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Como a IA pode ser fundamental na gestão da cadeia de suprimentos?
A IA é uma ferramenta importante para os gerentes de cadeias de suprimentos e, finalmente, está começando a cumprir essa promessa Organizações de diversos setores estão adotando rapidamente a inteligência artificial (IA), apontou a nova pesquisa da McKinsey, que revelou que 65% das empresas utilizam IA generativa em pelo menos uma função, o dobro do número registrado no ano anterior (2022). Além disso, 67% dessas organizações planejam aumentar seus investimentos em IA nos próximos três anos. A gestão da cadeia de suprimentos tem sido um foco significativo do investimento, com muitas empresas relatando aumentos de receita de 5% ou mais devido à implementação da IA. O Head de Tecnologia do Supermarket, Luis Jairo Jr, afirma que "a tecnologia está elevando a eficiência e a velocidade, além de ser crucial para a sustentabilidade. É uma ferramenta que otimiza espaço e estoques, reduzindo a perda de venda e o desperdício", afirmou. Empresas como Walmart, Amazon e Zara já estão aplicando IA em suas cadeias de suprimentos. No futuro, espera-se que a IA assuma papéis ainda mais complexos, incluindo a tomada de decisões autônoma, onde os sistemas de IA não apenas preverão, mas também farão ajustes em tempo real nas cadeias de suprimentos sem a intervenção humana. A IA pode, eventualmente, gerenciar processos de ponta a ponta, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega ao cliente final, transformando os modelos tradicionais em redes preditivas que respondem melhor às flutuações do mercado e desafios globais. O engenheiro sênior da Ernest&Young para o Varejo, Levi Gabriel, ressalta que a IA é uma ferramenta para diminuir a quebra na operação. "É possível mapear todo o processo de suprimento, avaliar a cadeia de abastecimento e fazer projeções sobre quantidade de compra, expectativa de venda, precificação e muitos pontos cruciais para a venda", explicou. No entanto, muitas empresas ainda enfrentam obstáculos significativos para aproveitar todo o potencial da IA, como a falta de uma infraestrutura digital adequada e a ausência de dados centralizados e organizados em tempo real. Para superar essas barreiras, as organizações precisam desenvolver um repositório central de dados que abranja desde o planejamento até a logística, e que inclua informações detalhadas sobre fornecedores em todos os níveis da cadeia de suprimentos. A digitalização é essencial para fornecer à IA os dados necessários para análises preditivas e tomadas de decisões automatizadas. Plataformas digitais multiempresariais, que garantem a precisão e acessibilidade dos dados em tempo real, permitem que as empresas monitorem suas cadeias de suprimentos de forma contínua, identifiquem problemas antecipadamente e tomem decisões informadas.
23/10/2024
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Mantiqueira entra para o top 10 mundial das produtoras de ovos; saiba mais
Empresa brasileira assumiu a liderança do segmento na América do Sul A WATT Global Media 2024 anunciou a entrada da Mantiqueira Brasil no top 10 das maiores produtoras de ovos mundial, pelo ranking World's Top 30 Egg Producers 2023. A conquista da empresa brasileira também consolida a marca como a maior fornecedora de ovos da América do Sul e uma das gigantes do segmento no continente. Segundo números da Mantiqueira, são aproximadamente 4 bilhões de ovos por ano, atendendo ao mercado nacional e internacional. O Brasil é o quinto maior produtor mundial de ovo, e apenas os produtos da Mantiqueira representam 5% da produção total no país, estendendo a presença da empresa pelo Oriente Médio, África, Ásia e o restante da América do Sul. “Com DNA voltado ao pioneirismo, atribuímos esta conquista aos nossos pilares fundamentais de sustentabilidade, inovação em tecnologia de ponta e investimentos constantes em bem-estar animal, tendo atingido em 2024, a meta prevista para o próximo ano de alcançar 2,5 milhões de aves livres”, celebra Leandro Pinto, fundador e presidente do Conselho da Mantiqueira Brasil. O executivo destaca o investimento da empresa na modernização do processo de produção de ovos para classificação e modernização das fábricas de ração e dos galpões de postura, por meio de maquinários e tecnologias de ponta. Com a linha 'Happy Egg's, a Mantiqueira tem crescido exponencialmente no mercado brasileiro e garantido uma penetração em supermercados de quase 70%."Estamos presentes em 21 dos 27 estados brasileiros, além de exportarmos também pela América do Sul, Oriente Médio e Ásia. Produzimos em seis estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo. Goiás e Mato Grosso, com 15 unidades dentro destes estados. Vimos nos uúltimos meses, um aumento exponencial do mercado de ovos no Brasil", completou Murilo Pinto, diretor Comercial e de Logística da Mantiqueira Brasil.
23/10/2024
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Rotulagem de fracionados: saiba tudo o que rolou na reunião do Conselho de Alimento Seguro da ASSERJ
Muitas dúvidas foram sanadas e experiências compartilhadas na segunda reunião do Conselho Conduzida pelo consultor Flávio Graça, a reunião do Conselho de Alimento Seguro da ASSERJ contou com a participação de gestoras das maiores redes supermercadistas fluminenses, como Adonai, Armazém do Grão, Grupo Carone, Grupo Pão de Açúcar (GPA), Guanabara, Hortifruti, Mundial, Prezunic, Redeconomia, Supermarket e Zona Sul. Na abertura, Flávio apresentou as soluções da Associação para contribuir com a segurança alimentar como o portfólio de cursos da Escola ASSERJ, as visitas técnicas preventivas e a articulação com órgãos fiscalizadores. “É importante que vocês, líderes, estimulem os colaboradores a participarem dos cursos gratuitos. A rotatividade é alta no nosso setor, o que exige treinamento contínuo”, afirmou. O assunto mais discutido, sem dúvida, foi a questão da rotulagem dos alimentos fracionados de acordo com as normas da IVISA. Ao responder à Mariana Tonucci, do GPA, o consultor disse que “o processo de adequação da rotulagem é uma dificuldade porque o sistema ainda é manual e físico”. Mariana Tonucci confessou que chega a pesquisar na concorrência se estão cumprindo a regra do SIM. Fernanda Machado, do Grupo Carone, do Espírito Santo, que acaba de se associar à ASSERJ, falou sobre o processo de rastreabilidade usado no Grupo, que consiste em ter uma pasta para cada marca com uma planilha exclusiva com todas as informações originais do produto. “No final, criamos um lote interno com data de produção, nome da unidade e horário, e tem funcionado bem”. Fernanda compartilhou o documento com as conselheiras no grupo de WhatsApp. Isabela Berlandez, do Guanabara, e Fernanda Barcelos de Araújo, do Prezunic, também compartilharam as melhores práticas adotadas e sugeriram uma reunião com o time da IVISA- Rio, que será agendada pelo consultor Flávio Graça. Em breve, comunicaremos a data.
23/10/2024
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Com apoio da ASSERJ, SA+ Trade realiza workshop. Confira tudo aqui!
Evento reuniu importantes vozes do trade marketing nacional para uma tarde de conhecimento e networking Aconteceu no Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (22), o evento Workshop Trade da SA+ Varejo, que contou com o apoio da Asserj, no auditório do condomínio da Associação, e que reuniu figuras importantes do trade marketing brasileiro para discutir cases de sucesso, tendências do setor e como aproximar o varejo da indústria. O evento teve como temática central o uso do retail media. Bruna Fallani, consultora de varejo e fundadora da Shopper 2B, primeira palestrante, abordou a importância de conciliar uma estratégia de CRM com uma boa política de pós-venda, ressaltando a era da experiência que o varejo vive atualmente. "Precisamos reavaliar a necessidade de compra do consumidor. O sucesso do Customer Experience, ou da jornada de experiência do cliente é um equilíbrio entre três etapas: emoção, que gera o sucesso da venda, que recompensa o esforço da estratégia", afirmou. Em seguida, Dario Gohda, sócio-diretor da Varejo Ads, apresentou a ideia de que o "varejo é mídia", uma visão mais apurada do retail media, mas que conversa com o público da mesma maneira. "Atualmente, os supermercados são vistos como centros de audiência", explicou, ao defender que a nova forma de monetização do varejo permite um aumento da margem de lucro apertada. "Antes, os supermercados não imaginavam conseguir competir de igual para igual e, em alguns casos, até vantajosamente, contra a grande mídia. É além de uma receita adicional, é a independência que o setor procura para negociar com a indústria", afirmou. Para Gohda, o retail media tem a capacidade de entregar para a indústria uma assertividade maior no trato dos dados do cliente. Quem também falou nesse sentido foi o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, que ressaltou a importância do bom relacionamento entre a indústria e o varejo com o retail media, e a força da comunicação desse conceito com todas as camadas e destacou que o termo mídia no varejo, apresentado por Gohda, aproxima ainda mais o conceito do nosso povo e realidade, afinal, somos um povo simples. “O nosso povo é um povo simples, não adianta. Sempre foi simplicidade", afirmou. A Haribo apresentou seus diversos cases de sucesso do Brasil, passando pela história da empresa centenária de origem alemã e que é a 8ª maior produtora de balas de gelatina no mundo. Um ponto importante dessa apresentação foi a informação de que as ações de trade marketing realizadas em 2024 garantiram até 63% de conversão de venda. Em seguida, Eduardo Jaime, CEO da SA+ Varejo apresentou um compilado de tendências para o trade marketing em 2025 e o que impulsionou o tema em 2024. Segundo o executivo, 85% do varejo não tem uma área de tarde orgânica e estruturada, preferindo delegar essa função para outros departamentos como marketing e comercial. "Esse é um erro que tende a começar a mudar no ano que vem. As empresas de varejo perceberam que esse é um setor que merece atuar com liberdade e investimento para converter leads em vendas e impulsionar o negócio", destacou Eduardo Jaime. A Motorola apresentou um vasto portfólio de soluções tecnológicas para operacionalizar o varejo. Com ferramentas que se estendem desde simples tablets até computadores específicos para cálculos mais apurados. A megamídia também apresentou suas opções para o público do Workshop Trade, com cases de sucesso no setor supermercadista fluminense, em especial em lojas do Supermarket, Multi Market, Bramil e Princesa. Ao final, Fabio Acayaba, head de estratégia da Neogrid, destacou como o trade marketing pode fazer a diferença na composição da estratégia comercial do varejo com a indústria, "Ao definir como o Trade vai operar dentro do seu negócio é um fator crucial para o sucesso, principalmente, porque você tem em mãos uma ferramenta com um alto poder de rendimento, de provocar experiência e de fidelização do cliente", afirmou. Associados da ASSERJ prestigiam o evento Estiveram presentes no evento diversos associados da ASSERJ. Cerca de 100 convidados lotaram o auditório para prestigiar o encontro. Gerentes de setores do marketing, compras e trade, e até representantes da indústria que desejam estreitar laços com os supermercadista marcaram presença. "Mais uma vez a ASSERJ fez um golaço apoiando esse evento da SA+ Varejo, que busca ajudar o nosso setor trazendo conhecimento, network, incentivando que busquemos novas formas de atuar no trade marketing", afirmou Rafael Adonai, gerente de marketing do Adonai Supermercado. O CEO do Supermarket, Guilherme Monnerat, também comentou sobre o evento, "É muito importante impulsionar o setor de trade marketing nas lojas, e certamente, com o que aprendemos aqui, o Supermarket estará ainda mais preparado nessa área para 2025". O presidente do Conselho Diretor da ASSERJ, Genival Beserra, parabenizou o evento de trade, "É com muito gosto que estivemos aqui hoje aprendendo, entendendo mais sobre o trade marketing e como é importante adotá-lo dentro das nossas lojas", declarou.
22/10/2024
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