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Economia
Supermercados buscam soluções para enfrentar a alta dos preços da carne
A carne bovina está mais cara e a previsão é a de que o consumidor sinta ainda mais no bolso em 2025 No acumulado de 12 meses, a inflação das carnes saiu de 8,33% até outubro para 15,43% até novembro deste ano. E é neste cenário que os supermercados buscam estratégias para lidar com a nova realidade do mercado e garantir a satisfação dos clientes. A variação mais recente é a maior desde outubro de 2021 (19,71%), segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados no último dia 10 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O instituto destacou os aumentos em cortes como alcatra (9,31%), chã de dentro (8,57%), contrafilé (7,83%) e costela (7,83%). Entre os fatores determinantes estão a moderação dos abates e as fortes exportações, que reduziram a disponibilidade interna de carne a partir de setembro. A arroba chegou a R$ 352 em novembro e neste início do mês está estabilizada em R$ 323. Mas, ainda assim é um valor mais alto. Em junho deste ano, a arroba era comercializada, em média, por R$ 215. Roberto Batista, diretor comercial de perecíveis do Supermarket (Barra Oeste), afirma que o segmento varejista está familiarizado com o gerenciamento de crises, como no período da pandemia quando “com empenho, disciplina e gestão não houve desabastecimento ou ruptura nas gôndolas dos supermercados.” Por isso mesmo, ele aposta, os varejistas conseguirão contornar mais essa situação. E aponta como: Para mitigar o impacto dessas variáveis externas na composição do preço ao consumidor, podemos adotar o custo "médio" gerado a partir do valor de entrada do produto, como um balizador na formação do preço de venda. Os pedidos devem ser ajustados gradativamente à nova demanda, sempre mantendo o compromisso de garantir o sortimento na loja à disposição do consumidor, até porque nessa categoria não é comum trabalhar com estoques elevados. Reforçar os controles de perdas por manipulação indevida do produto Reciclar equipes e revisitar processos de prevenção e monitoramento de descartes por avarias. A economia gerada com essas ações dá o fôlego necessário para atravessar a crise. Dessa forma, o repasse do aumento do custo ao consumidor se dará de forma gradativa. Reforçar a excelência no serviço, no atendimento, na qualidade das exposições no setor açougue. Focar nos cortes especiais na busca de um público onde o fator preço, segundo especialistas, não tem peso relevante no momento da decisão de compra. Questionado sobre a tendência de migração do consumidor para carnes mais baratas, como frango e porco, Roberto detalha que o mercado varejista vai investir cada vez mais em informações e dados para embasar tomadas de decisão. E a análise desses dados pelo Time de Gecat (Gestão Categorias) será utilizada para redesenhar os espaços e ajustar ao novo share de cada produto do segmento. De forma que o nível do serviço prestado ao cliente não sofra perda de qualidade. “Em função de tudo isso, não apostaria numa alteração no mix, mas sim numa gestão forte e detalhada dos espaços.” E você, supermercadista? Como vai driblar esse cenário no seu supermercado?
27/12/2024
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BRF esquenta as vendas com foco em trade e inovação
A gigante brasileira do setor alimentício está intensificando suas estratégias de trade para impulsionar as vendas e conquistar novos consumidores Com um olhar atento às tendências do mercado, a empresa investe em ações inovadoras que vão desde a modernização do ponto de venda até o fortalecimento de suas marcas. Desde novembro, a Sadia passou a endossar toda a linha de cortes bovinos da Bassi, e a Perdigão nomeou toda linha de cortes bovinos como Perdigão Montana e Montana Steakhouse, potencializando o alcance dos clientes. Por isso a expansão da BRF tem sido marcada por uma série de iniciativas estratégicas, com destaque para: Inovação no ponto de venda: a utilização de pontas iluminadas em supermercados tem se mostrado uma ferramenta eficaz para atrair a atenção dos consumidores e impulsionar as vendas. Além disso, a adoção do sistema de auto-serviço em seu empório de frios demonstra o compromisso da empresa em oferecer uma experiência de compra mais prática e moderna. Investimento em mídia digital: a utilização de leds em lojas de clientes e nas principais avenidas da cidade demonstra a aposta da BRF em estratégias de marketing digital para alcançar um público cada vez mais conectado. É o que garante a responsável pelo trade da regional Rio de Janeiro da BRF, Camila Leibel. À ASSERJ, ela explica que nos últimos anos tem consolidado a estratégia de visibilidade da marca no Rio de Janeiro, com materiais duráveis e inovadores. Em 2024, complementa, a empresa obteve resultados excepcionais, especialmente por meio de tendas e empórios de frios, além de pontas de congelados iluminadas nos autosserviços. "A procura de nossos clientes para terem esses materiais em loja é diária, pois reflete no aumento imediato do sell out dos produtos ali expostos. Neste ano, também expandimos para o canal Cash and Carry, com projetos de tendas de fatiados Sadia, alcançando resultados positivos de sell out e oferecendo um modelo de serviço diferenciado e de valor agregado ao shopper deste canal. Além disso, aproveitando o período de sazionalidade, férias e verão, iniciamos no desenvolvimento também de materiais de visibilidade duráveis para a categoria de churrasco, juntamente com a Bassi, agora como submarca da Sadia, e a marca Perdigão na Brasa para se consolidar como referência em proteínas para churrasco no estado do RJ", afirma Leibel. A experiência da BRF demonstra que o sucesso no varejo está diretamente ligado à capacidade de inovar e oferecer soluções personalizadas para cada canal de venda.
27/12/2024
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ASSERJ participa de live que encerra Campanha de Natal da Casa do Arroz
A Casa do Arroz encerra hoje a Campanha de Natal de Prêmios, em uma live que terá a participação do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz. Esse é o décimo ano ininterrupto do evento e o quinto da super live de sorteio. A campanha desta edição foi desenvolvida em parceria com grandes empresas como Sadia, Três Corações, Paraty, Reckitt, YPÊ, Piracanjuba e Ambev. A super live Natal de prêmios será realizada hoje, quinta-feira, às 19h, e transmitida ao vivo pelo YouTube da Casa do Arroz. Os clientes poderão acompanhar, de qualquer lugar, o sorteio dos prêmios, incluindo três carros 0km, que são o grande destaque da campanha. A atração principal será o cantor Sérgio Loroza. Queiróz diz sentir-se honrado em fazer parte dessa história. "É uma oportunidade de celebrar a união e a força da nossa associação. Convido a todos a acompanharem a transmissão e participarem dessa grande festa!"
26/12/2024
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Associados em foco
Grupo Carrefour Brasil contrata 53 mil beneficiários do Bolsa Família
O Rio de Janeiro é um dos estados com o maior número de contratações, com 2007 beneficiários empregados O Grupo Carrefour empregou 53 mil beneficiários do CadÚnico e do Bolsa Família, por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Lançada em 2023, a iniciativa tinha como meta inicial a contratação de 6 mil pessoas em todo o país em um ano, mas o resultado já é nove vezes maior do que o esperado. Até maio deste ano, o Grupo havia contratado 21 mil pessoas do Bolsa Família. Desde então, foram realizadas 32 mil novas contratações, em todos os 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, com um destaque importante: 62% desses novos contratados foram mulheres. Desde o início do projeto, o Grupo Carrefour Brasil tem trabalhado para promover a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, priorizando beneficiários do Cadastro Único. Os contratados passaram a atuar em diferentes bandeiras do grupo, como Atacadão, Sam’s Club e Carrefour Varejo. “Temos orgulho de alcançar esse resultado em parceria com o Ministério. Faz parte de nossa responsabilidade social como um dos maiores empregadores do Brasil. É uma oportunidade de entrar no mercado formal de trabalho, possibilitando renda e crescimento profissional. Poder proporcionar isso é muito significativo para nós”, afirma Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil, que reúne cerca de 130 mil colaboradores. É muito gratificante ver um dos nossos Associados engajados nessa causa, reforçando o comprometimento social e econômico do setor.
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