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Tecnologia e resultado! Saiba como Rede Market reduziu desde tempo de atendimento a perdas com plataforma integrada
Tecnologia e inovação são duas das maiores aliadas de todo varejista que busca ampliar a produtividade de seu controle de processos, com ganhos reais de resultado e eficiência, aliados a melhor experiência do cliente. E, evidentemente, o tempo de atendimento e a segurança são temas amplamente presentes nesse contexto. E dentro desse cenário, a Rede Market alcançou ótimos números com o uso de uma nova ferramenta de automação inteligente. Com a adoção da Plataforma Darwin, da Inwave, a Rede trouxe uma solução integrada e flexível para controle de processos operacionais por imagens, com intervenção em tempo real. O movimento não impactou apenas em resultados internos com a redução de erros e perdas, mas também de forma positiva na experiência do cliente, que passou a ter um atendimento mais ágil e preciso. "Trabalhávamos com o modelo tradicional, que é o fiscal em loja no ato do checkout, quando a luz acende. Hoje trabalhamos com quatro fiscais em uma sala remota para tomar conta dos nossos 180 checkouts das nossas 13 unidades de negócio. Essa mudança nos deu um ganho operacional de agilidade no atendimento ao cliente. O cliente que levava em torno de 1min a 1min30, 40s no máximo, para ver aquela intercorrência que estava acontecendo no checkout, caiu para 20s, no máximo 25s de agilidade no atendimento. Isso porque a operadora tirou o telefone do gancho já vai para a central, onde temos os fiscais. Esse foi o maior impacto para a experiência do cliente, a agilidade. As vezes um cliente está nervoso e tem que esperar o fiscal que está atendendo outro PDV. Isso não acontece mais e acompanhamos todo o processo, se realmente o produto foi cancelado, se está na área separada. Ou seja, tudo isso também se torna um ganho operacional", destaca Júnior Pereira, diretor de operações da Rede Market. A adoção da plataforma ainda promoveu melhorias no desenvolvimento dos colaboradores da rede e ampliou a capacidade de controle e mapeamento de produtos, pontua Júnior: "Também somos hoje muito assertivos no treinamento com as nossas operadoras por erro de registro, multiplicação errada, por alguma falha operacional de atendimento. Colocamos alguns padrões, como perguntas no início da compra, se o cliente faz parte do nosso CRM, sempre com cordialidade no atendimento. E conseguimos monitorar tudo pela auditoria de frente de caixa, que conta com câmeras e microfones. Então hoje conseguimos fazer treinamentos para as nossas operadoras desde atendimento, registro até a forma de operar o caixa. Erro de multiplicação, de atenção, onde se acaba registrando a mais ou a menos, conseguimos acompanhar isso tudo pela auditoria fiscal. Com isso, conseguimos confrontar junto com o nosso setor de prevenção e alavancar lá na operação da frente de caixa. Na parte de auditoria, o Darwin gera match da forma que cadastrarmos. Por exemplo, um registro errado de troca de código de um produto, consigo que todos os códigos desse produto sejam auditados. E isso vale para algum problema de inversão de código, se temos perdas no corte de carne ou qualquer outra coisa. Eu consigo criar esse match na plataforma para acompanhar também a venda desses produtos, o que está sobrando, para ver se está sendo trocado ou não. Pela imagem conseguimos garantir que o produto que está sendo vendido realmente é o produto referente ao código". Tecnologia aliada à segurança: resultados de alto impacto Outra especificidade é a tecnologia de antenas e etiquetas antifurtos, principalmente na proteção de mercadorias de risco, como bebidas e carnes. O diretor de operações ressalta que os impactos na segurança com a inovação são expressivos: "Outra questão é a auditoria EAS, que são as antenas de segurança. Sofremos, às vezes, altas tentativas de furto, principalmente de carne de peça a vácuo. Por isso adotamos a rede. Na picanha, por exemplo, temos uma rede que envolve ela. Em alguns produtos de PAR (Produtos de Alto Risco) têm o lacre de gargalo, o selo, e isso ajuda muito na inibição. O ganho, pelo menos no açougue, foi sensacional. Tínhamos sérios problemas mesmo com furtos e conseguimos reduzir esse número muito para baixo. Quando a antena dispara, tentamos fazer uma abordagem tranquila. Também pegamos a imagem da pessoa que disparou a antena e jogamos para a câmera, que faz o reconhecimento facial, e a próxima vez que aquela pessoa entrar, fazemos o acompanhamento". O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, também frisa: "Esse é um tema central para o futuro do varejo supermercadista: tecnologia e inovação como alicerces da produtividade, da segurança e da experiência do cliente. Vivemos um momento onde os avanços deixam de ser diferenciais e passam a ser requisitos essenciais. Como digo, a tecnologia deve ser acessível, prática e centrada na experiência do consumidor". Perdas são evitáveis, mas é preciso estratégia O movimento da Rede Market reforça o que apontou a 8ª Pesquisa Abrappe de Prevenção de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em parceria com a KPMG: é preciso estar alerta para novidades que contribuam para redução de perdas. "Tecnologia não é luxo, é necessidade inteligente. Ferramentas como essa aumentam produtividade, protegem o patrimônio do varejo e, acima de tudo, tornam a jornada de compra mais agradável, segura e eficiente", finaliza Queiróz. O estudo, destacado aqui no site da ASSERJ, traz dados que acendem um sinal de alerta, especialmente para o segmento supermercadista. Apesar de a média geral de perdas no varejo ter caído para 1,51% em 2024 — o que ainda representa cerca de R$ 36,5 bilhões em prejuízos — os supermercados destoam dessa tendência. O setor registrou um aumento de 25% no índice de perdas em relação ao ano anterior, passando de 1,91% para 2,39%.
11/07/2025
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Indústria em cena
Bimbo aposta em exposição estratégica de bolos e pães para impulsionar vendas
As Festas Juninas ainda movimentam os corredores dos supermercados, com aumento no fluxo de consumidores e maior disposição para compras por impulso. De olho nesse cenário, a Bimbo Brasil tem investido em ações coordenadas para destacar categorias como bolos, pães e produtos sazonais, aproveitando o ritmo acelerado do ponto de venda neste período. Segundo Patrick Medeiros, vice-presidente de Vendas da Bimbo Brasil, o segredo está em aliar inteligência operacional com agilidade de execução: “Quem frequenta o supermercado nessa época sabe como o ponto de venda muda de ritmo com as Festas Juninas: mais fluxo, mais impulso de compra e maior exigência na execução”, afirma. A companhia tem atuado com forte integração entre diferentes áreas — de Vendas e Marketing a Logística e Supply — para garantir que o sortimento certo esteja disponível no momento ideal e com a melhor apresentação possível nas gôndolas. “Aproveitar as oportunidades dessa temporada exige sincronia entre times, todos agindo de forma coordenada e com clareza. O desafio está em antecipar o comportamento do consumidor, ajustar o sortimento com inteligência, garantir precisão logística e ativar rapidamente o trade em cada ponto”, explica Patrick. Nos pontos de venda, a Bimbo reforça a exposição estratégica de bolos e pães em ilhas promocionais e pontos extras, com destaque para os produtos típicos da época. Tudo pensado para proporcionar uma experiência mais fluida e atrativa para o cliente. “Tudo tem que ser organizado para atrair a atenção do cliente de forma positiva, com o produto certo, no local certo e com a experiência mais fluída possível”, complementa o executivo. Mesmo com o foco nas vendas sazonais, a empresa enxerga nas Festas Juninas um momento de aprendizado e evolução contínua para os negócios. “As datas e sazonalidades passam, mas os ensinamentos que elas nos deixam são importantes para as decisões que vêm depois. O melhor resultado vem da evolução praticada todos os dias, transformando dados e experiências em conhecimento que nos ajuda a fazer mais”, reforça Patrick. Como está o movimento no seu supermercado neste período de festas juninas?
11/07/2025
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Economia
Supermercados do Rio registram deflação em junho. ASSERJ explica cenário
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, registrou subida de 0,24% em junho, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da quarta retração mensal consecutiva (dessa vez com recuo de 0,02 ponto percentual na comparação com o mês de maio), no acumulado de 2025, o indicador tem alta de 2,99%. Apesar disso, o varejo supermercadista do Rio de Janeiro registrou deflação no sexto mês do ano. Alimentação segura alta geral no Brasil. Supermercados do Rio têm baixa de preços Segundo o IBGE, oito dos nove grupos pesquisados apresentaram alta no país. Os principais responsáveis por pressionar a inflação foram os setores de Habitação (+0,99%) e Vestuário (+0,75%). O único grupo a registrar queda nacional foi o de Alimentação no Domicílio, que concentra os alimentos e bebidas vendidos no varejo supermercadista, que apontou baixa de 0,18%, a primeira deflação em nove meses. O desempenho do setor saiu de 0,02% em maio para -0,43% em junho. Especificamente no cenário do Rio de Janeiro, o índice de inflação de alimentos e bebidas recuou 1,19%, o segundo mês consecutivo de baixa e a maior queda de preços em 12 meses. No acumulado dos primeiros seis meses de 2025, o estado teve a quarta menor inflação do setor de Alimentação no Domicílio (+2,43%), abaixo da média nacional (+3,64%). O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, destaca: "Dos alimentos e bebidas vendidos nos supermercados do Rio, 70% tiveram queda de preços em junho, com destaque para: café moído (-2,72%), alcatra (-1,74%), arroz (-1,96%), ovo de galinha (-2,35%) e alho (-2,44%)". Artigos de Higiene Pessoal também registraram deflação em junho nos supermercados do Rio, com baixa de 0,73%. Os itens com as principais quedas foram desodorantes (-2,04%) e produtos para pele (-1,64%). Outra categoria de importância no setor supermercadista do estado, os produtos de limpeza tiveram retração de 0,08%, com destaque para o sabão em pó (-0,39%) e detergente (-1,43%). Resultado aponta oportunidades para o varejo supermercadista fluminense A deflação nas categorias de maior importância para o varejo supermercadista pode apresentar uma janela de oportunidades. Produtos mais baratos nas gôndolas significam alívio no orçamento dos consumidores e maiores possibilidades de atração. Baixa de preços também pode significar a chance de renegociação com fornecedores. Mas atenção, aproveitar oportunidades exige acompanhamento, análise e boa gestão, antecipando fatores futuros que possam reverter a maré de baixa.
10/07/2025
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Vendas suspensas pela Anvisa: linha de gelados comestíveis. ASSERJ explica motivos e riscos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, de forma imediata, a comercialização de diversos produtos da marca AICE, importados pela New Arrival Importação & Exportação Ltda. A determinação do órgão foi publicada na edição desta quinta-feira, 10, do Diário Oficial da União (DOU). A decisão foi tomada após a Anvisa considerar graves as falhas na rotulagem dos produtos gelados comestíveis (picolés e sorvetes), como omissão na identificação do corante tartrazina e da presença de amendoim, itens com alta possibilidade de induções à reações alérgicas. Serão recolhidos os produtos: Berry Chocomax; Frutyroll; Juju Apple; Milk Melon; e Nanas. Proteção à saúde pública e legislação específica Flávio Graça, consultor técnico da ASSERJ, explica que a decisão da Anvisa busca proteger a saúde pública: "O uso indiscriminado de corantes artificiais em alimentos está associado a diversos riscos à saúde, como alergias, hiperatividade infantil e distúrbios gastrointestinais. A medida visa proteger consumidores, especialmente crianças, e promover escolhas alimentares mais conscientes. Além disso, exige que a presença da tartrazina seja explicitamente indicada na lista de ingredientes. Já o consumo de amendoim pode desencadear reações alérgicas graves, incluindo anafilaxia, especialmente em pessoas sensibilizadas. Por isso é importante que a advertência seja explicitada no rótulo". Graça ainda destaca que, para o município do Rio de Janeiro, a restrição ao corante é ainda maior: "A Portaria nº. 2-N/2020 do IVISA-Rio proíbe o uso de tartrazina em produtos de panificação e exige a rotulagem clara mesmo quando se usa corantes permitidos com a expressão 'Colorido Artificialmente'. A regulamentação reforça a importância de boas práticas nos estabelecimentos alimentícios, supermercados e do controle sanitário municipal". Segundo a Anvisa, a empresa importadora das mercadorias ficará com a responsabilidade de recolher todos os lotes em circulação. As vendas poderão ser retomadas apenas após a regularização das rotulagens. Atenção à segurança dos produtos fornecidos pelo nosso setor não é apenas uma necessidade, é um norte que deve ser seguido por todos. Associados, tomem as medidas necessárias imediatamente para garantir a segurança dos seus clientes.
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