Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
Pesquisa revela os horários preferidos dos consumidores em supermercados, saiba mais
Levantamento foi realizado com consumidores que usufruem do cartão benefício de alimentação e descreveu padrões de consumo peculiares A Alelo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), publicou uma pesquisa revelando que 73% dos consumidores que usufruem do Cartão de Alimentação realizam suas compras no período da tarde (entre 12h e 18h) e da noite (18h e 0h), divididos em 42% e 31%, respectivamente. Apenas 27% dos trabalhadores usam as manhãs (das 6h até 12h) para essas atividades. A pesquisa ainda apontou que há uma concentração em dois momentos do dia: em torno de 12h (7,2% das transações) e, especialmente, por volta das 18h (12,2%). Somado o pico de transações por horário, o período entre 16h e 19h, durante a semana, concentra 39,8% das transações com benefício alimentação em supermercados. Já aos finais de semana, 39% das transações ocorrem pela manhã, sendo uma concentração entre 10h e 12h, acompanhada de uma estabilização em patamar mais distribuído no decorrer do período vespertino (variando entre 5,8% e 7%), mas ainda, importante em volume, com 43% distribuídos ao longo da tarde. A partir das 18h, as transações passam a declinar independentemente do recorte selecionado. Segundo Daniel Martins, superintendente de estratégia de dados e inteligência artificial da Alelo, há uma proporção relativamente menor de transações efetivadas no período noturno nos fins de semana, "esse comportamento pode ser explicado porque as famílias preferem (ou podem) antecipar suas compras para as manhãs livres no final de semana", afirmou. Supermercados podem mapear essas atividades A pesquisa ainda apontou que os consumidores brasileiros tendem a realizar as "compras semanais" e as "compras do mês", aos finais de semana, tendo em vista a disponibilidade da rotina e o comparativo de preços disponível no mercado. Sobre isso, Daniel pontua que o consumidor tem preferido a parte da manhã. "Esse é um hábito comum ao brasileiro, que costuma ir, aos fins de semana, com a família para compras mais volumosas de abastecimento mensal, e separa as manhãs para isso - aos fins de semana, 39% das transações via Benefício Alimentação ocorrem pela manhã, sendo uma concentração entre 10h e 12h", afirmou. Na visão do estrategista de dados, os supermercados podem usar isso para elaborar melhores ofertas aos finais de semana, "por exemplo, as refeições prontas, produtos perecíveis e outros itens de consumo considerados itens de reposição, podem ser alvos de ofertas e compra rápida durante a semana, entendendo que o consumidor desses itens são, em sua maioria, indivíduos encerrando o expediente, sem intenção de fazer grandes compras", comentou. Outra alternativa é proporcionar promoções de "pague um, leve dois" ou similares aos praticados no atacado, feitas exclusivamente aos finais de semana, onde os brasileiros assumem uma maior probabilidade de gastarem mais com as possíveis "compras de mês".
20/09/2024
3,004 Result for
Supermarket fala com exclusividade sobre inauguração de loja no Shopping Nova América
A loja representa a 136º unidade da rede no Rio de Janeiro e marca mais um episódio importante do projeto de expansã A rede Supermarket inaugurou a 136ª loja no Rio de Janeiro, dentro do shopping Nova América, em Del Castilho. O evento reuniu membros da rede, fornecedores e foi aberto ao público a partir das 10h. A inauguração marca uma etapa importante no projeto de expansão da rede em 2024. "A nossa expectativa é chegar até o final do ano com 145 lojas e um faturamento de R$ 10 bilhões. E com essa loja aqui, o cliente poderá ver o novo conceito que o Supermarket quer implementar em suas unidades, priorizando o preço, ter a melhor competitividade e a melhor experiência", afirmou Paulo Bonifácio, presidente do Supermarket, para ASSERJ. A loja possui cerca de 2.220 m², com 15 checkouts e 5 self-checkouts, 148 funcionários, e um faturamento esperado de R$ 6 milhões mensais. A quantidade de mix oferecido gira em torno de 8 mil produtos, e o investimento realizado pelo Supermarket em seu novo player foi de R$ 12 milhões. A unidade possui capacidade para atender diariamente um fluxo de 700 clientes. A nova filial tem como novidade a localização dentro de um dos maiores shoppings do Rio de Janeiro, e essa escolha foi estratégica para o Supermarket: "Estar dentro de um shopping permite oferecer mais opções de escolha para o consumidor. Você oferece muito mais do que uma loja de rua, trazendo para o cliente uma nova proposta, ampliando a experiência, o preço e a diferença no mix", afirmou Paulo Montes, gerente de marketing do Padrão do Fonseca Supermarket. A loja também vem se remodelando em um formato ainda mais característico do Supermarket, presente nas últimas inaugurações: o aumento do mix voltado para produtos saudáveis. "Essa concepção de estratégia deixou de ser vista como uma tendência e passou a ser algo fundamental para diferenciar o nosso mix dos demais concorrentes", explicou, reforçando a ideia de apresentar ao consumidor a variedade oferecida no empório de grãos da loja. Indústria comemora inauguração Quem participou com enorme alegria do momento vivido pelo Supermarket foram os representantes da indústria, que apreciaram os discursos e aproveitaram para encantar os clientes com ações de degustação e outras ferramentas de trade marketing. Pelos corredores, um desses destaques foram os produtos representados pela Mister Mix. Priscila Boscoso, gerente de marketing, comemorou a inauguração do Supermarket, "essa rede é uma grande parceira nossa, ela representa 80% da nossa venda, e temos uma atuação muito próxima desde o inicio da operação, e é uma honra estar vivendo esse momento com eles", afirmou. Além das marcas do ramo alimentício, quem prestigiou a inauguração foi a Cimed, gigante farmacêutica brasileira que pretende entrar de vez no varejo supermercadista. "A Cimed quer trazer para o varejo nosso portfólio de produtos para o consumo, fazendo uma conexão poderosa para o varejo e a indústria, que começa aqui com essa parceria com o Supermarket", afirmou Alexandre Coimbra, gerente executivo de vendas do Rio de Janeiro. Para visitar a nova loja do Supermarket, basta se deslocar para o Shopping Nova América, em Del Castilho, no Rio de Janeiro, no corredor anexo à saída C, próximo da praça de alimentação. O horário de funcionamento é das 7h às 22h, de segunda a sábado, e aos domingos, das 7h às 21h.
19/09/2024
3,004 Result for
ABRAPPE comemora aniversário com superevento
Hoje, a ABRAPPE comemora seis anos de fundação. No dia 19 de setembro de 2018, no Espaço Totvs, em São Paulo, a associação realizava o 1º Fórum ABRAPPE, que marcou o lançamento oficial da entidade. Seis anos propagando a cultura da prevenção de perdas entre as companhias varejistas. Hoje, o nosso parceiro ultrapassou a marca de 7 mil associados espalhados por todo o país, incluindo representantes da indústria e da logística. O presidente Carlos Eduardo Santos afirmou que “ao longo dessa jornada, a ABRAPPE registra muitas conquistas. Além da tradicional pesquisa, disponibilizamos mais conhecimento por meio da ABRAPPECAST E vem aí o Supermeeting, na próxima terça-feira (24), em São Paulo, que apresentará conteúdos relevantes para os profissionais de prevenção e perdas”. Nas palestras e nos painéis, serão discutidos temas como gestão de estoque, inventários e acurácia; perda ampliada; plano de carreira; inteligência de dados; e o profissional do futuro Conheça a programação completa em https://bit.ly/4esQAqk. É fundamental que os supermercados tenham uma gerência eficaz de prevenção de perdas, pois essa estratégia não apenas protege o patrimônio da empresa, mas também contribui significativamente para a sustentabilidade e a eficiência operacional. A gestão adequada das perdas pode resultar em economias substanciais e na melhoria da experiência do cliente, refletindo diretamente na rentabilidade do negócio. A ASSERJ parabeniza a Associação e deseja boa sorte!
19/09/2024
3,004 Result for
Nova instrução normativa sobre o Relatório de Transparência Salarial traz importantes alterações; veja quais
O Ministério do Trabalho e Emprego publicou, nessa quarta-feira (18), a Instrução Normativa (IN) nº 6, trazendo esclarecimentos sobre a implementação da Lei nº 14.611/2023, que estabelece diretrizes sobre igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens. A nova norma apresenta orientações sobre a metodologia, o conteúdo e a divulgação do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, o Plano de Ação para Mitigação da Desigualdade Salarial e a fiscalização pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Dentre as importantes diretrizes, existe a possibilidade de criação de notas explicativas ao relatório, documento cuja exigência é controversa e alvo de demandas judiciais. Nessa mesma quarta-feira, data da publicação da IN, empresas venceram no TRF-3 discussão sobre os relatórios de transparência salarial. Há pelo menos dois acórdãos favoráveis aos empregadores. Em duas decisões recentes e unânimes, a 3ª Turma do TRF-3 entendeu que dar publicidade a essas informações extrapola os limites legais e os princípios constitucionais da intimidade e privacidade. A obrigação de publicar o relatório veio com a Lei nº 14.611, de 2023, regulamentada pelo Decreto nº 11.795, e por uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a de nº 3.714, do mesmo ano. O documento, elaborado pelo governo, deve ser publicado a cada semestre, tanto no site do MTE quanto em plataformas e redes sociais das empresas. Os casos julgados pelo TRF-3 envolvem a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) e a empresa HM Empilhadeiras. A advogada da ASSERJ, Ana Paula Rosa, acompanha atentamente as discussões sobre o tema e destaca: “as exigências do Governo expõem as políticas das empresas, as estratégias de remuneração dos colaboradores, dentre outros segredos empresariais que depreendem de proteção de seus dados, conforme previsão constitucional". Veja abaixo os principais pontos da IN nº 6 que dizem respeito ao nosso setor: Validação das notas explicativas ao Relatório de Transparência Salarial A IN positiva a prática de divulgação de notas explicativas ao Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, em documento apartado, como instrumento que possibilita que a empresa justifique eventuais diferenças salariais, fundamentadas nas regras de equiparação salarial. Assim, as empresas poderão usar as notas explicativas para contextualizar os dados do Relatório, relacionando-o com a situação do segmento de atividade de cada empresa, bem como com informações que reflitam as práticas e valores da empresa. Fiscalização pelo Ministério do Trabalho e Emprego Embora o relatório sirva de subsídio para a fiscalização, os auditores-fiscais do trabalho deverão considerar os critérios de equiparação salarial (artigo 461 da CLT) antes de concluir sobre a existência de diferenças salariais injustificadas. Essa análise também incluirá a comparação entre funções e cargos idênticos na empresa, utilizando a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) como referência e não as nomenclaturas internas das empresas; verificação da existência de Planos de Cargos e Salários e outros dados informados na Declaração de Igualdade Salarial, submetida pelas empresas duas vezes ao ano, como incentivos à contratação de mulheres ou ao compartilhamento de obrigações familiares. Os auditores-fiscais poderão requerer comprovação da publicação do relatório, sendo essencial que as empresas mantenham evidências da divulgação pública do documento. Plano de Ação Constatada a existência de diferenças salariais injustificadas, a empresa será notificada para apresentar o Plano de Ação, contendo: • Medidas a serem adotadas com escala de prioridade; • Metas, prazos e mecanismos de aferição de resultados; • Cronograma de execução; • Avaliação das medidas com periodicidade mínima semestral; • Programas de capacitação de gestores, lideranças e empregados sobre equidade de gênero; • Promoção de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho; • Capacitação e formação de mulheres para ingresso, permanência e ascensão no mercado de trabalho. Empresas com múltiplos estabelecimentos poderão criar um Plano de Ação centralizado, desde que sejam consideradas as especificidades de cada unidade.
19/09/2024
1
...
289
290
291
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 1,157 to 1,160 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
289
Page
290
Page
291
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
292
Page
293
Page
294
Page
295
Page
296
Page
297
Page
298
Page
299
Page
300
Page
301
Page
302
Page
303
Page
304
Page
305
Page
306
Page
307
Page
308
Page
309
Page
310
Page
311
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden