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Os russos vão "invadir nossa praia"! Novo player anuncia abertura de loja no Rio. Vem saber!
Um novo gigante do hard discount (saiba mais sobre o conceito AQUI) está chegando ao Rio de Janeiro. O grupo russo Svetofor anunciou a abertura de uma unidade da rede de supermercados Vantajoso, na capital fluminense. A diretora regional, Karina Storozhenko, não revelou muitos detalhes da operação, mas ressaltou que a proposta é oferecer “preços promocionais permanentes”, diferente do modelo tradicional que alterna valores altos e baixos. As lojas do grupo têm, em média, 1.000 m² e apostam em um modelo simplificado: 80% do mix será de alimentos e 20% de itens de primeira necessidade. Sem estoque interno, os produtos ficarão expostos diretamente no salão de vendas, o que reduz custos operacionais. O público-alvo é amplo: vai de consumidores das classes B, C e D a pequenos comerciantes e até clientes da classe A que buscam economia. A operação começa com itens embalados — como pães de forma e carnes fracionadas — e poderá incluir padaria e açougue conforme a demanda local. “A simplicidade e a eficiência nos permitem oferecer preços abaixo da média do mercado. Em vez de promoções pontuais, trabalhamos com preços promocionais permanentes”, explica Karina Storozhenko. A estratégia se baseia em negociação direta com fabricantes, eliminando intermediários e reduzindo custos logísticos. Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e 1º vice-presidente da ALAS, no Brasil, o que prevaleceu até agora foi o modelo de atacarejo e as redes regionais, que continuam fortes. "Mas isso não é definitivo, já houve momentos de hipermercado e outras tendências. O mercado está sempre em evolução. Vamos ver como esse modelo vai se comportar em solo carioca.” A estreia da rede no Brasil acontece em Campinas (SP), mas a marca já mira o Rio: a meta é abrir nove lojas em 2025 — incluindo unidades em São Paulo e Minas Gerais — e chegar a 50 operações no país em três anos.
11/09/2025
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Prezunic amplia conceito pet friendly e inaugura Parcão na loja Barra
O Prezunic inaugurou, nesta quinta-feira (11), o “Parcão” da loja Barra, um espaço exclusivo de lazer para cães e seus tutores. Com 150 m², o ambiente conta com área separada para filhotes e foi apresentado ao público junto com ações de microchipagem, feira de adoção e vacinação de pets. Patrícia Rotelli, diretora comercial do Prezunic e do Spid, destacou a importância da iniciativa e o pioneirismo da rede no Rio de Janeiro e agradeceu a ASSERJ por todo o apoio desde o lançamento da primeira loja pet friendly da rede. “Hoje inauguramos este Parcão, juntamente com o serviço de microchipagem, feira de adoção e vacinação. É um espaço de 150 metros quadrados que o cliente pode aproveitar, inclusive com uma área reservada apenas para filhotes. Aproveito para agradecer à ASSERJ por atuar junto às autoridades para que isso fosse possível em meados de 2022. Somos pioneiros aqui no Rio de Janeiro e contamos, inclusive, com um carrinho apropriado para pets: o cliente pode fazer suas compras acompanhado do seu amigo de quatro patas.” O evento contou com a presença do secretário municipal de Defesa e Proteção dos Animais do Rio de Janeiro, Luiz Ramos Filho, que celebrou a iniciativa: “Parabéns, Prezunic, por ter essa sensibilidade. Esse é um momento marcante da convivência dos animais com seus tutores. É muito bom ver as empresas entendendo esse comportamento da sociedade. Esse é um espaço de convivência, de harmonia e integração.” Com o novo “Parcão”, o Prezunic reforça seu compromisso com o bem-estar animal e amplia a proposta de ser uma rede cada vez mais integrada ao dia a dia dos tutores cariocas e seus pets. Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é um motivo de muito orgulho para a associação acompanhar iniciativas como esta do Prezunic. "O Parcão da unidade Barra demonstra que o varejo supermercadista está atento ao novo perfil de consumidor, que deseja viver experiências e incluir seus pets em cada momento. Ações como essa fortalecem o conceito de loja pet friendly e mostram como o nosso setor pode inovar e, ao mesmo tempo, acolher as famílias cariocas — incluindo seus animais de estimação. Quando criamos o selo Super Pet, da ASSERJ, visávamos, justamente, ações como essa” Parabenizamos a iniciativa e desejamos que esse projeto inspire outros associados nessa adequação do nosso setor a um formato familiar cada vez mais presente na sociedade: a presença dos pets! REVISTA SUPER NEGÓCIOS - Leia AQUI a matéria "Pet é coisa de supermercado" (a partir da página 40) que preparamos para a revista Super Negócios e descubra como o varejo supermercadista conquista clientes de quatro patas!
11/09/2025
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4ª Rodada de Negociação Prezunic: vem saber o que a indústria parceira falou sobre o evento!
O Prezunic promoveu, na manhã desta quarta-feira (10), a Rodada de Negociação do 4º trimestre, na churrascaria Rio Brasa, na zona sudoeste do Rio de Janeiro. O encontro reuniu executivos da rede e parceiros da indústria. Durante o evento, a diretoria do Prezunic fez uma retrospectiva das ações de 2025 e reforçou o papel da parceria com fornecedores para fechar o ano “com chave de ouro”. “Nosso objetivo continua sendo oferecer experiências diferenciadas e muitas novidades aos clientes”, destacou Gerson Estevam, diretor-geral do Prezunic e Spid. Patrícia Rotelli, diretora Comercial do Prezunic e Spid, ressaltou a relevância do período. “O quarto trimestre é muito estratégico para o varejo. Temos campanhas funcionais, iniciativas de retail media e lançamentos previstos. Queremos, juntos com a indústria, construir um fim de ano histórico”, afirmou. Entre os destaques, estão o sucesso das lojas pet friendly e a Corrida Prezunic, marcada para o dia 28 de setembro, na praia do Recreio. A prova terá percursos de 2 km — com possibilidade de correr acompanhado do pet — além de opções de 5 km e 10 km. “O recado é claro: inovação. Supermercados precisam caminhar junto aos clientes, entendendo seus comportamentos e necessidades e, claro à indústria, compartilhando dados de forma ética e estratégica. Quem já faz isso está na frente — e o Prezunic é um exemplo”, ressalta Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Indústria em peso prestigiando o evento O encontro contou com forte presença de representantes da indústria, que ressaltaram a relevância do Prezunic para o mercado carioca. “Sem dúvidas, o Prezunic é uma das redes mais inovadoras do Rio de Janeiro. É um parceiro vanguardista que nos ajuda a desenvolver categorias e ampliar presença nos lares fluminenses”, afirmou Pedro Santo, gerente de vendas da Nestlé. Na mesma linha, Lucas Bottino, gerente regional da Ambev, destacou a relevância da bandeira: “O Prezunic mantém uma agenda de inovação que tem muita sinergia com as nossas estratégias, tanto para este ano quanto já olhando para 2026.” Juliana Rossi, gerente de vendas da Coca-Cola Andina, também elogiou a parceria. “É um cliente que entrega tudo com muito entusiasmo. Nossos resultados crescem ano após ano em conjunto com o Prezunic. Dentro da minha estrutura, é praticamente um cliente top one”, disse. Paulo Lima, da Selmi (marcas Galo e Renata), destacou a capacidade de inovação da rede. “O Prezunic traz uma forma diferente de trabalhar o varejo no Rio de Janeiro. Desde ações ligadas ao universo pet até a maneira como estruturam promoções e mídia. Para nós, estar nessa onda é fundamental para crescer junto.” Já Luan Simas, executivo comercial da Heineken, reforçou a parceria de longa data. “O Prezunic é um cliente estratégico para nossas inovações, sempre caminhamos juntos. É uma relação que vai além do negócio, construída com confiança ao longo dos anos”, afirmou. Com uma programação que envolveu networking, alinhamento de metas e celebração das conquistas do ano, além das expectativas para o fechamento do ano, a Rodada de Negociação consolidou o papel do Prezunic como um dos grandes players do varejo supermercadista no Rio de Janeiro.
10/09/2025
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Associados em foco
Supermercado está na moda, literalmente. Vem ver!
As colaborações entre marcas (populares collabs) são uma poderosa estratégia para impulsionar visibilidade em diversos segmentos. E, no varejo supermercadista, a constatação não é diferente. No atual cenário do marketing, onde inovação e diferenciação são essenciais para mergulhar no imaginário do consumidor, as collabs cumprem papel singular. Essas parcerias permitem que empresas alcancem resultados que, talvez, não fossem obtidos isoladamente, fortalecendo a imagem, ampliando o alcance e criando conexões profundas com o público ao lançar itens que se toram objetos de desejo. Nesse contexto, o Supermercados Zona Sul acaba de disponibilizar nas suas lojas uma nova coleção das já famosas ecobags, agora em parceria com a varejista de moda Maria Filó. "As ecobags Amo Rio, exclusivas do Zona Sul, já são uma tradição entre os cariocas de coração. Há mais de 10 anos buscamos parcerias que traduzem a essência do Rio, e desta vez a coleção estampada pela Maria Filó une o clássico ao contemporâneo. O resultado são sete modelos de ecobags versáteis, práticas e sustentáveis - cada ecobag substitui até 10 sacolas plásticas, disponíveis nas lojas e nos canais digitais do Zona Sul", explicam Gabriela Maravilhas, gestora de Marketing da Rede Zona Sul, e Camilla Leta, gestora da categoria Amo Rio. Igor Esperança, especialista de Branding e Comunicação do Grupo SOMA - Maria Filó, afirma: "Há exatamente um ano, começamos a sonhar com a parceria entre Maria Filó e o Supermercados Zona Sul. A ideia era levar o charme das nossas estampas para o dia a dia da consumidora de uma forma prática, acessível e cheia de estilo. Assim nasceram as sacolas ecobag, que já estão circulando pelas ruas, praias e esquinas da cidade, um jeito bonito e sustentável de estarmos presentes em tantos momentos cotidianos. Criamos ativações, seeding, parcerias com influenciadoras, release com a imprensa e até adesivamos caminhões e carrinhos de entrega que estão rodando a cidade. Cada detalhe foi pensado para potencializar essa união de forças entre duas marcas que fazem parte da vida das cariocas há décadas". "O principal objetivo da collab é unir estilo, praticidade e sustentabilidade em um produto que já faz parte do dia a dia dos cariocas. Ao lado da Maria Filó, criamos ecobags exclusivas e colecionáveis, que traduzem a leveza, e a versatilidade do Rio, incentivando o consumo consciente e reduzindo o uso de sacolas plásticas", destacam Gabriela Maravilhas e Camilla Leta. Ação cai no gosto do consumidor A parceria já conquistou os clientes e chama a atenção de todos que circulam pelas unidades do Zona Sul. Aliás, não apenas daqueles que passam pelas lojas do grupo. Unindo estilo, praticidade e sustentabilidade, as ecobags já podem ser vistas pelas ruas do Rio, graças a versatilidade de uso possibilitada. "A collab tem sido recebida com muito entusiasmo! Os clientes elogiam a beleza, a qualidade e a exclusividade das estampas, que se combinam facilmente com diferentes momentos do dia. A proposta sustentável também gera ainda mais conexão, reforçando o orgulho em fazer parte de uma iniciativa que une estilo, funcionalidade e cuidado com o meio ambiente", pontuam as gestoras de Marketing da Rede Zona Sul e a da categoria Amo Rio. Eudoxia Donato, estilista Sênior da Maria Filó, também reforça: "A Maria Filó uniu sua criatividade ao lifestyle carioca em uma parceria especial com o Supermercados Zona Sul. A collab celebra a conexão entre moda, gastronomia e bem-estar, levando o charme e a identidade da marca para um espaço que é referência no cotidiano do Rio". Sucesso entusiasma o futuro As colaborações do Zona Sul já são parte tão ativa da imagem da rede, que os consumidores aguardam com ansiedade por novas ações. E o grupo promete não decepcionar: "As collabs já fazem parte da história do Zona Sul e sempre buscamos novas parcerias que traduzam a alma carioca e tragam ainda mais significado para as nossas ecobags Amo Rio. O sucesso dessa edição com a Maria Filó nos inspira a continuar explorando colaborações criativas e relevantes, unindo estilo, praticidade e sustentabilidade", frisam Gabriela Maravilhas e Camilla Leta. Por que apostar em collabs? Para supermercadistas, entender o poder de uma collab pode representar não apenas diferenciação junto à concorrência, mas aumento de vendas e engajamento profundo com o consumidor em um mercado de extrema competição e dinamismo, que valoriza cada vez mais autenticidade, memorabilidade e valor. As colaborações atendem essas expectativas, sendo muito mais do que somente a união de marcas ou produtos, são uma estratégia multifacetada, que traz consequências diretas, tais como: Ampliação da visibilidade e alcance: com união de forças, marcas impactam novos públicos, consequentemente, penetrando grupos de consumidores antes longínquos. Esse fato é muito valioso, principalmente quando há complementação de audiência e a exposição é potencializada, criando um movimento cascata em torno da parceria e atingindo ainda mais pessoas; Fortalecimento de credibilidade: colaboração entre marcas consolidadas também criam um compartilhamento de prestígio e confiança, alavancando a percepção de valor; Diversificação: mesclar conhecimentos gera o desenvolvimento criativo de produtos ou soluções exclusivas, proporcionando ao consumidor o novo, que não será recriado por um concorrente; Engajamento e fidelização: collabs bem executadas e planejadas oferecem experiências únicas ao cliente, que com o sentimento de exclusividade fortalecerá os laços de lealdade com as marcas. Os produtos viram verdadeiros objetos de desejo. Porém, collabs não são sinônimos de sucesso por si só, é preciso planejamento, alinhamento e execução calculada. Definição de objetivos claros, conhecimento de público, alinhamento de valores entre as marcas parceiras, comunicação clara e foco na experiência do consumidor são primordiais para gerar engajamento emocional e alcançar resultados duradouros e relevantes. Mais que uma ferramenta, uma união de valores As colaborações, portanto, não são uma mera ação de marketing, mas uma iniciativa pautada pela união de marcas com valores próximos. Para o varejo supermercadista a estratégia é uma chance real de fortalecimento de marca, diversificação da concorrência e ampliação de alcance e fidelização. Em um mundo onde a disputa pelo imaginário do consumidor virou uma corrida, inovação e diferenciação são fundamentais para fazer a sua marca ser a lembrada na hora da compra.
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