Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,000 Result for
Método PVPS: você aplica na sua loja para evitar perdas?
Todos que atuam no varejo supermercadista sabem: as quebras operacionais e as perdas por degradação representam um dos maiores desafios da gestão. Muitas vezes invisíveis no dia a dia, esses problemas estão diretamente ligados a falhas de manuseio, transporte e armazenamento inadequados, além da exposição dos produtos em condições fora dos padrões ideais. Tratar o tema com seriedade torna-se essencial para garantir a rentabilidade do setor. Para Carlos Eduardo Santos, presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE), “as quebras operacionais e a degradação não são apenas custos inevitáveis: são pontos de atenção que podem ser significativamente reduzidos com gestão, tecnologia e capacitação. Prevenir perdas é proteger a margem e entregar valor ao consumidor”. A boa notícia é que Santos ressalta que existem estratégias eficazes para minimizar essas perdas. Entre elas estão a gestão de validade dos produtos com aplicação do método PVPS (primeiro que vence, primeiro que sai) e a criação de equipes dedicadas a monitorar prazos, além da manutenção preventiva dos sistemas de refrigeração, associada ao uso de tecnologia de monitoramento de temperatura com alertas inteligentes. "Aliado a isso, o treinamento constante da equipe para manuseio correto de itens sensíveis, desde frutas até produtos frágeis, é fundamental. E, claro, a otimização do layout do estoque para evitar empilhamentos inadequados e quedas de mercadorias também faz diferença. Outro ponto importante é o monitoramento digital de estoques, utilizando ferramentas que alertem em tempo real sobre risco de deterioração", explica Santos. O presidente da ABRAPPE reforça que o investimento em tecnologia e em pessoas é decisivo. “Quando o varejista combina sistemas de monitoramento, processos bem definidos e equipes treinadas, o impacto é imediato: menos perdas, mais eficiência e maior confiança do cliente. A prevenção de perdas precisa ser entendida como parte estratégica da operação”. Em um setor onde a margem é estreita e a competitividade é alta, reduzir quebras operacionais e perdas por degradação não é apenas uma questão de eficiência — é um caminho para sustentar a rentabilidade e a sustentabilidade do negócio.
05/09/2025
3,000 Result for
Associados em foco
Armazém do Grão: tecnologia, ESG e capacitação como inovação e investimento!
Presente em Petrópolis, Teresópolis e Barra da Tijuca, o Armazém do Grão investe em tecnologia de ponta, práticas ESG e qualificação profissional para entregar uma experiência de compra cada vez mais conectada, eficiente e consciente. Hoje, a rede aposta em soluções de automação como self-checkout, amplia sua presença no ambiente digital com e-commerce, aplicativo próprio e atendimento via WhatsApp, consolidando-se como referência em omnicanalidade. A agenda verde também faz parte do futuro da rede. Entre as iniciativas, estão a redução do uso de plásticos, a oferta de caixas de papelão como alternativa às sacolas descartáveis, a gestão inteligente de resíduos e os investimentos em energia limpa, mostrando que crescimento pode andar junto com responsabilidade ambiental. "Nossa missão é ir além de oferecer produtos de qualidade. Queremos entregar uma experiência de compra moderna, eficiente e sustentável. Isso só é possível graças ao investimento constante em tecnologia, na qualificação dos nossos colaboradores e no compromisso com o desenvolvimento das cidades onde atuamos", afirma Antoane Correa, diretor do Armazém do Grão. Outro destaque é a UniGrão, universidade corporativa lançada em 2019, que já capacitou centenas de colaboradores com cursos on-line e presenciais voltados para atendimento, experiência do cliente e desenvolvimento de carreira. A iniciativa reforça a visão de que inovação não está apenas na tecnologia, mas também no capital humano.
05/09/2025
3,000 Result for
Marcas próprias já representam 65% do faturamento de categorias-chave. Case de associado da ASSERJ é premiado!
ATUALIZAÇÃO (05/09): na 2ª edição do Prêmio Excelência em Marca Própria, realizado durante a PL Connection, GPA ficou com o segundo lugar na categoria "Melhor Desenvolvimento de Marca" com a marca Pão de Açúcar. O Pão de Açúcar, rede de varejo supermercadista do Grupo GPA, anunciou o lançamento de uma nova marca própria que leva o nome da bandeira. No primeiro trimestre já foram apresentados cinco produtos ao mercado — passata, passata rústica, tomate pelado, pão de queijo e doce de leite. A expansão, no entanto, será bem mais ampla. Até o fim de 2025, mais de 70 itens devem compor o portfólio da nova linha, com destaque para categorias estratégicas como massas grano duro, panetone, carnes para churrasco e presunto cru fatiado. Entre os lançamentos, o tomate pelado tem ganhado relevância: o produto já registra penetração em 54% das cestas dos clientes considerados premium e valiosos, perfil que concentra maior ticket médio e frequência de compra na rede. “A nova marca reforça a posição do GPA no desenvolvimento e venda de produtos de marca própria e fortalece a presença da marca Pão de Açúcar para além das gôndolas das nossas lojas. Os itens de marca própria desempenham papel fundamental na estratégia de negócio da companhia, além de serem um diferencial competitivo com alto potencial”, afirma Allan Gate Hock, diretor de Marcas Próprias e Exclusivas e de Importação do GPA. O lançamento da “Pão” se soma às demais marcas próprias do grupo — Qualitá, Taeq, Pra Valer e Club des Sommeliers — presentes nas lojas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado. A nova linha, no entanto, será exclusiva da bandeira premium da companhia. “As marcas próprias representam aumento da frequência e importante ferramenta de fidelização, essencial para o crescimento do fluxo dos clientes nas lojas e, consequentemente, impulsionar as vendas”, conclui Hock. Benefícios da estratégia O mercado de marcas próprias no varejo brasileiro vem registrando um crescimento expressivo nos últimos anos, impulsionado por mudanças no comportamento dos consumidores e nas estratégias adotadas pelas grandes redes. Apenas em 2023, as vendas nesse segmento avançaram 7,6%, com destaque para a categoria de perecíveis, que apresentou um aumento de 26,8%. Esse movimento pode ser explicado por uma combinação de fatores. Pesquisas indicam que o consumidor consegue levar até 120% mais produtos ao optar por marcas próprias, desembolsando em média 30% a menos. Em um cenário de inflação e alta do custo de vida, essa relação custo-benefício torna-se ainda mais relevante, já que cada economia faz diferença no orçamento das famílias. Para os varejistas, a estratégia também é altamente vantajosa. As marcas próprias oferecem margens de lucro superiores às tradicionais e, em 2023, responderam por 65% do faturamento de categorias-chave nos supermercados. Além disso, funcionam como uma importante ferramenta de fidelização, já que oferecem produtos exclusivos, indisponíveis em concorrentes, criando um diferencial competitivo que fortalece a relação com o cliente.
05/09/2025
3,000 Result for
Grupo Carrefour Brasil anuncia nova CFO
Em meio a diversas mudanças em posições de liderança, o Grupo Carrefour Brasil anunciou mais uma movimentação de cargos. A rede nomeou Bérengère Guillermin como nova diretora Financeira e de Relações com Investidores (CFO). Ela irá ocupar a função após a saída de Eric Alexandre Alencar, no mês passado. Há dois anos atuando no Grupo Carrefour, Bérengère tem trajetória consolidada no campo das finanças e contabilidade. A executiva também já foi diretora de Controladoria no Carrefour França. "A adição da Sra. Bérengère ao time do Grupo Carrefour Brasil fortalece a capacidade de execução de nossa estratégia de crescimento, tanto orgânico quanto inorgânico, trazendo extensa experiência na gestão financeira de grandes empresas. Desejamos muito sucesso à Sra. Bérengère em sua nova posição e registramos nosso agradecimento ao Sr. Eric pelo comprometimento e dedicação ao Grupo durante os últimos anos", destaca o Grupo Carrefour Brasil. Desejamos sucesso à nova jornada da Sra. Bérengère como CFO desse grande grupo, de extrema importância para o desenvolvimento do setor.
05/09/2025
3,000 Result for
Parceria com indústria e proximidade com cliente! Dom Atacadista comemora 6º aniversário
A festa do 6º aniversário do Dom Atacadista realizada neste sábado, 6 de setembro, na unidade de Bangu, comprovou que a união bem estabelecida entre a indústria e o nosso setor gera resultados além das vendas, ela é capaz de criar memórias afetivas valiosas no imaginário, fidelizando o consumidor. E para cumprir esse objetivo, experiência é o grande trunfo. Com apoio massivo dos parceiros, com presença de cerca de 30 marcas, tais como Aurora, Baly, Friboi, Guaravita, Italak, Seara e UFO, dentre outras, o Dom ofereceu um dia de atividades para todos os públicos, do infantil ao adulto, com ações para todos os gostos, como, por exemplo, degustações e espaço kids. Além disso, Jojo Todynho, cantora e Chefe de Ofertas do Dom, também marcou presença, anunciando promoções especiais e cortando o bolo de aniversário do grupo. Com 23 lojas distribuídas pelo estado do Rio de Janeiro, o Dom Atacadista é uma referência no setor. As ações de aniversário da rede reforçam que criar pontos de contato com o consumidor além das gôndolas não é gasto, é investimento.
05/09/2025
3,000 Result for
Associados em foco
Primeiros Socorros nos supermercados! Adonai promove treinamento de lideranças de lojas!
Para o varejo supermercadista oferecer um serviço essencial à população não basta, estamos sempre buscando formas de entregar a melhor experiência aos clientes, em todos os quesitos. Somos um espaço de convivência e experiências. Nesse sentido, ter profissionais capacitados e preparados para as mais diversas situações possíveis do cotidiano é fundamental. E foi pensando justamente nesse tipo de cuidado, que o Grupo Adonai promoveu um treinamento básico de Primeiros Socorros para lideranças de lojas. Ministrado pelo instrutor Márcio Barcelos, a iniciativa reuniu 49 colaboradores. O objetivo da ação foi garantir que gestores e líderes estejam capacitados a oferecer um atendimento emergencial seguro e responsável em casos críticos, fortalecendo a cultura de cuidado, prevenção e protagonismo na segurança de consumidores e outros colaboradores dentro do ambiente das lojas da rede, como explica Ricardo Gabriel, técnico em Segurança do Trabalho do Adonai: "Para o Supermercados Adonai, cuidar vai muito além dos processos, é sobre estar presente, saber agir e, acima de tudo, valorizar a vida. Capacitar nossas lideranças em Primeiros Socorros é um gesto de amor e responsabilidade com as pessoas que estão ao nosso lado todos os dias. Em uma emergência, cada segundo conta e queremos que nossas lideranças estejam prontas para fazer a diferença". Durante o exercício, os participantes aprenderam técnicas essenciais como ressuscitação cardiopulmonar (RCP), contenção de hemorragias, imobilização de fraturas e procedimentos de resposta em casos de engasgo ou desmaio. "Iniciativas como essa mostram que o varejo supermercadista do Rio de Janeiro está comprometido em cuidar das pessoas. Quando uma rede prepara suas lideranças para agir em situações de emergência, ela vai além da gestão de processos: ela salva vidas. Esse é o espírito que fortalece todo o ecossistema do setor, unindo responsabilidade, segurança e humanidade a um serviço tão fundamental e presente na vida da população fluminense", frisa Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. A entidade reforça que investir na capacitação das equipes é essencial para que o ecossistema supermercadista siga crescendo de forma sustentável, humana e inovadora. Mais do que gerir processos, a verdadeira liderança está em proteger e cuidar de pessoas.
04/09/2025
3,000 Result for
Associados em foco
Diversidade em pauta! Pão de Açúcar avança no tema em agosto e integra aplicativo à causa
A equidade de gênero é uma das grandes pautas da contemporaneidade. Diversidade e inclusão são temas que permeiam as decisões e atraem cada vez mais atenção. Estar alinhado a essas questões se tornou mais do que uma pauta social, já faz parte da visão de negócio de muitas organizações. E nesse quesito, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) tem sido pioneiro. Desde 2015 o GPA promove uma campanha de recrutamento, desenvolvimento e valorização de mulheres em seus quadros de colaboradores. Com mais de 19 mil funcionárias, a empresa foi destaque nesse recorte do Ranking Top 300, desenvolvido pelo Instituto Retail Think Tank Brasil (IRTT) - CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A MATÉRIA COMPLETA SOBRE A LISTA. Como mostra o levantamento, o grupo está no limite de sua meta para este ano: alcançar o índice de 50% de mulheres em posições de liderança. Equidade no GPA: pauta constante baseada em reflexões sobre segurança e inovação A iniciativa do Pão de Açúcar não é uma mera campanha, é algo que já faz parte do posicionamento da empresa. Não à toa, na última Reunião Mensal de Resultados, o GPA teve a participação de Margareth Goldenberg, gestora executiva do Movimento Mulher 360, ação da qual a empresa é signatária desde 2016. Além das reflexões sobre os impactos positivos das medidas de equidade e os resultados alcançados, o grupo debateu sobre a importância de criar ambientes seguros para mulheres. Inclusive, no último mês de agosto, o grupo inovou no apoio à identificação e denúncia de situações de violência. Entendendo que o varejo supermercadista presta um serviço essencial de apoio ao consumidor, para além da função primordial de abastecimento da população, o GPA se uniu ao Instituto Natura, à Avon e a outras empresas da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas e iniciou ações destinadas exclusivamente à questão durante o Agosto Lilás, como explica Marcelo Pimentel, CEO do Grupo Pão de Açúcar: "Uma das nossas iniciativas foi integrar aos nossos canais internos e aos apps Pão de Açúcar Mais e Extra Mercado a assistente virtual Angela, do Instituto Natura, que oferece orientações, canais de denúncia e conteúdos informativos sobre o tema. Enquanto líder de uma companhia com mais de 19 mil colaboradoras, reforço que a luta pela equidade de gêneros é de todos nós, homens e mulheres. Somos responsáveis por promover, acompanhar, desenvolver e incentivar ações para alcançarmos esse objetivo". Ação planejada, que gera valor junto a todo ecossistema do varejo supermercadista Movimentos como os realizados pelo GPA reforçam que a promoção da diversidade, equidade e inclusão, quando bem planejadas e executadas, são capazes de gerar resultados extremamente positivos aos negócios. Alinhando políticas internas, campanhas e ações concretas, tanto no ambiente de trabalho, quanto junto aos clientes, é nítido o fortalecimento não somente da cultura organizacional, mas também do impacto social positivo. A ASSERJ parabeniza o Grupo Pão de Açúcar por suas iniciativas e por liderar um movimento tão importante para a sociedade brasileira.
04/09/2025
3,000 Result for
Tirolez amplia Conselho Consultivo com três novos membros
A Tirolez anunciou a entrada de três novos integrantes em seu Conselho Consultivo: Claudia Abreu, Jurema Aguiar de Araujo e Tiago Curi Isaac. A iniciativa faz parte do esforço contínuo da companhia para aprimorar sua governança corporativa, ampliar a diversidade de experiências estratégicas e fortalecer a visão de futuro da empresa. Desde que assumiu a presidência executiva da Tirolez, em janeiro de 2024, o CEO Marcel de Barros tem reforçado o compromisso de implementar as melhores práticas do mercado. Segundo ele, a chegada dos novos conselheiros contribui para decisões mais alinhadas às tendências e movimentações do setor, ao mesmo tempo em que reforça a cultura organizacional diversa e inclusiva da companhia. “Hoje temos em nossos quadros três diretorias estratégicas ocupadas por mulheres. Nossa meta de diversidade agora está presente também no conselho, e ultrapassamos a presença de 30% de conselheiras”, destaca Marcel. Além dos novos membros e dos sócios fundadores, o Conselho Consultivo da Tirolez conta com a participação de Maurício Nerbass Fernandes, profissional com ampla experiência na agroindústria.
04/09/2025
1
...
43
44
45
...
375
8 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 345 to 352 of 3,000 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
43
Page
44
Page
45
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
46
Page
47
Page
48
Page
49
Page
50
Page
51
Page
52
Page
53
Page
54
Page
55
Page
56
Page
57
Page
58
Page
59
Page
60
Page
61
Page
62
Page
63
Page
64
Page
65
Page
375
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden