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Novas embalagens da Piracanjuba ajudam a encontrar pessoas desaparecidas
Iniciativa que utiliza inteligência artificial para atualizar fotos de desaparecidos pode estender-se a outros produtos da marca A Piracanjuba, em parceria com a Associação Mães da Sé, vem contando com a inteligência artificial para estampar fotos de pessoas desaparecidas em embalagens de leite. A ideia é estender a ação para outras linhas de produtos. Para o varejo supermercadista, a ação representa uma oportunidade de engajamento com os consumidores, ao associar-se a uma causa nobre e de grande impacto social. A presença das embalagens especiais nos pontos de venda não só chama a atenção dos clientes, mas também reforça a imagem da Piracanjuba como uma marca que se preocupa com o bem-estar da sociedade. "Esta é uma iniciativa que nos enche de esperança. Os produtos Piracanjuba estão presentes no dia a dia das famílias, acompanhando muitos momentos de união e alegria à mesa. É muito triste o desaparecimento de um membro da família; é algo que afeta a todos. Com essa ação, queremos gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas", ”, afirma Lisiane Campos, diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba. IA na criação das imagens A inteligência artificial (IA) tem sido essencial nesse processo. A Associação Mães da Sé envia as fotos dos desaparecidos - há casos em que a última imagem é de 10, 20 anos atrás - e a partir do uso da tecnologia, o artista digital especializado na técnica de projeção de idade Hidreley Dião consegue criar imagens que mostram como essas pessoas estariam nos dias de hoje. Próximos passos planejados A marca já está avaliando a continuidade no próximo ano. Atualmente, a campanha estampa embalagens Tetra Pak dos leites Piracanjuba nas versões Integral, Desnatado, Semidesnatado e Zero Lactose. Além disso, um site foi desenvolvido especialmente para essa iniciativa (http://www.piracanjuba.com.br/desaparecidos ). Para a sequência da ação, a empresa estuda a viabilidade de estendê-la para outras embalagens de leites do Grupo Piracanjuba. “Com o projeto Desaparecidos, queremos gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas. É uma forma que encontramos de aproveitar um espaço já existente nas embalagens para um marketing com foco no social, o que vai ao encontro do propósito da marca, que é gostar de fazer bem o que te faz bem”, conclui a gerente de Comunicação e Atendimento do Grupo Piracanjuba, Juliana Morato Menezes.
29/01/2025
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Conecta
Simuladores: programas personalizados para alavancar faturamento no varejo supermercadista
No varejo supermercadista, cada decisão conta. Mas e se os gestores pudessem testar estratégias, simular desafios reais e aprender com erros—antes mesmo de aplicá-los na loja? Foi exatamente o que aconteceu com o Prezunic, quando a XL Consultoria desenvolveu simuladores personalizados para treinar sua equipe. Com mais de 280 líderes atendidos, a consultoria ajudou a transformar a maneira como as decisões estratégicas são tomadas, promovendo o engajamento das equipes e impulsionando o crescimento do negócio. Trajetória Nascida em Portugal e atuando há mais de 18 anos no Brasil, a empresa passou a investir no aprendizado experiencial, criando soluções inovadoras, como jogos de negócio e exercícios de role play. O foco é replicar a cadeia de valor de um negócio por meio de simuladores, permitindo que os participantes compreendam como as decisões de diferentes departamentos impactam indicadores-chave como balanço patrimonial, fluxo de caixa e KPIs estratégicos. Um diagnóstico das dores da empresa Através de um ambiente simulado, os colaboradores tomam decisões baseadas na estratégia da empresa. "Cada departamento é responsável por seus indicadores e, muitas vezes, os KPIs podem conflitar entre si. Os Jogos de Negócio ajudam a passar a visão do todo, como se os participantes estivessem no comando de um transatlântico", explica Pedro Lima, especialista em estratégias financeiras e gestão de negócios. O processo inicia-se com um diagnóstico das dores da empresa. A partir disso, a XL desenvolve uma estrutura personalizada, utilizando as mesmas nomenclaturas, margens e KPIs do cliente, garantindo um aprendizado realista e prático. Principais ferramentas e tecnologias Os projetos de gamificação da XL Consultoria utilizam simuladores online e offline. Os simuladores digitais são desenvolvidos em linguagens modernas e podem ser executados via tablet ou computador. Já os offline têm um apelo visual forte, com tabuleiros, fichas, apostilas e quizzes interativos. A estrutura tecnológica também inclui algoritmos próprios programados em VBA, permitindo a customização das dinâmicas para diferentes perfis de varejo. Investimento e retorno O investimento na gamificação é dividido em duas partes: Customização e desenvolvimento: Feita uma única vez, permitindo que o cliente tenha seu simulador personalizado. Implementação e entrega: O custo varia conforme o número de sessões aplicadas para a equipe. Casos de sucesso no setor supermercadista Em 2024, a XL teve um ano promissor no segmento de treinamentos para supermercados. Entre os destaques estão: ACATS (Associação Catarinense de Supermercadistas): Dois dias de treinamento para 40 gerentes e líderes de supermercados. Grupo Cencosud: Desenvolvimento de simuladores para as bandeiras GBarbosa, Prezunic e Speed, impactando mais de 280 líderes. Lima conta que no simulador desenvolvido para o Prezunic, os participantes sentam na cadeira do presidente e a todo momento lidam com decisões de investimentos. Com isso, vem a dúvida: ‘Será que é a hora certa de fazer esse investimento? E se eu esperar para a segunda jogada como isso se reflete no resultado? Será que tenho caixa suficiente pra isso? Vale a pena fazer determinadas apostas?’” Essas simulações, segundo Lima, ajudam a entender como programas de fidelidade podem gerar maior retenção e crescimento. “Eu costumo de dizer que o varejo vive de tráfego e ticket médio. Primeiro nós temos de trazer o “mamífero” (um termo que uso no momento do briefing do jogo, no início do primeiro dia) até a loja e, na sequência, rentabilizar o máximo aquele ticket. Por isso, as equipes que apostam em desenvolver programas de fidelidade tendem a sair na frente e alavancar mais rapidamente o número de clientes na sua loja.” Outros benefícios: estoque e redução de desperdício A tecnologia também é usada para auxiliar na gestão de estoque e redução de desperdícios. "O varejo tem margens apertadas. Não podemos nos dar ao luxo de ignorar torneiras abertas que reduzem a lucratividade", afirma. Os participantes tomam decisões sobre equipe, treinamento, investimentos em software e outras variáveis que impactam diretamente a eficiência operacional e financeira. “Então comparamos os resultados entre as equipes e eles aprendem através da experiência própria.” Dicas para implementar gamificação com sucesso Tenha clareza da estratégia da sua empresa: "O que eu quero ser quando crescer?". Busque experiência prática: "Aprendemos a dirigir errando e acertando. O mesmo vale para treinamentos empresariais: por que, quando queremos treinar executivos que vivem numa rotina tão intensa como a do varejo, colocamos eles numa sala de hotel à meia luz com um professor passando 55 slides?” Invista em pós-treinamento: "Se não houver acompanhamento, o treinamento será apenas um evento legal, mas sem impacto real". Para ele, a tendência é que se torne cada vez mais personalizada e integrada à inteligência artificial. "O maior desafio é reduzir a dependência de um facilitador humano. Estamos investindo em IA para oferecer feedbacks automáticos e tornar os simuladores ainda mais interativos". Novos formatos permitirão jornadas de aprendizado adaptativas, ajustando desafios conforme o desempenho do colaborador. "A gamificação e a IA estão se unindo para criar experiências personalizadas e baseadas em dados em tempo real".
29/01/2025
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Vanish instala máquina de lavar na gôndola para 'salvar uniforme' na 'volta às aulas'. Saiba onde
Na volta às aulas, o tira-manchas Vanish promove uma ação inovadora de trade marketing para ‘salvar os uniformes escolares’, garantindo praticidade e tranquilidade para os pais nesse período Para auxiliar na limpeza e manutenção das roupas escolares ao longo do ano letivo, o Guanabara Barra da Tijuca inovou na divulgação da campanha “Vanish salva seu uniforme”. Como destaque da ação de trade, a marca instalou uma máquina de lavar na ponta da gôndola com o produto disponível em várias embalagens e tamanhos. A iniciativa faz parte da estratégia de Vanish para reforçar a presença no dia a dia das famílias, mostrando que os desafios de manter os uniformes impecáveis podem ser resolvidos de forma simples e eficaz. Letícia Pires, gerente de Marketing da Vanish na Reckitt Hygiene Comercial, fala para a ASSERJ sobre a preocupação da marca em tornar a volta às aulas mais leve para as famílias. "Queremos que o retorno às aulas seja algo divertido e tranquilo para os pais, para que possam iniciar o ano escolar com confiança, sabendo que têm um parceiro em quem podem confiar não apenas para remover as inevitáveis manchas das camisetas dos uniformes, mas também para manter o branco mais branco e renovar os uniformes para mais um ano. O tira-manchas está disponível em diversos formatos”, afirma. Com essa abordagem inovadora e interativa, a Vanish reforça o compromisso com as famílias brasileiras, oferecendo não apenas produtos de qualidade, mas também momentos de praticidade e confiança durante o desafiador período de volta às aulas.
29/01/2025
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Danone promove liderança de marketing
Ex-diretor de marcas, Marcelo Bronze substitui Marina Fernie como vice-presidente de marketing, executiva assumirá outro cargo na empresa A Danone Brasil tem novo comando no marketing. Atuando há quase cinco anos na companhia como diretor de marca, Marcelo Bronze acaba de ser promovido a vice-presidente da área. O executivo substitui Marina Fernie, que está na multinacional desde 2020 e assumirá um novo desafio interno ainda não divulgado. Na nova posição, Bronze responderá diretamente ao presidente da Danone Brasil, Tiago Santos, e liderará as atividades relacionadas à inovação e comunicação das marcas Danone, YoPRO, Activia, Danoninho e Danette. Além disso, cuidará das áreas de mídia, digital, estratégia e insights. "Assumir a vice-presidência de Marketing da Danone Brasil é um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade incrível para impulsionar ainda mais nossas marcas e fortalecer a conexão com os consumidores”, afirma o executivo. O profissional tem mais de 20 anos de experiência e acumula passagens por empresas como Mars, Mondelez e Nestlé. Bronze é graduado em Propaganda e Marketing pelo Mackenzie, pós-graduado em Administração de Empresas pelo Insper e especializado em Estratégia Corporativa pelo IMD na Suíça.
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