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STF referenda pioneirismo da ASSERJ: há 6 anos, "Desplastifique Já" marcava virada no setor
Em 2025, a campanha "Desplastifique Já", lançada pela ASSERJ, completa seis anos. O movimento, que nasceu em 2019 com a entrada em vigor da Lei Estadual nº. 8.006/2018, se consolidou e rompeu fronteiras interestaduais, tornando-se referência nacional no combate ao uso excessivo de sacolas plásticas e na promoção de alternativas mais sustentáveis. Ao longo desse período, a ação mobilizou supermercadistas, consumidores, diversas organizações (inclusive a classe política), em torno de um objetivo comum: reduzir drasticamente o impacto ambiental das embalagens descartáveis. A campanha introduziu práticas inovadoras, como a substituição das sacolas tradicionais por modelos com mais de 51% de fontes renováveis e a cobrança apenas pelo custo dessas embalagens, sem margem de lucro. Os resultados são expressivos: os supermercados do Rio já reduziram, em bilhões, a quantidade de unidades de sacolas em circulação. Pesquisas conduzidas pela ASSERJ mostraram ainda uma mudança clara de comportamento do consumidor, com mais de 70% da população passando a levar suas próprias sacolas reutilizáveis para as compras. Seis anos depois, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) vem reforçar a importância desse pioneirismo. Ao declarar inconstitucionais leis que obrigavam supermercados a fornecer sacolas gratuitamente, os ministros consolidaram a defesa da livre iniciativa e da autonomia dos estabelecimentos, além da visão sustentável, fundamentos que estiveram no centro da estratégia da ASSERJ desde o início. "O Supremo Tribunal Federal, ao declarar a inconstitucionalidade na recentíssima decisão proferida na ADI nº. 7719, reafirma um princípio essencial à ordem econômica: a livre iniciativa não pode ser comprimida por normas desproporcionais e sem fundamento razoável. A imposição de custeio obrigatório de sacolas, ainda que sob o argumento de proteção ambiental ou consumerista, não encontrava respaldo constitucional, pois transferia integralmente às empresas um ônus que deveria ser compartilhado pela sociedade e pelo próprio Estado. A decisão traz segurança jurídica ao setor supermercadista e orienta que as políticas públicas voltadas à sustentabilidade precisam ser estruturadas de forma equilibrada, dialogada e em harmonia com os direitos fundamentais, sem comprometer a viabilidade econômica das atividades empresariais", destaca a Dra. Ana Paula Rosa, advogada da ASSERJ. A decisão da Suprema Corte também reforça um papel essencial do nosso setor, para além das gôndolas, atuando como agente de transformação socioambiental, equilibrando responsabilidade ambiental, liberdade econômica e educação do consumidor. "O que começamos no Rio de Janeiro foi um movimento de vanguarda. A campanha 'Desplastifique Já' não só reduziu o impacto ambiental das sacolas plásticas como também alinhou consumidores e empresas em torno de uma causa global. Agora, com o respaldo do STF, temos a confirmação de que estávamos no caminho certo", destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Assim, os seis anos da campanha não são um mero registro, mas a solidificação da trajetória de liderança da ASSERJ no movimento de "desplastificação" do setor supermercadista fluminense, que hoje serve de exemplo para outros estados e fortalece a ação nacional sobre sustentabilidade e consumo consciente.
16/09/2025
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Anvisa proíbe venda de mais uma marca de azeite! Confira os detalhes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou a proibição da venda, em todo o território nacional, de mais uma marca de azeite. Em decisão publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 16 de setembro, o órgão regulador vedou a comercialização de todos os lotes do produto do rótulo "Los Nobles". "Por estar sempre na lista dos produtos mais fraudados, o azeite deve ter uma atenção especial do setor de compras dos supermercados", destaca Flávio Graça, consultor de Alimento Seguro da ASSERJ. Segundo a Anvisa, o azeite, anunciado como de origem argentina, é considerado clandestino, já que não possui autorização da Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia da Argentina (Anmat) para comercialização. Outro alerta descrito pela Agência é que a empresa responsável e o CNPJ da distribuidora não foram identificados, o que reforça os riscos para os consumidores. Graça ainda pontua uma lista de cuidados que compradores do nosso setor devem tomar ao lidar com os produtos: Verificar o rótulo com atenção; Conferir se há o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Ver se o CNPJ e o endereço da empresa estão claros; Comprar em locais confiáveis; Pesquisar a marca antes da compra. Além disso, o consultor de Alimento Seguro da ASSERJ frisa que a preferência deve ser dada a produtos com origem bem definida (país, estado, produtor), mantendo sempre a desconfiança ao encontrar preços muito abaixo da média: "Produtos fraudados geralmente têm preço muito inferior aos similares de qualidade. Se o valor está 'bom demais pra ser verdade', provavelmente há algo errado. Fornecedores com boa reputação tendem a ter mais controle sobre a procedência dos produtos. Faça uma busca rápida online para ver se a marca já teve produtos reprovados em testes de qualidade ou foi alvo de fiscalização do MAPA, Procon ou Inmetro". A ASSERJ enfatiza a importância de que os supermercadistas associados estejam atentos às determinações dos órgãos fiscalizadores, garantindo a segurança alimentar, a proteção dos clientes e o bom funcionamento de toda a operação.
16/09/2025
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Redeconomia Reunidos tem novo diretor comercial. Saiba mais
O Reunidos, associado do Redeconomia, tem movimentação em um cargo de extrema importância para sua operação. Depois de quase 8 anos à frente da direção comercial do grupo, Thiago Cunha deixa o posto rumo a novos desafios. "Tive a oportunidade de trabalhar em conjunto com muitas pessoas e construir uma parceria valiosa, pela qual sou muito grato. Aproveito para agradecer pela colaboração, confiança e profissionalismo demonstrados em todos os projetos que realizamos juntos. Desejo muito sucesso a todos e espero que possamos nos cruzar novamente em futuras oportunidades profissionais", declara Thiago Cunha. Em contato com a equipe de reportagem da ASSERJ, a diretoria do grupo confirmou que as funções de diretor comercial serão assumidas por Jorge Henrique, sócio do Reunidos. Não há previsão de anunciar um novo nome para o cargo até o momento.
16/09/2025
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Limpeza que vende: como fortalecer a categoria no supermercado
O mercado de produtos de higiene e limpeza vive um momento de destaque no varejo brasileiro. De acordo com a ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes – com base em estudo da Euromonitor International, o Brasil é hoje o quarto maior mercado mundial de produtos de limpeza. O consumo per capita, porém, ainda representa apenas 4% da média global: o brasileiro gasta cerca de US$ 7,55 (R$ 42,20) por mês, contra US$ 186,33 da média mundial, o que revela alto potencial de crescimento. “Os produtos de limpeza brasileiros são acessíveis e têm penetração quase universal. Cerca de 80% dos consumidores compram um mix básico de itens, mas a variedade de linhas permite atender diferentes perfis e ampliar o consumo”, explica Juliana Marra, presidente da ABIPLA. Ela destaca que o setor é estratégico para a saúde pública, a sustentabilidade e o consumo seguro. Mercado em expansão Segundo estudo da IPC Maps, o varejo brasileiro deve movimentar R$ 532 bilhões em 2025, sendo que o segmento de artigos de limpeza deve crescer 11,2%, alcançando cerca de R$ 39,7 bilhões. A demanda contínua por produtos essenciais garante ao setor um papel relevante na cesta de compras dos supermercados. Para redes supermercadistas, a categoria é fonte de rentabilidade e fidelização. “O setor hoje representa 4% das vendas da rede, mas é bastante concentrado em poucos itens, como sabão em pó, detergente e amaciante. Ainda assim, é lucrativo e cheio de oportunidades, especialmente com a chegada de novas categorias e hábitos de consumo”, avalia João Márcio, diretor comercial da rede Princesa. Ações que movimentam o público O Supermercados Guanabara, por exemplo, mantém a tradicional Semana da Limpeza, que este ano acontece até 21 de setembro. São mais de 800 itens em promoção, reunindo 140 fornecedores e quase 600 marcas. A rede reforçou estoques com 30 milhões de unidades de sabão em pó e líquido, 20 milhões de amaciante e igual volume de limpadores multiuso. “As ofertas são rotativas para garantir variedade e preços competitivos, atendendo a pedidos dos consumidores”, explica Marcelo Ramos, comprador do setor. A indústria também acompanha de perto essa expansão. A Limppano, com mais de quatro décadas de atuação, destaca a força do Rio de Janeiro como mercado estratégico. “Todo o varejo fluminense opera com nossos produtos, de grandes redes a atacarejos e lojas de vizinhança, em categorias como esponjas, sanitários, detergentes e panos”, afirma Raphael Benedetti, diretor comercial e de marketing. Relevância diária Com produtos indispensáveis ao dia a dia – de sabão em pó a desinfetantes – o setor de limpeza se consolida como categoria essencial e de alto giro no varejo supermercadista. Além de movimentar bilhões, impulsiona inovação, cria novas categorias e ajuda a fidelizar consumidores que, cada vez mais, buscam variedade, qualidade e economia nas gôndolas. Para Roger Toshi, especialista em varejo, as datas sazonais são oportunidades estratégicas para aumentar o faturamento das lojas. “Aproveite essas oportunidades e separe setores estratégicos do mercado, sinalizando bem as promoções”, orienta. Ele também destaca outros momentos ao longo do ano, como a Black Friday e o Dia do Consumidor, como oportunidades para variar os itens das promoções.
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