Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
Atualidades
Dia de relembrar as conquistas da ASSERJ em defesa do varejo supermercadista
Já que quinta-feira é dia de TBT (sigla em inglês que significa throwback thursday, ou seja, quinta-feira do retorno muito usada nas redes sociais), aproveitamos para relembrar importantes conquistas jurídicas da ASSERJ. Cumprindo a honrosa missão de representar o varejo supermercadista, a Associação se orgulha de ter atuado de forma decisiva em disputas judiciais em prol do setor. Na questão das sacolas plásticas, o Superior Tribunal Federal (STF) manteve a sentença do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), favorável à ASSERJ, de que a decisão e cobrar ou não pelo fornecimento é exclusivamente do empresário, sejam elas recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis. Dessa forma, vencemos disputas nos municípios de Campos dos Goytacazes, Maricá e Três Rios, inclusive com a derrubada de qualquer atuação que tivesse resultado em multas, visto que os efeitos da decisão foram retroativos. Outra vitória importantíssima para a população de baixa renda foi a isenção de ICMS para arroz e feijão. O benefício, concedido aos alimentos primordiais da cesta básica, foi possível graças a uma articulação conduzida pela Associação. No requerimento, solicitando a isenção, a ASSERJ pontuou que “os alimentos são de extrema importância para quem esteja passando por necessidades básicas alimentícias, de maneira que existe a urgência de proporcionar melhor qualidade de vida para a população mais carente, que não tendo condições de arcar com o custo da compra ficam vulneráveis à própria subsistência humana, priorizando os alimentos da cesta básica”. Na ocasião, o presidente Fábio Queiróz comemorou a vitória: “Estou muito feliz pela Associação poder contribuir diretamente com a linha final dos supermercadistas. Sigo fiel à missão de unir, servir e representar o nosso setor”, afirmou. Ainda sobre alimentos, tivemos êxito na demanda sobre a cobrança de preço diferenciado para produtos cárneos fatiados no município de Cabo Frio, que questionava a medida. De acordo com a consultora jurídica, Ana Paula Rosa, “a ASSERJ alegou violação aos princípios da propriedade privada, da liberdade econômica, da livre iniciativa e da isonomia, ao impor aos estabelecimentos supermercadistas injustificada regulação de preço”. O texto ainda ressaltou a necessidade de precificação diferenciada entre o produto cárneo de peça inteira daquele, manipulado em moagem pelo profissional do setor frigorífico de açougue, com custos que podem ser repassados. Isso porque a disponibilidade dos referidos produtos tende a atender a uma parcela significativa de consumidores, que buscam por produtos manipulados, destroçados, moídos e/ou cortados (fatiados) em peça para consumo imediato, em volume que atende à necessidade de cliente. E não paramos por aí: depois de muitas discussões, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou o projeto de lei que dispensa o Regime Optativo de Tributação (ROT-ST) para o varejo, que foi sancionado agora em dezembro pelo governador Cláudio Castro. O objetivo do regime optativo é dispensar o pagamento do tributo correspondente à complementação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) retido por substituição tributária (ST). Esta complementação acontece nos casos em que o preço praticado ao consumidor final é superior à base de cálculo utilizada para a cobrança da substituição tributária. A substituição tributária foi criada para facilitar a arrecadação do ICMS. Trata-se de uma retenção antecipada do imposto, baseada em previsão de arrecadação, que é cobrada somente do primeiro contribuinte da cadeia produtiva de um determinado produto. Vamos para um 2025 de muitas outras conquistas e desafios. Nossa Associação está pronta para, mais uma vez, lutar pelo setor e trazer as melhorias necessárias para torná-lo cada vez mais forte.
26/12/2024
3,004 Result for
Economia
Varejo cresce 5,4% em 2024, atingindo R$ 1,27 trilhão
Projeção realizada pela Scanntech aponta que setor de varejo, que representa 10,84% do PIB nacional, cresce em volume nos primeiros trimestres do ano. No último tri, inflação impulsiona crescimento O varejo supermercadista brasileiro caminha para encerrar o ano de 2024 com um crescimento nominal de 5,4%, alcançando a marca de R$ 1,27 trilhão em faturamento. É o que aponta a Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas que usa inovações e inteligência de dados para gerar resultados no varejo e indústria de bens de consumo. O desempenho reflete a resiliência e relevância do setor, que representa 10,84% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, estimado em R$ 11,721 trilhões para o ano. Composto exclusivamente por mercados, supermercados, hipermercados e atacarejos, a análise, fundamentada em uma base de dados construída por meio da coleta automática de tickets de mais de 45 mil checkouts do varejo conectados à plataforma via API*, indica que a inflação foi o motor de crescimento do último trimestre de 2024. “Nos últimos meses, vimos uma desaceleração no crescimento de volume devido ao descolamento da inflação, que se tornou o principal fator do aumento no faturamento. Esta dinâmica deverá se manter no início de 2025, considerando a continuidade do cenário inflacionário impulsionado por commodities afetadas por fatores climáticos, variações cambiais e também pelo equilíbrio de demanda e oferta no mercado interno e externo", avalia Thomaz Machado, CEO da Scanntech, em entrevista para a ASSERJ. Sobre a Scanntech Usada por 90% dos top varejistas do canal supermercadista e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 45 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights. (*) A API é um conjunto de padrões e rotinas de programação que permite o acesso a uma plataforma ou aplicação.
26/12/2024
3,004 Result for
Associados em foco
Prezunic recebe Selo da Diversidade Abdias do Nascimento 2024
Rede de supermercados carioca reforça compromisso com responsabilidade social A rede de supermercados carioca Prezunic recebeu o "Selo da Diversidade Abdias do Nascimento 2024", concedido pela Prefeitura do Rio a instituições que se destacam pela promoção da inclusão e valorização da diversidade em seu dia a dia. A cerimônia de premiação ocorreu no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), no fim de novembro. Criado em homenagem ao ativista e intelectual Abdias do Nascimento, o objetivo do Selo é incentivar empresas e organizações a adotar políticas que combatam a discriminação e promovam a equidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. A Cencosud Brasil, grupo ao qual pertence o Prezunic, possui uma Política de Diversidade, Equidade e Inclusão que, somada ao seu Código de Ética, busca promover e incentivar a construção de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, contemplando as relações com todos os seus públicos, sejam colaboradores, clientes ou fornecedores. "Estamos honrados em receber este reconhecimento. A pluralidade é essencial para o crescimento de qualquer sociedade e, ao ganhar esse selo, o Prezunic reforça seu compromisso com a responsabilidade social no dia a dia”, afirma Ana Behrens, gerente de RH do Prezunic. Nós, da ASSERJ, ficamos muito orgulhosos de ver nossos associados comprometidos com a responsabilidade social que todo supermercado tem com a sua comunidade.
23/12/2024
3,004 Result for
Associados em foco
Supermarket Barra Oeste revoluciona o trade com foco na experiência do consumidor
Coca-Cola leva para a unidade do Via Parque cenário especial para fotos Com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra única, o recém-inaugurado Supermarket Barra Oeste, no Via Parque, Barra da Tijuca, está investindo fortemente em inovações no trade marketing. Um dos destaques é o espaço exclusivo criado para aproximar a indústria do consumidor, permitindo interações diretas que agregam valor à experiência de compra. Aline Loures, coordenadora de comunicação e marketing do Supermarket Barra Oeste, explica que a rede já trabalha com mídias tradicionais e agora aposta também no retail media, em parceria com a Megamídia, para explorar novas oportunidades. “Nosso objetivo é usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente e tornar seu tempo na loja mais imersivo, conectado às ações específicas das indústrias”, afirma Loures. Espaço de experiência: inovação e sucesso antecipado O espaço de experiência, que está fechado para agendamentos até maio, já atraiu grande interesse da indústria, com contratos fechados para os próximos 18 meses. Além disso, o Supermarket Barra Oeste conta com uma vitrine externa para campanhas em parceria com a indústria, ampliando a visibilidade das marcas. Coca-Cola: o Natal ganha vida no Supermarket Para o Natal, a Coca-Cola levou ao espaço de experiência a campanha “Desperte o Papai Noel que há em você”. O ambiente transformado inclui um cenário especial para fotos, onde os clientes podem registrar momentos únicos. A ação, que acontece em mais de 30 lojas do território da Coca-Cola Andina-BR, também impulsiona as vendas dos produtos natalinos. Isabel Salvador, diretora de marketing da Coca-Cola Andina Brasil, reforça a importância das ativações sazonais para o engajamento com os consumidores: “Além dessa experiência, contamos com as tradicionais Vilas de Natal, promoções 'compre e ganhe' de enfeites natalinos e um completo enxoval de materiais de merchandising, que trazem o clima natalino para dentro das lojas e fortalecem nossa conexão com os consumidores durante essa época mágica.”
23/12/2024
1
...
236
237
238
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 945 to 948 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
236
Page
237
Page
238
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
239
Page
240
Page
241
Page
242
Page
243
Page
244
Page
245
Page
246
Page
247
Page
248
Page
249
Page
250
Page
251
Page
252
Page
253
Page
254
Page
255
Page
256
Page
257
Page
258
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden