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Por dentro da asserj
Ceia sem fraudes! Confira dicas da ASSERJ!
Com a chegada das festas de fim de ano, o consumo de azeites e pescados cresce de forma expressiva — e, junto com ele, as tentativas de fraude nesses produtos. A preocupação é destaque no varejo supermercadista, já que o azeite é o segundo alimento mais fraudado do mundo, atrás apenas dos pescados, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Diante desse cenário, a ASSERJ reforça a necessidade de redobrar os cuidados na hora da compra e exposição desses itens nas lojas. O alerta é feito por Flávio Graça, consultor técnico de Alimento Seguro da ASSERJ, que destaca o impacto da sazonalidade sobre o risco de fraude. “As festas de fim de ano provocam um aumento significativo nas vendas de dois dos produtos mais fraudados no mundo: pescados e azeites. Por isso, deve-se redobrar a atenção, buscando fornecedores confiáveis e desconfiando de preços muito baixos”, orienta. Azeites: atualização constante das marcas proibidas O Mapa e a Anvisa mantêm listas atualizadas de marcas proibidas por adulteração — geralmente pela mistura ilegal de óleos de outras espécies vegetais. A orientação é que o varejo consulte frequentemente essas listas para evitar a entrada de produtos irregulares nas lojas. “No caso dos azeites, é fundamental que as equipes de compras se mantenham atualizadas sobre as marcas condenadas pelo Ministério da Agricultura ou pela Anvisa. A lista muda com frequência e deve ser monitorada continuamente”, reforça o consultor. Pescados: foco no bacalhau verdadeiro Entre os pescados, o bacalhau permanece como o item mais vulnerável à fraude, especialmente nesta época do ano. Segundo Flávio Graça, o problema ocorre quando espécies mais baratas são comercializadas como se fossem bacalhau legítimo. O verdadeiro bacalhau corresponde exclusivamente às espécies Gadus morhua e Gadus macrocephalus, mas, no varejo, ainda é comum encontrar substituições por peixes de menor valor, como Saithe (Pollachius virens), Ling (Molva molva), Zarbo (Brosmius brosme) e até Pirarucu. “Essas espécies são vendidas como ‘tipo bacalhau’ ou até sem identificação adequada, induzindo o consumidor ao erro. É essencial verificar o nome científico do peixe para garantir a conformidade”, alerta o consultor. Supermercados devem reforçar protocolos de compra e exposição Diante do aumento da demanda nas festas de fim de ano, os supermercados devem reforçar seus protocolos de compra, recebimento e exposição desses produtos. "Isso inclui revisar fichas técnicas e laudos de fornecedores, treinar equipes responsáveis por compras e recebimento, conferir rigorosamente rótulos e denominações, monitorar diariamente as listas de marcas condenadas pelos órgãos reguladores e garantir que os produtos estejam expostos com informações claras e transparentes para o consumidor", ressalta Flávio Graça. Mesmo com a pressão por preços competitivos neste período, a ASSERJ reforça que a prioridade do setor deve permanecer centrada na segurança alimentar e na manutenção da confiança do cliente.
14/11/2025
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Compartilhando experiências! Diretor-presidente do Armazém do Grão participa de ação em escola
O varejo supermercadista é um celeiro de histórias de sucesso e de crescimento por meio do trabalho. E para compartilhar não apenas um resumo dessa história, mas também do quão apaixonante é o nosso setor, o diretor-presidente do Armazém do Grão, Antoane Corrêa, participou de uma ação na Casa de Educação, em Petrópolis, na última quarta-feira, 12 de novembro. Ex-aluno do Liceu Municipal, Antoane Corrêa foi um dos convidados do evento Liceu Business, que reúne nomes de destaque do empreendedorismo e da comunicação de Petrópolis, com objetivo de inspirar os jovens sobre liderança e inovação, aproximando a educação formal do universo do empreendedorismo social e corporativo. Em sua fala, o diretor-presidente do Armazém do Grão relembrou suas origens, destacando a importância da educação na formação de líderes comprometidos com o desenvolvimento humano e sustentável. Além disso, contou sobre os projetos da rede, entre eles a Universidade Corporativa, que busca qualificar centenas de colaboradores. "Foi uma grande alegria voltar ao Liceu, agora como palestrante/treinador, para compartilhar um pouco da minha trajetória e falar sobre o poder do empreendedorismo. Estar diante de jovens cheios de sonhos me fez lembrar de onde tudo começou", destacou Antoane.
14/11/2025
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Inauguração da 34ª loja do Supermarket Grupo Alvorada. Vem saber tudo!
Inaugurações são sempre um momento especial para qualquer supermercadista. O frio na barriga antes do portão de acesso subir, a emoção das palavras finais antes de cortar a fita, os clientes ansiosos para tomarem os corredores... tudo isso se soma em uma experiência quase transcendental para as redes varejistas. Porém, na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro, a abertura da loja do Supermarket Alvorada, na Rua Dr. Alfredo Backer, nº. 31, no Mutondo, em São Gonçalo, revelou estratégias diferenciadas, que vamos destacar ao longo do texto. A unidade, com seus 1.200m² de área de venda, iluminação impecável, mix de mais de 6.300 SKU's, amplo estacionamento para 50 veículos, 11 check-outs, tem muitos destaques. Do hortifruti ao açougue, passando pelas bebidas e pelas gôndolas exclusivas com as apostas de produtos da marca própria do grupo (que tem até bicicletas elétricas, mas essa parte da história você irá conferir futuramente, aqui no site da ASSERJ), os 120 empregos diretos gerados, são vários os pontos que se pode exaltar da loja do Mutondo do Grupo Alvorada. "Nossa 34ª loja, na região do Centro de São Gonçalo. As expectativas do grupo são excelentes. Estamos vibrando felicidade e energias positivas. É uma loja diferente, com um cluster diferente para a região. Temos bicicletas e motos elétricas. Viemos com esse conceito diferenciado para a região de São Gonçalo, que é nossa maior clientela", destaca Quitéria Martins, gerente de e-commerce do Alvorada. Quando falamos em Alvorada, é preciso falar em gestão. Uma máxima bastante popular do varejo supermercadista é a de que o trabalho desenvolve. Nosso setor é referência quando o assunto é oportunidade para aqueles que se dedicam e se destacam. Um desses casos é o de Vinícius Bonifácio, hoje sócio-diretor do Grupo Alvorada. E, para ele, a loja do Mutondo talvez seja o grande retrato dessa realidade. Há mais de 20 anos, Vinícius estava presente naquele mesmo endereço, participando da inauguração do supermercado de outro grupo, do qual ele era um dos colaboradores do quadro. Certamente, usando um ditado tão comum que soa clichê: passou um filme em sua cabeça. "Essa loja, para mim, tem um significado um pouco diferente das outras. Há cerca de 20 anos eu estava aqui, inaugurando essa loja, com o antigo proprietário, de uma outra bandeira. Eu trabalhei nesse loja durante 4 ou 5 anos. Hoje, estamos aqui inaugurando como proprietários. Para mim, isso é motivo de muito orgulho. Saber de onde veio a nossa história. Um lugar onde trabalhei e hoje posso dizer que é nosso, do Grupo Alvorada", revela Vinícius Bonifácio. A 34ª loja do Supermarket Alvorada referenda a força do grupo e sua posição como uma das referências do setor supermercadista fluminense, com desempenho de destaque e uma busca constante por inovar, sem perder de vista a experiência do consumidor. "Temos muito orgulho de poder inaugurar uma nova loja do que jeito que estamos fazendo, muito bem preparada, muito bem feita. Isso é fruto de muito trabalho de todos os nossos colaboradores. Por trás, temos toda uma equipe executando junto para fazermos o que temos feito. É uma loja que será mais um sucesso para o Grupo Alvorada, como têm sido as outras", frisa Gustavo Bonifácio, sócio-diretor do Alvorada. Fabrício Valadão, gerente de Operações, também enfatiza: "É um grande prazer estar inaugurando mais uma loja em São Gonçalo, um município que concentra o maior número de nossas lojas. É uma loja bem climatizada, amplo estacionamento, um espaço para atender nosso cliente do dia a dia. É muito gratificante ver a loja cheia e o sucesso de vendas. Só tenho que agradecer a todo o time e à nossa diretoria". E para aqueles que pensam que o Grupo Alvorada pretender pisar no freio, trazemos spoiler: ao que parece, uma nova loja já está no radar. "A expectativa já é para a próxima loja. Quem sabe, talvez, no Rocha, em São Gonçalo também, já em dezembro?", sugere Quitéria Martins. A ASSERJ parabeniza o Grupo Alvorada por sua história e pela inauguração de mais uma bela loja, desejando muitas vendas, clientes constantes e, claro, novos passos rumo ao crescimento.
13/11/2025
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Buaiz Alimentos e ASSERJ juntas em prol da capacitação! Curso para aquecer vendas no Natal!
A Escola ASSERJ promoveu, nesta quinta-feira (13), em parceria com a Buaiz Alimentos, o Curso de Confeitaria: Segredos para Bolos Perfeitos e Brownie de Natal, reunindo profissionais do varejo supermercadista interessados em aprimorar técnicas e aprender novas receitas para o período de maior celebração do ano, o Natal! Com 38 anos de experiência nas áreas de panificação e atendimento ao cliente, o instrutor Américo Teixeira, técnico da Buaiz Alimentos, conduziu a aula prática com dicas valiosas sobre preparo, escolha dos ingredientes e técnicas de confeitaria. O curso destacou não apenas o sabor, mas também a precisão necessária para obter resultados consistentes e de qualidade profissional. “Confeitaria é precisão. A diferença entre um bolo fofo e um bolo pesado pode estar em um grama a mais de farinha ou em um minuto a mais de forno. Por isso, usamos copos e colheres medidores, balança e seguimos cada etapa com atenção aos detalhes”, explica Américo Teixeira. “Tudo influencia no resultado — desde a temperatura dos ingredientes até o momento certo de abrir o forno”, completa. Durante o treinamento, os participantes aprenderam técnicas de mistura, temperatura, textura e tempo de descanso, além de receberem orientações sobre o uso de equipamentos e utensílios adequados para produção em escala, tanto no ambiente doméstico quanto no profissional. Um dos diferenciais do curso foi a demonstração prática da linha Regina de misturas para bolo e farinhas de trigo Buaiz, utilizadas nas receitas de bolos caseiros e do Brownie de Natal, preparado especialmente para a ocasião. “O objetivo é que os profissionais do varejo dominem o processo completo — da escolha da farinha ao acabamento final do produto — e possam aplicar esse conhecimento nas padarias e confeitarias de seus supermercados”, reforça Américo. Bons produtos refletem em boas vendas! “Quando o varejista entende que confeitaria é ciência, o resultado é um produto padronizado, com mais apelo visual e, principalmente, mais rentabilidade.” Importância da padaria No varejo supermercadista, o setor de padaria vem ganhando destaque como um dos principais diferenciais competitivos. Mais do que um ponto de conveniência, o espaço se tornou uma área estratégica para atrair clientes, aumentar o ticket médio e reforçar a percepção de qualidade da loja. Quando bem planejada e gerida, a padaria pode se transformar em uma importante e estratégica fonte de rentabilidade para o negócio. “O consumidor nem sempre vai ao supermercado com a intenção de comprar na área, mas, se o espaço estiver bem estruturado, com exposição atrativa e produtos de qualidade, o interesse de compra é despertado. E, no fim, isso pode representar um aumento de até 30% no faturamento do setor”, ressalta Marcelo Gomes, representante comercial da Buaiz. Escola ASSERJ A parceria entre a Escola ASSERJ e a Buaiz Alimentos tem se consolidado como um importante pilar de capacitação técnica para os profissionais do varejo supermercadista, promovendo qualificação em qualidade, produtividade e inovação nos segmentos de panificação e confeitaria. “Cursos como este são oportunidades valiosas de atualização e troca de conhecimento. O setor de padarias dentro dos supermercados tem crescido de forma expressiva e precisa estar alinhado às boas práticas e às tendências de consumo”, destaca Marcelo Gomes. O evento reforça o compromisso da ASSERJ em oferecer formação contínua e conteúdo prático, valorizando a experiência e o aprendizado técnico como bases para o fortalecimento do setor. Além disso, parcerias entre a indústria e a Escola ASSERJ, além de promover técnicas, aproxima a marca dos profissionais, criando uma conexão ainda melhor, que reflete positivamente nas vendas. “A capacitação é um dos pilares da nossa atuação. Queremos que cada profissional do varejo supermercadista tenha acesso a conteúdos que realmente façam diferença no dia a dia das lojas — com aprendizado técnico, troca de experiências e aplicação prática. É assim que fortalecemos o setor e impulsionamos seu crescimento”, afirma Michelle Rodrigues, gerente de Gestão de Pessoas da ASSERJ.
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