debêntures. (*) Deslistagem é quando uma empresa decide retirar suas ações da bolsa de valores e deixar de ser uma companhia de capital aberto. Isso significa que: Ela não terá mais ações negociadas publicamente. Investidores minoritários precisam vender suas ações de volta à empresa ou ao controlador. A empresa passa a ter menos obrigações de transparência e mais liberdade para decisões internas. No caso do Carrefour Brasil, a deslistagem permitiria ao Carrefour França controlar totalmente a operação brasileira, sem interferência do mercado ou de outros acionistas.
15/04/2025
3,000 Result for
Cencosud Brasil anuncia novo CEO
A Cencosud Brasil, uma das maiores varejistas de supermercados do país, está sob nova liderança. Vitor Fagá acaba de ser anunciado como o novo CEO da operação brasileira do grupo chileno, após deixar o cargo de diretor financeiro (CFO) do Assaí Atacadista. Fagá ingressará na companhia no próximo dia 5 de maio. Com uma carreira sólida no varejo de supermercado, o executivo traz mais de uma década de experiência no setor. Formado em Ciências Econômicas pela Unicamp e mestre em Strategic Leadership pela London Business School, ele iniciou a trajetória no GPA em 2010, onde ocupou cargos de diretoria, incluindo CFO e CEO de unidade de negócios. Posteriormente, esteve à frente do Sam’s Club Brasil como CEO, até a reorganização das lideranças promovida pelo Grupo Carrefour. No Assaí, além de vice-presidente de finanças, também atuava como diretor de relações com investidores. Com sua saída, a companhia informou que Aymar Giglio Jr., atual diretor de tesouraria, assumirá interinamente a função de CFO, enquanto Belmiro Gomes, presidente da rede, responderá temporariamente pela área de RI. Na Cencosud Brasil, Fagá sucede Emilio Nunes de Carvalho, que vinha acumulando as funções de diretor financeiro e de relações com investidores, além de conduzir interinamente a presidência. Além de dar as boas-vindas, a companhia ressalta, que “estamos convencidos de que sua experiência e liderança, junto à nossa grande equipe do Cencosud Brasil, serão fundamentais para seguir fortalecendo nossa presença no país e continuar impulsionando nosso propósito de servir de forma extraordinária em cada momento, conectando-se cada vez mais às necessidades dos nossos clientes, comunidades e colaboradores”. A Cencosud opera no Brasil desde 2007, por meio das bandeiras GBarbosa, Mercantil Atacado, Bretas, Perini, Prezunic, Spid e GIGA Atacado. Também opera o Cartão Cencosud, negócio de Serviços Financeiros. Com mais de 380 unidades e cerca de 20 mil colaboradores, Cencosud está presente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. Desejamos sucesso ao novo CEO e que a Cencosud siga fortalecendo e engrandecendo o setor!
15/04/2025
3,000 Result for
Dia Mundial do Café: ASSERJ reforça compromisso com a qualidade e segurança do produto no varejo
No Dia Mundial do Café (14/04), a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) reforça o compromisso do varejo com a qualidade dos produtos ofertados nas gôndolas e a segurança alimentar dos consumidores. A data, que celebra uma das bebidas mais queridas do brasileiro, ganha ainda mais relevância em meio ao crescimento do consumo e aos desafios enfrentados pelo setor com a alta de preços e o avanço das fraudes no café. Nos últimos meses, a ASSERJ tem se engajado ativamente em iniciativas que visam proteger o consumidor e fortalecer a confiabilidade dos produtos vendidos nas redes associadas. Uma dessas ações é a participação direta na criação do Projeto Gôndola Certificada, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a Firjan, com foco no controle de qualidade e rastreabilidade dos cafés comercializados no varejo. “Essa iniciativa tem forte apelo junto ao consumidor, especialmente por tratar de um tema essencial: segurança alimentar. O mais importante neste momento é abrir o diálogo e partir para ações práticas em parceria com a indústria”, destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. “Fraudes no café afetam não apenas o consumidor, mas também os supermercadistas, que muitas vezes podem ser vítimas de produtos adulterados, sem saber. Nosso papel é estar vigilante e promover soluções que resguardem o setor e quem compra”, afirma. Alta nos preços exige planejamento e transparência O preço do café no Brasil dobrou em menos de seis meses: de R$ 1.300 em novembro de 2024 para R$ 2.600 em fevereiro deste ano. Essa valorização, motivada por fatores climáticos, cambiais e logísticos, impacta diretamente o consumidor e o planejamento dos supermercados, que precisam equilibrar a oferta de produtos com preços justos e qualidade garantida. O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e atento aos produtos que consome. Neste contexto, o café — bebida presente em 98% dos lares do país — precisa vir acompanhado de confiança, qualidade e origem clara. O Projeto Gôndola Certificada surge como resposta direta a essa demanda, garantindo que os cafés nas prateleiras tenham sido testados, auditados e certificados. O café e o Brasil: um elo cultural e econômico Líder mundial na produção do grão e segundo maior consumidor global, o Brasil movimenta toda uma cadeia econômica por trás da bebida. Do campo ao varejo, o café emprega milhares de pessoas e sustenta negócios em diferentes frentes — da agricultura familiar às grandes redes de supermercados. No Dia Mundial do Café, a ASSERJ ressalta não apenas a importância do produto na mesa do brasileiro, mas também a responsabilidade que o varejo tem de garantir que da lavoura à gôndola, o café continue sendo sinônimo de confiança e qualidade.
14/04/2025
3,000 Result for
Somente supermercados registram alta de vendas em março, aponta Stone
As vendas no varejo brasileiro registraram queda de 1,6% em março, com retração ainda mais acentuada no comércio digital, que encolheu 12,8% no período. Os dados são de um levantamento da Stone, plataforma de meios de pagamento que acompanha mensalmente a movimentação do comércio físico e online. Segundo o estudo, a tendência de queda nas vendas se intensificou desde o fim de 2023. No acumulado dos últimos 12 meses até março deste ano, o recuo foi de 1,8%. Entre os oito setores analisados, apenas o segmento de supermercados apresentou crescimento, com alta de 2,2%. Todos os demais registraram retração: materiais de construção (-5,5%), tecidos, vestuário e calçados (-3,4%), móveis e eletrodomésticos (-2,7%), artigos de uso pessoal e doméstico (-2%), artigos farmacêuticos (-1,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%). De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, a desaceleração do varejo está relacionada ao enfraquecimento do mercado informal, aumento do endividamento das famílias e pressão inflacionária. “O mercado de trabalho continua mostrando força, mas já dá sinais de desaceleração, principalmente no setor informal”, explica Calvelli. “Ao mesmo tempo, as famílias estão mais endividadas, e esse aperto no orçamento, somado à inflação, tem pesado no consumo”, completa. O índice de vendas da Stone é calculado com base em transações realizadas via cartão, voucher e Pix, envolvendo pequenos, médios e grandes varejistas que utilizam os serviços da StoneCo. A metodologia é inspirada em modelo semelhante adotado pelo Federal Reserve dos Estados Unidos.
14/04/2025
1
...
178
179
180
...
750
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 713 to 716 of 3,000 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
178
Page
179
Page
180
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
181
Page
182
Page
183
Page
184
Page
185
Page
186
Page
187
Page
188
Page
189
Page
190
Page
191
Page
192
Page
193
Page
194
Page
195
Page
196
Page
197
Page
198
Page
199
Page
200
Page
750
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden