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Com investimento de R$ 30 mi, Giga Atacado inaugura primeira loja sob a gestão da Cencosud Brasil
Na próxima quinta-feira, 22 de dezembro, o Giga Atacado abrirá as portas da sua 11ª loja, às 9h, no bairro do Tremembé, zona norte de São Paulo. Com 3.300 metros quadrados de salão de vendas, 16 checkouts, 4 self-checkouts e um mix de aproximadamente 6.500 itens, a loja conta com seções de alimentos (commodities, hortifruti, bebidas, seca doce, seca salgada, congelados, frios e embutidos, laticínios, carnes e aves, pescados) e não alimentos (limpeza, perfumaria e bazar). Esta é a primeira loja do Giga Atacado inaugurada sob a gestão da Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país que adquiriu a rede de atacarejo paulista em julho de 2022. Localizada na Av. Coronel Sezefredo Fagundes, 1980, a unidade foi construída em tempo recorde de 90 dias. Com uma estrutura moderna e sustentável, sua fachada de vidro valoriza a iluminação natural e reduz consumo de energia, assim como as lâmpadas de LED e o reaproveitamento de águas pluviais, contribuindo para reduzir o impacto ambiental do empreendimento. “Este é mais um marco na história da Cencosud Brasil por ser a nossa primeira loja construída em São Paulo, mercado que desejávamos ingressar e agora temos a oportunidade de crescer e fortalecer nossa atuação por meio do Giga Atacado”, destaca o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los. Para que o cliente tenha uma experiência de compra mais agradável, a loja possui sistema de climatização por ar-condicionado, Wi-Fi e caixas exclusivos para comerciantes e mercado transformador. Além disso, especialmente para a inauguração, o Giga Atacado Tremembé estará com ofertas e promoções exclusivas em todas as seções. “Esta é a nossa primeira inauguração depois de 3 anos, quando abrimos a loja de Guarulhos. Estamos muito felizes com a nova loja e tudo que ela representa. Esse foi um ano especial para o Giga Atacado, uma rede local que agora integra uma multinacional do porte da Cencosud. Muitos outros projetos e ações virão para melhor servir aos nossos clientes e comunidades”, destaca Rafael Müssnich, diretor do Giga Atacado. O Giga Atacado Tremembé contribuiu para a geração de 110 novos empregos diretos e mais de 100 indiretos. Funcionará de Segunda a Sábado das 7:00h às 22:00h, e Domingos e Feriados das 7:00h às 20:00h. Todos os colaboradores que ocupam cargos operacionais e técnicos participaram de uma formação técnica para execução de suas atividades. Sobre o Giga Fundado em 2009, o Giga Atacado é uma rede atacadista com 11 lojas e um Centro de Distribuição no estado de São Paulo, presente na capital e nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Jundiaí, Guarulhos, Osasco e Várzea Paulista. Conta com cerca de 1.300 colaboradores que trabalham diariamente com a missão de atender consumidores finais e comerciantes com produtos de qualidade e preços baixos, sendo referência em hortifruti entre os atacadistas de São Paulo. Em 2022 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas das Américas com presença em seis países do continente e que no Brasil atua nos segmentos Supermercadista, Atacadista e de Serviços Financeiros. Sobre o Grupo Cencosud A Cencosud opera no Brasil desde 2007, por meio das redes GBarbosa, Mercantil Atacado, Bretas, Perini, Prezunic, Spid, Giga Atacado e do Cartão Cencosud, negócio de Serviços Financeiros. Com 372 unidades e mais de 20 mil colaboradores, o grupo está presente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo, onde também possui um escritório administrativo. Fundado em 1963, Cencosud é um dos maiores e mais prestigiados varejistas na América Latina. Conta com operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Estados Unidos – além de um escritório comercial na China – onde desenvolve diariamente uma exitosa estratégia multiformato que hoje emprega mais de 122 mil colaboradores. Sua operação comtempla diversas linhas de negócios, tais como Supermercados, Melhoramento do Lar/ Home Center, Lojas de Departamento, Centros Comerciais/ Shoppings Centers e Serviços Financeiros. Adicionalmente desenvolve outras linhas de negócios que complementam sua operação central como Cencosud Media e Cencosud Ventures. Todas se destacam por sua qualidade, excelente nível de serviço e satisfação do cliente.
21/12/2022
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Bem-vindo, verão: quais categorias estão em alta no período das férias? invista nelas e aumente seu ticket médio
Olhando as categorias que possuem certa sazonalidade positiva no verão, fica nítido o quanto o intervalo entre dezembro/21 e janeiro/22 (verão) traz um patamar mais alto de incidência e média de itens quando comparado a outro período fora do contexto de verão, que no exemplo comparativo é o mês de nov/22. A previsão é que a trégua do contexto pandêmico impulsione novamente essas categorias. Contudo, teremos patamares de valores menos competitivos em relação ao verão passado, com grande parte das categorias aumentando seu preço/(kg ou l) em dois dígitos. Além de olhar alimentos industrializados, bebidas não alcoólicas e frutas, exploramos o comportamento de produtos de higiene em períodos mais quentes, o que de fato se comprovou quando olhamos os patamares de incidência e média de itens que as categorias sabonete, desodorante e shampoo apresentam no verão, quando são mais altos. E, também, creme para pele e protetor solar que, em tese, possuem forte conexão com o período, lembrando, porém, que os dados reportados se referem à coleta de notas fiscais dessas categorias no varejo alimentar, apesar de serem muito fortes, principalmente, no Canal Farma. Por isso, é importante que você, supermercadista, esteja atento à essas categorias para aumentar seu ticket médio através de estratégias costuradas a partir desses produtos em alta. *A incidência é a presença média, em %, daquele produto no carrinho de compras do shopper. Ou seja, ela mostra o número médio de carrinhos com aquele produto, a cada 100 carrinhos.
21/12/2022
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Associados em foco
Atualidades
Armazém do Grão aposta em promoções e em experiências de compras neste Natal
A rede Armazém do Grão está apostando nas promoções para a Ceia de Natal dos petropolitanos. São vinhos, espumantes, aves, vários tipos de bacalhaus, panetones, frutas secas, produtos nacionais e importados. Para presentes, lembranças e enfeites de Natal, a rede de supermercados de Petrópolis ainda oferece produtos da Daiso nas lojas Corrêas, Mosela - que ganharam corredores inteiros de produtos -, e os espaços completos da marca nas lojas Centro (16 de Março) e Barra da Tijuca (Rio de Janeiro). O Armazém do Grão também acabou de inaugurar uma nova loja em Itaipava (Boa Vista) para atender melhor os moradores da região dos distritos da cidade. “Estamos cada vez mais próximos dos nossos consumidores e oferecendo sempre as melhores experiências de compras”, comentou o diretor Comercial e de Marketing da rede, Leonardo Carvalho. Concerto de Natal nas lojas Para deixar o Natal dos clientes mais lindo e encantado, a equipe Armazém do Grão está promovendo apresentações únicas e incríveis de músicas natalinas ao som de um belo violino tocado pela musicista petropolitana Frida Maurine (@fridamaurineviolino). As apresentações começaram nas lojas Itaipava (Boa Vista) e Capela, no último sábado (17) e seguem nesta sexta (23), no espaço Daiso da loja 16 de Março (15h às 17h) e na loja Mosela (18h às 20h); encerrando no sábado (24), na loja Corrêas (12h às 14h).
20/12/2022
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Atualidades
Ofereça novos serviços em seu supermercado e aumente seu faturamento.
Diversificar produtos e serviços dentro do supermercado pode ser uma maneira de aumentar a frequência e atrai mais clientes, o que pode resultar em um aumento do faturamento da loja. Ou seja: pode aumentar o seu ticket médio. Inovar, além de ser uma palavra muito utilizada nos tempos atuais, é uma ação que precisa ser efetivada para o negócio se diferenciar dos demais e passar a oferecer soluções em produtos ou serviços que atraiam os consumidores. Quão benéfico é para o supermercadista abrir um restaurante dentro de uma das unidades? Ou, então, firmar parceria com uma empresa de eletrodomésticos oferecendo descontos aos clientes do seu mercado ao fazerem a compra através do QR Code presente na sua loja? Essas e outras formas de se destacar no setor podem fazer toda a diferença no seu negócio. Paulo Ballestero, Consultor de Projetos Digitais, com experiência em varejo digital e em supermercados, explica quais fatores devem ser levados em conta na hora de ofertar um serviço ou produto diferente na sua loja. “É extremamente relevante ter uma estratégia bem definida, conhecer o público atendido, compreender as demandas dos clientes. Além disso, ele – o novo serviço ou produto - precisa conversar com o negócio e com o propósito. Não é apenas oferecer, por oferecer. Qual tipo de produto ou serviço é esse? Por que faz sentido estar ali, no espaço físico? O produto ou serviço está ali de forma física ou digital? Porque existe essa possibilidade, também, como a gôndola infinita, onde a pessoa pode comprar ali e receber em poucas horas em casa. O mercado de bairro tem a limitação do espaço físico, mas essas inovações vêm servindo para romper essa barreira”, destaca. Ao contrário do que muitos pensam, o pequeno e médio empreendimento também têm a oportunidade de ampliar os serviços oferecidos e inovar dentro do estabelecimento. “Na minha opinião, se existe um negócio, independentemente do tamanho, também existe um propósito. Dentro do supermercado pode ter, por exemplo, uma lanchonete de experimentação, de experiência, de produtos condimentados com os temperos exóticos que eu ofereço para o meu consumidor poder ter contato com aquilo e entender qual é o sabor que traz. Como eu convenço o meu cliente a comprar se ele ainda não conhece aquele determinado tempero? Essa é uma forma de aprimorar um serviço dentro do supermercado. Eu acho que, independentemente do seu tamanho, você pode se reinventar e colocar outros tipos de serviços ali dentro. Mas, eles precisam estar linkados ao seu tipo de negócio. Como eu vendo melhor o meu produto criando uma experiência dentro da minha loja para o meu consumidor?”, explica o especialista. A Rede Dalben Supermercados, por exemplo, oferece em sua unidade na cidade de Valinhos, em São Paulo, um espaço gastronômico que funciona como uma praça de alimentação dentro do supermercado: o Mercado da Gula. Nele, é possível encontrar estações de pizza, hambúrguer e comida oriental, comandadas por chefs especializados, além de cafeteria e um buffet self-service, com funcionamento diário. Ainda há o espaço de uma área externa que funciona como um local para reuniões e dispõe de conexão Wi-Fi e tomadas. Já no Rio de Janeiro, a rede de Supermercados Zona Sul é uma das que inovaram trazendo um serviço diferenciado para os clientes: um espaço gastronômico dentro do supermercado. A unidade do condomínio Santa Mônica, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, por exemplo, também dispõe de uma área voltada para as refeições, desde o café da manhã até o jantar, oferecendo opções de pão com fermentação natural, frios, cafeteria, rotisseria com frango assado, antepastos, pizzaria, espaço para massas e muito mais. Ballestero destaca, também, que fazer um investimento grandioso não é a única forma de ter as vantagens de oferecer um novo serviço ou produto: “Hoje, é comum ter um co-branding, uma parceria entre empresas, onde é possível se reunir com varejistas de outros segmentos para trocar espaço físico ou digital. É uma questão de reinventar a forma como você negocia com o seu parceiro”, ressalta. “Tem também como abrir negociações, como por exemplo, colocar na gôndola do supermercado um QR Code para uma determinada categoria de produtos que você escaneia e é direcionado para a página de compras. É o processo de gôndola infinita. Vai se destacar quem trouxer uma experiência diferente para o cliente. Qual tipo de experiência ele quer ter na loja? É sensorial? Gastronômica? É a praticidade de receber em casa com rapidez? A questão é se provocar e repensar como oferecer o melhor ao cliente. Dependendo do perfil do seu público, por que não chamar uma empresa para colocar um estande com um profissional preparando o alimento num eletrodoméstico como fogão ou churrasqueira, por exemplo, e um QR Code ao lado, onde a pessoa escaneia, compra e recebe em casa? Esse é mais um exemplo de tipo de serviço diferente. Esse é o futuro”, complementa. Por fim, Ballestero destaca que oferecer novos serviços dentro de unidades de supermercados já vem sendo uma tendência há dois ou três anos. “Esse enriquecimento dos supermercados, no sentido de trazer outras experiências para os clientes, já é visto, principalmente, no exterior. E tem tudo para continuar, pois o futuro é pautado cada vez mais nessa diversidade de produtos e serviços”, diz. Pensando no amanhã a longo prazo, o consultor de projetos digitais aposta na ultra conveniência como uma das principais tendências. “Na minha opinião, a grande mudança na forma de vender daqui a dez anos, seria nas gôndolas digitais dentro dos supermercados onde a pessoa escolheria os itens e sairia de lá com tudo pago, sem precisar passar no caixa, e quando ela chegasse em casa, tudo já estaria lá”, opina. Dicas para ampliar o seu portfólio e oferecer novos serviços no supermercado Entenda por que você quer fazer isso: é para resolver um problema ou aumentar o faturamento? Qual será a estratégia adotada? Existe demanda para esse serviço? Fazer testes com clientes reais evita a frustração de ver que o serviço ou produto não atende o seu público. Além disso, ajuda a aperfeiçoar a ideia. Ao inaugurar o seu novo serviço, faça a divulgação para que os clientes e potenciais consumidores conheçam. Trace uma estratégia de divulgação. Lembre-se de diversificar o produto ou serviço não termina após o lançamento ou inauguração. Faça o acompanhamento e fique de olho nos feedbacks dos clientes para se aprimorar. Reportagem revista Super Negócios.
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