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6º Fórum RJ de integração Varejo & Indústria. Vem saber tudo o que rolou!
“O que você está fazendo com seus 10 principais clientes da padaria? E do açougue? O que tem feito para não perder esse cliente?” Com essas reflexões, Sergio Alvim, CEO e fundador da SA+ Varejo, deu início ao 6º Fórum RJ de Integração Varejo & Indústria, realizado nesta quinta-feira (26), no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca. O evento reuniu profissionais do varejo supermercadista e da indústria para uma imersão em tendências, tecnologia e estratégias comerciais. Na sequência, Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, subiu ao palco destacando o impacto positivo do Mundial de Clubes nas vendas dos supermercados. “Isso comprova a importância do setor supermercadista para a sociedade, ao participar ativamente de todos os seus momentos”, disse. Ele também ressaltou a necessidade de gestão eficiente em um cenário de juros elevados, e defendeu o uso estratégico de retail media e a colaboração entre varejo e indústria. “Retail não é trocar cartaz por tela de LED, e muito menos será executado por um comprador. É preciso equipe especializada”, afirmou. Fábio ainda reforçou que quanto mais a indústria entende a operação de cada supermercado, mais vende, e que os varejistas devem se preparar para liderar essa jornada com inteligência e dados. Marcas apresentam soluções e tendências no Fórum RJ O evento também contou com a participação de grandes marcas, que trouxeram cases, inovações e reflexões importantes para o setor. Confira os destaques: SEARA – Apresentou novas linhas de produtos com foco em excelência comercial e no consumidor. Destacou tendências como indulgência, snacks, uso de air fryer e saudabilidade funcional. JANIS COMMERCE – Apresentou sua solução para gestão de estoque com foco na prevenção de rupturas. MONDELEZ – Com meta de se tornar líder global em snacks, destacou o potencial do chocolate no Brasil, que movimenta R$ 21 bilhões ao ano, e a importância de estudar a categoria junto aos compradores. SHOPPING BRASIL – Renata Gonzales mostrou como, com a solução da empresa, é possível fazer promoções com inteligência e sem sacrificar a margem. “Dá para se posicionar como o mais barato, mas sem se distanciar do concorrente mais próximo”, explicou. BANCO SENFF – Marco Senff destacou o crescimento da empresa no Rio e apresentou a linha Senff Saúde como apoio para os supermercadistas e seus colaboradores. SAVENCIA (Polenghi) – A empresa apresentou sua nova identidade visual e reafirmou o compromisso com a qualidade, destacando desde queijos do dia a dia até o tradicional polenguinho. CEPÊRA – Mostrou como ações nas lojas impactam diretamente nas vendas, como o aumento de 40% registrado com o food truck da marca no Supermercado Guanabara. GUM – Luiz Tavares destacou o potencial da marca especializada em saúde bucal, que entra com força no mercado carioca. SCANNTECH – Priscila Ariani apresentou dados sobre o comportamento do consumidor e alertou para a necessidade de acompanhar as mudanças: mesmo com inflação em queda, os consumidores ainda estão cautelosos. Produtos prontos e semiprontos seguem ganhando espaço. LEDWAVE – Apresentou cases de sucesso de retail media e mostrou como o uso inteligente dos dados pode gerar um novo negócio dentro da própria loja. AMBEV – Reforçou o crescimento da categoria cerveja, inclusive nas versões sem álcool e sem glúten. JBP HUB e THE PARTNERING GROUP – Alex Terra e Junior apresentaram os conceitos e ferramentas de JBP (Joint Business Plan) e JVC (Joint Value Creation), reforçando a importância do planejamento conjunto e da criação de valor entre varejo e indústria. O evento se encerrou com um clima de integração e otimismo, reforçando que a colaboração e o uso inteligente de dados são os caminhos mais seguros para o crescimento sustentável do setor. Até 2026!
26/06/2025
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Floresta Supermarket dá passo ousado e reinaugura loja em Volta Redonda com tecnologia de IA
Uma das lojas mais tradicionais do Floresta Supermarket acaba de entrar no século XXI. A unidade do bairro Retiro, em Volta Redonda, foi oficialmente reinaugurada nesta quinta-feira (26) com estrutura completamente modernizada, festival de ofertas e um reforço inédito em tecnologia. O destaque vai para o uso de inteligência artificial (IA) em diversas etapas da reforma — da escolha das cores ao novo planograma de exposição dos produtos. Com mais de 40 anos de história, a loja localizada na Avenida Sávio Gama passou por sua maior reforma desde a inauguração. O espaço de 1.300m² foi totalmente revitalizado, contando agora com ar-condicionado digital de última geração, novos equipamentos em todos os setores, padaria reestruturada e layout repensado para tornar a experiência de compra mais fluida e agradável. Segundo Alexandre Leal, CEO do Floresta Supermarket, o investimento marca uma nova fase da marca na cidade. “Hoje é um dia muito especial. Estamos reinaugurando uma loja que tem um papel importantíssimo no Retiro e que há mais de 10 anos não passava por uma reforma. Trouxemos essa unidade para o século XXI, com um açougue exclusivo da Perdigão — o único da região —, um Hortifruti de alta qualidade e preços competitivos. Estamos trabalhando com 13 mil itens, em um ambiente moderno, com 150 empregos diretos e pelo menos outros 100 indiretos. Queremos dobrar as vendas, porque acreditamos no potencial ainda não totalmente explorado dessa loja.” Entre as inovações adotadas, a inteligência artificial teve papel central. A tecnologia foi usada para determinar o padrão de cores das seções da loja e também na criação do novo planograma, otimizando a exposição de produtos, facilitando a reposição e reduzindo as chances de ruptura. “Aos poucos estamos automatizando tarefas rotineiras e deixando para o time humano o que realmente faz diferença: relacionamento, negociação e atendimento. A IA nos ajuda a padronizar o que pode ser padronizado, com foco total em eficiência e resultado”, destaca Leal. Além da modernização estrutural, a loja passou a contar com nove caixas tradicionais, quatro self-checkouts e 13 caixas, sendo seis de atendimento rápido, acompanhando as principais tendências do varejo mundial. De acordo com Ronildo Novato, diretor comercial do Floresta Supermarket, a padaria reformada também promete ser um diferencial. “Mudamos tudo: desde os balcões até a retaguarda. Trouxemos profissionais qualificados e remodelamos todo o mix de produtos, com itens premium e mais variedade em todas as categorias. O Retiro é o bairro mais populoso de Volta Redonda — quase uma cidade dentro da cidade —, e essa loja precisava de uma estrutura à altura.” O novo espaço também conta com estacionamento para 50 veículos e foi pensado para receber um novo público, além dos clientes tradicionais. “Foi a reforma mais robusta da história do grupo. O sucesso da reinauguração, com longas filas desde a manhã, é reflexo direto do que entregamos: uma loja moderna, acessível, com variedade, qualidade e, claro, os melhores preços”, conclui Novato. Ainda de acordo com o executivo, a expectativa da rede é ampliar o faturamento da unidade e seguir com o plano de modernização de outras lojas do grupo. Açougue exclusivo Marfrig é um dos destaques da nova loja Um dos grandes destaques da nova fase da unidade é, sem dúvida, o açougue Marfrig, implantado em parceria com uma das maiores companhias de proteína animal do mundo. Segundo Ulisses Merati, gerente regional da Marfrig no Rio de Janeiro, o projeto representa um marco na relação comercial entre as duas empresas: “Estamos aqui no Floresta do Retiro, nessa reinauguração que é muito especial para nós. A parceria com o Supermarket já caminha para três anos com o programa do nosso açougue — um relacionamento sólido, baseado em trabalho, organização e visão de um açougue 360. Aqui, os clientes encontram tudo: bovinos, suínos, aves, linguiças e todos os produtos ligados ao universo da carne. É um projeto que representa muito para a Marfrig e para a rede.” Além da estrutura e variedade, a operação do açougue Marfrig conta com um forte trabalho de capacitação das equipes, como explica Evandro Gabriel, supervisor nacional do Açougue Montana Perdigão: “Nosso time de trade marketing cuida de toda a comunicação visual, mas o trabalho vai além: oferecemos treinamentos constantes, desde a gestão até o assistente de açougue. A ideia é manter sempre um layout atrativo, bonito, com foco na satisfação do cliente e na saúde do negócio — aumentando vendas e reduzindo perdas.” A ASSERJ deseja sucesso e ótimas vendas ao Supermarket!
26/06/2025
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Mundial de Clubes aquece supermercados do Rio: vendas crescem até 7% em Copacabana
O clima de Copa do Mundo de Clubes da FIFA tem movimentado o comércio carioca, especialmente os supermercados. Em Copacabana, bairro que abriga a FanFest oficial para os torcedores assistirem aos jogos, as vendas têm registrado crescimento, de acordo com levantamento da ASSERJ. As bebidas lideram o crescimento nas gôndolas, com alta de até 7%, segundo os gerentes do Pão de Açúcar e do Mundial. Na sequência, as cernes aparecem com incremento de até 5% em alguns estabelecimentos, como no Supermercado Inter, especialmente em dias de jogos do Flamengo. Também se destacam as padarias, que tiveram aumento de até 5% nas vendas, impulsionadas principalmente nos jogos à noite e nos dias mais frios. O crescimento, porém, varia de acordo com o dia, o horário das partidas e até as condições do tempo. Patrícia de Jesus, gerente do Mundial, destaca que o maior impacto é nos finais de semana e nos jogos noturnos. “Depende muito da hora do jogo. No fim de semana, carnes e bebidas são os destaques. Já à noite, notamos um crescimento de 3% em categorias como pão, queijo e vinho”, afirma. No Supermercado Zona Sul, a assistente de gestão Alessandra Barros confirma a tendência. “Depende do tempo, do sol e da expectativa do jogo. Bebidas e carnes tiveram um aumento de 3%, principalmente nos dias mais quentes. Já em dias frios ou de chuva, padaria e snacks também subiram 3%”, relata. A rede Pão de Açúcar também viu as vendas crescerem. Segundo Márcio Santos, gerente da unidade em Copacabana, as vendas de carnes aumentaram 5%, e a padaria acompanhou o ritmo, com o mesmo percentual de crescimento. O impacto dos jogos do Flamengo é ainda mais expressivo. No Supermercado Inter, Carlos Vinícius, gerente da loja, afirma que, em dias de partidas do rubro-negro, as vendas de bebidas saltaram entre 6% e 7%. “Quando o Flamengo joga, o movimento aumenta bastante, especialmente no setor de bebidas”, comenta. Além dos itens tradicionais para os dias de futebol, a venda de água mineral também apresentou crescimento. Pedro Tavares, gerente do Redeconomia localizado na Rua Princesa Isabel, relata um aumento de 3% nas vendas. Ele acredita que os preços elevados praticados dentro da FanFest têm levado muitos torcedores a buscar alternativas mais econômicas antes de ir para o evento. A expectativa do setor é de que, com o avanço dos times cariocas no torneio, o movimento nas lojas continue aquecido nas próximas rodadas.
25/06/2025
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Como sua padaria pode ser um dos setores mais lucrativos do seu supermercado?
A padaria artesanal dentro de um supermercado não é apenas mais uma seção. Quando bem administrada, ela se transforma em uma empresa dentro da empresa, transforma o fluxo de clientes e aumenta a rentabilidade da loja inteira. De acordo com o empresário e mentor do setor supermercadista Pedro Della’Nora, a padaria pode se tornar um dos setores mais lucrativos de um supermercado. “A produção e a operação própria de panificação, com produtos frescos e exposição estratégica, pode representar até 8% do faturamento total de uma loja, e com margens superiores aos demais setores do supermercado”, diz o especialista, que conta com mais de 18 anos de experiência e usa seu conhecimento para auxiliar outros proprietários de supermercados com estratégias para que suas lojas também possam crescer e dar lucro. Ele explica que contar com uma padaria bem estruturada e bem trabalhada pode afastar o supermercado da guerra de preços e aproximar da preferência do cliente. “Seu concorrente pode até ter pão, mas se você oferecer experiência aliada a qualidade e exclusividade, vai sair na frente”. A proposta inclui produtos 100% artesanais, saindo fresquinhos do forno todos os dias, itens estratégicos posicionados perto da balança para aumentar o ticket médio e exposição visual atraente. “É importante lembrar que a produção própria torna uma loja única, pois com ela ninguém vai entregar exatamente o que você entrega”, comenta Della’Nora. Uma tática eficaz é a promoção de eventos sazonais nas padarias. “É importante que exista uma variedade bem exposta em uma mesa vendedora e degustação para ativar ainda mais o desejo de compra”, destaca o empresário. Ações como essa fazem com que a padaria se torne ainda mais uma seção destino dentro dos supermercados, termo usado para se referir a uma área estratégica que atrai o cliente até o interior do estabelecimento. Outro pilar de sucesso de uma boa padaria artesanal é contar com uma equipe especializada e altamente capacitada, tornado possível dar padronização e constância aos produtos, criar receitas próprias que se tornem diferenciais da loja e garantir a qualidade geral produção, mesmo em dias e horários de pico, além de primar pelo atendimento ao público. “É importante salientar que profissionais valorizados trabalham melhor e mais motivados e que cada setor do supermercado deve ter um líder responsável. Na padaria não é diferente”, completa Della’Nora.
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