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Por dentro da asserj
Reforma Tributária, tire suas dúvidas no workshop da PwC/Escola ASSERJ
A Escola ASSERJ, em parceria com a PwC, realizará na próxima terça-feira (18), um workshop on-line exclusivo para associados sobre tributação, abordando as principais mudanças que podem impactar o setor varejista. Com a Reforma Tributária, transformações significativas entrarão em vigor, como a implementação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Essas mudanças afetarão diretamente setores estratégicos, como supermercados e atacadistas, que já enfrentam desafios relacionados à gestão tributária e ao fluxo de caixa. Para esclarecer essas questões, o workshop será conduzido pelos sócios da PwC, especialistas na área: Giancarlo Chiapinotto, líder de Consultoria Tributária em Consumo e Varejo; Luciana Medeiros, líder de Indústria de Consumo e Varejo; e Eduardo Machado, consultor tributário. Os especialistas apresentarão um panorama completo sobre os impactos da reforma no varejo supermercadista, trazendo insights estratégicos para que os empresários possam se antecipar e tomar decisões mais assertivas. “O objetivo é capacitar os participantes para que se adaptem de forma ágil e estratégica, garantindo uma vantagem competitiva no mercado diante das novas diretrizes fiscais”, afirma Giancarlo Chiapinotto. Anote na agenda e não perca essa oportunidade! Data: Terça-feira, 18/02⏰ Horário: 14h às 16h Clique aqui para se inscrever
14/02/2025
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Por dentro da asserj
Marinha e varejo supermercadista: parceria de sucesso para recolocação profissional
O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, participou nessa quinta-feira (13) de uma reunião-almoço com o comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais, almirante de esquadra Carlos Chagas, na Ilha das Cobras. Também esteve presente Vander Aloísio Giordano, vice-presidente institucional da administradora de shoppings Multiplan. O encontro teve como pauta os avanços do projeto de recolocação dos fuzileiros que não seguirão a carreira militar, com foco na integração desses profissionais no varejo. O projeto visa oferecer novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento para os fuzileiros navais, aproveitando suas habilidades e disciplina para fortalecer o setor. A parceria entre a ASSERJ e o Corpo de Fuzileiros Navais segue avançando com a performance do varejo supermercadista. No acumulado do ano passado, os supermercados do estado do Rio de Janeiro geraram 3.059 empregos formais, sendo este o saldo entre o número de contratações e o de demissões. O desempenho do setor em 2024 foi superior ao observado no mesmo período de 2023, quando houve fechamento de 478 postos de trabalho no estado. O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, ressaltou que “o nosso setor gera muitos empregos e, principalmente, é o primeiro na vida de muita gente. Queremos receber esses militares treinados com noções de disciplina, respeito, ética e organização, valores fundamentais para uma carreira de sucesso. A recolocação dos fuzileiros é uma iniciativa em que todos saem ganhando.” Após a reunião, foi realizada uma apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, encerrando o encontro.
14/02/2025
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Heineken surpreende com lucro acima do esperado em 2024; vem saber como foi a performance do mercado brasileiro
A Heineken, uma das maiores cervejarias do mundo, reportou um lucro operacional surpreendente para o ano de 2024, com um aumento de 8,3%, alcançando € 3,5 bilhões (cerca de 3,67 bilhões de dólares), superando as estimativas dos analistas, que previam um crescimento de 5,3%. A companhia enfatizou, entre os fatores que impulsionaram esse desempenho, o crescimento de suas marcas premium, como a Heineken, e a sua cerveja sem álcool, Heineken 0.0. Um dos principais fatores que impulsionaram esse resultado foi, sem dúvida, o mercado brasileiro, que segue como um dos mais estratégicos para a companhia. Desde 2019, o país se mantém como o maior mercado em volume de vendas, um feito que foi reforçado com o melhor resultado da história da Heineken por aqui no ano passado. Em 2024, a Heineken Brasil registrou o 11º ano consecutivo de crescimento de dois dígitos com a marca principal, com a Heineken se consolidando como a líder no segmento premium. Isso mostra a eficácia das estratégias da empresa em um mercado altamente competitivo. Outro ponto importante foi o crescimento da Amstel, que subiu um dígito alto em 2024 e se tornou uma das cinco marcas mais vendidas do país. Além disso, a Heineken 0.0 registrou um aumento de cerca de 15% nas vendas no Brasil, comprovando a aceitação crescente da cerveja sem álcool no mercado brasileiro. Apesar dos desafios econômicos, como a inflação e a desvalorização do real, a Heineken Brasil teve um desempenho notável. A empresa se beneficiou de um mix de produtos favorável e de economias obtidas por meio de otimizações logísticas com seus fornecedores estratégicos, o que resultou em um significativo aumento do lucro operacional. Investimentos no Brasil: expansão e inovação A Heineken tem investido de forma agressiva no Brasil, ampliando sua capacidade de produção e reforçando sua presença no mercado. Em 2025, a empresa vai inaugurar a nona fábrica no país. Esse investimento é um reflexo do comprometimento da companhia com o crescimento do mercado e da confiança no potencial do Brasil para continuar impulsionando os resultados da empresa no futuro. A expansão da Heineken no Brasil também inclui a construção de novos centros de distribuição e a implementação de um plano de marketing eficaz, que tem consolidado a imagem da marca e ajudado a aumentar a participação de mercado. A combinação de investimentos em infraestrutura e estratégias de marketing tem sido um diferencial importante para manter a marca Heineken no topo da preferência dos consumidores brasileiros. Procurada pela ASSERJ, a empresa informou que não comenta balanço de resultados.
13/02/2025
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Economia
Varejo registra alta de 2,8% em janeiro, segundo o IVS; confira a entrevista exclusiva com o pesquisador da Stone
Os oito segmentos analisados registraram alta mensal em janeiro e o comércio físico registrou alta de 1,5% enquanto o digital apresentou queda de 1,6% Após registrar queda em dezembro, as vendas do comércio brasileiro voltaram a apresentar resultados positivos, com um crescimento de 2,8% em janeiro, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, o cenário seguiu na mesma linha, com alta de 1,9%. O estudo, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros. Índice de comércio digital O comércio digital apresentou queda mensal de 1,6%, enquanto o comércio físico registrou alta de 1,5%. No comparativo anual, os resultados se repetiram: com queda de 1,6% e alta de 1,5%, para o comércio digital e físico, respectivamente. Segmentos Na análise mensal, todos os oito segmentos analisados reportaram alta em janeiro: tecidos, vestuário e calçados (4,8%), artigos farmacêuticos (2,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2%), móveis e eletrodomésticos (1,7%), _hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (_1,5%). livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%), combustíveis e lubrificantes e material de construção (1,1%). No comparativo anual, o segmento de combustíveis e lubrificantes teve o melhor desempenho com alta acumulada de 9,3%, seguido pelo setor de artigos farmacêuticos, que registrou crescimento de 3,9%. O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve alta anual de 2,3%, seguido pelo setor de livros, jornais, revistas e papelaria que reportou crescimento de 1,5%. O segmento de tecidos, vestuário e calçados registrou alta de 0,9% e o segmento de material de construção também teve alta de 0,8%. Destaques regionais No recorte regional, 19 estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual, liderados por Roraima, com alta de 9,3%, seguido por Amazonas (6%), Acre (4,6%), Alagoas (4,3%), Ceará (4,1%), Amapá (3,9%), Pará (3,2%), Rio de Janeiro (2,9%), São Paulo (2,8%), Goiás e Minas Gerais (2,6%), Espírito Santo (2,2%), Tocantins e Maranhão (1,6%), Rondônia (1,5%), Pernambuco (1%), Rio Grande do Norte (0,9%), Bahia e Sergipe (0,8%). Em entrevista exclusiva para a ASSERJ, Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, analisa esses resultados. O crescimento de 2,8% no varejo em janeiro pode ser interpretado como um sinal de recuperação sustentável ou é apenas um reflexo da base de comparação baixa após as quedas de novembro e dezembro? Sim, isso é principalmente um efeito de baixa base de comparação. Como exemplo, vale citar que o varejo vinha apresentando (comparativo 2024 vs 2023) ganhos em torno de 2,6% nos períodos antecedentes a dezembro. Em janeiro, a alta foi de apenas 1,9%. Ou seja, o varejo segue operando em níveis inferiores. Assim, é muito cedo para falarmos em recuperação, precisamos acompanhar por mais meses. O endividamento das famílias pode frear esse crescimento do varejo nos próximos meses? No caso dos supermercados, essa pressão tende a ser menor por se tratar de itens essenciais? Sim, ambas as afirmações estão corretas. Não à toa os melhores resultados do mês foram setores essenciais como combustíveis, produtos alimentícios e artigos farmacêuticos. O setor de hipermercados e supermercados teve alta de 2,3% no comparativo anual. Quais fatores podem ter impulsionado esse crescimento no Rio de Janeiro, que teve alta de 2,9% no varejo geral? Um dos principais motores desse crescimento pode ter sido o aumento expressivo do turismo no estado. A Riotur e outras entidades do setor projetaram um janeiro movimentado, com o RioGaleão prevendo recorde de passageiros e estimando um crescimento de 28% no fluxo de turistas estrangeiros. Com a maior circulação de visitantes, o consumo em hipermercados e supermercados tende a crescer, impulsionado pela demanda de moradores e turistas, além do abastecimento do setor hoteleiro e de alimentação. A desaceleração no comércio digital (-1,6%) pode indicar uma volta do consumidor às lojas físicas? Isso tem sido percebido no segmento supermercadista? Não necessariamente. É importante entender que comércio digital e físico possui uma relação de complementaridade forte entre si, em termos técnicos falamos que a correlação entre os dois é levemente negativa, ou seja, é comum que os resultados possuam direções contrárias. Assim, um único resultado é insuficiente para caracterizar uma mudança de comportamento neste sentido. Precisamos de mais meses de separação entre os dois para que tal movimento possa ser considerado. Sobre a Stone Stone é uma fintech brasileira de meios de pagamentos através dos seus serviços de adquirência multibandeiras por intermédio de máquinas de cartões, processadoras de transações realizadas por cartões de crédito, débito e voucher. Atua no mercado desde 2014, cobrindo todo o território brasileiro.
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