Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
ASSERJ School
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,000 Result for
Associados em foco
Cencosud registra crescimento expressivo em receita no terceiro trimestre de 2025
A Cencosud, empresa que controla a rede Prezunic, associada da ASSERJ, divulgou um crescimento de 5,1% em sua receita consolidada no terceiro trimestre de 2025. O resultado foi impulsionado pelo bom desempenho das operações em toda a América Latina. Excluindo os efeitos da hiperinflação na Argentina, o avanço nas vendas chega a 6,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado reflete o novo plano estratégico da companhia, que vem promovendo uma transformação integral para tornar a operação mais simples, ágil e sinérgica. Entre as principais ações estão iniciativas de produtividade voltadas à simplificação de estruturas, otimização de processos e fortalecimento da competitividade. Mesmo gerando despesas extraordinárias no curto prazo com as medidas, a Cencosud segue com a aposta em ganhos de rentabilidade sustentáveis no médio e longo prazo. Apesar do cenário econômico desafiador das Américas, a companhia registrou crescimento consistente em diversos mercados da região, dentre eles o Brasil. A Colômbia foi o principal destaque, com o maior avanço nas vendas desde 2022, resultante da adaptação de formatos e da renovação do plano de negócios. Em território brasileiro, houve melhora sequencial no indicador de Same Store Sales (SSS), além da inauguração da 39ª loja do Prezunic no estado do Rio de Janeiro, em Tingui, Campo Grande. (A ASSERJ esteve presente na abertura da unidade e contou os detalhes. CLIQUE AQUI PARA LER). "Continuamos impulsionando nosso novo Plano Estratégico, acelerando a expansão orgânica e o fortalecimento das nossas propostas de valor com inaugurações, ampliações e remodelações de lojas e shopping centers, reforçando assim nossa presença na região", destaca Rodrigo Larraín, gerente geral da Cencosud. O desempenho operacional também se refletiu nos resultados por país. O EBITDA Ajustado cresceu em dois dígitos no Brasil e avançou no Peru e nos Estados Unidos, impulsionado por controle de despesas e aprimoramento das propostas de valor. Já a Colômbia registrou resultado positivo em comparação ao mesmo trimestre de 2024. Por outro lado, Chile e Argentina tiveram retração, impactados pelos custos do plano de produtividade e pelo aumento geral das despesas. Contexto global No Chile, o aumento das vendas foi sustentado pelo avanço do canal online em supermercados e pelo bom desempenho das lojas de departamento. Na Argentina, o crescimento superou a inflação, com destaque para o desempenho das bandeiras Jumbo e das marcas próprias. Nos Estados Unidos, as vendas subiram com a expansão de 15,4% nas operações online e a abertura de novas lojas. Já no Peru, o crescimento veio das vendas digitais (+27,8% ano a ano) e da expansão do canal B2B via Metro Almacén. O EBITDA Ajustado consolidado totalizou US$ 347 milhões, uma queda de 2,4% na comparação anual, impactado pela hiperinflação argentina e pelos gastos extraordinários com a execução do plano de produtividade. O lucro líquido do trimestre foi de US$ 9 milhões, cerca de 90% menor que o registrado em 2024, reflexo do aumento de despesas e dos efeitos cambiais. Ainda assim, o lucro líquido distribuível acumulado no ano somou US$ 142 milhões, alta de 41,4% sobre o mesmo período do ano passado, demonstrando a resiliência e a efetividade das estratégias adotadas. Um dos principais marcos do trimestre foi a conclusão da compra dos 33% restantes do The Fresh Market, consolidando 100% do controle da rede e fortalecendo a presença da Cencosud no mercado norte-americano. "Em um contexto desafiador, os resultados do trimestre refletem avanços em nossa estratégia, com ajustes em formatos e propostas de valor, mantendo sempre o foco em nossos clientes e na qualidade do serviço", finaliza Rodrigo Larraín.
11/11/2025
3,000 Result for
Economia
Cesta básica no Rio: outubro registra leve alta após cinco quedas. ASSERJ analisa
Outubro interrompeu a série de cinco meses consecutivos de queda na valor da cesta básica no Rio de Janeiro. De acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado na última segunda-feira, 10 de novembro, no décimo mês do ano, a inflação nos preços foi de 0,27% na cidade, na comparação com setembro. A leve alta representa uma quebra da sequência de baixas que ajudavam a aliviar o orçamento das famílias cariocas. No acumulado de 2025, a cesta básica no Rio tem uma subida de 2,76%. Especificamente sobre a alta de outubro, quatro dos 13 produtos que compõe a cesta foram os responsáveis por puxar a elevação. Registraram subida: batata (+34,32%); óleo de soja (+2,57%); pão francês (+0,67%); e carne bovina de primeira (+0,17%). Por outro lado, caíram: banana (-2,36%); tomate (-2,20%); manteiga (-1,79%); feijão preto (-1,54%); açúcar refinado (-1,32%); leite integral (-1,28%); farinha de trigo (-1,18%); arroz agulhinha (-0,52%); e café em pó (-0,44%). O presidente da ASSERJ e da Associação das Américas de Supermercados (ALAS), Fábio Queiróz, destaca: "Depois de cinco meses consecutivos de queda, era esperado que o preço da cesta básica no Rio tivesse uma leve oscilação positiva em algum momento. O resultado de outubro, com alta de 0,27%, mostra um movimento de ajuste pontual, muito mais relacionado à variação de produtos específicos do que a uma tendência de alta generalizada. É importante destacar que, no acumulado de 2025, o aumento ainda é moderado, de 2,76%, o que indica um cenário de estabilidade e controle nos preços, algo muito positivo para o consumidor e para o setor supermercadista. Para nós, da ASSERJ, acompanhar e entender esse cenário é fundamental para orientar os nossos associados e manter o varejo ainda mais conectado às necessidades da população". "Quando olhamos o comportamento dos itens, vemos que a batata teve um impacto expressivo, com mais de 30% de alta, e isso acabou influenciando o índice geral. Mas a maioria dos produtos essenciais segue em níveis controlados, o que reforça que não há pressão inflacionária significativa sobre a cesta", ressalta Fábio Queiróz. Momento de equilíbrio: resultado de trabalho conjunto Em nível nacional, 16 das 27 capitais brasileiras registraram subida na cesta básica em outubro. Como a ASSERJ já havia antecipado em setembro, a curva deflacionária foi freada em outubro, o que não significa algo necessariamente negativo. Porém, é preciso que o varejo supermercadista esteja atento aos diversos fatores que podem influenciar os preços na reta final do ano. "Esse equilíbrio é resultado de um trabalho conjunto entre indústria, varejo e toda a cadeia de abastecimento, que tem buscado eficiência, previsibilidade e melhores condições de compra e logística. Seguiremos acompanhando de perto as variações e trabalhando para garantir que o consumidor fluminense continue encontrando preços justos e competitivos nas gôndolas dos supermercados", enfatiza o presidente da ASSERJ.
11/11/2025
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Fábio Queiróz fala sobre isenção do IRPF ao Estadão
O presidente da ASSERJ e da Associação das Américas de Supermercados (ALAS), Fábio Queiróz, concedeu nesta segunda-feira, 10 de novembro, uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo (Estadão), sobre os impactos no consumo projetados pelo varejo supermercadista com a nova faixa de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), aprovada na última semana pelo Congresso Nacional (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS). Queiróz destacou que, com a renda extra disponível a partir do ano que vem, o aumento de vendas de itens nas gôndolas dos supermercados deve ser perceptível, principalmente entre os consumidores das classes C, D e E, faixas que, historicamente, tendem a ampliar gastos com o varejo abastecedor quando há aumento de verba disponível. O presidente da ASSERJ também frisou que, para este tipo de caso, a estratégia do setor é aumentar o sortimento de produtos, especialmente de biscoito, bebidas, padaria e laticínios: "Os supermercados aumentam o sortimento para atender públicos de todos os gostos e todos os bolsos". Confira a matéria completa com Fábio Queiróz CLICANDO AQUI.
10/11/2025
3,000 Result for
Associados em foco
Inauguração em Mangaratiba! Rede Unidos aposta em mix variado em nova loja
O Grupo Belot, associado da Rede Unidos, inaugurou, na última sexta-feira, 7 de novembro, mais uma unidade, dessa vez Avenida Vale do Sahy, ao lado do Shopping Sahy Village, em Mangaratiba. Com 800 m² de área de venda (dos 2.500 totais), a loja esbanja modernidade, com uma apresentação de excelência, corredores bem espaçados e iluminados, além de um sortimento amplo que conta com 9 mil SKU's. Aliás, o mix é o grande diferencial da nova unidade. A variedade de produtos inova, principalmente em bebidas especiais importadas e no setor de açougue com cortes nobres. Tudo para entregar a melhor experiência para os consumidores. O grupo projeta uma média de atendimento de 40 mil cupons por mês, focando tanto no público morador da região, quanto no de veraneio. Ao todo, são 12 check-outs e um vasto estacionamento externo. Além disso, claro, a inauguração da unidade da Rede Unidos mantém uma marca tradicional do varejo supermercadista fluminense, a geração de empregos. A nova loja criou 90 vagas diretas e, aproximadamente, 250 indiretas na região. "Nossa loja nasceu de um grande sonho e foi construída com muito carinho, pensando em cada detalhe para oferecer o máximo de conforto. Tudo aqui é novo, moderno e acolhedor, preparado para tornar as compras um momento leve e agradável. Estamos muito felizes em poder atender os moradores da região, que comemoraram a chegada de um supermercado pertinho de casa, e também os veranistas que passam pela Rodovia Rio-Santos. Agora, todos têm um lugar especial para fazer suas compras com praticidade, qualidade e aquele atendimento amigo que faz toda a diferença. O supermercado é novo, mas o nosso carinho pelo cliente já é de longa data", destaca Thales Mateus, sócio do Grupo Belot. A ASSERJ parabeniza o grupo e a Rede Unidos por mais um passo em sua expansão no mercado do Rio de Janeiro, desejando boas vendas e sucesso para a loja do Sahy.
10/11/2025
1
...
15
16
17
...
750
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 61 to 64 of 3,000 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
18
Page
19
Page
20
Page
21
Page
22
Page
23
Page
24
Page
25
Page
26
Page
27
Page
28
Page
29
Page
30
Page
31
Page
32
Page
33
Page
34
Page
35
Page
36
Page
37
Page
750
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden