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Atualidades
Marketing de relacionamento: Estratégias eficazes para melhorar sua relação com o cliente
Sua empresa vende mais porque se relaciona ou se relaciona para vender mais? Apesar de trazerem respostas diferentes, as duas perguntas têm como premissa o relacionamento com o cliente como estratégia para aumentar as vendas. E por que essa proximidade é tão importante? O Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias para aproximação e prospecção da marca. O objetivo principal é atrair, conquistar e fidelizar clientes, tornando-os também divulgadores da sua empresa ou produto. Essa estratégia é muito mais que uma ação para garantir a venda, mas foca também na criação de um vínculo duradouro com o consumidor. Mas e como essa relação pode ser aplicada na prática? Cynthia Vale, Gerente de Marketing da rede Superprix, conta que, quando o assunto é supermercado, os eventos de degustação são uma estratégia assertiva para aproximar os clientes. "No Superprix estamos sempre criando eventos, aulas e degustações para atrair os clientes para a loja. As pessoas gostam de participar de novidades, é uma forma de encantar os clientes e aumentar as vendas”, explica. Ao longo de 2018, o Superprix realizou diversos eventos de acordo com as datas sazonais e estações. Em agosto, algumas filiais da rede deram início ao Festival de Inverno com degustação de queijos, vinhos e pães especiais. No mesmo mês, o Dia dos Pais trouxe uma homenagem aos clientes que puderam experimentar petiscos de churrasco em todas as lojas. Já em setembro, o Dia do Cliente começou com um café da manhã especial em comemoração à data, com pães, frutas, biscoitos e bolos. “Em outubro, usamos como tema o Outubro Rosa e promovemos uma aula de culinária voltada para alimentos que ajudam na prevenção do câncer, como frutas e grãos”, completa Cynthia. A rede também promoveu o Circuito de Guloseimas para o Dia das Crianças e um workshop especial de decoração natalina para ensinar os clientes a deixarem a mesa de Natal ainda mais bonita. Neste verão, o Superprix preparou também uma programação especial para os clientes se refrescarem. “No começo do horário de verão criamos o Happy Hour SuperPrix com degustações para o cliente aproveitar antes de ir para casa. Agora neste calor estamos explorando as frutas e as cervejas especiais, tudo que é geladinho. Com isso, vamos apresentando nossos produtos e criando um relacionamento com nossos clientes", afirma Cynthia. Redes de supermercados focam em datas sazonais para conquistar clientes Outra rede que aposta nas degustações e aulas de culinária para aproximação com o consumidor é a rede de supermercados Mundial. Após uma série de eventos de sucesso realizados em 2018, com degustação de vinhos e workshops de culinária para o Natal, o planejamento de ações para 2019 tem como foco as datas sazonais com receitas práticas. “Neste ano, nossa estratégia é trazer eventos e temas variados, como aulas de sobremesas com chocolate para a Páscoa, por exemplo”, conta Vanessa Leite, Analista de Marketing da rede. Para o Mundial, o objetivo desses eventos é não somente fidelizar, mas também atrair novos clientes. “Fazemos a divulgação das aulas e degustações através das redes sociais e também no próprio site. Dessa forma, um amigo chama o outro e, assim, conseguimos alcançar mais pessoas. A média de participantes nos eventos é de 40 pessoas, e sempre lançamos uma pesquisa de satisfação para entender os pontos fortes de cada evento e também onde podemos melhorar”, explica Vanessa. De acordo Vanessa, as pesquisas de satisfação revelam uma carência por parte do consumidor em relação as marcas, e os elogios estão presentes na maioria das respostas. “Muitos dos nossos clientes acabam não conhecendo algumas marcas e a variedade de produtos de cada uma delas. Muitos contam que amaram os eventos, indicaram para amigos e elogiam a interação proporcionada com a marca e o supermercado”, afirma Vanessa. A rede Pão de Açúcar também promove anualmente o Festival de Queijos e Vinhos, em que são oferecidas gratuitamente degustações de diferentes rótulos e sugestões de harmonizações com a bebida. No último inverno, foram 55 lojas participantes em todo país. Durante o período, foram anunciadas promoções especiais de queijos e vinhos. Como aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa? Conheça o seu público e monte uma base de dados: foque o relacionamento com o seu público-alvo; Crie perfis nas redes sociais para interagir com o seu público; Identifique o comportamento de compra do consumidor e comunique promoções e ações personalizadas para os diferentes interesses; Crie métricas e pesquisas para monitorar a satisfação – e também a insatisfação; Todo relacionamento é feito de encontros: promova eventos, workshops, palestras e degustações para trazer o seu cliente para dentro de sua loja.
02/05/2019
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Atualidades
ASSERJ conquista mais uma vitória jurídica para o setor.
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ informa aos seus associados que foi publicada decisão de sentença nos autos do Processo nº 0065375-50.2017.8.19.0000, em trâmite no Órgão Especial do Tribunal do Estado do Rio de Janeiro, acolhendo a inconstitucionalidade da Lei nº 7.505/2017. A Lei determinava que os estabelecimentos comerciais oferecessem ao consumidor opções de pagamento à sua escolha (cliente), como assinatura de promissória ou outro documento de reconhecimento de dívida; transferência eletrônica por conta corrente ou outra garantia conveniada entre as partes, sujeitando ao estabelecimento infrator às sanções do Código de Defesa do Consumidor, quando ocorressem problemas com cartão magnético, seja de débito ou crédito. A referida decisão acolheu a argumentação da ASSERJ quanto a inconstitucionalidade formal, em razão da competência concorrente do Estado e da União, extrapolando os interesses locais, bem como padece de razoabilidade e proporcionalidade, acarretando possível prejuízo aos estabelecimentos comerciais, que sujeitaria, obrigatoriamente, o repasse de eventuais custos aos consumidores. A obrigação apontada pela referida Lei já se encontrava suspensa, aos associados da ASSERJ, em razão de liminar anteriormente obtida nos autos do processo descrito acima, cabendo, por ora, acompanharmos eventual propositura de recurso pela Assembleia Legislativa. Permanecendo a decisão favorável à ASSERJ, em razão de se tratar de decisão de inconstitucionalidade legislativa, a Lei em referência será revogada e surtirá efeito favorável a todos os estabelecimentos comerciais do Estado do Rio de Janeiro, haja vista que deixará de ser aplicável.
02/05/2019
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Carol Nakamura é a nova garota-propaganda da Rede Royal de Supermercados
A atriz, apresentadora e dançarina Carol Nakamura é a nova estrela das campanhas publicitárias da Rede Royal de Supermercados. Carol foi dançarina e assistente de palco no programa Domingão do Faustão da Rede Globo. Como atriz, fez sucesso na novela Sol Nascente. As primeiras campanhas da região que Carol estrelou começaram a ser veiculadas em março nas principais mídias da região: TV Globo, impressos, site, redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube, frontlight, além de mídias externas. Carol Nakamura foi escolhida por sua ascendência japonesa, representando, assim, a cultura nipônica da Rede. ‘Todo trabalho que eu faço, eu quero ter uma identificação com o cliente. Não dá pra vender aquilo que a gente não acredita. Eu estou completamente apaixonada pelo Royal. Sempre que eu vou no mercado me falta alguma coisa e quando eu cheguei lá não me faltava nada. Tinha além do que eu imaginava! Agradeço muito pelo carinho, respeito e profissionalismo que tiveram comigo desde o começo. O Royal faz as coisas com excelência. Quando pessoas do bem se reúnem no mesmo propósito, não tem como dar errado! Eu estou muito feliz de fazer parte dessa família!’ - Carol Nakamura Originária de Volta Redonda, a Rede Royal completa 60 anos chegando ao número de 11 lojas - próximo de inaugurar a 12ª na cidade de Barra Mansa. A Rede também é responsável pelo Empório Royale e Royale Home Center - departamento de itens de decoração, presentes, cristais, móveis, eletrodomésticos e cama, mesa e banho.
30/04/2019
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Walmart inaugura loja tecnológica que mostra sua visão de futuro do varejo
A rede de supermercados norte-americana Walmart mostrou sua visão para o futuro do varejo. Isso foi feito por meio do lançamento de sua primeira inteligente – uma resposta, é claro, aos esforços da Amazon com sua loja automatizada e sem caixas registradoras, a Amazon Go. O espaço da Walmart tem 50 mil metros quadrados e aplica diversos tipos de tecnologia, como inteligência artificial e câmeras de rastreio. O projeto foi batizado de Intelligent Retail Lab (IRL). O “laboratório”, que conta com mais de 30 mil itens, fica em Levittown, no estado de Nova York. Apesar de seguir o mesmo interesse pelo futuro do varejo físico que a Amazon Go, o IRL tem algumas diferenças. Enquanto na loja da Amazon o cliente pode entrar, pegar o que quiser e sair andando - como relatamos neste texto -, a unidade do Walmart ainda mantém caixas tradicionais. Na unidade da rede de hipermercados, seu aparato tecnológico tem outras funções, como notificar produtos em falta nas prateleiras, avisar aos clientes sobre caixas disponíveis, monitorar a quantidade de carrinhos na loja e até avaliar se alimentos in natura estão estragados – tudo isso com a tecnologia das câmeras com inteligência artificial. As informações geradas serão encaminhadas para os 100 funcionários da unidade, que terão a missão de garantir que bifes e verduras sempre estejam frescos para os clientes na geladeira. Isso também marca uma diferença crucial em relação às lojas Amazon Go, que tenta usar o menor número de funcionários possível. De acordo com a empresa, toda essa tecnologia deverá produzir a modesta quantia de 1,6 terabyte de dados por segundo. Por conta disso, a loja teve que instalar em seu espaço seu próprio data center, o que pode dar ares de ficção científica ao novo mercado. Sabendo que o perfil de sua clientela talvez não aceite de primeira as novidades, o Walmart preparou um espaço de orientação dentro do IRL. São totens informativos, criados para ajudar clientes a entender as funcionalidades da nova loja com mais didatismo – e menos intimidação. Para Mike Hanrahan, CEO do IRL, a tecnologia mudará a forma como o Walmart faz negócios. “Quando você combina essa quantidade de dados com os mais de 50 anos de expertise da nossa empresa, é possível criar experiências realmente poderosas para os nossos clientes”, afirmou ao site Techcrunch. Fonte: Época Negócios
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