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Economia
Inflação: números surpreendem e desaceleram em março
Dados do IBGE apontaram para uma desaceleração surpreendente dos números do IPCA O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, considerado a inflação oficial do Brasil, apresentou uma desaceleração de 0,16% em março, após ter subido cerca de 0,83%, em fevereiro. Os dados oficiais foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, na noite de quarta-feira, 10. Segundo o relatório, os dados ficaram abaixo do esperado pelo consenso LSEG de analistas, grupo de especialistas da London Stock Exchange Group que metrificam a inflação do país, aguardavam uma subida de 0,25% para março. No ano, o IPCA acumula uma alta de 1,42%, e nos últimos 12 meses de 3,93%. Para André Almeida, gerente da pesquisa, a desaceleração da inflação ocorreu em grande parte pelos preços praticados com os reajustes do setor da Educação (mensalidades, cargos e salários, material escolar), algo que representou uma queda na fatia do IPCA de 4,98%, em fevereiro, para 0,14%, em março. Alimentos Mesmo com o grupo Alimentação se destacando, o movimento de alta da inflação (0,53%) foi menor que o registrado em fevereiro (0,95%). Segundo o pesquisador Almeida, “Problemas relacionados às questões climáticas fizeram os preços dos alimentos, em geral, aumentarem nos últimos meses. Em março, os preços seguem subindo, mas com menos intensidade”. Veja também: ‘El Niño’ enfraquece mas continua a influenciar preços nas gôndolas A análise do IBGE aponta para os efeitos climáticos, como o 'El Niño', sendo uma das principais variáveis do preço da inflação em 2024, principalmente, por alterar o resultado das safras no campo e, consequentemente, afetar o preço nas gôndolas. O encarecimento de alguns produtos comuns do cardápio do consumidor brasileiro fizeram com que a alimentação no domicílio, categoria usada para a comida feita em casa, desacelerasse 1,12% em fevereiro e 0,59% em março. Itens como a cebola (14,34%), tomate (9,85%), ovo de galinha (4,59%), frutas (3,75%) e o leite longa vida (2,63%) registraram alta no último balanço. Veja também: Supermercados apostam na cozinha revolucionária com venda de ovos veganos “O caso do ovo de galinha tem uma explicação própria: tratou-se de um período em que uma parcela da população faz a opção de não comer carne por questões religiosas, aumentando a demanda dessa proteína”, ressalta Almeida.
11/04/2024
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Termina no próximo dia 22 o prazo para adoção da rotulagem com alerta nutricional
A indústria alimentícia corre contra o tempo para se adequar à determinação da Justiça Federal Já reparou que agora os rótulos das embalagens exibem uma lupa frontal que sinaliza excesso de açúcar, gordura e sódio? A inclusão dessas informações é uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, com a edição da RDC nº 819/2023, autorizou o esgotamento de embalagens e rótulos antigos até outubro de 2024, independentemente de solicitações de empresas e de prévia autorização ou análise. No entanto, a Justiça Federal suspendeu a norma da Anvisa, em 15 de fevereiro, e deu prazo de 60 dias para a indústria adotar etiquetas com lupa frontal “ALTO EM”, sinalizando excesso de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio nos produtos. Dessa forma, a data final para adequação é no dia 22 de abril. A ação civil pública foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Para a entidade, a coexistência simultânea de embalagens com e sem a lupa frontal de advertência, com e sem o novo modelo da tabela nutricional, provoca confusão e engano dos consumidores, levando-os a acreditar que um produto é mais saudável para o consumo que outro com as mesmas características.
10/04/2024
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Princesa de Copacabana trabalha para minimizar desperdício em padaria
Parada obrigatória para cariocas e turistas, supermercado, tem soluções criativas para causos comuns na Zona Sul No cenário caloroso das ruas de Copacabana, uma filial do supermercados Princesa, cujo nome remete o apelido conquistado pela praia mais famosa do mundo, é destino certo para banhistas, turistas, moradores do bairro e adjacências, além dos cariocas que procuram bebidas geladas e comidas prontas para consumirem nas areias e no calçadão. Veja também: Princesa e SuperPrix agora são Rede Economia! Localizada na última quadra da rua Bolívar, e com uma fachada peculiar, o Princesa divide espaço com um prédio residencial, mas isso não atrapalha seu negócio. "Temos um bom convívio, um supermercado ao lado da sua casa, essa comodidade poucos têm", brinca o gerente da unidade, Silvio Nunes, que chegou apenas 20 dias à filial. "No passado, eu trabalhei por 5 anos aqui. Agora, deixei o Fonseca (Niterói) e voltei para cá, aceitando esse pedido feito pelo Princesa", afirmou. Silvio, funcionário há mais de 20 anos na rede, e que atua há 15 como gerente de loja, compartilha sua percepção sobre a unidade. "Cada loja é diferente, essa aqui ela é a mais calorosa com o público. É mais próxima, lembra um mercado de família", completa. Silvio não está errado. Os corredores são estreitos e a formatação do local foge do tradicional. "Eu gosto do supermercado, ele é pequeno, então a gente não se perde", comenta Abelardo Moreira, 56, aposentado e um dos diversos moradores de Copacabana que frequentam o estabelecimento. A unidade conta com 6 checkouts tradicionais, sendo 1 dedicado apenas ao delivery e 4 self-checkouts. O FLV é apresentado logo na entrada, juntamente com os freezers de bebidas geladas e um corredor que interliga a adega, rotisseria, açougue e padaria. Sem desperdício Oferecendo os serviços de rotisseria e padaria, o Princesa, encontrou o dilema do desperdício de alimentos em sua unidade. Assim como em toda cozinha, pedidos além do necessário e os produtos que não têm saída no tempo de validade, acabam gerando um prejuízo financeiro ao estabelecimento, mas não apenas isso, o produto em si precisa ser descartado. A solução foi mapear toda a cadeia de produção e encontrar seus pontos fracos, para então repaginar o processo. "É preciso treinar a galera, passar para eles a importância do custo e ver o que realmente se faz necessário e o que não faz", explicou. A sua produção estava pedindo quantidade de farinha de rosca muito além do que era necessário, "Estavam pedindo seis sacos de farinha, quando um só produz mil unidades", quantidade considerada muito maior do que a padaria precisa. Para o gerente, em uma loja que recebe 3 cargas semanais não se faz necessário pedidos que chegam a mil unidades. Silvio passou a determinar a compra exata da quantidade máxima de ensacamento que sua produção possuía, algo em torno de 300 unidades. "Se você não tiver esse controle, vai impactar no financeiro. É preciso acostumar o pessoal a observar esses detalhes extremamente importantes", afirma. Nessa roda de gestão, Silvio explica que é preciso entender o consumo do cliente antes da produção. "Se você tem a saída de 10 unidades de um produto, vou produzir dez dele amanhã, e depois de amanhã, até quando outros clientes surgirem e reclamarem que acabou. Esse timing é o botão que a gente aperta para aumentar ou não a produção", explica. Nesse sentido, a produção da padaria do Princesa vem tentando equalizar a quantidade com a qualidade de seus produtos, e segurar os níveis de desperdício na produção. "Padaria a gente compra com os olhos. Então é preciso ter qualidade e só depois a quantidade", completa. "Sambarilove" Entre os corredores, as diversas histórias que são possíveis de encontrar se misturam com outros idiomas. Sim, o Princesa de Copacabana é repleto de turistas que, assim como os cariocas, buscam alguma bebida gelada e comida prática para consumirem na praia durante os dias mais quentes. "Acho divertido", comenta a gaúcha Eleanor Dutra, 66, professora aposentada e que está visitando o filho, morador de Copacabana. Ela não consegue segurar o riso quando escuta uma conversa em outro idioma dentro de um mercado brasileiro, "é meio bobo, mas dá a sensação de que estamos fora (do país) também", afirma. Silvio explica que os profissionais do mercado são treinados para atender bem ao turista. "Tem que ter Sambarilove com eles. E, no pior dos mundos, saber desenrolar", brinca o gerente, que enfatiza a presença de todos os tipos de clientes. "É legal ter um mercado perto da praia, facilita muito", comenta César Lúcio, 29, professor de educação física e que segue acompanhado de sua família para um dia de folga.
10/04/2024
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Começa hoje a Semana da Oportunidade de Emprego Guanabara
Até sexta-feira (12), candidatos podem se inscrever nas mais de 400 vagas de emprego disponíveis O setor supermercadista é um dos que mais emprega no varejo fluminense. Para se ter uma ideia do nosso potencial, no mês de fevereiro, pela primeira vez em três anos, o setor teve mais entradas de emprego do que saídas com a abertura de 327 postos de trabalho com carteira assinada. E não para por aí! A rede Supermercados Guanabara, composta por 26 lojas, realiza a Semana da Oportunidade de Emprego Guanabara. De hoje até sexta-feira (12). São mais de 400 vagas disponíveis como Fiscal de Salão, Operador de Câmara Fria, Operador de Caixa, Repositor e muito mais. Os locais para a inscrição são: unidades da Universidade Estácio Maracanã (R. Morais e Silva, 40), Nova Iguaçu (R. Oscar Soares, 1466) e Campo Grande (Estrada do Mendanha, 555). É preciso levar RG, CPF, CNH (vagas de motorista e operador de empilhadeira), CTPS digital, título de eleitor, comprovantes de residência e de escolaridade, certidão de nascimento, certidão de casamento, certificado de reservista (se aplicável) e currículo atualizado impresso. Não deixe esta chance escapar!
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