Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Conecta Varejo: programação do 4º dia!
O Conecta Varejo terá no seu quarto dia (15 de agosto) uma programação intensa de palestras e painéis, reunindo especialistas, líderes do setor e representantes da indústria para discutir os desafios e oportunidades do varejo supermercadista. Com uma programação que se estende das 10h30 às 18h45, o dia reúne grandes nomes do varejo, da tecnologia e do marketing, com foco em entender o novo perfil do consumidor e como inovar em um mercado cada vez mais dinâmico e conectado. Realizado entre os dias 12 e 15 de agosto, no Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o evento traz como tema “O mundo que transforma o varejo, o varejo que transforma o mundo” — e será uma verdadeira imersão em conhecimento, networking, negócios e debates sobre inovação, tecnologia e os caminhos para o futuro do setor e da sociedade. O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, reforçou o convite aos associados: “É um evento construído para vocês. Cada palestra, cada painel, foi pensado para provocar reflexões, gerar insights e fortalecer ainda mais a atuação do varejo supermercadista fluminense. Aproveitem esse espaço de troca e estejam presentes”, destacou no Conselho Diretor, realizado na última quinta-feira, dia 31 de julho. Vale lembrar que o palco do Conecta vai receber Fábio Queiróz neste dia para o painel Varejo 5.0, imperdível! Confira a programação completa desta sexta-feira, dia 15: Palestra: A confirmar Horário: 10h30 às 11h15 A abertura do dia conta com uma palestra que ainda será divulgada. Palestra: Coca-Cola Horário: 12h às 12h45 A gigante do setor de bebidas compartilha suas estratégias e aprendizados sobre branding, consumo e relacionamento com o cliente no ponto de venda. Tema: Que idade tem a sua ideia? Como romper com os rótulos geracionais e criar conexões verdadeiras no consumo Horário: 13h às 13h45 Painelistas: Iza Dezon (CEO da Dezon), Andréa Bisker (Co-CEO do Clube Aladas) e Mariana Pereira (CEO da Mariposa) O painel propõe uma discussão sobre como superar estereótipos de gerações para criar conexões autênticas entre marcas e consumidores. Palestra: TikTok Horário: 14h às 14h45 A plataforma apresenta suas soluções para o varejo, destacando o papel dos vídeos curtos no engajamento com o público e na conversão em vendas. Tema: De Startup a Big Tech Horário: 15h às 15h45 Painelistas: Camila Farani, Cristina Palmaka (CEO da SAP) e Anderson Chamon (fundador do PicPay) O painel debate a jornada de crescimento de empresas que nasceram como startups e se tornaram líderes em seus segmentos, com foco em inovação e escalabilidade. Tema: Varejo 5.0 Horário: 16h às 16h45 Painelistas: Fábio Queiróz (Presidente da ASSERJ, 1º VP da ALAS e Co-Founder do RIW) e Anderson Moraes (Secretário de Ciência e Tecnologia) Uma conversa sobre o papel da tecnologia como meio para aproximar empresas e consumidores, fortalecendo vínculos por meio da personalização, humanização e inteligência de dados. Palestra: Espaço Secti Horário: 17h às 18h45 Encerrando a programação do dia, o Espaço Secti recebe convidados para um bate-papo sobre ciência, tecnologia e o fomento à inovação no varejo fluminense.
01/08/2025
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Capa de jornal! Pesquisa ASSERJ sobre inverno é pauta em diferentes veículos da imprensa
Mais uma vez, uma pesquisa da ASSERJ ganha destaque na grande mídia. Desta vez, foi o jornal O Globo (clique aqui para ler a matéria) que utilizou dados de um estudo exclusivo da associação sobre os hábitos de consumo dos cariocas durante o inverno — estação que, mesmo com temperaturas mais amenas em comparação a outras regiões, tem registrado clima mais frio do que o habitual, neste ano. Com o título “Inverno ‘raiz’: com temperaturas abaixo da média, cariocas mudam cardápio e jeito de se vestir”, a matéria destacaram nossos dados de que 85,9% dos cariocas consomem caldos e sopas várias vezes por semana nessa época do ano. O comportamento reflete uma mudança no padrão de consumo e reforça a importância de o varejo supermercadista se adaptar rapidamente às demandas sazonais. Para entender esse cenário, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) conversou com 403 consumidores da capital fluminense, buscando mapear como o frio influencia as decisões de compra nos supermercados. “Estar cada vez mais presente na mídia com pesquisas relevantes reforça o compromisso da ASSERJ com o desenvolvimento do setor. Produzir dados estratégicos é uma forma de apoiar nossos associados no planejamento de suas vendas, oferecendo informações que ajudam a identificar tendências e a antecipar a demanda dos consumidores”, afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Morango do Amor - A pesquisa realizada pela ASSERJ revela que a febre do morango do amor, popularizada por influenciadores digitais e vídeos virais, também gerou impactos concretos nas vendas de diversos produtos e é capa do jornal Extra, destaque na revista Veja (Clique e confira) e no jornal O Globo (Saiba mais clicando aqui).
01/08/2025
3,000 Result for
Tarifaço pode impulsionar vendas nos supermercados? Vem conferir!
A nova política tarifária unilateral dos Estados Unidos, o tão falado e temido tarifaço, exige de todos os setores muita atenção. Porém, deve apresentar uma oportunidade para algumas áreas. A medida irá impor uma taxação de 50% sobre todas as importações para os EUA de uma lista de itens brasileiros e um dos segmentos que deve sentir forte impacto é o de alimentação fora de casa. Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp), a estimativa é que o custo das refeições fora de casa suba até 10% a partir deste mês de agosto. Esse novo cenário pode indicar uma janela estratégica para o varejo supermercadista, então é melhor estar atento e preparado para atender a uma possível crescente demanda do consumidor: a alimentação em casa. Refeições caseiras: hábito já em alta e que pode aumentar O encarecimento da alimentação fora do domicílio surge em um momento em que o consumo dentro de casa já vinha ganhando força. De acordo com dados da Worldpanel by Numerator, já apresentados pela ASSERJ, no primeiro trimestre deste ano, o preparo de refeições em casa cresceu 5,5% em comparação com o mesmo período de 2024 (clique aqui para conferir). Por outro lado, o consumo fora da residência caiu 1,9%. Ou seja, a tendência já confirmada pelos números pode se consolidar com o novo contexto tarifário e econômico. "Os supermercados devem enxergar essa tendência como um convite à criatividade e inovação. Produtos que facilitam o preparo de refeições rápidas, saudáveis e saborosas têm grande potencial de venda. Além disso, kits prontos para lanches e refeições completas podem se tornar um diferencial competitivo importante.", destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. A advogada Daniela Correa, especialista no setor varejista, analisa essa mudança no padrão de consumo, que pode se acentuar com o novo cenário econômico: "Com a alta nos preços de restaurantes, consumidores tendem a buscar alternativas mais econômicas — e cozinhar em casa é uma delas. A tendência, que já vinha ganhando força, especialmente entre as classes A e B e a Geração Z, também é influenciada pela valorização da saudabilidade e praticidade, então, produtos dessa categoria são outro ponto de atenção". Supermercados: espaço central das novas rotinas Com consumidores cada vez mais atentos à saúde, conveniência e custo-benefício, o varejo supermercadista reforça seu papel essencial na rotina alimentar dos brasileiros. A percepção de alimentação saudável, combinada ao envelhecimento populacional e à busca por mais praticidade, impulsionam o uso de métodos como grelhados, forno e fritadeiras elétricas, criando maior demanda de categorias de produtos que se encaixem nesse contexto. Daniela Correa, porém, faz um alerta, é preciso estar atendo às necessidades de um possível aumento de demanda: "Uma demanda aquecida, com aumento nas compras refletindo o maior preparo de refeições em casa, pode elevar a procura por itens como legumes, frutas, ovos, frango e pratos prontos. Isso não apresenta apenas uma oportunidade, mas também um desafio, com uma eventual pressão sobre estoques e logística para atender à demanda crescente, especialmente se houver substituição em massa das refeições fora de casa". Oportunidades para o varejo supermercadista: esteja atento Contudo, o setor supermercadista tem uma oportunidade valiosa de reforçar seu posicionamento como o maior aliado do abastecimento da mesa do consumidor. A advogada pontua que, para que essa imagem seja preservada, é preciso ressalva aos detalhes, como melhora de canais de atendimento e, principalmente, clareza e transparência nas ofertas e preços, com especial cuidado para promoções. Ela também pontua ações comerciais e operacionais que podem atrair o público, tais como: programas de fidelidade personalizados para clientes desse segmento; investimentos em e-commerce e retirada na loja facilitando a jornada de compra e dando mais tempo ao consumidor; e aposta em marcas próprias focadas no apelo saudável e no preparo caseiro de refeições, com qualidade e preço competitivo. "Entender essas mudanças é fundamental para manter a competividade e fidelizar ainda mais clientes. É preciso tentar sempre estar um passo à frente e para isso, além de atenção ao cenário que se desenha, é necessário analisar os dados de consumo, entender o seu cliente e a realidade do seu negócio e, sempre, se adaptar, oferecendo em seu mix aquilo que as pessoas procuram", frisa o presidente da ASSERJ. “Vale ressaltar que as negociações com fornecedores devem ser ágeis e estratégicas e, claro, monitorar estoque com mais atenção para evitar qualquer ruptura”, completa. Portanto, nosso setor precisa estar muito atento e preparado para atender a uma demanda já crescente e que deve se acentuar em um futuro próximo. Se apresentar como uma opção para o cliente que buscará alternativas no preparo doméstico de refeições, com o aumento do custo da alimentação fora de casa, será um diferencial importante não apenas de serviço, mas de faturamento. Estudar os produtos que mais se encaixem nessa exigência do consumidor, preparar estoques, estudar promoções, tudo pode significar aumento de vendas e do ticket médio. O investimento em itens práticos, embalagens convenientes e soluções de refeição completa pode ser mais que um diferencial e sim uma forma de conquistar os clientes. O varejo supermercadista possui um papel essencial e o consumidor espera de nós soluções, qualidade e eficiência.
01/08/2025
3,000 Result for
Por dentro da asserj
ASSERJ debate temas econômicos em Conselho Diretor
A reunião do Conselho Diretor da ASSERJ foi realizada nesta quinta-feira (31), no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca. O encontro foi marcado por reflexões estratégicas sobre o momento atual do varejo supermercadista e projeções para os próximos meses. Abrindo os trabalhos, o presidente da entidade, Fábio Queiróz, compartilhou uma boa notícia: a deflação registrada nos supermercados nos últimos meses. “A queda nos preços de itens essenciais representa um alívio no orçamento das famílias e abre novas possibilidades de atração para o setor. Produtos mais baratos nas gôndolas aumentam o poder de compra do consumidor e, ao mesmo tempo, oferecem uma janela de oportunidade para renegociação com fornecedores”, destacou. No entanto, Queiróz alertou para a importância da cautela e da gestão estratégica nesse momento. “Aproveitar esse cenário exige acompanhamento constante, análise de mercado e uma administração eficiente, antecipando fatores que possam reverter essa maré de baixa. O varejo precisa estar preparado para agir com rapidez, sem perder de vista a sustentabilidade financeira dos negócios.” Sacolas plásticas – Queiróz também compartilhou a visita recente de uma empresa de biotecnologia à sede da associação. A companhia apresentou um projeto inovador: sacolas plásticas produzidas a partir de algas marinhas. “Isso é muito legal, é evolução. Em algum momento, a gente vai passar da sacola com 51% de material renovável para 100%”, afirmou Queiróz, destacando o potencial transformador da iniciativa. Ele também chamou atenção para a mudança de comportamento do consumidor. “Hoje, cerca de 50% dos clientes já levam sacolas retornáveis para as lojas”, disse. Rio Innovation Week 2025 - Por fim, Fábio Queiróz ressaltou a importância dos associados participarem do Rio Innovation Week 2025, que acontece de 12 a 15 de agosto, o Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Ele afirmou que o evento será palco de uma verdadeira imersão no futuro do setor supermercadista com a realização do Conecta Varejo. "Convido todos os nossos associados a participarem dessa oportunidade única de aprender com grandes nomes, fechar negócios e ampliar conexões que podem transformar o presente e o futuro das empresas." E ainda afirmou que o presidente da ALAS, Jaime Alberto Cabal. O presidente da ASSERJ destacou, ainda, que a diversidade do evento é sua maior força. "Trazemos desde grandes nomes do esporte, como Sebastian Vettel e Rebeca Andrade, até referências em tecnologia e inovação, como Peter Diamandis, fundador da Singularity University, além de ativistas reconhecidos mundialmente”, completou. ASSERJ Experience – Bauducco aposta em portfólio jovem e novos sabores para o Natal 2025 Ao som de violino, a Bauducco apresentou as novidades de seu portfólio para o Natal deste ano durante o ASSERJ Experience, com destaque para a linha de Chocotones, que tem conquistado cada vez mais espaço e protagonismo nas vendas da marca. “As cestas deste ano vêm com efeitos natalinos, e estamos reforçando essa comunicação nas próprias embalagens. É um trabalho de branding que começa antes mesmo de o consumidor abrir o presente”, explica Cássia Menezes, responsável pelo trade marketing geral da empresa. A executiva revelou aos associados que o Chocotone já ultrapassou o panetone tradicional em volume. “É com essa linha que falamos com um target mais jovem. É onde experimentamos sabores como doce de leite, chocolate branco, avelã... Um portfólio que cresce ano após ano. Hoje, já representa três vezes o volume de panetone.” Entre os lançamentos, dois produtos chamam atenção: o Chocotone Dentadura, em parceria com a Netflix, e o Chocotone Pistache. “O pistache é uma tendência que se mantém forte há pelo menos três anos. A aceitação tem sido excelente, e decidimos apostar também nesse sabor para o Chocotone. Já o Chocotone Dentadura traz um toque divertido e inovador ao portfólio. Estamos empolgados com o desempenho desses produtos”, conta Cássia. Outros destaques incluem o retorno do Chocotone Pandora, que ficou de fora da linha no ano passado, e o reforço das opções em embalagens menores. “A linha mini vem com força total, incluindo o mini Dentadura, o mini M&M’s e os tradicionais em flowpack, que são voltados para alguns clientes específicos.” Agradecemos a presença dos associados e mantemos nosso compromisso de, juntos, desenvolvermos nosso setor!
31/07/2025
1
...
121
122
123
...
750
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 485 to 488 of 3,000 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
121
Page
122
Page
123
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
124
Page
125
Page
126
Page
127
Page
128
Page
129
Page
130
Page
131
Page
132
Page
133
Page
134
Page
135
Page
136
Page
137
Page
138
Page
139
Page
140
Page
141
Page
142
Page
143
Page
750
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden