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Armazém do Grão leva funcionários para a Super Rio Expofood
O Supermercado Armazém do Grão, única rede de supermercados natural de Petrópolis, levou mais de 40 de seus funcionários - entre gerentes, compradores, líderes de setores e integrantes do departamento financeiro e administrativo - para a 30ª Super Rio Expofood, segunda maior convenção de negócios do setor na América Latina, evento dedicado ao varejo do setor alimentício promovido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj). A feira está reunindo profissionais, executivos e fornecedores para supermercados, hotéis, restaurantes, bares, padarias, confeitarias e lojas de conveniência para troca de conhecimento e experiências sobre as novidades na indústria de alimentos e bebidas e equipamentos do país até esta quinta-feira (22/03), no Riocentro, no Rio de Janeiro. "Fazemos questão de participar de todos os eventos do setor e de ter sempre conosco nossos funcionários. Aqui na Rio Expofood eles participaram de palestras, visitaram estandes de fornecedores e puderam trocar experiências com funcionários de outras redes. Apostamos em ações de aperfeiçoamento para o crescimento pessoal e profissional de nossos colaboradores. Desta forma garantimos um atendimento de qualidade aos nossos clientes!", comentou Luciana Gall, uma das diretoras da Rede Armazém do Grão. A abertura da 30ª Rio Expofood aconteceu na segunda-feira (19) com show da banda Roupa Nova, no Morro da Urca, com sucessos de mais de 30 anos de carreira. As palestras e estandes do evento estão sempre lotados. Vale ressaltar que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) – que reúne representantes dos 200 maiores grupos do setor – está de volta ao Rio de Janeiro nesta 30ª Rio Expofood. O faturamento desse segmento no país avançou 4,3% em 2017, alcançando R$ 353,2 bilhões, segundo pesquisa da entidade, em parceria com a consultoria Nielsen, na abertura do evento no Riocentro. Em 2016, o crescimento foi de 0,8%. "Nossa expectativa é de que 2018 represente um avanço ainda maior para o setor em todo o país. Em Petrópolis, estamos trabalhando muito para oferecer mais qualidade e novos produtos para nossos clientes. Criamos um canal direto de comunicação com nossos consumidores pelo Whatsapp e nossas redes sociais criam cada vez mais uma relação próxima com todos. Essa relação próxima nos auxilia a identificar erros ou necessidades de mudanças e também nos ajuda a crescer ouvindo as reais necessidades de nossos consumidores", ressaltou a diretora do Armazém do Grão, Luciana Gall.
22/03/2018
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Painel responde as dúvidas do empresariado sobre a Reforma Trabalhista
Após 74 anos, a Legislação Trabalhista do Brasil rendeu-se às necessidades de mudanças decorrentes da modernidade, incluindo os avanços tecnológicos e a nova conjuntura econômica, e desde 11 de novembro estão em vigência as novas regras trabalhistas, que ainda geram várias dúvidas entre os empresários. Para respondê-las, a 30ª Super Rio Expofood reuniu um time de peso no Painel Modernização Trabalhista: um panorama prático de sua aplicabilidade, mediado pela conselheira jurídica da ASSERJ Ana Paula Rosa. Além disso, o painel marcou o lançamento da cartilha “Modernização Trabalhista, o que muda para o setor supermercadista”, produzida pela Asserj com as dúvidas mais comuns oriundas do setor. “Com o espaço que a Reforma ganhou na mídia, todos saem ganhando. Os trabalhadores, que estão conscientes das necessidades de mudança e os empresários, que sofrem com a crise”, avaliou Ana Paula Rosa. Opinião respaldada pela painelista Volia Bomfim, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. “A flexibilização era um clamor da classe empresarial há alguns anos. Não significa reduzir direitos dos trabalhadores, mas permitir que empresários passem pela crise mantendo empregos e a empregabilidade. Pela primeira vez o empresário vai fazer uma pauta de reivindicação”, disse Volia. Dica A grande dica dada pela desembargadora ao empresariado presente no painel da Super Rio Expofood foi regular em uma norma coletiva quaisquer ferramentas da Reforma Trabalhista que possam gerar insegurança. “A norma coletiva é o ator principal desta Reforma, pois ela é capaz de modificar a lei e tem preponderância sobre a convenção”, explicou. As mudanças também deram maior autonomia ao trabalhador, que pode escolher o que é melhor para ele. “Para entendermos a Reforma Trabalhista não podemos desvinculá-la da idéia de responsabilidade, ou seja, o dever de arcar com as nossas ações, independentemente da culpa”, disse a painelista Patrícia Ribeiro, Juíza da 29ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Segundo Patrícia, a responsabilidade dos atores sociais foi um dos eixos norteadores da Reforma que gerou maior autonomia da vontade. Os resultados já podem ser sentidos. Se antes da Reform, a 29ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro recebia cerca de 180 processos, atualmente este número caiu para 50. Dúvidas Para levantar as questões dos empresários, o painel contou com João Carlos Jovino, gerente de RH do Grupo Itavema, que possui cerca de 70 revendas espalhadas pelo Brasil e lida com 11 sindicatos. Entre as questões colocadas, foram abordados temas como a contratação de trabalhadores intermitentes, o recolhimento de contribuições, distratos, a relação com sindicatos patronais, entre outras. Para quem perdeu o painel, as respostas para essas e outras questões podem ser encontradas na cartilha Modernização Trabalhista, disponível no lounge Premium da Super Rio Expofood.
22/03/2018
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Colaborar é preciso, mas não é espontâneo
Painel Colaboração no Ambiente Gerencial mostrou como criar um ambiente colaborativo nas empresas; apenas 21% dos trabalhadores colaboram espontaneamente É preciso estimular a colaboração nas empresas. Com essa mensagem a master Coach da Falconi Consultores Associados, Neuza Chaves abriu a seção de Painéis e Palestra da 30ª Super Rio Expofood, dia 20 de março, no Pavilhão três do Riocentro. Com o auditório lotado de empresários do setor de varejo, Neuza mostrou que cabe aos líderes criar estratégias para estimular o ambiente colaborativo. “As pessoas gostam e se sentem motivadas a colaborar, mas precisam ser estimuladas. Segundo pesquisa da Gallup, apenas 21% dos empregados são espontaneamente colaborativos. Por isso, precisamos criar condições e métodos para que essa colaboração aconteça mais intensamente”, afirmou Neuza Chaves, autora do livro “Soluções em Equipe”. Desperdício de gente Segundo ela, conhecimentos metodológicos e técnicos são fundamentais para garantir o sucesso de uma liderança, que precisa alcançar resultados e ensinar a equipe a trilhar o caminho das metas de forma responsável e ética. “Em consultorias que fazemos em supermercados e fábricas há sempre a preocupação com o desperdício. Mas, o maior desperdício que as empresas possuem é o desperdício de gente”, disse. Uma equipe alinhada e bem coordenada evita cair em estatísticas que mostram que pequenos problemas operacionais, que costumam causar grandes estragos quando acumulados, poderiam ser totalmente evitados, já que em 100% das vezes eles são de conhecimento das bases de operação. “Os superiores conhecem 70% desses problemas e apenas 4% é de conhecimento dos diretores, CEO, o que não está errado, porque a diretoria deve cuidar de parcerias, negócios,” Dimensionar o tempo para que não haja prejuízos por falta de comunicação, apostar em soluções simples e em reconhecimentos, simbólicos ou materiais, são caminhos que podem criar um ambiente mais colaborativo.
22/03/2018
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Empresários do varejo estão confiantes no crescimento da economia
A economia se descolou da crise política e a prova disso é o crescimento do índice de confiança dos empresários do setor de varejo, que atingiu 55,7 pontos segundo pesquisa da GFK encomendada pela Associação Brasileira de Supermercados e apresentada no lançamento da Convenção ABRAS e da Super Rio Expofood, nesta segunda feira, dia 19. Trata-se de um importante indicador que norteia o futuro do setor, que faturou R$ 353,2 bilhões em 2017 e criou 20 mil novas vagas de emprego no país. "Houve um aumento do número de empresários entrevistados que disseram ter uma expectativa de melhora da economia. Isso é importante porque é a partir de uma perspectiva otimista que os investimentos virão e, consequentemente, novas vagas de emprego, o aumento da renda e do poder aquisitivo da população", disse o presidente da ABRAS João Sanzovo Neto. Responsável por 11% da fatia total do faturamento nacional, R$ 38,8 milhões, o Estado do Rio de Janeiro também aposta em um ponto de virada da economia, embora ainda com uma perspectiva conservadora. "A previsão para 2018 é crescer no nível da inflação. Ano passado, esperávamos um decréscimo de 2%, e decrescemos apenas 1% já deflacionados. Este ano esperamos ficar estabilizados", avalia Fabio Queiroz, presidente da Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj). Nacionalmente, o setor tem projeção de crescimento real de 3% em 018. Colaboração A estratégia fluminense para concretizar o ponto de virada é investir nas promoções e parcerias. Em 2017, foi criada a Rede Integra, composta por oito supermercados que têm o objetivo de criar um ambiente de colaboração e melhor competitividade. O próprio tema da 30ª Super Rio Expofood é a colaboração. O evento, que ocupa os pavilhões três e quatro do Riocentro entre os dias 19 e 21 de março, deve movimentar cerca de R$ 1 bilhão em negócios, alem de todas as prospecções. "É um evento grandioso que em três dias injeta na economia da cidade mais de R$ 15 milhões, ocupa 3.000 quartos de hotéis e gera 8.000 empregos diretos e indiretos. Só na montagem da feira tivemos mais de 3.000 trabalhadores envolvidos", diz Fabio. "Respeitamos aqueles que desistiram da cidade mais maravilhosa do mundo, mas optamos por trazer a convenção da Abras para cá após 14 anos afastada e esse retorno nos dá a sensação de dever cumprido e de olhar com orgulho para a cidade do Rio de Janeiro", completa. Dados do setor Houve um aumento de 3% das vendas na semana Back Friday no Brasil, incluindo varejo, auto-serviço, cash & carry (cervejas, refrigerantes, bolachas, óleo e arroz). A pedido da ABRAS, a Gfk apresentou um novo índice, o PF Caseiro, composto por arroz, feijão, salada, carne, fritas, adquiridos no supermercado. O Rio possui um dos valores mais baixos do Brasil, R$ 5,97. A média nacional, considerando os preços de janeiro, é de R$ 7,58. Esses valores tiveram uma queda de 8,5% em relação ao ano passado, sendo a queda mais acentuada no Rio, mais de 10%. Em todo o Brasil, o crescimento de produtos em promoção passou de 11% em 2015 para 15% em 2017.
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