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Economia
A classe média brasileira está crescendo: qual o impacto no varejo supermercadista
O Brasil voltou a ser um país de classe média, segundo levantamento da Tendências Consultoria obtido pelo O GLOBO. O estudo constatou que 50,1% dos domicílios estão nas classes C para cima, o que significa renda mensal domiciliar acima de R$ 3,4 mil. A melhora no emprego é o principal fator responsável pela ascensão social dos brasileiros, segundo a consultoria. No Rio de Janeiro, os supermercados, por exemplo, bateram recorde de geração de cargos em 2024. O setor criou mais de 46 mil vagas formais e impulsionou a economia fluminense. Com isso, o poder de compra aumenta, e as famílias ficam dispostas a consumir mais e melhor. A previsão é a de crescimento da demanda por qualidade e preço acessível – mas para se destacar, é preciso inovar e oferecer uma experiência de compra única. O momento é de diversificar o portfólio, investir em estratégias digitais e fortalecer a relação com o consumidor, atenta o presidente da ASSERJ Fábio Queiróz. Ele diz enxergar essas mudanças no perfil de consumo da classe média como um marco transformador para o nosso setor. “Esse é o momento de chamada à ação para o setor supermercadista. A integração com o universo digital, estratégias personalizadas e um foco maior na fidelização do cliente são passos indispensáveis. Estamos diante de uma oportunidade única de atuarmos muito além do abastecimento e sermos verdadeiros parceiros no dia a dia dessas famílias, promovendo experiências diferenciadas.”
06/01/2025
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Economia
Brasil reduz importações de laticínios: oportunidade ou desafio para a indústria?
Preços para o consumidor final continuarão alinhados aos padrões internacionais A indústria de leite anda animada com as perspectivas de clima favorável e queda das importações. O cenário é mais positivo do que nos anos anteriores. Nesse período, cresceram as compras de matéria-prima do exterior, especialmente de Argentina e Uruguai. Além disso, sucessivas estiagens em estados produtores importantes reduziram a oferta e afetaram a produtividade no campo. O aumento dos preços dos lácteos no mercado internacional e a desvalorização do real devem enxugar as importações brasileiras de lácteos, que bateram recorde no país em 2024. Para Darlan Palharini, secretário executivo do Sindilat (Sindicato das indústrias de laticínios do Rio Grande do Sul, a diminuição das importações beneficia a cadeia produtiva local, mas os preços para o consumidor final continuarão alinhados aos padrões internacionais, sem uma garantia de serem mais acessíveis. O impacto principal será um fortalecimento da produção nacional: “Com a diminuição das importações, o produtor fica mais motivado para aumentar a produção. A tendência é termos uma oferta boa de produtos a preços de mercado internacional. Não dá para dizer que os preços serão mais acessíveis, porque todos os preços estão nivelados a preços mundiais. Mas o que importa é que a produção nacional deve crescer.” Ele segue explicando que a desvalorização do dólar pesa muito mais como custo do que benefício, já que grande parte dos insumos, embalagens e ingredientes para alguns derivados é dolarizada. “Espera-se que a questão cambial estabilize e que efetivamente a gente não precise repassar algum custo devido a essa transição cambial. A gente observa com bastante cautela essa desvalorização cambial porque impacta diretamente nos custos da indústria.” Preços para o consumidor final continuarão alinhados aos padrões internacionais A indústria de leite anda animada com as perspectivas de clima favorável e queda das importações. O cenário é mais positivo do que nos anos anteriores. Nesse período, cresceram as compras de matéria-prima do exterior, especialmente de Argentina e Uruguai. Além disso, sucessivas estiagens em estados produtores importantes reduziram a oferta e afetaram a produtividade no campo. O aumento dos preços dos lácteos no mercado internacional e a desvalorização do real devem enxugar as importações brasileiras de lácteos, que bateram recorde no país em 2024. Para Darlan Palharini, secretário executivo do Sindilat (Sindicato das indústrias de laticínios do Rio Grande do Sul, a diminuição das importações beneficia a cadeia produtiva local, mas os preços para o consumidor final continuarão alinhados aos padrões internacionais, sem uma garantia de serem mais acessíveis. O impacto principal será um fortalecimento da produção nacional: “Com a diminuição das importações, o produtor fica mais motivado para aumentar a produção. A tendência é termos uma oferta boa de produtos a preços de mercado internacional. Não dá para dizer que os preços serão mais acessíveis, porque todos os preços estão nivelados a preços mundiais. Mas o que importa é que a produção nacional deve crescer.” [caption id="attachment_38317" align="alignnone" width="200"] Darlan Palharini é secretário executivo do Sindilat (Sindicato das indústrias de laticínios do Rio Grande do Sul) / Crédito: Dudu Leal[/caption] Ele segue explicando que a desvalorização do dólar pesa muito mais como custo do que benefício, já que grande parte dos insumos, embalagens e ingredientes para alguns derivados é dolarizada. “Espera-se que a questão cambial estabilize e que efetivamente a gente não precise repassar algum custo devido a essa transição cambial. A gente observa com bastante cautela essa desvalorização cambial porque impacta diretamente nos custos da indústria.” E finaliza dizendo que a possibilidade de mudança drástica nas ofertas nos supermercados é quase impossível, mesmo numa situação de calamidade como ocorreu no Rio Grande do Sul, no ano passado. "Naquela época, a oferta de leite foi afetada muito pouco. Diria que hoje está muito bem organizado o sistema de produção e não vejo possibilidade de crise de abastecimento."
06/01/2025
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Conecta
Omnichannel no varejo supermercadista: estratégias e impactos
Para você que ainda não está familiarizado com o conceito, omnichannel se refere a uma estratégia que integra todos os canais de venda e comunicação de um supermercado, proporcionando uma experiência coesa, seja no ambiente físico ou digital. Esta integração permite que os clientes alternem os canais (como loja física, aplicativo, site e redes sociais) de forma transparente. Por exemplo, um cliente pode fazer um pedido online e optar por retirar na loja, ou vice-versa. Dessa forma, a integração omnichannel no varejo supermercadista permite uma experiência de compra unificada e fluida para os consumidores. A consultora de Varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, afirma que o uso de ferramentas tecnológicas, como CRM e inteligência artificial, é fundamental porque auxilia na análise do comportamento do consumidor, otimizando as ofertas. “O CRM permite centralizar informações sobre os clientes, consolidando dados de diferentes canais (loja física, online, atendimento ao cliente). Com dados coletados e analisados, as empresas podem personalizar a experiência do cliente. A IA pode ajudar a segmentar a audiência e oferecer recomendações de produtos baseadas em compras anteriores, preferências e comportamento”, afirma. Entretanto, a consultora alerta para alguns desafios na implementação dessas ferramentas como a necessidade de integrar os sistemas, treinar a equipe e adequar processos internos para que a estratégia tenha eficácia. Associados investem no omnichannel Grandes redes de supermercados já utilizam a estratégia omnichannel com sucesso. O Zona Sul, por exemplo, oferece itens com descontos de livre escolha dos clientes cadastrados no aplicativo. Os usuários selecionam os produtos que desejam comprar com 15% de desconto, válidos por uma semana. Além disso, pelo app os clientes podem solicitar a entrega dos produtos em casa. Programas de fidelidade são a aposta do GPA Os clientes da rede Pão de Açúcar podem aproveitar os benefícios do programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais, pioneiro no varejo alimentar que completa 25 anos neste ano. Para participar, basta baixar o App Pão de Açúcar Mais ou se cadastrar no site. O programa oferece benefícios de acordo com o perfil de compra de cada cliente, elaborados a partir de pesquisas quantitativas e de usabilidade feitas com consumidores. E além de se tornar Cliente Mais apenas ao se cadastrar gratuitamente, o consumidor poderá evoluir de nível ao cumprir duas missões em 12 semanas: uma de recorrência de compras e outra de ticket gasto nas lojas e no e-commerce. Ao cumprir as duas missões no período estipulado, o cliente pode se tornar um Cliente Mais Gold ou Cliente Mais Black, que têm ainda mais benefícios exclusivos. Caso não atinja os objetivos, permanece com os benefícios do Cliente Mais, que inclui descontos exclusivos e personalizados, além do acúmulo de 5 pontos stix a cada R$20,00 na mesma compra, para trocar por produtos ou cashback. Para ativar os benefícios, é necessário informar sempre o CPF antes de passar as compras nas lojas. Adicionalmente, o cliente ainda pode potencializar seus descontos pedindo o cartão Pão de Açúcar (+20% off em vinhos, espumantes e produtos Qualitá). Já o Extra Mercado conta com o Clube Extra, programa de fidelidade que oferece benefícios especiais e exclusivos. O aplicativo disponibiliza a aba Meu Desconto que reúne ofertas personalizadas. Para utilizar a oferta é necessário ativá-la antes de passar no caixa. O Clube Extra também conta com a dinâmica de acúmulo de stix: pode juntar pontos conversíveis em cashback e vale-compras ao cumprir a Missão de compras do mês, além de participar de ações especiais e acumular mais pontos comprando os "produtos aceleradores" de cada período. Para auxiliar, você, supermercadista, seguem alguns pontos-chave da integração omnichannel: Experiência integrada: permitir que o cliente comece uma compra online e a finalize na loja física, ou vice-versa, sem perder informações ou promoções. Disponibilidade de produtos: mostrar a disponibilidade de produtos em tempo real, tanto no site quanto nas lojas físicas. Retirada e devolução facilitadas: oferecer a opção de comprar online e retirar na loja (click and collect) ou devolver um produto comprado online diretamente em uma loja física. Informações consistentes: garantir que as informações de produtos, preços e promoções sejam consistentes em todos os canais. Atendimento ao cliente: proporcionar suporte ao cliente por múltiplos canais (telefone, chat, e-mail, redes sociais) de forma integrada e eficiente. A ideia é oferecer ao cliente uma experiência de compra sem barreiras e coerente, aumentando a satisfação, fidelização e recorrência. Se o seu supermercado ainda não explora esse conceito, avalie a possibilidade de implementá-lo. Vai valer a pena!
06/01/2025
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Investindo em inclusão: Supermercados Mundial abre 50 vagas para PcD
Rede reforça compromisso social com a inclusão e oferece oportunidades para pessoas com deficiência em diversas áreas. O Supermercados Mundial, tradicional rede carioca com mais de 81 anos de história e 20 lojas no estado, anuncia a abertura de 50 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). As oportunidades são para funções operacionais em diversas unidades da rede, localizadas nas zonas Norte, Sul e Oeste do Rio de Janeiro. Com o objetivo de fortalecer a inclusão e a diversidade em seu quadro de funcionários, o Supermercados Mundial busca profissionais com deficiência que tenham aptidão para o atendimento ao público, empatia e vontade de aprender. Não é exigida experiência prévia para as vagas. "Acreditamos que a diversidade enriquece o ambiente de trabalho e promove o desenvolvimento de todos. Queremos que cada colaborador se sinta acolhido e tenha a oportunidade de crescer conosco", afirma Nathan Guilherme, analista de RH da rede. "A inclusão de pessoas com deficiência é um compromisso do Mundial. Buscamos construir um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados, e onde cada um possa contribuir com suas habilidades e talentos”, acrescenta. A empresa oferece salário inicial de R$ 1.700,00, além de benefícios como assistência médica e odontológica, vale-transporte, refeição no local, cartão farmácia e convênio com o SESC. Reconhecido por sua responsabilidade social, o Supermercados Mundial já conta com mais de 400 PcDs em seu quadro de funcionários. A iniciativa reafirma o compromisso da empresa em construir um ambiente de trabalho que valorize a equidade e respeite a diversidade. Candidatos interessados devem enviar currículo e laudo médico para o WhatsApp (21) 96439-9263. Como o seu supermercado vem investindo na inclusão?
06/01/2025
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Conecta
Descubra como o QR Code pode revolucionar seu supermercado
Os códigos de barras, usados no comércio desde os anos 1970, dão agora lugar a uma solução mais moderna e eficaz: o QR Code de nova geração. Estes novos códigos não só melhoram a experiência do consumidor, como também reduzem o desperdício em até 50%, com impacto direto na gestão e no consumo de produtos. O Quick Response Code (código de resposta rápida) ou QR Code é uma versão bidimensional (2D) do código de barras capaz de transmitir uma grande variedade de informações por meio de um scanner. Enquanto os códigos de barras armazenam apenas dados básicos, os QR Codes disponibilizam: → Detalhes do produto → Prazos de validade → Informações nutricionais → Dados de fabricação → Instruções de reciclagem Esta funcionalidade elimina a dependência de bases de dados externos, melhora a rastreabilidade, o controle de inventários e promove uma cadeia de abastecimento mais sustentável. As vantagens do uso do QR Code são inúmeras, com destaque para gestão eficiente do estoque (oferece informações detalhadas em tempo real, reduzindo o risco de excesso de produtos ou itens vencidos); recolhimento de itens com defeito rapidamente; redução no desperdício de embalagens; e sustentabilidade no ciclo de vida do produto (o QR Code pode incluir instruções detalhadas de reciclagem, incentivando os consumidores a descartarem os produtos corretamente, promovendo a economia circular). Associado é pioneiro na utilização O Grupo Carrefour Brasil, a maior rede varejista do país, está liderando essa evolução com a implementação do QRCode em produtos de marca própria. Com a adoção dessa tecnologia avançada, o Grupo foi além da simples consulta de preços: o código de barras 2D permite que sejam acessadas informações mais detalhadas sobre cada item, oferecendo uma nova maneira de conectar consumidores e produtos. “A introdução do código 2D em produtos de marca própria do Grupo Carrefour Brasil representa um salto tecnológico que oferece vantagens tanto para o consumidor quanto para a operação de cada unidade, ajudando a empresa a se manter competitiva e conectada com as tendências de inovação”, afirma Fernando Merlin, gerente Nacional de Qualidade e Segurança Alimentar do Grupo Carrefour Brasil. “Com o novo QR Code, não apenas garantimos a identificação dos produtos, mas, em um futuro próximo, também poderemos trazer informações adicionais, como lote e data de vencimento. Essas inovações vão nos ajudar a implementar processos para melhorarmos o FEFO*e a reduzir quebras em nossas unidades. É um passo importante para a transparência e eficiência da cadeia de abastecimento, reforçando nosso compromisso com a inovação e a qualidade”, revela. Em reconhecimento a esse projeto inovador, o Grupo foi consagrado com o Prêmio Automação, organizado pela GS1 Brasil, empresa de soluções tecnológicas, no fim do ano passado. E, você, já pensou em implantar essa tecnologia no seu supermercado? (*) FEFO é a sigla para “First Expire, First Out”, que em português significa “primeiro a vencer, primeiro a sair”. É um método de gestão de estoque que prioriza a venda ou uso de produtos com data de validade mais próxima.
03/01/2025
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Associados em foco
Grupo Adonai realiza sorteio de prêmios: carro 0km e mais surpresas!
Quase 1 milhão de cupons foram cadastrados O Grupo Adonai realizou, nesta sexta-feira (3), o sorteio do Carro do Leão Adonai Supermercados. Além de um modelo 0km da montadora Peugeot, agraciados levaram duas motos elétricas, uma geladeira branca, uma SmarTV de 50 polegadas e um Playstation 5. “O sorteio foi importante por diversos fatores. Além de incentivar o cliente a comprar para concorrer aos prêmios, tivemos conteúdo para trabalhar nas redes sociais, fortalecendo nosso branding e aumentando nosso número de seguidores. Vale ressaltar que tivemos quase 1 milhão de cupons cadastrados”, celebra Rafael E. Souza, gerente de marketing. Os sortudos terão até 30 dias corridos para se apresentar. Caso contrário, o prêmio será sorteado novamente. Quem levou o veículo para casa foi o cliente de nome Marlon Pinto Silvestre de Souza. Já as motos elétricas ficaram para Carlos Magno Souza da Silva e Jefferson Fernandes. Uma cliente que apenas se identificou como Vanessa levou a geladeira. Foi também uma mulher que ganhou uma SmartTV: Arlete Gomes Ferreira. E Wagner Henrique Ferreira levou o Playstation. Parabéns aos vencedores!
03/01/2025
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Por dentro da asserj
Vem aí a NRF 2025; conheça as tendências
Faltam poucos dias para a próxima edição da NRF (National Retail Federation ou Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos), o Retail’s Big Show 2025, a maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente em Nova York. De 12 a 14 de janeiro, o setor de varejo estará em destaque no Jacob K. Javits Convention Center, na 115ª edição da NRF, que espera reunir mais de 40 mil participantes de 100 países e grandes players do varejo em mais de 170 palestras, conduzidas por 450 especialistas, além de acesso a aproximadamente mil expositores na feira de negócios. Os temas em destaque são: tecnologia e inovação revolucionárias; modelos de negócios inovadores; marketing de marca revolucionário; experiências para o cliente; merchandising e operações revolucionárias; e talento que muda o jogo. A consultora de Varejo Fátima Merlin detalhou os conteúdos no contexto do varejo supermercadista: · Tecnologia e inovação revolucionárias: exploração de como a inteligência artificial (IA), especialmente a IA generativa (cria novos conteúdos como imagens, vídeos, músicas, textos e códigos) está revolucionando campanhas, conteúdos e a forma como os consumidores descobrem e compram produtos. Além disso, oportunidades de automação do backoffice, otimização da logística, melhor gestão de estoque e autonomia das equipes serão apresentados sob a ótica da IA. · Modelos de negócios inovadores: estratégias para evoluir nas operações, identificar os segmentos de crescimento mais rápido no varejo e explorar novos modelos de pagamento, além da expansão do retail media (estar próximo do momento de decisão de compra, de maneira segmentada, sempre foi objetivo dos anunciantes. Hoje, as lojas de varejos têm a oportunidade de aproximar seus negócios dos anunciantes por meio de dados e do poder do retail media). · Marketing de marca: definição e comunicação do propósito da marca, criação de conteúdo publicitário eficaz e maneiras de se tornar um criador de conteúdo confiável. O varejo tem uma necessidade vital de criar conteúdo constante para captar todas as oportunidades do seu extenso calendário. O marketing acompanha essa transformação e se vale da IA para aumentar a capacidade de influenciar comportamento de maneira mais imediata, eficiente e plural, transformando os negócios de varejo em verdadeiras máquinas de conteúdo. Seja para explicar um novo produto, demonstrar benefícios, gerar interesse e engajamento, ou conhecer situações de uso. · Experiências para o cliente: integração da cultura pop com o varejo, criação de experiências significativas e garantia da segurança de dados e confiança nas lojas físicas. · Merchandising e operações revolucionárias: adaptação às novas gerações, mudanças no ciclo de vida dos produtos e melhores práticas em exibições de produtos. · Talento que muda o jogo: estratégias para reter e desenvolver equipes, equilibrar vozes executivas e avaliar iniciativas de diversidade, equidade e inclusão. Com a riqueza de conteúdo que a NRF oferece é fácil se perder diante de tantas opções. Neste sentido, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, enfatiza a importância de se preparar para a feira: “Cada negócio é único, e não há uma solução universal. Para tirar o máximo proveito da NRF, é fundamental entender seu próprio modelo e o perfil de seus clientes. A imersão em inovações e tendências pode ser avassaladora. Sem um foco claro, você pode acabar mais confuso do que inspirado.” Com essa visão, ele recomenda que os participantes reflitam sobre seus objetivos e estejam prontos para aplicar os aprendizados de forma prática e estratégica. Acompanhe aqui no site e nas nossas redes sociais tudo sobre a NRF 2025.
03/01/2025
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MBA em Prevenção de Perdas: inovação e liderança no varejo e indústria
Curso inovador aborda auditoria, compliance e gestão de riscos com foco em resultados A Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) celebra um ano de criação do primeiro MBA de Prevenção de Perdas e Gestão de Riscos da América Latina, com quantidade expressiva de alunos moradores do Rio de Janeiro. “Nosso objetivo é formar profissionais capacitados para assumir lideranças sustentáveis dentro das empresas, atuando de forma transversal em operações físicas, digitais e centros de distribuição”, destaca Carlos Eduardo Santos, coordenador do programa e presidente da Abrappe. Uma jornada de inovação acadêmica A iniciativa começou a ser construída em 1998, com a formação do primeiro grupo de prevenção de perdas no Brasil, criado no âmbito do Programa de Administração do Varejo da USP. Desde então, a ideia de um MBA tornou-se um objetivo ambicioso para os organizadores. Hoje, o programa é uma realidade, com colaboração entre três entidades de peso: o Instituto Prevenir Perdas, a Abrappe e a Live University. Cada uma desempenha um papel essencial: curadoria de conteúdo, fornecimento de professores e estrutura acadêmica e administrativa, respectivamente. “Até onde nós temos notícia, esse não é somente o primeiro MBA da América Latina, mas do mundo. Nós não temos notícia de ter outro MBA de Prevenção de Perdas. Já perguntei para várias pessoas de outros países”, afirma Santos. [caption id="attachment_38281" align="alignnone" width="1080"] MBA da Abrappe está completando um ano[/caption] Estrutura e diferenciais do programa O MBA combina 12 meses de aulas teóricas e mais seis para o desenvolvimento de um projeto prático. O curso não se limita ao varejo; ele também abrange logística e indústria, garantindo uma formação abrangente que reflete o ecossistema completo de controles. O conteúdo programático inclui auditoria, gestão de riscos, compliance, prevenção às fraudes, tecnologia, gestão de pessoas e projetos. A primeira turma, que se formou em dezembro, contou com 90 alunos, dos quais 60 concluem o curso. Os demais iniciam em fevereiro de 2025, refletindo o caráter democrático do programa, que permite a entrada de novos alunos a cada módulo. O Rio de Janeiro se destaca como o segundo estado com maior número de alunos –13, evidenciando o apelo do curso em diferentes regiões. “Com relação ao Rio, o número é bastante expressivo. Muitos trabalham em grandes redes, e para nós é um sucesso”, celebra Santos. Networking e qualidade acadêmica O MBA também se sobressai pelo networking entre os alunos e pela alta qualificação do corpo docente, formado por profissionais renomados no mercado. Essa integração entre teoria e prática tem gerado resultados significativos, fortalecendo o benchmarking e ampliando as oportunidades de carreira. Com as aulas da nova turma marcadas para começar em 4 de fevereiro, as matrículas já estão abertas. Interessados podem acessar o site da Live University para mais informações sobre o conteúdo programático e os requisitos de inscrição. Este MBA se consolida como uma referência global, reafirmando o papel do Brasil como pioneiro em soluções acadêmicas para o varejo e prevenção de perdas.
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