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Por dentro da asserj
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Por dentro da asserj
Já se inscreveu nos cursos da próxima semana da Escola ASSERJ? Não perca a chance de se capacitar!
Ainda há vagas para os cursos de maio da Escola ASSERJ: ‘Noções Básicas de Higiene e Manipulação de Alimentos’ e ‘A Busca pela Eficiência Operacional’ Na próxima quarta-feira (22), a consultora de segurança alimentar Livia Castilho, vai ministrar o curso Noções Básicas de Higiene e Manipulação de Alimentos, das 14h às 18h, pela plataforma Zoom, exclusivamente para os associados. No curso, o participante conhecerá maneiras de garantir a integridade do alimento, seguindo as normas de segurança para o consumidor final, prevenindo multas e autuações dos órgãos responsáveis. Para se inscrever, acesse o link https://pt.surveymonkey.com/r/JQGPR7Q . Na quinta-feira (23), será realizado o treinamento “A Busca pela Eficiência Operacional”, das 14h às 15h, que apresenta metodologias e estratégias para aumentar a eficiência nos supermercados. Aberto a não associados, o curso recebe inscrições pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/PYTJV3S . Já os associados da ASSERJ deverão se inscrever pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/JWL5W7B . A Escola ASSERJ é uma plataforma completa para capacitar e engajar o time supermercadista. Somente em 2023, foram realizadas 119 horas de treinamento e 133 palestras reunindo 28.757 participantes. Além do conhecimento, os colaboradores treinados recebem certificados e podem conquistar melhores oportunidades no mercado ou estabelecimento no qual atuam. Por meio da Escola ASSERJ, cumprimos nosso papel de agente indutor do desenvolvimento do setor supermercadista.
17/05/2024
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Associados em foco
Beer Cave do Prezunic Nova Barra salva a cerveja gelada do churrasco do fim de semana. A sua loja também oferece essa conveniência?
Para se diferenciar da concorrência e agradar aos clientes, o Prezunic Nova Barra, no Recreio dos Bandeirantes, situado ao lado do condomínio Nova Barra, instalou uma Beer Cave junto às gôndolas de bebidas alcóolicas e refrigerantes. Assim, os clientes podem escolher levar unidades ou packs de cerveja, água mineral e chás já gelados para servir logo que chegar em casa. As Beer Caves são uma experiência bastante difundida nos Estados Unidos e presentes no Brasil desde 2015. O modelo nada mais é do que uma câmara refrigerada espaçosa, com temperatura interna por volta dos 3°C, onde os clientes podem entrar e adquirir as embalagens de bebidas geladas. Desde que chegou ao Brasil, a tendência das Beer Caves dominou as lojas de conveniência e supermercados. O segredo do seu sucesso é simples. Além de oferecer uma alta variedade de rótulos, elas proporcionam uma experiência de consumo diferente e agradável. O espaço proporciona comodidade e praticidade para os que procuram por pack de cerveja gelada de última hora.
17/05/2024
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Álcool 70%: Anvisa responde consulta da ASSERJ manifestando que a venda livre do produto fica restrita ao Rio Grande do Sul
Após uma resolução extraordinária da Anvisa, a venda de álcool 70% líquido foi permitida, por 90 dias, no Rio Grande do Sul Questionada pela ASSERJ, sobre a execução territorial da nova regulação, através de consulta formalizada pela dra. Ana Paula Rosa, a Anvisa respondeu informando que compreende que de fato a RDC 865/24 não ficou clara quanto à abrangência, porém manifestou que a comercialização fica permitida apenas para o estado gaúcho, sendo para os demais Estados permitida a venda livre do álcool líquido abaixo de 54° GL. Nesse sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destaca que autorizou de forma emergencial a venda temporária de álcool etílico na concentração 70%, conhecido popularmente como álcool 70, em sua forma líquida, apenas para as regiões afetadas no Rio Grande do Sul, pelos próximos 90 dias. Em sua justificativa, a agência cita que a atitude foi tomada por entender que o álcool em sua forma líquida é considerado uma “ferramenta eficaz na prevenção da proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde” e que, durante a crise no estado gaúcho, “pessoas podem não ter acesso a métodos adequados de limpeza, higienização de objetos, antissepsia das mãos e outras ações fundamentais para evitar doenças relacionadas a situações de enchentes”. A ação tem validade apenas no Rio Grande do Sul e é por um tempo limitado de 90 dias. Atualmente, a legislação brasileira não permite a venda do álcool líquido 70% no varejo, em lojas como supermercados e farmácias pelo restante do país. Confira aqui o decreto no Diário Oficial da União. Legislação brasileira A consultora técnica de segurança alimentar da ASSERJ, Lívia Castilho, explicou sobre a legislação brasileira acerca do tema. "A Anvisa regula a produção, a comercialização e o uso do álcool. As condições de industrialização, exposição à venda ou entrega ao consumo, em todas as suas fases, do álcool etílico hidratado em todas as graduações e do álcool etílico anidro, como produto destinado a limpeza de superfície, desinfecção e antissepsia da pele ou substância é regulamentada pela Resolução DC/ANVISA Nº 691 DE 13/05/2022". Segundo a consultora, a lei proíbe a comercialização do álcool etílico hidratado com graduação acima de 54º INPM para uso doméstico. Nesse cenário, a "legislação sobre o uso do álcool é bastante específica" e não permite qualquer outra interpretação ao uso correto desse produto, pontua. A comercialização do álcool 70% líquido, mesmo proibida, ganhou uma exceção em 2020, quando foi liberada a sua comercialização durante a pandemia de Covid-19. "o álcool é um produto essencial para a saúde e a higiene, mas seu uso deve ser feito com responsabilidade e de acordo com as regulamentações locais. Seja na forma líquida ou em gel, o álcool desempenha um papel crucial na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública", afirma Lívia. A exceção da Anvisa para a comercialização do álcool 70% apenas para o Rio Grande do Sul foi devido às enchentes no estado e a dificuldade de acesso da população a meios eficazes de higienização. Para o restante do Brasil, o produto ainda tem sua comercialização proibida no varejo.
17/05/2024
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Por dentro da asserj
Feedback foi o tema da reunião do Conselho de RH da ASSERJ, que contou com a participação de associados de grandes redes como Mundial, Guanabara, Vianense, Adonai, Inter e Rede Economia
Organizada pela Gerência de Gente e Gestão da ASSERJ, a reunião foi conduzida pela psicóloga e consultora organizacional Aline de França, que deu orientações para um feedback assertivo A ASSERJ realizou, nessa quinta-feira (16), pela plataforma Zoom, a reunião do Conselho de RH com a presença de 21 representantes dos supermercados Adonai, Casa do Sabão, Guanabara, Inter, Mundial, Multimarket, Rede Economia e Supermarket, além da atacadista Casa Coqueiro. Na abertura, a analista de Gente e Gestão da ASSERJ, Debora Rocha, falou sobre o convênio com a Marinha do Brasil para recolocação dos fuzileiros nos supermercados fluminenses. Depois da exposição dos assuntos gerais, a psicóloga e consultora organizacional Aline de França iniciou o treinamento “Feedback: uma grande oportunidade de desenvolvimento”. Ao apresentar os objetivos e metas, Aline reforçou a importância dos três pilares principais que fundamentam o feedback: identidade empresarial (missão, visão e valores), competências técnicas e comportamentais; e entrega de resultados. Ela recomendou o uso da ferramenta SWOT para análise de cenário, identificando: Forças (o que se tem de melhor? Como conseguir os melhores resultados?); Fraquezas (O que ainda precisa melhorar? Quais as falhas?); Oportunidades (Quais movimentações sociais, culturais podem favorecer a empresa?); e Ameaças (Quais aspectos sociais, econômicos, políticos, mercadológicos podem afetar a empresa? Quais mudanças vêm ocorrendo no comportamento dos profissionais?). Para a consultora, é fundamental ter o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de cada colaborador porque diminui o sentimento, do avaliado no feedback, de que o direcionamento é algo pessoal. Nesse ponto, Aline fez a provocação: “Por que o funcionário comete falhas no dia a dia de trabalho?”. A associada Priscilla Cabral respondeu: “Uma série de fatores. Falta de informação, de direcionamento. Funcionário mal treinado ou sem treinamento”. Já Bruno Borba, do Super Prix - Rede Economia, chamou a atenção para o desalinhamento entre o desejo profissional e a expectativa da empresa. “No caso da operação do supermercado, muitos trabalham por necessidade e sobrevivência pouco se importando com a missão da empresa. Sem falar, que muitos têm dificuldade de absorver conhecimento”, afirmou. Por fim, Aline de França lembrou que o feedback também é valioso para recompensar, desenvolver e manter colaboradores. Os participantes aprovaram a reunião. Priscilla Cabral afirmou: “Maravilhoso! Várias ideias aqui, mente fervendo.” Para Silvana Almeida, o encontro “foi muito bom, prático e direto com estudo de casos”.
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