Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
Por dentro da asserj
Tendências do varejo supermercadista para você aplicar no seu negócio
A revolução digital e as mudanças nos hábitos de consumo estão transformando o varejo e a ASSERJ está de olho nas tendências para entregar sempre o melhor para os associados e para o varejo supermercadista. Em 2024, acompanhamos a abertura de novas lojas e a contratação de pessoal no setor gerando emprego e renda para a população fluminense, num círculo virtuoso de desenvolvimento. O avanço da tecnologia e a expansão de novas formas de monetização como o retail media e o aluguel de espaços para outras áreas de negócios, como venda de motos e bicicletas elétricas, por exemplo, também movimentaram o setor. Mas para o próximo ano, o que podemos esperar? O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, chama atenção para os impactos da Reforma Tributária, que, apesar de somente entrar em vigor em 2026 com implicações nas finanças corporativas, exigirá dos supermercadistas um planejamento para o novo sistema de tributos. Espera-se que a unificação de impostos, como ICMS, ISS, PIS e Cofins em um modelo de IVA dual, deverá ser positiva para o setor, na medida em que a simplificação trará uma maior previsibilidade tributária. Contudo, a transição para esse novo regime representa um desafio operacional. As empresas precisarão investir em sistemas de gestão tributária para garantir o cumprimento das normas e evitar passivos fiscais. Tendências Como tendências, o mercado aposta no aumento da eficiência operacional com o avanço da automação nos processos de logística e armazenamento de modo a mitigar danos físicos de produtos e erros na estocagem de mercadorias. Com a digitalização de processos repetitivos será possível garantir eficiência, qualidade e segurança na operação. O foco na experiência do cliente deve se manter fortalecido em 2025, com a busca por uma jornada de compra mais fluida e agradável. Personalização segue como a palavra-chave, com tecnologias que permitem interações customizadas, desde ofertas exclusivas até atendimento ágil. “As tendências de consumo também desempenham um papel fundamental no planejamento dos supermercados. Alimentos frescos, orgânicos e funcionais estarão cada vez mais presentes nas gôndolas”, lembra a consultora de varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski. Além disso, acrescenta que, cada vez mais o cliente buscará uma experiência figital - a integração da loja física com a virtual. “A alternância de canais é uma demanda crescente, e plataformas que garantam experiências uniformes entre esses ambientes serão determinantes para fidelizar o cliente”, finaliza. Neste sentido, é fundamental a presença ativa nas redes sociais. Para o seu consumidor, mídias digitais são um canal de relacionamento e se ele não encontra a marca ou empresa nesses universos, tem uma percepção de descuido, de falta de interesse e de que será difícil um contato futuro se necessário. Pesquisa recente da Opinion Box identificou que 70% dos consumidores gostam de seguir as empresas nas redes sociais. Deste grupo, 92% afirmaram que seguem essas empresas no Instagram. O uso do WhatsApp também é cada vez mais frequente. Além de divulgar as promoções do dia, redes como Prezunic oferecem o serviço de envio da lista de compras por este canal com entrega a domicílio. A ordem é facilitar ao máximo a vida dos clientes e proporcionar uma experiência de compra cada vez melhor. E, agora, com essas dicas certamente, você começará o ano com pé direito e muitas vendas.
30/12/2024
3,004 Result for
Por dentro da asserj
Resultados de 2024: a excelência da Escola ASSERJ
O ano de 2024 trouxe excelentes resultados para a Escola ASSERJ, consolidando sua atuação como referência em capacitação para o setor supermercadista. Com mais de 2.000 inscritos e 1.441 participantes efetivos, sendo que dessas participações, muitas representaram dezenas de colaboradores que assistiram às aulas, pelo Zoom, em auditórios das filiais de supermercados. O que significa uma audiência ainda maior. Assim, a Escola demonstra capacidade de atender às demandas de formação dos profissionais, oferecendo mais de 20 turmas de cursos especializados. Alguns treinamentos foram abertos ao público externo, dando assistência àqueles que desejam entrar no universo dos supermercados e democratizando o acesso à educação, uma das prerrogativas da Escola ASSERJ. Dentre os mais procurados, destaque para os cursos de "Higiene e manipulação de alimentos", "Boas práticas de produção no açougue" e "Panificação", além de palestras sobre segurança alimentar e rotulagem realizadas em parceria com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio). Outra parceria de sucesso reuniu a ASSERJ e a Escola Estadual de Defesa do Consumidor, da Secretaria do Consumidor (SEDCON), na "Capacitação em defesa do consumidor e práticas de fiscalização". Dirigido a gerentes, supervisores de lojas e líderes do varejo, o treinamento contou com 30 participantes das maiores redes de supermercados fluminenses, que acompanharam atentamente a aula ministrada pelo advogado Alessandro Carracena, que apresentou conceitos, normas, termos e prazos importantíssimos para atuação de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. A satisfação geral com os treinamentos alcançou impressionantes 99%, evidenciando a qualidade e a relevância dos conteúdos. Motivo de orgulho para o presidente da Associação, Fábio Queiróz, que sempre ressaltou a importância da formação continuada para entregar a melhor experiência de compra com foco no atendimento ao cliente e na segurança alimentar. Depoimentos de participantes refletem a eficácia dos cursos. Carlito Fonseca, do SuperKibarato, elogiou o curso "Noções básicas de supermercados" de forma entusiástica: "Todos os tópicos foram bem claros e ajudaram a dar um norte aos iniciantes". Bruno Fernandes, do Bramil Supermercados, também destacou a importância dos conteúdos abordados: "O curso apresentou todo o processo, desde a chegada do produto no supermercado até a mesa do cliente. Ajuda o colaborador a realizar um trabalho de excelência para servir bem o cliente". Ao mesmo tempo em que atua na capacitação de quem está na linha de frente dos supermercados, a Escola ASSERJ também propicia a formação dos colaboradores internos. O programa "Imersão no Varejo", ministrado pela consultora Walquyria Majeveski, composto por seis módulos, reuniu toda equipe, e o time de comunicação também teve a oportunidade de conferir os conceitos apresentados durante visita à filial Abelardo Bueno do Supermercados Mundial. Todos os Asserjianos passam por treinamentos específicos dependendo da área de atuação de modo a atender cada vez melhor os associados e gerar conteúdos relevantes para o setor supermercadista. Em paralelo, as gestoras da ASSERJ aperfeiçoam conhecimento e habilidades na Trilha de Desenvolvimento de Lideranças. Em oito encontros, o facilitador Fredy Figner, psicólogo clínico e organizacional, apresentou conceitos de inteligência emocional para lidar com diferentes perfis e apoiar a tomada de decisões estratégicas. De acordo com o presidente Fábio Queiróz, "esse compromisso com o aprendizado e a inovação reflete a visão de uma organização que valoriza o capital humano como seu maior ativo" E sem querer dar spoiler podemos garantir que teremos novidades para 2025 como informa a gerente de Gente e Gestão da ASSERJ, Michelle Rodrigues. “A Escola ASSERJ irá oferecer novos serviços para aproximar ainda mais o associado de nós. Queremos mais calor humano, olho no olho, mais trocas e interações”, revela.
30/12/2024
3,004 Result for
Economia
Pelo sétimo mês seguido supermercados do estado do Rio têm saldo positivo na geração de empregos formais
No acumulado do ano até novembro, o setor de supermercados no Rio gerou 4.270 vagas de carteira assinada, melhor resultado do ano O setor supermercadista do estado do Rio de Janeiro abriu 1.210 postos de trabalho formais em novembro, sendo este o saldo entre o número de contratações e o de demissões. Foi o sétimo mês consecutivo de abertura de vagas no setor e o melhor resultado do ano. Entretanto, o desempenho do penúltimo mês do ano ficou abaixo do observado em novembro de 2023, quando o segmento abriu 1.744 postos de trabalho. Nacionalmente, também foi observada abertura de vagas no setor em novembro pelo décimo mês consecutivo (+17.027), o melhor saldo do ano. Todas as 27 unidades da federação registraram saldo de contratações no período. Na comparação com os outros estados, o Rio de Janeiro ocupou a sexta posição no ranking nacional, liderado por São Paulo (+4.102), e a terceira no ranking regional, atrás, também, de Minas Gerais (+2.673), mas à frente do Espírito Santo (+299). No acumulado do ano, os supermercados fluminenses geraram 4.270 empregos de carteira assinada, sendo este o saldo entre o número de contratações e o de demissões. O desempenho neste ano foi quase o dobro (+92,2%) do observado no mesmo período de 2023, quando o setor abriu 2.222 postos de trabalho no estado. Na avaliação do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, as celebrações de fim de ano aceleraram a abertura de vagas de emprego, inclusive de temporários, que podem ser efetivados quando desempenham um bom trabalho. “O varejo supermercadista tem um papel central no mercado de trabalho formal, sendo, em alguns casos, a porta do primeiro emprego. Além de ser um orgulho para os trabalhadores, impulsiona a economia e possibilita a tomada de créditos. Até o momento, geramos mais de 4 mil empregos formais no estado, esse desempenho é quase o dobro do obtido em 2023, o que comprova a relevância do nosso setor para a economia do estado e para a sociedade na totalidade”, comemora o executivo. No Brasil, o setor supermercadista também gerou empregos formais no acumulado do ano até novembro (+51.937), e quase o dobro (+95%) do obtido no mesmo período do ano passado (26.633). Todas as 27 unidades da federação registraram saldo de contratações este ano, à exceção do Maranhão (-574). Na comparação com outros estados, o Rio de Janeiro ocupou a quarta posição no ranking nacional de empregos no acumulado do ano até novembro no setor, a liderança ficou com São Paulo (+13.510), e a terceira no ranking regional, atrás, também de Minas Gerais (+6.431), mas à frente do Espírito Santo (+110).
27/12/2024
3,004 Result for
Conecta
Perdigão disponibiliza chatbot exclusivo no período de festas
A Perdigão, sempre de olho na experiência do cliente, inovou com o chatbot do WhatsApp, que, entre outras funcionalidades, oferece dicas para preparar as ceias de fim de ano. Com o retorno da plataforma de IA, nomeada de Perdigão +, os consumidores poderão encontrar dicas de playlists musicais para o Réveillon, preparo e inspiração para organização da mesa, vídeos exclusivos de produção de cada um dos produtos, além de mensagens personalizadas. Disponível no Whatsapp, o chatbot Perdigão + conta com uma interação voltada para atender a diversos perfis de celebrantes identificados na pesquisa elaborada pela ECGlobal: tradicionais, simplificadores e inovadores, que possuem preferências e estilos de ceia diferentes, voltadas para um grupo maior ou menor de pessoas, com especificidades na escolha de pratos e muito mais. “Há 90 anos a Perdigão está presente no dia a dia dos brasileiros, nas mais diversas ocasiões de consumo, especialmente no Natal, celebração que conta com a tradição da marca. Com a iniciativa, buscamos nos aproximar ainda mais dos nossos consumidores por meio dos recursos da plataforma, apoiando-os na preparação e organização de cada detalhe, com sugestão de receitas, dicas de decoração e até mesmo cartões com mensagens de Natal para serem compartilhados com familiares e amigos, garantindo um Natal ainda mais especial”, afirma Marina Secaf, gerente executiva de marketing da Perdigão. A ferramenta conta ainda com uma calculadora para ajudar o usuário a planejar as mais diversas ocasiões de consumo. Desta forma, a partir da jornada inicial com a calculadora, o chatbot envia para o consumidor receitas para a ceia de pós Natal e Ano Novo, garantindo uma curadoria exclusiva. No último ano, o Perdigão + contou com mais de 31 mil usuários os recursos da plataforma.
27/12/2024
1
...
234
235
236
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 937 to 940 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
234
Page
235
Page
236
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
237
Page
238
Page
239
Page
240
Page
241
Page
242
Page
243
Page
244
Page
245
Page
246
Page
247
Page
248
Page
249
Page
250
Page
251
Page
252
Page
253
Page
254
Page
255
Page
256
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden