
Azeite proibido: Governo proíbe venda de quatro marcas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta quarta-feira (12), a proibição da venda de quatro marcas de azeite de oliva no país: Royal, Godio, La Vitta e Santa Lucia.
De acordo com o Mapa, amostras coletadas foram analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), que confirmaram a presença de óleos vegetais de outras espécies na composição — o que caracteriza fraude. Com base nos resultados laboratoriais, os produtos foram desclassificados, e as empresas responsáveis devem recolher os lotes do mercado.
Ainda segundo o ministério, o azeite é o segundo alimento mais fraudado do mundo, ficando atrás apenas do pescado.
O consultor técnico de Alimento Seguro da ASSERJ, Flávio Graça, alerta para a importância da atenção redobrada neste período e que os varejistas devem manter-se atualizados sobre as listas de marcas condenadas pelo Ministério da Agricultura ou pela Anvisa
“As festas de fim de ano provocam um aumento significativo nas vendas de um dos produtos mais fraudados no mundo: azeites. Por isso, é fundamental buscar fornecedores confiáveis e desconfiar de preços muito baixos”, ressalta.
A ASSERJ sugere a retirada imediata dos produtos das gôndolas e estoques, garantindo a segurança dos seus consumidores e o compromisso do setor com a qualidade e atendimento de excelência.
Notícias relacionadas
-
Atualidades
-
Atualidades
Mais de 90% dos consumidores do varejo supermercadista já compram de forma omnichannel
-
Atualidades
1º dia de NRF aponta: menos robôs, mais IA na gestão. Veja a análise de Fábio Queiróz
-
Atualidades
NRF: dia 1 aponta maturidade do varejo global e cobra resultados reais da tecnologia

