Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
Economia
Brasileiros gastam menos no supermercado e aumentam o volume de compras
Com preços mais baixos, os brasileiros estão gastando menos e comprando mais alimentos nos supermercados. Itens básicos de consumo da família no dia a dia diminuíram de preço e estão proporcionando um alívio no bolso do consumidor. Houve queda de 2,4% no valor gasto com alimentação e ligeiro aumento de 0,4% nas transações em relação a julho, de acordo com o Índice de Consumo em Supermercados, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em parceria com a Alelo. “Comida mais barata e maior poder de compra na mão dos brasileiros. Seguimos no rumo certo”, comentou o Presidente Lula. De acordo com os economistas da Fipe, os resultados podem ser explicados pelo ritmo da inflação dos alimentos. Em agosto, o IPCA registrou deflação de 0,85% para o grupo de alimentação e bebidas, sendo que o subgrupo “alimentação em domicílio” caiu 1,26%. Os estados em que os consumidores gastaram menos dinheiro nas compras mas conseguiram aumentar o consumo de alimentos nos supermercados foram: Pará (22%), Minas Gerais (15,2%) e Acre (14%). Os estados com menor consumo foram Amapá (-4,3%), Goiás (-4,1%) e Amazonas (-3,4%). As famílias pagaram menos pela batata-inglesa (-10,51%), cebola (-9,51%), feijão-carioca (-8,13%), leite longa vida (-3,45%), carnes (-2,73%) e frango em pedaços (-1,99%). Por outro lado, houve alta nos preços do arroz (2,45%) e das frutas (0,40%), com destaque para o limão (32,20%) e a banana-dágua (4,36%). A alimentação fora do domicílio subiu 0,46% em setembro. O lanche aumentou 0,74%, e a refeição fora de casa teve elevação de 0,35%. De acordo com o levantamento, no acumulado dos últimos 12 meses até agosto, o volume e o valor das transações subiram 5,9% e 3,1%, respectivamente. Para os restaurantes, que vão na mão contrária e lidam com a pressão inflacionária –alta de 5,7% no IPCA– houve uma queda de 2,3% no valor gasto pelos clientes e alta de 1,6% nas transações.
27/09/2023
3,004 Result for
Oito lotes de café são recolhidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária por irregularidades
Por determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária, oito lotes de café torrado e moído foram recolhidos no Brasil. De acordo com o governo, a presença de cascas e paus nos pacotes acima dos limites permitidos pela legislação, com o intuito de aumentar o volume, foi o motivo do recolhimento. As fiscalizações de café torrado e moído pelo governo começaram este ano com a entrada em vigor da Portaria nº 570. Para combater a fraude em cafés, em julho de 2023, uma força-tarefa composta por 16 auditores fiscais federais agropecuários e agentes do Ministério aconteceu nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. As marcas recolhidas com os respectivos lotes são: Fazenda Mineira (FAB08DEZ22), Jardim (046/23/3D), Lenhador Extra Forte (59), Lenhador Tradicional (59), Balaio (58), Bico de Ouro (02 e 05) e Bico de Ouro 100% Puro Robusta (04). No estado mineiro, uma fábrica de café torrado e moído foi interditada e 20.312 kg foram apreendidos, além de 16.090 kg de matéria-prima irregular. Nessa ação mais de 26 marcas foram identificadas com indícios de irregularidades. Parte dessas marcas ainda estão em fase de contestação das análises. Para identificar irregularidades e garantir a integridade e a confiança dos consumidores na indústria de café, a ação continuará sendo exercida de forma vigilante em todo o Brasil. O Ministério da Agricultura e Pecuária tem como compromisso garantir a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores. O Brasil é o maior produtor mundial de café e o segundo maior consumidor no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Em 2022, foram exportadas cerca de 2,2 milhões de toneladas, o equivalente a 39,4 milhões de sacas de café, com embarques para 145 países, como Estados Unidos e Alemanha, seguidos por Itália, Bélgica e Japão. -----
27/09/2023
3,004 Result for
Conecta
Soluções de pricing baseadas em Inteligência Artificial (IA) para ampliar a eficiência operacional e impulsionar vendas nos mercados
Desafios cada vez mais complexos e clientes cada vez mais exigentes em relação aos hábitos de consumo e experiência de compra tem feito com que as empresas varejistas busquem soluções inovadoras para otimizar a eficiência operacional e impulsionar as vendas. O Brasil tem acompanhado a tendência global com grandes empresas do varejo apostando em automação, personalização, inteligência artificial e segurança. A cada dia cresce o número de startups de tecnologia focadas no varejo com foco em desenvolvimento de soluções adaptadas às necessidades específicas do mercado brasileiro. Nos supermercados soluções de pricing baseadas em Inteligência Artificial (IA) são a aposta para manter a competitividade e uma boa margem de lucro. A tecnologia pode ser usada tanto para estipular um valor para cada item, quanto para acompanhar as movimentações e as promoções feitas pelos concorrentes, com foco nas decisões de compra dos consumidores sem esquecer o estoque e garantir sempre a reposição de itens. O grande volume de produtos nos supermercados se torna um enorme desafio no momento da precificação. Estipular um valor para cada item, acompanhar as movimentações e as promoções feitas pelos concorrentes, entendendo as decisões de compra dos consumidores, sem esquecer do estoque, para garantir sempre uma boa cobertura é um trabalho desafiador. É preciso muita agilidade para fazer tudo isso mantendo a competitividade e uma boa margem de lucro. Para agilizar e otimizar todo o processo, as soluções de pricing são uma ótima opção para monitorar em tempo real diversos dados que têm impacto nos preços. Além disso, a tecnologia busca soluções, identifica o momento ideal para mudança de preços e sugere aplicar os valores mais adequados considerando os custos, a estratégia de negócio e os objetivos financeiros do estabelecimento, entre outras variáveis. Outra novidade é a capacidade que a tecnologia tem de medir de forma dinâmica a elasticidade de cada produto, considerando as especificidades de cada um deles e também a variação de preços de acordo com a sazonalidade. Apostar em soluções de pricing no setor supermercadista representa um ganho de velocidade e transparência durante todo o ciclo de comercialização do produto permitindo a excelência na formação de preços a fim de evitar rupturas, estoques remanescentes, incoerência e desatualização.
26/09/2023
3,004 Result for
Hortifruti Natural da Terra recebe o selo Experience Certified no segmento varejo conveniência
A Hortifruti Natural da Terra foi uma das 10 empresas certificadas no prêmio Experience Awards 2023, com o selo Experience Certified. A certificação é concedida às marcas aderentes à premiação e que atingem uma nota de NPS acima da média em seu segmento, tanto no ranking nacional quanto no regional. O certificado reconhece as marcas com o maior poder de recomendação de acordo com os próprios clientes, tornando a premiação 100% voz do consumidor. O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica criada para medir a satisfação de clientes em relação a uma marca ou empresa. Ela é obtida a partir de uma pesquisa com metodologia padrão, realizada com os clientes, que opinam sobre atendimento e fazem observações ou sugestões de melhoria. As empresas com o melhor NPS são as que têm um alto potencial de recomendação por parte dos consumidores. Na categoria Varejo, foram certificadas as marcas que se destacaram nos setores de restaurantes, fast food, cafeterias e sobremesas, aplicativos de delivery, supermercados, atacados e atacarejos, conveniência, eletromóveis, casa e decoração, materiais de construção, moda, óticas (serviço), óticas (produto), drogarias, beleza e cosméticos, marketplaces, pet, shoppings, academias e franquias. A premiação aconteceu no dia 21 de setembro, no Latam Retail Show, realizado no Expo Center Norte em São Paulo/SP. As empresas premiadas foram definidas a partir de uma pesquisa de opinião realizada com clientes por meio do App Pesquisa Remunerada, uma plataforma criada para coletar dados de clientes em cada categoria.
26/09/2023
1
...
489
490
491
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 1,957 to 1,960 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
489
Page
490
Page
491
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
492
Page
493
Page
494
Page
495
Page
496
Page
497
Page
498
Page
499
Page
500
Page
501
Page
502
Page
503
Page
504
Page
505
Page
506
Page
507
Page
508
Page
509
Page
510
Page
511
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden