Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
ASSERJ School
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,000 Result for
Atualidades
Branding Moderno: ir além do "ser lembrado". Seu supermercado é imprescindível para o seu consumidor?
O mundo do branding vive um momento de transformação profunda. O simples objetivo de "ser conhecido" já não é suficiente, e as métricas tradicionais de preferência não capturam mais o que realmente sustenta o valor das marcas. Nesse contexto, o pensador David Aaker, um dos maiores especialistas em estratégia de marcas, apresentou, em artigo recente na Management and Business Review, um novo modelo. A bússola da relevância agora são os "5 B's" do branding moderno, que se conecta diretamente à mudança de foco de atuação, como explica Tatiana Fanti, relações públicas e fundadora da Prima Donna: "Neste modelo novo apresentado, saímos do conceito de brand preference e entramos no brand relevance. Para o varejo, isso significa que não basta o consumidor reconhecer a marca, ele precisa sentir que ela é indispensável na sua rotina. É a diferença entre 'lembrar de um supermercado' e 'não imaginar o dia a dia sem ele'". A proposta de Aaker sugere uma ida além da notoriedade ou de atributos funcionais. Ela se baseia em uma estrutura estratégica de construção de marcas fortes, ágeis e indispensáveis em um ambiente digital cada vez mais competitivo e imprevisível. É deixar para trás a premissa de que sua marca já está entre as opções comparadas e substituí-la pela ideia de ocupar um espaço tão vital na vida do público que sua ausência seja sentida imediatamente. "Dentro dos 5Bs, as métricas olham para Brand Equity E Brand Relevance. Isso inclui medir nível de relevância percebida na vida do cliente (brand relevance index), valor emocional associado à marca (share of heart) e índices de lealdade (como recompra e engajamento contínuo). Essas métricas vão além de 'ser lembrado' e captam se a marca realmente tem espaço e preferência na vida do consumidor", expõe Tatiana Fanti. Os "5 B's" do Branding Moderno Segundo Aaker, muitos ainda se prendem à métricas superficiais como fama e benefícios funcionais, deixando de lado atributos como lealdade e relevância. Além disso, a pressão por resultados de curto prazo muitas vezes enfraquece a construção de valor de longo prazo, frisa Tatiana Fanti: "A conexão entre consumidor e marca em uma espera mais profunda e que não se constrói apenas com atributos funcionais, mas com propósito, valores e experiências memoráveis. Para o supermercado, é estar do lado do cliente em escolhas saudáveis, sustentáveis e convenientes". Para enfrentar esses desafios, o pensador propõe os seguintes "B's": Valor da Marca (Brand Equity) No centro dos "5 B's" está o Brand Equity. Ele é o patrimônio estratégico que da marca. Quando bem trabalhado, cresce com o uso, fortalecido por ações que ampliem imagem, lealdade e relevância. Para isso é preciso reconhecer o papel programado, quebrar as barreiras entre marketing, produto, vendas e financeiro e defender o valor de longo prazo, mesmo com a pressão por resultados imediatos. "O Brand Equity é fortalecido quando a promessa da marca se traduz em valor genuinamente percebido, pois o que é construído (ou montado apenas como estratégia) é percebido pelo público como inverdade. Isso tudo pede coerência entre discurso e prática, investimento em inovação de serviços e marcas próprias (como algumas marcas já têm), experiências consistentes em todos os canais. No varejo, o equity não vem só de preço, mas da soma entre conveniência, confiança e impacto positivo", analisa a fundadora da Prima Donna. Relevância (Brand Relevance) Nesse tópico está a batalha pela mente do consumidor. Essa vitória, porém, precisa ser conquista no momento certo. Relevância significa ser presente e crível no contexto de uma necessidade real. Não é mais suficiente apenas dizer "sou melhor", mas é preciso conquistar esse espaço no imaginário do cliente no momento da decisão de compra. Sucesso significa se tornar sinônimo de solução. Tatiana Fanti destaca: "O Brand Relevance se conquista resolvendo problemas reais. É quando o consumidor entende que aquele supermercado simplifica sua vida, seja pela variedade de produtos, pela praticidade do e-commerce ou pelo posicionamento alinhado aos seus valores. O desafio é estar presente não apenas na lembrança, mas na decisão de compra diária". Imagem (Brand Image) Aqui reside a conexão emocional e o quão forte ela consegue se tornar. A imagem passa a ser o conjunto de atributos que diferenciem a marca: de design a propósitos e qualidade. Ela só se fortalece, porém, com clareza e pilares de visão consistentes, que geram relevância e diferenciação. "É aí que entra a autenticidade da Brand Resonance. A imagem deve refletir práticas reais: sustentabilidade que se vê na gôndola, apoio à comunidade local que aparece nos fornecedores escolhidos, inclusão que se percebe na comunicação são alguns bons exemplos", pontua a relações públicas. Lealdade (Brand Loyalty) A lealdade é a nova "corrida do ouro". Ela representa a continuidade do valor construído, representando nos clientes recorrentes. As consequências diretas da "vitória" nesse quesito impactam em custos, previsibilidade de receita e resistência frente à concorrência. Mais do que programas de fidelidade, a lealdade nasce do relacionamento real criado com o consumidor. A fundadora da Prima Donna salienta: "O Brand Loyalty hoje é menos sobre acumular pontos e mais sobre criar vínculos. Para supermercados, isso significa programas de relacionamento personalizados, benefícios emocionais além de descontos e experiências exclusivas que façam o cliente se sentir parte de uma comunidade". Portfólio de Marcas (Brand Portfolio) Por último, mas não menos importante, o portfólio. Esse tópico se refere a uma estrutura bem traçada, funcionando como um time, onde cada marca ou submarca cumpre um papel estratégico, desde a Marca-Mãe às submarcas e marcas colaborativas, com atenção especial às marcas próprias. "Elas (marcas próprias) fortalecem o Brand Equity e o Brand Relevance do supermercado. As marcas próprias, quando bem construídas, traduzem os valores e diferenciais da rede: qualidade acessível, inovação em categorias estratégicas e conexão com o estilo de vida do cliente. Não são mais apenas alternativas baratas, mas ativos estratégicos para fidelização", reforça Tatiana Fanti. A grande força do Branding Moderno está na sinergia dos fatores. Quando um "B" é fortalecido, outros são impulsionados. Quando um fraqueja, todo o ecossistema cede. Se antes a disputa pelo imaginário do consumidor era pelo convencimento de escolher uma marca e não a outra, por diferenciação de atributo, hoje é preciso se tornar indispensável. Em resumo: preferência é algo que pode ser comparado, a relevância não, ela é inevitável. Pontos de atenção à mudança Concorrência ampliada: a disputa não está mais apenas entre marcas do setor, mas com qualquer solução que atenda à mesma necessidade do consumidor; Influência sociocultural: para ser relevante é preciso conexão com causas e discussões maiores, importantes para a sociedade; Parcerias colaborativas: formar relações com marcas que agreguem valor gera a ideia de pertencimento; Agilidade estratégica: monitorar e antecipar mudanças de comportamento, tecnologia e semiótica. Para adaptar-se à nova realidade é preciso muita atenção ao uso de dados e ao social listening. Além disso, campanhas institucionais precisam de aplicação visível no dia a dia do negócio, com experiências imersiva, criando valor além de produtos e serviços. Também é necessário estar conectado com a linguagem dos consumidores, porém, mantendo a autenticidade da marca. No jogo da preferência, a disputa era pela opção do consumidor. No jogo da relevância, é preciso garantir espaço permanente na vida dele. Os 5 B's oferecem justamente uma estrutura sólida para trilhar essa jornada. Em tempos de concorrência altamente acirrada, apenas marcas com estratégia de gestão, relevância cultural e conexão emocional crescerão ao ponto de subirem ao nível de indispensáveis. A grande pergunta que reside ao fim é: sua marca será imprescindível na vida do consumidor amanhã?
12/09/2025
3,000 Result for
Indústria em cena
Vapza e Knorr: parceria inédita para entrar em um novo segmento! Sua gôndola está pronta?
Buscando ampliar sua presença em diversas ocasiões de consumo do brasileiro, a Knorr, marca da Unilever Alimentos, se uniu à Vapza para entrar na categoria de refeições prontas, segmento que tem registrado crescimento nos últimos anos no país. Com a parceria, foi lançada a linha de refeições prontas e práticas: a Mini Meals. A iniciativa tenta alcançar a atenção do consumidor moderno, que procura soluções práticas, saborosas e nutritivas, adequadas a sua conveniência, mas sem abrir mão da qualidade. A novidade representa a estreia da Knorr no segmento de refeições prontas na América Latina, em um claro movimento de estudo e análise do comportamento e das mudanças de hábitos alimentares dos clientes. "A entrada de Knorr no mercado de refeições prontas traz uma experiência que combina sabor, praticidade e o conforto de uma comida caseira. Com a tecnologia exclusiva da Vapza, conseguimos oferecer uma refeição completa com ingredientes de verdade, sem conservantes ou necessidade de refrigeração. A praticidade faz parte da proposta do produto, mas o grande diferencial dessa linha está na qualidade e na forma inovadora de levar uma refeição saborosa e pronta para o dia a dia dos consumidores, fatores que acreditamos ter alto potencial de performance no varejo", declara Marina Ballini, líder de Marketing de Culinários da Unilever Alimentos no Brasil. Proposta alinhada às demandas de consumo modernas A linha Mini Meals estreia com duas opções: Picadinho de Carne (carne bovina com cenoura, arroz branco e feijão carioca) e Frango Oriental (peito de frango com pimentões, molho shoyu, arroz e batata em cubos). As refeições, prontas em apenas dois minutos no micro-ondas, não necessitam de refrigeração, são livres de conservantes e feitas com ingredientes naturais. Cada porção é organizada em três embalagens inteligentes que separam proteína, acompanhamento e vegetais, garantindo também praticidade ao consumidor. "Quando propósito e inovação se encontram, o resultado transforma. Com muito orgulho, anunciamos o lançamento da linha Mini Meals, uma cocriação entre duas marcas que compartilham valores e visão de futuro: Vapza + Knorr. Unimos o sabor e a tradição da Knorr com a praticidade e tecnologia da Vapza para criar refeições completas, rápidas e nutritivas, perfeitas para quem busca conveniência sem abrir mão do prazer de comer bem", destaca Enrico Milani, CEO da Vapza. O lançamento da linha Mini Meals é reflexo direto do acompanhamento das adaptações do comportamento dos consumidores, especialmente os mais jovens, que tentam aliar uma alimentação saudável e balanceada com praticidade e acessibilidade. Quem descreve esse movimento é o CEO da Vapza: "Essa parceria vai além de um produto: é um marco no jeito de se alimentar bem. É sobre escutar o consumidor, entregar soluções reais para o dia a dia e mostrar que comida de verdade pode ser simples, gostosa e acessível. Seguimos com entusiasmo, oferecendo saúde e sabor com um tempero ainda mais especial: o da colaboração". "Estamos atentos às mudanças de comportamento, especialmente entre as pessoas que vivem no corre e querem comer bem sem perder tempo. A parceria combina nossa expertise em levar sabor de comida caseira com a tecnologia de embalagem a vácuo e cocção a vapor da Vapza, o que garante refeições completas e que entregam, ao mesmo tempo, conveniência e qualidade superior, características ainda pouco exploradas em soluções prontas", também pontua Maria Eugênia, diretora de Novos Negócios da Unilever Alimentos LATAM. Integração de tecnologias Se a Knorr entra na parceria com a expertise do lado alimentar, a Vapza soma a iniciativa com a tecnologia de cocção a vapor e embalagem a vácuo, fornecendo uma solução completa para os consumidores que desejam refeições equilibradas e rápidas. "Essa parceria chega para transformar a experiência do consumidor, combinando praticidade, sabor e qualidade em um só produto. Um verdadeiro marco para o nosso segmento, que reforça o poder da inovação e da colaboração estratégica", explica Oseias Andrade, diretor comercial da Vapza. Oportunidade para o varejo supermercadista O lançamento apresenta uma nova possibilidade do varejo supermercadista ampliar seu mix de produtos com itens que dialoguem com consumidores mais atentos a alimentação saudável, mas que precisam de opções e praticidade para aliar essa demanda ao seu dia a dia. Estar preparado pode reforçar, no ideal do cliente, a ideia de que nosso setor é, verdadeiramente, uma opção nessa busca, além de um elo entre as inovações da indústria e as necessidade da experiência do consumidor. Suas gôndolas já estão preparadas?
12/09/2025
3,000 Result for
Indústria em cena
Campanha inovadora e agressiva: Yoki repagina linha de snacks com promoção nacional
Em uma categoria que cresce entre os clientes do varejo supermercadista e com relevância em diferentes ocasiões de consumo, a Yoki, da General Mills, apostou em uma ação agressiva em todo o território nacional. A marca reformulou completamente as embalagens de sua linha de snacks, que inclui pipocas de micro-ondas, amendoins e salgadinhos Yokitos. O movimento é uma tentativa de reforçar a presença da marca no segmento. Mas a estratégia não para por aí. Nova identidade visual Na linha Yokitos, o design das embalagens e o mascote Jacaroki foram repaginados, na tentativa de reforçar a conexão com o público infantil. Já na linha de batatas, a proposta visual é mais neutra, direcionada ao consumidor que busca praticidade. Os amendoins, por sua vez, agora carregam o selo "Amendoim Selecionado", com o objetivo de destacar qualidade e cuidado na seleção do grão como fator de diferenciação da concorrência. Já as pipocas para micro-ondas ostentam o selo "Grão Premium", instruções de preparo mais claras e coberturas doces reformuladas, inclusive com a novidade Chocolate com Avelã. "Experimente grátis": promoção agressiva Para impulsionar a experimentação e iniciar a criação de novos laços com consumidores, a Yoki lançou uma promoção firme: a "Experimente grátis", válida em todo o território nacional até o final de outubro. Na compra de até R$ 20,00 em produtos participantes (incluindo um item Yokitos), o consumidor tem a possibilidade de cadastrar o cupom no site oficial e receber cashback via Pix, após validação. Cada CPF pode obter até R$ 60,00 em reembolsos (ou até três cupons). "Agora os consumidores podem experimentar de graça nossos salgadinhos Yokitos, inovações de pipoca micro-ondas e amendoins. A Yoki tem uma linha completa de snacks salgados deliciosos para acompanhar a série favorita, o jogo de futebol, a resenha da moçada", destaca Fabiola Menezes de Paula, CMO da General Mills Brasil. Oportunidade para o varejo supermercadista Algumas ações práticas podem ser adotadas para potencializar os resultados com a campanha da Yoki, tais como: Pontos extras e "ilhas de experimentação": criar espaços atrativos e destacar a mecânica do cashback, facilitando a compreensão da promoção, pode fortalecer as compras por impulso; Degustações em horários específicos: ações nos horários da tarde/noite e aos fins de semana podem ser mais assertivas, visto que a categoria de snacks também está muito aliada à conveniência para um lanche da tarde ou para a merenda escolar preparada pelos pais; Cross-sell: ativações combinadas com bebidas e molhos, focadas em "momento de lazer", podem gerar bons resultados; CRM: divulgar em aplicativos, e-commerce e programas de fidelidade, com segmentação para consumidores com alta afinidade em snacks e produtos de consumo fora de casa. Gestão de sortimento e estoque: é preciso garantir que haja estoque para suportar o período promocional e assegurar a rápida reposição dos itens. Iniciativas como a campanha da Yoki mostram como inovação, conveniência e leitura de tendências podem acelerar giro e fortalecer o relacionamento, criando experiência que gerem percepção de valor junto aos clientes.
12/09/2025
3,000 Result for
Grupo Alvorada promove campanha de Setembro Amarelo com ações de acolhimento e conscientização para colaboradores
O Grupo Alvorada está realizando, durante todo o mês de setembro, uma campanha especial voltada à valorização da vida e à saúde mental de seus colaboradores. As iniciativas fazem parte das ações do Setembro Amarelo e incluem conteúdos informativos, dinâmicas internas e distribuição de materiais para todas as unidades, incluindo matriz, filiais, centro de distribuição e fábrica. Uma das principais atividades é a dinâmica da “urna de mensagens”, que estimula a troca de palavras de apoio entre os funcionários. “As equipes elaboraram urnas em cada loja e também na matriz. Os colaboradores escrevem mensagens anônimas de incentivo, dobram o papel e depositam dentro da urna. Por volta do dia 20, todas serão abertas para que cada pessoa possa retirar uma mensagem e ler”, explica Mylena Monteiro, analista de comunicação interna do Grupo Alvorada. Segundo ela, a ideia surgiu de uma prática cotidiana: “A inspiração veio do nosso dia a dia. Eu e outras pessoas temos um potinho de mensagens na mesa. Quando o dia está mais puxado, a gente tira um papel, lê e segue o trabalho. É um pequeno alívio. Pensamos: por que não ampliar isso para todos os colaboradores?”, destaca. Além da urna, kits de conscientização foram enviados a todas as unidades. Cada kit inclui lacinhos amarelos, informativos para mural, folhetos explicativos, balões e uma carta personalizada. “Os laços foram produzidos internamente pelo time de RH, com o apoio dos jovens aprendizes. Também distribuímos folhetos e lacinhos na estação de trabalho de cada colaborador da matriz”, conta Mylena. A campanha ainda aposta em conteúdo digital estratégico. Vídeos com orientações sobre saúde mental, serviços de ouvidoria e atendimento psicológico são publicados todas as quartas-feiras, no que o grupo apelidou de Quarta Amarelo. “Queríamos que fosse algo realmente útil, que ajudasse de fato quem assiste, seja colaborador ou não. Por isso, cada vídeo é acompanhado de um e-mail interno que aprofunda o tema”, explica. Para Mylena, a proposta vai além da conscientização: “Falar sobre saúde mental precisa deixar de ser um tabu. Nosso objetivo é oferecer suporte, mostrar os canais de atendimento disponíveis e incentivar o cuidado diário com o bem-estar”, conclui. "Com ações de acolhimento e comunicação integrada, o Grupo Alvorada reforça o compromisso de promover um ambiente de trabalho mais humano e atento à saúde emocional de seus profissionais", destaca a gerente de Gente e Gestão da ASSERJ, Michelle Rodrigues.
12/09/2025
1
...
77
78
79
...
750
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 309 to 312 of 3,000 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
77
Page
78
Page
79
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
80
Page
81
Page
82
Page
83
Page
84
Page
85
Page
86
Page
87
Page
88
Page
89
Page
90
Page
91
Page
92
Page
93
Page
94
Page
95
Page
96
Page
97
Page
98
Page
99
Page
750
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden