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Ministério do Trabalho prorroga prazo para envio do Relatório de Transparência Salarial
Governo Federal decidiu adiar o envio final do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do Primeiro Semestre de 2024 para empresas com mais de 100 funcionários O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou na tarde desta quinta-feira, 29, a prorrogação do prazo final do envio do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios para 8 março. A decisão atende ao Decreto nº 11.795/2023, publicado em novembro do ano passado para regulamentar a Lei nº 14.611, de 2023, assinada pelo presidente** Luiz Inácio Lula da Silva** em julho de 2023. O prazo do envio terminaria hoje, mas, por decisão extraordinária, ele foi prorrogado. O envio continua obrigatório para empresas com mais de 100 funcionários, sob risco de multa. Ele pode ser preenchido e enviado via Portal Emprega Brasil, do MTE, e você pode acessá-lo por aqui. Semestralmente, as empresas dentro dessas condições devem informar dados de salários e ocupações de homens e mulheres, via eSocial. No formulário, as empresas também precisam informar os critérios adotados nas remunerações e na descrição das iniciativas que apoiem a contratação e promoção de mulheres. Segundo a Lei 14.611/2023, a prestação de contas é parte importante da política pública de igualdade salarial, regulamentada em novembro de 2023. Mesmo após o envio, o MTE pode solicitar informações complementares para confirmação do cadastro e fiscalização. Em caso de descumprimento da lei, está previsto uma multa administrativa de até 3% da folha de pagamento, e que pode ser acrescida de sanções, como o pagamento de indenizações por danos morais, em situações no qual as mulheres do quadro de funcionários recebam menos fazendo a mesma função de homens. Caso a empresa seja pega nessa fiscalização, o MTE exigirá que a companhia apresente um plano de ação para sanar as irregularidade dentro de 90 dias. Por esse link, você, supermercadista, pode acessar o passo a passo do preenchimento das informações.
29/02/2024
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Por dentro da asserj
ASSERJ lança nova edição da revista Super Negócios
A publicação traz cadernos especiais sobre beleza e veganismo, matéria de capa com ovos de Páscoa e a expectativa de vendas, novidades dos associados e histórias inspiradoras de duas mulheres líderes do varejo Com 64 páginas e disponível on-line no site da ASSERJ, a edição de fevereiro da Revista Super Negócios apresenta, na matéria de capa, a expectativa de vendas na Páscoa. Além de lançamentos dos deliciosos ovos de Páscoa, bombons e barras de chocolate, a reportagem traz um artigo do consultor de Vigilância Sanitária da ASSERJ, Flávio Graça, sobre cuidados na escolha dos pescados para celebrações da Semana Santa. A Páscoa também é o tema do artigo da especialista em varejo Walquyria Majeveski, na coluna Boas Vendas. No caderno Gestão Eficiente, Lucro Certo, você conhecerá novas formas de monetização dos supermercados. Editoria imperdível, afinal, quem é que não quer aumentar os lucros? Varejo é lugar de mulher, sim! E já pensando no Dia Internacional da Mulher, que é celebrado em 8 de março, o Super Papo da vez é com Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, que, numa conversa franca, falou sobre os desafios e as conquistas do público feminino em um setor predominantemente masculino. Leia e inspire-se. As novidades dos associados, ações inovadoras de trade e dados econômicos também estão em destaque na revista de fevereiro, que ainda apresenta, na coluna Conecta Varejo, uma reportagem sobre pagamentos por reconhecimento facial. E tem nova editoria para amantes do vinho. No Papo de Adega Vinhos, assinado pela Sommelier Flávia Medeiros, você vai ficar por dentro das opções de vinho para degustar nos dias de calor. Fechando a edição, uma entrevista exclusiva com a diretora de marketing dos Supermercados Adonai, Juliana Terra, que adotou novas formas de interação com as clientes ao criar o “Dia da Dona”, voltado para o público feminino, olha o Dia da Mulher aí novamente. Não deixe de conferir! Produto da Gerência de Comunicação da ASSERJ, a revista Super Negócios tem como objetivo analisar o setor varejista com base em dados e divulgar novidades e estratégias para auxiliar o público geral, sobretudo, os supermercadistas.
29/02/2024
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Geração saúde: gôndolas de supermercados ficarão mais 'verdes'
Perfil de consumidores tem mudado nos últimos anos e impulsionado o consumo de alimentos frescos ao invés dos ultraprocessados Biscoitos, guloseimas e fast-food são alguns dos diversos produtos oferecidos nas gôndolas dos supermercados diariamente. A rotina corrida, o cansaço e, em muitas realidades, a condição financeira impõem aos clientes o consumo de produtos que passam por longos processos nas fábricas e a injeção de produtos nocivos à saúde e, também, à natureza. Entretanto, uma iniciativa da Fundação Ellen MacArthur, destacou que a tônica dos supermercados poderá mudar essa realidade com o uso de políticas ESG (sigla em inglês para boas práticas de meio ambiente, sociedade e governança), em algo que resultaria em uma transformação de perfil dos produtos que o supermercado pode oferecer. Em 2024, o Grupo Carrefour aderiu como apoiador nesse projeto. Segundo uma pesquisa publicada pela revista científica The BMJ, o consumo excessivo dos alimentos ultraprocessados pode acarretar em 32 complicações diferentes para a saúde humana. A publicação é uma análise feita em conjunto com outras revistas sobre esse tema. Em países como Estados Unidos, Austrália, França e Irlanda, o debate sobre a alimentação e o que chega nas prateleiras dos supermercados, têm ganhado força política e mobilizado os governos. Ao todo, o estudo analisou a rotina alimentar de mais de 10 milhões de pessoas nesses países. Os cientistas chegaram a conclusões bem assertivas sobre esse tema: a cultura do alimento ultraprocessado em excesso pode estar associada a um risco de 50% de mortes cardiovasculares, 53% de transtornos mentais comuns e 48% de ansiedade prevalente. Dados sólidos também mostram um risco de 12% maior de diabetes tipo 2 a cada 10% de alimentos ultraprocessados na dieta. O consumo excessivo também está relacionado a 55% com a obesidade, 41% a problemas de sono e 20% a depressão. Geração saúde A mudança em algumas estratégias de venda dos supermercados tem apresentado novos perfis de consumidores. Marta Pereira, professora de educação física, é uma dessas consumidoras que procura produtos frescos para sua rotina, "A gente percebe muito cuidado com a higiene, com os alimentos, isso é muito bom para que nós possamos ter confiança para comprar esses produtos", afirma. [caption id="attachment_30043" align="alignleft" width="300"] Setor Hortifruti Supermarket[/caption] Essas transformações podem acontecer, inclusive, na exposição das seções dentro do supermercado. Na filial do Supermarket Blue, na Barra da Tijuca, o hortifruti é ofertado bem na entrada do estabelecimento. Uma nova proposta de entregar ao consumidor opções frescas sem a necessidade de percorrer todo o mercado, proporcionando mais praticidade. "Queremos fazer com que o cliente fique confortável aqui", explica o gerente Marcos André. Atravessando o hortifruti, passando pelas gôndolas, o Supermarket expõe uma gama de produtos in natura, além de opções saudáveis como suplementos alimentares e barras de cereal. "Estou achando ótimo, eles apresentam produtos saudáveis e sempre colocam em promoção", disse Lúcia Aparecida, professora de química aposentada. Longe da Barra da Tijuca, o perfil de consumidores em busca de produtos saudáveis também existe. No Rede Economia, localizado em Madureira, coração do subúrbio carioca, Ricard Duarte, estudante de arquitetura, e um amante de esportes radicais é um consumidor ferrenho dos produtos oferecidos. [caption id="attachment_30044" align="alignright" width="300"] Sessão de grãos em cápsulas[/caption] "São boas opções e a um preço aceitável para manter a dieta. Hora ou outra eles fazem promoções nesse setor, e tem muita variedade. Gosto de procurar preços de produtos naturais", explica. Vale destacar que a oferta de produtos naturais, responsável por tirar os ultraprocessados dos carrinhos, tem crescido no subúrbio. "O melhor horário para essas compras é de manhã", completa Richard. Produtos sustentáveis nas gôndolas O Grupo Carrefour tem atuado como um incentivador das marcas supermercadistas a entrarem no projeto da Fundação Ellen MacArthur, experimentando a forte tendência de oferecer produtos naturais e frescos aos consumidores, a gigante do varejo decidiu apostar em produtos envolvidos com ESG. [caption id="attachment_30045" align="alignleft" width="300"] Carrefour será uma das parceiras da Ellen MacArthur Foudation[/caption] Com isso, as gôndolas do Carrefour, Atacadão e Sam's Club, empresas que compõem o grupo, receberão produtos alimentícios de empresas ligadas a políticas de ESG, e isso não resultará em custos adicionais para o supermercado. A proposta pretende ser implementada no primeiro semestre de 2025. O projeto é batizado de 'Grande Redesenho Alimentar' pela fundação, e busca encontrar outros parceiros além do Carrefour. Segundo a Ellen MacArthur, 15 países já adotaram em suas redes de varejo produtos alimentícios que "regeneram a natureza". O estudo da fundação é baseado no potencial da economia circular para impulsionar a indústria alimentícia voltada para a sustentabilidade. Cerca de 140 marcas de comidas e bebidas se inscreveram para participar, entre elas, as gigantes Nestlé e Danone. Segundo uma pesquisa da Sodexo, cerca de 89% dos brasileiros consideram urgente a adoção de um alimentação sustentável. E isso passa diretamente em oferecer produtos frescos e saudáveis aos consumidores, assim como, em ter, cada vez mais, empresas que possuem políticas de ESG desde sua produção.
29/02/2024
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Por dentro da asserj
2ª Reunião de 2024 do Conselho Diretor da ASSERJ destaca o bom desempenho das vendas de supermercados
Os dados foram um dos assuntos na pauta do encontro mensal dos conselheiros, que contou com a presença de 21 associados Liderada pelo presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, a segunda reunião do Conselho Diretor foi em clima de comemoração dos resultados do ano passado. De acordo com os dados do IBGE, apresentados pelo consultor Willian Figueiredo, apurou-se uma alta de 5,4% nas vendas do mês de dezembro, no Rio de Janeiro. Em 2023, os números indicaram um aumento de 5,5% nas vendas dos supermercados fluminenses e 5,9% nos atacadistas. No que diz respeito à geração de emprego, os supermercados registraram 3.247 contratações e os atacadistas 2.839, o melhor resultado em quatro anos. Considerando todo Brasil, o setor fluminense teve o quarto melhor desempenho, atrás de São Paulo (+5.526), Minas Gerais (+5.033) e Ceará (+4.452). Outro assunto relevante da pauta foi a vitória da ASSERJ no Projeto de Lei 2744/2023, que internaliza o ROT. “Conseguimos prorrogar esta obrigação por mais cinco meses. Fizemos uma articulação bem-sucedida com o Governo do Estado e a chance de o projeto passar como queremos é muito grande”, explica Fábio Queiróz. Na sequência, o presidente anunciou os keynotes da 34ª edição da SRE: Walter Longo, Edmour Saiani, João Branco e Diego Ribas. Queiróz destacou a importância da feira para o setor e reforçou o convite para a participação dos compradores das redes de supermercados associadas. Na SRE, serão apresentadas as últimas novidades da indústria com excelentes oportunidades de negócios. Nesta edição, o Pavilhão 4 do Riocentro abrigará a Experience Square. Um espaço interativo e de experiências onde grandes marcas do mercado como Coca-Cola, JBS, Jundiá, Chinezinho, entre outras, apresentarão seus produtos explorando novas formas de relacionamento. Também foram discutidas questões jurídicas, de segurança pública, carga e descarga de produtos (restrições à circulação de caminhões na Avenida Brasil) e novas formas de monetização. O diretor-geral do Prezunic, Gerson Estevam da Cruz, falou sobre a tendência do retail media, muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos, que prevê a comercialização de espaços dentro da área de venda dos supermercados. O encontro reuniu 21 representantes dos supermercados Mundial, Zona Sul, Prezunic, Princesa, Hortifruti, Bramil, Prix, Dom, Grand Marché, Supermarket, entre outros.
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