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Supermercado Zona Sul aprimora experiência de compra do cliente com reconhecimento facial
Ainda tímido no mercado brasileiro, o uso do reconhecimento facial para pagamento pode proporcionar praticidade, segurança e melhor experiência ao cliente. Transformar os processos de identificação e pagamento em uma única jornada, integrada e rápida é o objetivo principal desta tecnologia. Pensando nisso, a rede de Supermercados Zona Sul já conta com o serviço em 11 pontos de venda no Rio de Janeiro. Segundo Sérgio Lima, gerente de TI da rede de supermercados Zona Sul, o retorno dos clientes em relação ao meio de pagamento é muito positivo e, em média, são feitas 1.300 transações por mês nas lojas. “Quem conhece usa muito. São clientes fiéis a essa modalidade de pagamento. O Zona Sul foi o primeiro supermercado a utilizar a tecnologia de reconhecimento facial no Rio de Janeiro, se fortalecendo como uma empresa inovadora”, afirmou o gerente. Ainda de acordo com o gerente de TI, o maior desafio para aplicar a ferramenta de reconhecimento facial nos pontos de venda foi a integração entre o sistema da Payface, empresa fornecedora da tecnologia de pagamento, com o software de PDV da rede. “Conseguimos melhorar a experiência de compra do nosso cliente, que agora paga suas com toda a segurança, não precisando mais levar a carteira ou o celular para isso”, analisou. O usuário deve baixar gratuitamente o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra seu rosto e suas formas de pagamento. Para pagar, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a identificação com o rosto no início do processo de checkout. O Payface também permite que o consumidor se identifique no programa de fidelidade da rede para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos.
18/09/2023
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Indústria em cena
Pão de Açúcar em parceria com a 100% Livre proporciona experiência de “mini fazendas verticais” na compra de vegetais frescos e sem agrotóxicos
A 100% Livre, empresa que utiliza tecnologia de agricultura vertical, instalou uma vending machine de vegetais frescos e livres de agrotóxicos na loja rede do Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo. Os “mercados modulares” levam em conta o mesmo ambiente controlado e as tecnologias para a produção de hortaliças, temperos e microverdes encontrados na fazenda vertical da empresa que está localizada no bairro Ipiranga. Segundo Diego Gomes, CEO da 100% Livre, o objetivo dessa iniciativa é levar a qualidade dos produtos da empresa ao consumidor e garantir o frescor por mais tempo. “Dessa forma também iremos proporcionar uma experiência ao cliente daquele estabelecimento: poder colher um pé de alface ou um tempero na hora é como se você tivesse uma horta em casa, mesmo sem ter conhecimento ou experiência na produção”, ressaltou Diego. O procedimento de compra é bem intuitivo. No autoatendimento o cliente seleciona as hortaliças em seu tempo e realiza a compra e colheita sem precisar tocar nos vegetais, garantindo assim a qualidade dos produtos aos próximos compradores. A ideia é aproximar cada vez mais esses vegetais, ricos em nutrientes e livres de agrotóxicos, dos consumidores finais. A iniciativa inovadora da 100% Livre estuda expandir esse modelo de negócio a restaurantes, hotéis e escolas com ampla variedade de hortaliças e temperos para facilitar a rotina do consumidor e deixar a alimentação mais saudável.
18/09/2023
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Coca-cola, Bauducco e Lacta são as marcas mais consumidas por brasileiros fora do lar
As três marcas preferidas pelas famílias no primeiro trimestre de 2023 foram Coca-Cola (184 milhões CRPs), Bauducco (43 milhões CRPs) e Lacta (35 milhões CRPs). A métrica Consumer Reach Point (CRP) foi usada para mensurar quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre. Os dados do ranking são da Brand Footprint Brasil, elaborado pela Kantar, e mede a força das marcas dentro do território nacional. Os snacks doces como Bis e Freegells ganharam destaque no Top 20 e subiram 11 degraus cada, alcançando 9º e 19º lugares do ranking respectivamente. Na categoria de bebidas, oito das 20 principais marcas mantiveram suas posições. O maior salto foi dado pela Tang, que pulou da 35ª para a 16ª colocação. Das 50 marcas mais consumidas, de maneira geral, 24% cresceram apenas em frequência de clientes e 14% somente na penetração de mercado. Enquanto isso, 36% apresentaram alta em ambos os parâmetros. A pesquisa também revelou que o consumidor está mais adepto à omnicalidade, uma vez que 50% visitaram oito ou mais canais no primeiro trimestre de 2023, número 5% maior do que foi visto no mesmo período de 2022. O ranking da Brand Footprint Brasil avaliou mais de 160 marcas e contemplou 4.105 consumidores de sete regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
15/09/2023
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Lei Estadual determina que supermercados tenham funcionários para atender pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida
Como todo cidadão, as pessoas com deficiência têm direitos garantidos por lei. Porém, no dia a dia a realidade é muito diferente. Ainda há um longo caminho a ser percorrido para chegarmos à plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade brasileira. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos. Ainda segundo a pesquisa, dados de educação, trabalho e rendimento das pessoas com deficiência mostram que essa população ainda está muito menos inserida nas escolas e no mercado de trabalho do que o restante da população. Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), um marco para construção de políticas públicas voltadas para a inclusão desta parcela da sociedade, devem ser assegurados proteção contra a discriminação, acessibilidade, trabalho, educação, saúde, moradia, esporte e lazer para as pessoas com deficiência. Porém para garantir que todos esses direitos sejam efetivados é necessário a concretização de políticas públicas e a conscientização da população. Nos supermercados, corredores estreitos, prateleiras altas e falta de auxílio podem tornar a experiência de compra exaustiva para esta parcela da população. Para garantir a acessibilidade, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj, aprovou a Lei 9596/22, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), que prevê que hipermercados, supermercados, varejões e estabelecimentos similares tenham funcionários para atender a pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. A lei está em vigor desde março de 2022, quando foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial. De acordo com a norma, as pessoas que precisarem de auxílio deverão solicitá-lo no balcão de informações/atendimento, ou caso não exista o setor, o pedido pode ser feito a qualquer funcionário do estabelecimento comercial. Os supermercados, hipermercados, varejões e micromercados com mais de seis funcionários serão responsáveis pela condução da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida no interior do estabelecimento, por indicar localização do produto desejado, pela condução e colocação dos produtos no carrinho de compras e pela leitura de preços, ofertas, data de validade, especificações e o que mais for necessário. A nova lei, que prevê que em caso de descumprimento os locais de venda terão que pagar multa de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), também reforça a importância de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de inclusão e respeito às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de ajudar a tornar a vida das pessoas um pouco mais fácil e justa.
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