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Indústria e supermercadistas em total sinergia! Com Hortência Marcari fechando o dia, o Seminário Super Negócios apresentou tendências importantes para o setor
O evento reuniu, na agenda de painéis, encontros entre executivos e empresários da indústria de alimentos e do varejo, além de grandes nomes do mercado nacional A valorização da experiência do usuário no canal de venda, a importância do trabalho conjunto entre indústria e varejo e o potencial de dados e do retail media foram alguns dos principais tópicos abordados no Seminário Super Negócios, promovido pela ASSERJ nesta quarta-feira (2/10), na Cidade das Artes, Barra da Tijuca. Na abertura do evento, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, destacou que estamos na era da experiência e a necessidade de um trabalho conjunto dos dois segmentos - indústria e varejo - para atrair e manter o consumidor. "Acabou a era do consumidor ir às nossas lojas por necessidade. Agora, quem quiser subsistir, quem quiser sobreviver, terá que atrair o consumidor pela sua vontade. E isso não é possível se não fizermos a quatro mãos”, alertou o executivo. AS PALESTRAS SCANNTECH A Scanntech apresentou dados importantes para o setor varejista, como o aumento do volume de vendas da cesta dos perecíveis ter alcançado o resultado de 6,1% no período de janeiro a agosto de 2024. O cenário positivo da categoria foi puxado pelo setor de FLV que ficou com uma fatia de 4,9%, representando a força do segmento de “cesta saudável”. Sobre esse tema, Thomaz Machado, CEO da Scanntech, afirmou que “dentro da categoria de perecíveis, o FLV se destacou com 29% de contribuição no crescimento e 37% de participação no volume de vendas”, um resultado impressionante passado o período de regulação do setor. AMBEV O gerente de trade da AMBEV no Rio de Janeiro, Lucas Bottino, apresentou um case de sucesso da gigante brasileira de bebidas no seminário Super Negócios. O executivo ressaltou a importância de coletar dados cruciais no “chão de loja” e convertê-los em estratégias assertivas para capturar todos os públicos com o volume de vendas. “Atualmente, o fator que define o sucesso das vendas é entender o hábito de consumo dos diversos públicos do supermercado. Por exemplo, precisamos mapear como o brahmeiro da década de 1990 está se comportando nos dias de hoje. O que ele está comprando, como está bebendo? O que está bebendo?”, explicou. NESTLÉ A Nestlé, que foi eleita a primeira empresa em relacionamento com o varejo, destacou a prática de JVC (Joint Value Creation), que agrega valor na parceria com os supermercados. O gerente executivo de trade marketing, Eduardo Correa, apresentou várias iniciativas da empresa nesse sentido e destacou a importância de ouvir o cliente. “Temos um grupo de pessoas 60 + que participam de promoções dos produtos Nestlé nas lojas. Eles são ótimos. Me trazem retorno de como as promoções estão sendo recebidas pelo consumidor. E isso é muito importante: saber a opinião do cliente”, ressaltou Correa. CARREFOUR A diretora de inteligência comercial do Carrefour Brasil, Andreia Pinto, instigou o público do seminário Super Negócios a ser mais estratégico na montagem das suas categorias de vendas, priorizando sempre os itens que trazem mais rentabilidade para o negócio. “A minha recomendação é que os supermercados invistam até 5% das categorias em marcas líderes de mercado e organizem as suas gôndolas para isso. Leve o comprador no chão de loja, só assim ele irá entender a importância da venda do produto que ele mesmo comprou”, afirmou. HORTIFRUTI O CEO do Hortifruti Natural da Terra, Paulo Drago, foi o convidado para conversar com a mediadora, Walquyria Majeveski, Consultora de Varejo da ASSERJ, e dar insights valiosos sobre as estratégias para compras. Paulo, que é um dos executivos mais bem sucedidos do setor supermercadista do Rio de Janeiro, explicou que o comprador de sucesso precisa entender que em uma negociação com a indústria é essencial estar bem-informado, “Se você tem dados e forma suas opiniões com base neles, e não em impressões, você ganha muito mais força em uma negociação com a indústria”, afirmou. PANCO Luiz Otávio Costa, gerente executivo da Panco, falou do crescimento do mercado de pães artesanais e panetones, além da representatividade da empresa no mercado. Costa levou para o seminário uma equipe de vendas com o objetivo de ampliar a participação no mercado fluminense. Ele lamentou que, apesar de ser uma empresa líder no segmento, a Panco não consegue espaços maiores nas gôndolas, principalmente para esses produtos que estão crescendo no mercado. “O consumidor está mais indulgente”, destacou. Com relação aos panetones, Luiz Otávio mostrou que a demanda tem crescido e eles têm identificado um aumento na procura de embalagens menores. O executivo apresentou os lançamentos da Panco para esse ano. RETAIL MEDIA O seminário Super Negócios recebeu um painel dedicado ao retail media conduzido por Cristiane Leal, consultora do tema, e que conversou com Flávio Pires, gerente executivo da Nestlé, Eduardo Correia, gerente de trade marketing da Nestlé e Wlauber Manhães, gerente de marketing do Princesa. A conversa abordou diversas visões sobre esse conceito que tem crescido nos últimos anos e que envolve o varejo e a indústria. Cristiane exaltou o tema e a importância para gerar receita no varejo, “embora ele seja um tema de uma complexidade muito grande e permite muitas estratégias interessantes para monetização”, afirmou. Em seguida, Flávio Pires explicou que, para a Nestlé, assim como para a indústria, o retail media é mais uma ponte para unir o consumidor com a marca. “Estamos muito mais conectados do que antes, e a chegada do retail media permite que nós possamos nos conectar com públicos que antes estavam mais afastados”, comentou. Essa visão também foi usada por Eduardo Correia, que ressaltou a importância da atuação conjunta do trade e do comercial. “É preciso que ambos os setores se entendam e passem a trabalhar com a mesma sinergia”, disse. No fim, Wlauber Manhães afirmou que para abordar o retail media com sucesso é preciso “pensar fora da caixa, pegar os dados e utilizar as ferramentas tecnológicas que existem. Sobretudo, é importante não ficar parado quanto a esse tema, porque ele é o futuro do varejo”, afirmou. CREMER Líder no Brasil na venda de lenços umedecidos, com a linha Piquitucho, a Cremer tem investido na categoria trocador. André Luiz, gerente divisional de vendas, apresentou os lançamentos da empresa, como fraldas descartáveis, linha toalete e lenços umedecidos para recém-nascidos, feito 99% com água. Ele contou que a empresa está para inaugurar uma nova sede, que será a maior da América Latina. André Luiz também mostrou dados do desempenho da empresa e identificou o mercado fluminense com grande potencial de crescimento. BNEX A apresentação de Eduardo Donoso, Head de Marketing da BNEX, mostrou os benefícios de saber aproveitar todas as oportunidades que o cadastro de clientes pode oferecer. Usando exemplos de empresas que atuam no mercado nacional, o executivo destacou crescimentos de até 80% no faturamento depois da implantação de medidas como retail media, novos serviços, cartão de crédito próprio, entre outros. Donoso deu dicas para a elaboração de aplicativos, e-commerce e outras estratégias de monetização do cliente. Ele deixou um alerta: com o perfil da população mudando - principalmente diminuindo e envelhecendo, ao mesmo tempo em que a concorrência tem crescido, é preciso agir. HORTÊNCIA O evento foi encerrado com a palestra realizada pela medalhista olímpica dos Jogos de Atlanta 1996, Hortência Marcari, que traçou o caminho da sua carreira desde a cidade de Potirendaba, no interior de São Paulo até o estrelato. “Algumas pessoas me perguntam, 'Hortência como você se sente ao ser reconhecida como rainha?' Eu não me sinto como rainha, mas eu reconheço a minha dedicação em chegar aqui e em respeito a quem sempre torceu por mim, eu me cuido, me dedico e busco ser o melhor exemplo possível para as futuras meninas”, afirmou. Ao final, Hortência respondeu perguntas dos fãs que assistiram a sua palestra e sorteou 5 bolas de basquete autografadas. Claro, a noite acabou sob calorosos e longos aplausos, fechando a 4ª edição do seminário com uma cesta de três pontos! Acompanhe as nossas publicações ao longo dos dias, pois vamos desdobrar todas as pautas debatidas nessa importante tarde para o setor fluminense.
02/10/2024
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Transformações e tendências do setor foram pauta da reunião do Conselho Diretor da ASSERJ, que contou com uma participação muito especial
A reunião do Conselho Diretor da ASSERJ, realizada em paralelo ao Seminário Super Negócios, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, contou com a participação de grande parte dos conselheiros. Executivos das redes Hortifruti, Casa do Sabão, Prezunic, Maringá, Redeconomia, Unidos, Zona Sul, Supermarket, entre outras, trataram de temas de interesse do setor como gestão de pessoas, gerenciamento de compras, retail media e substituição tributária. O presidente Fábio Queiróz disse que “na era da experiência, as transformações estão realmente acontecendo. Fui procurado pelo Mundial para fazer retail media. Uma das redes mais conservadoras do varejo de supermercado já está se abrindo para esta forma de monetização”. Ele ressaltou que a ASSERJ tem papel fundamental neste sentido ao disseminar conhecimento, apresentar tendências e validar tomadas de decisão. Paulo Drago, CEO do Hortifruti, que depois de uma trajetória em São Paulo, está há três meses no Rio, afirmou que pôde observar a mudança no varejo fluminense. “É nítida a evolução nos últimos quatro anos. A quantidade de lojas, de empregos, precisamos continuar evoluindo, mas faço um alerta: temos que exigir mais dos nossos compradores. Eles não podem atuar como na década de 80/90 para não ser um tirador de pedido”, revela. “Somos bons em colocar preço para baixo, precisamos melhorar o atendimento, ter novos serviços e novos produtos. Precisamos entregar novidades. Há bons fornecedores fora do Rio, temos que abrir a mente”, concluiu. A reunião também teve momentos saborosos com o ASSERJ EXPERIENCE. Três empresas tiveram a oportunidade de apresentar produtos e serviços para o seleto grupo de empresários. A Qualimar/Carapitanga preparou camarões fritos para os conselheiros que aprovaram o sabor do crustáceo. O CEO Pedro Duque, ao lado do sócio Marcelo Varella, explicou que a empresa está há mais de 20 anos no mercado: “a Carapitanga se dedica exclusivamente à criação, processamento e fornecimento de camarão marinho. Com uma produção anual de mais de 8 mil toneladas de camarão, produzidos numa área de 2.070 hectares, os mais de 546 viveiros estão instalados em 16 fazendas, localizadas no Nordeste. Na sequência, Silvana Crespo, CEO na Pipeline Gerenciamento de Obras e Projetos, apresentou as complexidades do planejamento e controle eficiente e as soluções da empresa para transformar a gestão de expansão de lojas físicas. “Nossa abordagem integrada assegura que cada fase seja executada com máxima precisão e eficiência. Estamos dedicados a superar obstáculos, antecipar desafios e manter um padrão de excelência contínuo”, afirmou Silvana. Depois, foi a vez de Vanderley Gonçalves, gestor comercial da Ramirez Conservas, oferecer as famosas sardinhas portuguesas aos conselheiros. No fim, o presidente Fábio Queiróz surpreendeu a todos com a presença ilustre da rainha do basquete Hortência Marcari. A ex-jogadora, considerada uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos, encantou os conselheiros antecipando alguns insights apresentados na palestra Lições de uma vida: estratégia, valores e atitude de uma campeã! Hortência falou sobre liderança e descontraiu os presentes ao comentar sobre futebol. Corintiana, a atleta brincou com o presidente Fábio Queiróz, fervoroso torcedor do Flamengo, sobre o jogo dos times na Copa do Brasil. A reunião do Conselho Diretor da ASSERJ, além de promover um debate rico sobre as tendências e desafios do setor, também proporcionou momentos de interação e aprendizado. A presença de líderes renomados e a troca de experiências demonstram o comprometimento da ASSERJ em impulsionar o varejo fluminense.
02/10/2024
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Confiança do consumidor cresce no último mês; saiba mais
Avaliação é positiva e deve estimular o consumo das famílias brasileiras Um bom resultado para os supermercados foi divulgado pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas, que apontou pela quarta vez consecutiva um crescimento, desta vez de 0,5% em relação ao mês anterior. Em médias míveis trimestrais, o índice aumentou 0,9%. A justificativa apresentada pela Fundação foi a melhora na percepção das famílias, tanto em relação a situação financeira como a projeção para o futuro. Isso também está associado ao menor nível de desemprego desde 2014, com o índice chegando a 6,6% segundo números do Caged. O aumento da renda da população é consequência direta do aquecimento do mercado de trabalho brasileiro, e também pelo aumento nos programas de transferência de renda promovidos pelo Governo Federal. Para William Figueiredo, o índice representa um bom momento para os supermercados. “A confiança do consumidor sobe gradativavemente desde junho deste ano, sendo influenciado, principalmente, pelas expectativas para os próximos meses. Em setembro, houve ligeira piora das percepções sobre a situação atual, que por sua vez, foi influenciado pela piora no indicador de situação financeira das famílias. Entre as faixas de renda, o resultado foi heterogêneo. A resiliência da atividade doméstica tem sustentado a tendência de alta na confiança dos consumidores, mas a recuperação em ritmo lento reflete a percepção ainda fragilizada das finanças pessoais”, afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.
01/10/2024
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No Dia Internacional do Café, descubra as novas tendências para categoria
A data é comemorada em todo o mundo por produtores, consumidores e empresas do setor Historicamente, o Brasil é considerado o "país do café", seja pela produção em massa como principal e maior exportador do grão ou pelo laço cultural que a população desenvolveu. Segundo a Mordor Intelligence, o mercado cafeeiro está em ascensão, estimado em US$ 132,13 bilhões neste ano e deverá atingir US$ 166,39 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 4,72% durante o período de previsão. Segundo a agência de pesquisa de mercado internacional, algumas tendências serão decisivas para a crescente cultura de consumo da bebida entre a população mais jovem: a procura por cafeterias como locais preferidos de socialização e a preocupação com qualidade do café, e que pode ser encontrada nos supermercados. A pesquisa ainda apontou que a procura por café com leite, expresso e cappuccino, que eram comumente preferidos pelos consumidores, de modo geral, tem mudado nos últimos tempos, a busca por perfis e experiências degustativas únicas, com sabores diferenciados tem ganhado protagonismo nas gôndolas. “As bebidas com notas achocolatadas, que lembram o caramelo e a castanha, formando a base para outros aromas e notas são mais apreciadas, mais gastronômicas e mais gustativas. Dentre as notas secundárias mais apreciadas, está o floral, muito presente no café brasileiro. Notas cítricas e fermentadas (vinhadas) são as menos procuradas no mercado neste momento”, afirmou Simão Pedro de Lima, diretor presidente executivo da Expocacer. Para aproveitar essa crescente tendência entre os consumidores brasileiros, a consultora de varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, assinou algumas boas dicas para a categoria de café. Confira: 1- Organize os cafés por categorias claras, como café em grãos, em pó, cápsulas, descafeínados, orgânicos, gourmet e etc. Isso ajuda os clientes a encontrar rapidamente o que estão procurando. 2- Use displays para destacar promoções e ofertas especiais. Displays bem iluminados e com sinalização clara podem aumentar a percepção de valor e urgência. 3- O café é um produto que requer experiência. Portanto, realize demonstrações ao vivo de diferentes métodos de preparo do café, além de degustações de linhas diferentes. Isso pode atrair entusiastas da bebidas e clientes com maior poder aquisitivo. 4- Crie eventos como "Dia do Café Gourmet" ou "Festival do Café Orgânico". O grão não tem muitas sazonalidades no calendário, entretanto, isso não é desculpa para você criar essa demanda. Mas desenvolva com estratégia de CRM, para sempre ser assertivo. 5- Evite rupturas nessa categoria! Tenha uma atenção especial para deixar as prateleiras sempre abastecidas, principalmente, aquelas com cafés de alto valor agregado.
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