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MP Investiga fraude em laticínios; saiba como evitar a compra de produto adulterado
Adulteração consistia na adição de soda cáustica e água oxigenada ao leite A operação "Leite Compensado" teve sua 13ª fase deflagrada pelo Ministério Público (MP) nesta quarta-feira (11), visando combater a adulteração de produtos lácteos na fábrica da Dielat em Taquara, Rio Grande do Sul. Cinco pessoas foram presas, incluindo um sócio-proprietário, o diretor, um supervisor, um engenheiro químico e uma mulher que teria ordenado a destruição de provas. A adulteração consistia na adição de soda cáustica e água oxigenada ao leite UHT, leite em pó e compostos lácteos para encobrir a deterioração dos produtos. Essas substâncias representam um grave risco à saúde, inclusive com potencial cancerígeno. O esquema foi descoberto há 11 anos e, segundo o promotor Mauro Rockenbach, as fórmulas fraudulentas estão cada vez mais sofisticadas, dificultando a detecção pelas autoridades. A Dielat fornecia seus produtos para diversos estados brasileiros e exportava para a Venezuela, inclusive vencendo licitações para fornecimento de leite para merenda escolar em pelo menos sete cidades gaúchas. Entre os presos está o químico industrial Sérgio Alberto Seewald, conhecido como "alquimista" ou "mago do leite", figura central em fraudes anteriores da operação. Seewald já havia sido alvo de investigação em 2014 por práticas semelhantes em outra indústria. Sua defesa nega qualquer envolvimento com a Dielat e alega que as acusações são invenções do MP. A Dielat, em nota, manifestou surpresa com as acusações e afirmou que seus produtos são de alta qualidade e submetidos a rigorosa fiscalização. A empresa suspendeu temporariamente suas atividades para colaborar com as investigações. As autoridades estão realizando exames para identificar os lotes contaminados e reforçam a necessidade de maior fiscalização para proteger a saúde da população. O consultor em segurança sanitária da ASSERJ, Flávio Graça, aconselha o supermercadista para evitar comprar produtos adulterados: “As equipes de compras dos supermercados devem estar sempre atentas à procedência dos produtos, aos selos de inspeção federal, estadual e municipal e desconfiar no caso de valores discrepantes das médias praticadas no mercado.”
11/12/2024
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Coqueiro transforma lata de atum em caixa de som que toca heavy metal. Quer saber por quê?
A marca de peixes enlatados da Camil Alimentos, Coqueiro, inova em ação de comunicação para desmistificar a informação de que suas latinhas transferem metais pesados para os peixes. Por meio de uma brincadeira, a empresa quer acabar de vez com a fake news que espalharam nas redes sociais a notícia de que as embalagens contaminam os pescados. Do limão, fizeram uma limonada ao lançar uma campanha bem-humorada esclarecendo que as latas têm como única função proteger o alimento – ou tinham, já que a ação dá um novo propósito aos recipientes. Explorando a amplitude do termo “metal pesado”, a Coqueiro transformou as latinhas em caixas de som que tocam clássicos do heavy metal, gênero musical derivado do rock, representado por bandas icônicas como Iron Maiden, Black Sabbath e Metallica. Os dispositivos tocam uma playlist com clássicos do heavy metal e são apresentados com um design que mistura elementos do universo musical, como riffs de guitarra, uma tipografia característica e uma paleta de cores marcante – predominando preto, azul e tons metálicos – com a identidade visual da marca. Para reforçar a mensagem, a mascote oficial da Coqueiro, o Coqueirito, foi escalado para interagir diretamente com os consumidores nas redes sociais. Ele esclarece dúvidas sobre os produtos da marca, desmente boatos e responde aos comentários mais comuns. Além disso, a campanha conta com a participação especial do chef Henrique Fogaça e do influenciador Lucas Vinícius, conhecido como Lucas Inutilismo, ambos ligados ao heavy metal e ao universo da gastronomia. Juntos, eles comentaram sobre a polêmica e compartilharam sua experiência com a lata-caixa de som. Segundo Daniel Flesch Grillo, gerente de marketing da Coqueiro, “a campanha busca desmistificar uma potencial barreira de consumo de forma divertida e inovadora, reforçando a segurança das latas das marcas e levando a mensagem correta de um jeito atrativo e memorável”, justifica.
11/12/2024
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O clima do Natal toma conta do varejo supermercadista
Indústria e varejo apostam em encantadoras ações de trade marketing criando memórias afetivas e alavancando vendas A empresa brasileira Bauducco, que virou símbolo do panetone, investiu firme neste ano e espera vendas exponenciais do produto que ganhou novos sabores e tamanhos. A expectativa é aumentar em mais de 40% as vendas com panetones e chocotones com caldas de chocolate e caramelo. A estratégia da empresa, segundo Eduardo Abritta, diretor de trade marketing, “é transformar a experiência do consumidor durante o período com ações que tornam a jornada de compra em uma experiência especial”. E acrescenta: atuamos com inovações no PDV para garantir a exposição ideal dos produtos em cada perfil de supermercado. O Grupo Pão de Açúcar, grande parceiro da Bauducco, não economizou na exposição. A unidade Freeway, na Barra da Tijuca, apresenta renas temáticas amarelas recheadas de panetone que fazem sucesso com os clientes. Não há quem não pare para admirar a criatividade e acabe levando a iguaria disponível em vários tamanhos. Um sucesso! Natal Prezunic Outras grandes redes de varejo também aproveitam para maximizar a sazonalidade. O Natal Prezunic oferece uma série de atrações para os clientes neste fim de ano nas lojas físicas e por meio de seus canais digitais. Com a campanha "Na loja ou no clique, Natal é Prezunic", a rede de supermercados carioca investe em apresentações musicais e visitas de Papai Noel em todas as unidades, games, interações nas redes sociais e na ação "Cartinhas de Natal", pela qual clientes têm a chance de ganhar o presente solicitado ao escrever uma carta ao Bom Velhinho. Datas e horários das apresentações estão disponíveis no site Prezunic. Influenciadores também visitarão as unidades promovendo o Game Show, com brincadeiras e distribuição de brindes. Nas lojas, uma caixa de correio customizada vai receber as cartinhas de Natal escritas pelos clientes, que contarão suas histórias e poderão pedir um presente ao Papai Noel. Cada unidade do Prezunic escolherá uma carta, que receberá o presente escolhido no valor de até R$ 100. Clientes cadastrados no app Prezunic poderão participar de um game ajudando a Nic – influenciadora digital da rede - a pegar moedas e desbloquear a "Surpresa do Dia", que pode ser uma oferta exclusiva ou cashback na Cencopay, a carteira digital da Cencosud. Entre os produtos disponíveis neste ano, o Prezunic oferece dois tipos de ceia completa ou com pratos individuais que podem ser montados pelos clientes, além de variedades de pão a metro. As encomendas podem ser feitas pelo site até 18 de dezembro, com agendamento para retirada em loja ou entrega em domicílio nos dias 23 e 24. Chegada do Papai Noel em Valença Na região do Vale do Café, Papai Noel chegou mais cedo numa ação incrível do associado Casa do Arroz. No fim de semana, a cidade de Valença celebrou a chegada do Bom Velhinho e da mascote da rede, o Arrozinho. Percorrendo o centro da cidade, a carreata trouxe alegria e momentos inesquecíveis aos moradores, passando por pontos emblemáticos como o Jardim de Cima, a Catedral, a Rua dos Mineiros e a rua onde está localizada nossa filial. Ao chegar à loja, Papai Noel foi recebido com uma emocionante apresentação do projeto social Música Sem Fronteiras, composto por 16 talentosos musicistas patrocinados pela Casa do Arroz. Mais do que uma ação de marketing, essa iniciativa é um gesto de proximidade com a comunidade, alinhado à essência da rede: “da nossa casa para a sua”. A chegada do Papai Noel, combinada à parceria com o projeto Música Sem Fronteiras, transcende o comercial, criando uma experiência memorável para nossos clientes, suas famílias e as novas gerações.
11/12/2024
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Inflação no Rio acelera pelo terceiro mês consecutivo
Após meses de alívio, preços de alimentos e produtos de limpeza voltam a subir no Rio A inflação de alimentos e bebidas nos supermercados fluminenses atingiu 1,81% em novembro de 2024, igual à média nacional, sendo o terceiro mês consecutivo de alta. O acumulado anual da inflação de alimentos no Rio de Janeiro ficou acima da média nacional. Diversos itens tiveram aumentos significativos de preço, como alimentos e bebidas. Foram eles frango em pedaços (+2,99%), alcatra (+11,83%), contrafilé (+8,70%), batata-inglesa (+8,56%), suco de frutas (+2,26%), açúcar (+2,82%), óleo de soja (+13,0%) e leite em pó (+3,42%). Por outro lado, observaram queda de preços: arroz (-1,28%), pão francês (-0,33%), biscoito (-0,53%), feijão preto (-2,79%), ovo de galinha (-2,74%) e banana-prata (-1,37%). Na avaliação do consultor econômico da ASSERJ William Figueiredo, as carnes foram, mais uma vez, as vilãs da inflação. “E os preços não devem cair nos próximos meses, tendo em vista a queda do número de cabeças de gado disponíveis para abate, a seca que prejudica as pastagens e o aumento das exportações, estimuladas pela desvalorização cambial. O churrasco do fim de ano e de 2025 vai ficar mais caro para os cariocas." Produtos de limpeza também registraram inflação, com destaque para amaciante e alvejante (+2,39%), papel toalha (+2,70%), desinfetante +2,28%), sabão em barra (+3,36%) e água sanitária (+2,27%), ao contrário dos artigos de higiene pessoal, que tiveram deflação.
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