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Armazenamento é o segredo da qualidade do açougue; confira dicas da ASSERJ para a categoria
Açougue pode ser o grande diferencial do supermercado; a prevenção de perdas dessa categoria é fundamental para o sucesso Dentro de um supermercado, o açougue pode ser uma categoria de destaque unificando o produto com a prestação de serviços. Em muitos casos, os supermercados aproveitam essa estratégia para impulsionar as vendas e oferecer um atendimento especializado em cortes nobres, serviços processados e promoções. Essa categoria pode representar um grande atrativo para consumidores, pois a carne é um item de consumo essencial em muitas dietas. Com isso, o oferecimento de cortes frescos e de qualidade pode ser o motivo principal para muitos clientes frequentarem o supermercado. "Clientes costumam ser fiéis a supermercados que têm um açougue de confiança. Um bom açougue, com cortes personalizados, atendimento especializado, qualidade constante e preocupação com a higiene, aumentam a lealdade do consumidor", explicou o consultor de Alimento Seguro da ASSERJ, Flávio Graça. A preocupação com essa categoria começa antes de servir o próprio alimento nos balcões, no armazenamento adequado da carne, que representa uma das etapas mais críticas na cadeia produtiva do açougue. "As condições de temperatura, umidade e ventilação influenciam diretamente na preservação da qualidade, na segurança alimentar e no peso final da carne", afirmou Camila Guimarães, coordenadora da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, Abrappe. Para garantir o bom funcionamento desta categoria, é necessário que boas práticas sejam adotadas pelo estabelecimento, evitando a perda de peso, deterioração e contaminação. "É necessário o controle rigoroso de todas essas variáveis durante todo o processo de armazenamento", completou Camila. Confira alguns pontos importantes destacados pela Abrappe: Controle de Temperatura: A temperatura é o principal fator que determina a longevidade e a qualidade da carne durante o armazenamento. Manter a carne em temperaturas corretas, tanto no armazenamento refrigerado quanto no congelamento, é crucial para evitar a proliferação de microrganismos, que podem acelerar o processo de deterioração e comprometer a segurança alimentar. Além disso, as baixas temperaturas preservam as características sensoriais (sabor, odor e textura) e minimizam a oxidação. Armazenamento refrigerado: A carne fresca deve ser armazenada em temperaturas refrigeradas, normalmente entre 0°C e 4°C, para inibir o crescimento de bactérias e retardar a deterioração. Se a temperatura ultrapassar essa faixa, há um aumento exponencial na multiplicação de microrganismos, o que pode resultar em perdas significativas de qualidade e segurança. Perda de Umidade: Mesmo em baixas temperaturas, a carne pode perder umidade ao longo do tempo, o que afeta diretamente o peso final e a suculência da carne. Isso pode ser minimizado mantendo uma umidade relativa adequada na câmara de armazenamento. Flutuações de Temperatura: Alterações frequentes de temperatura podem causar a formação de cristais de gelo na superfície da carne, comprometendo sua textura e sabor. Além disso, variações bruscas podem aumentar a produção de soro (fluido que sai da carne), reduzindo o peso aproveitável. Vida útil prolongada: A manutenção da temperatura estável dentro da faixa recomendada, permite que a carne seja armazenada por mais tempo sem comprometer suas qualidades sensoriais, permitindo um gerenciamento de estoque mais eficiente evitando desperdícios. Para garantir a segurança do alimento e minimizar as perdas desta categoria, Camila Guimarães dá a dica de priorizar o congelamento das carnes a uma temperatura abaixo dos -18Cº. "O congelamento adequado pode preservar a carne por meses, sem comprometer significativamente a qualidade, evitando que a atividade microbiana inutilize o alimento", afirmou. Nesse cenário, o congelamento rápido e o descongelamento adequado, quando necessário, devem ser feitos em ambientes controlados, em câmaras resfriadas e com os profissionais higienizados e bem adaptados. Camila também recorda que "a embalagem adequada e a vedação hermética são essenciais para evitar problemas como a queima pelo frio", completa. Esperamos que as informações acima sejam úteis para você, supermercadista, compartilhar com os seus colaboradores e garantir um açougue de sucesso no seu estabelecimento.
27/09/2024
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Dori Alimentos anuncia novo CEO
Com a aposentadoria de Pedro Lobo do cargo executivo, a companhia foi ao mercado buscar o novo líder Com vasta experiência e liderança na indústria de alimentos e bebidas na América Latina e no Brasil, Waldemar Thiago Junior assume como o novo CEO da Dori Alimentos. Para chegar ao nome do executivo, a empresa, em nota publicada no LinkedIn, informou: “Embarcamos em uma busca cuidadosa e estratégica para encontrar o líder que pudesse continuar a construir sobre a base sólida de Dori. Waldemar se concentrará em continuar a evolução de Dori dentro da comunidade Ferrara Candy Company (empresa americana que adquiriu a Dori no ano passado)”. Thiago Junior falou para ASSERJ: “Em pouco mais de um mês que eu comecei meu trabalho na Dori, tive a chance de visitar todas as nossas unidades de manufatura do Brasil, clientes e o nosso time nos PDVs em diferentes estados. Quanto mais eu circulo e trabalho, mais eu fico entusiasmado com a jornada de crescimento, desenvolvimento e contribuição para um mundo melhor diante da gente”, afirmou. O executivo é membro do conselho da Mover e atuou por mais de 15 anos na General Mills América Latina, inclusive como diretor-presidente da empresa, dona de marcas como sorvete Häagen-Dazs e pipoca Yoki. Ele possui MBE (Master of Business Economics) em Economia do Comércio Exterior e graduação em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP).
27/09/2024
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Conheça a nova ferramenta para vender mais beleza nos supermercados
O setor de beleza tem crescido exponencialmente nos supermercados impulsionando novas e criativas estratégias de marketing Os supermercados estão percebendo que o setor de beleza pode apresentar resultados surpreendentes nos balanços financeiros. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de beleza e cuidados pessoais cresceu 6% em 2023. E para alcançar esses números, as marcas da indústria estão apostando suas fichas em boas estratégias de merchandising. Uma dessas empresas é a Nivea, a gigante de cosméticos tem aparecido ainda mais nas gôndolas de supermercados, e vem integrando engajamento digital com presença maciça nos pontos de venda. "Nossa estratégia de merchandising é completa, desde a criação de peças exclusivas para o PDV até a integração com campanhas digitais e influenciadores. Também focamos em promoções especiais para atrair e fidelizar os consumidores", afirmou a assessoria institucional da Nivea. Segundo Leandro Gullo, especialista em visual merchandising, "as ações de merchandising estão ganhando espaço nos PDVs pela facilidade em estarem conectadas com o campo digital, e muitas das vezes, terem sido apresentadas aos consumidores pelas redes sociais", afirmou, ressaltando que tais ações não acontecem mais de maneira orgânica. Essa visão é compartilhada pela Nivea, que acredita na integração da sua jornada no campo físico com a força do meio digital. "Ao chegar ao supermercado, os consumidores são recebidos com uma ativação exclusiva. Nossa meta é criar uma experiência contínua e fluida, seja no ambiente online ou offline", destaca em nota o departamento institucional da Nivea. O merchandising da Nivea tem acompanhado as tendências de consumo nos últimos anos, entre elas, a da sustentabilidade. Segundo a marca, um dos traços mais fortes da política de vendas da empresa é relançar parte do seu portfólio com fórmulas veganas e embalagens com 96% de origem reciclada, segundo dados divulgados nas redes sociais. "O consumidor atualmente valoriza as marcas que oferecem produtos sustentáveis e transparentes. Para as marcas, é essencial demonstrar essa atitude nas suas propagandas e garantir o uso inteligente dos displays. Isso, unido ao merchandising, movimentará o engajamento entre o público", destaca Gullo.
26/09/2024
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Redes sociais aumentam fidelização de clientes no varejo, aponta pesquisa
Pesquisa da Octadesk e Opinion Box afirma que público adepto das redes sociais são influenciados pela força das redes sociais Um estudo da Octadesk e Opinion Box afirmou que 66% dos entrevistados relataram o uso das redes sociais como critério para escolher pela compra ou não de produtos. Dentro desse levantamento, o Instagram foi a plataforma mais usada para influenciar a escolha dos consumidores com 72% das menções, seguida pelo YouTube com 47%. Era possível citar mais de uma plataforma. O levantamento reforça a proximidade entre o varejista e as mídias sociais nos últimos anos. As plataformas têm se apresentado como uma importante ferramenta para vendas, relacionamento e fidelização de clientes. O resultado é a popularização das marcas supermercadistas em inúmeras oportunidades, desde a sazonalidade até mesmo a divulgação de promoções. Rafael Souza, gerente de marketing do Adonai Supermercados, aposta no uso das redes sociais para aumentar a fidelização dos clientes. "A fidelidade do consumidor é construída através de uma combinação, que envolve agregar valor ao produto ou serviço para criar uma conexão emocional, gerando confiança e uma experiência do cliente consistente e positiva. Muitas vezes, tentamos advinhar como fazer isso, e a resposta é óbvia e simples, basta ouvir seu cliente", afirma. O executivo revela que uma das políticas usadas pelo Adonai para cativar e fidelizar o cliente é a relação sincera entre a marca e o público, e isso tem exposição no dia a dia dos supermercados. Ações interativas como o "Dia do Leão" e o sorteio do “Big Fone” são alguns exemplos que unem preço e experiência do cliente, e também uma nova forma de comunicar nas suas redes sociais, deixando o lado institucional mais humanizado. "As pessoas acessam as redes sociais para se conectarem com outras pessoas, nosso desafio é deixar nossa conta com cara de gente e não de empresa, por isso temos nossa influencer Juliana Terra. Todas as postagens em que ela aparece são postagens de sucesso, com muito mais entrega e interação", afirmou. O estudo aponta que 45% dos consumidores seguiram a opinião de influenciadores para decidir pela compra de determinados produtos. Rafael Martínez, especialista em marketing digital e head do setor da Livraria Leitura, ressalta que as redes sociais funcionam além do serviço de propagar uma ideia, elas são capazes de condensar um trabalho de banco de dados bem direcionado e personificado. “Elas permitem segmentar o conteúdo com base no perfil do público de forma que podemos filtrar por demografia, base de interesse e comportamento; isso é muito interessante para nós”, afirma. Nesse cenário, os supermercados também podem tirar proveito das redes sociais para segmentar seus anúncios. Um braço auxiliar para essa função é o uso da inteligência artificial em serviços como o gerenciamento do relacionamento com o cliente, conhecido como CRM. "Hoje, a IA nos auxilia no SAC, nos ajuda no copyright de algumas campanhas, e até na edição de imagens. E sua importância só cresce, a ponto de termos alguns projetos com IA", disse Rafael.
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