Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
IBGE prevê safra de 295,1 milhões de toneladas para 2024
Em comunicado, veiculado hoje, o IBGE estima uma redução de mais de 20 milhões de toneladas em relação ao ano passado De acordo com os dados do IBGE, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2024 deve totalizar 295,1 milhões de toneladas. A safra é 6,4% menor que a obtida em 2023 (315,4 milhões de toneladas), com redução de 20,2 milhões de toneladas; e 0,4% abaixo da informada em agosto, com decréscimo de 1,2 milhão de toneladas. A área a ser colhida é de 78,7 milhões de hectares, crescimento de 1,1% frente à área colhida em 2023, com aumento de 817,3 mil hectares, e acréscimo de 0,1% (101,3 mil hectares) em relação a agosto. Arroz, milho e soja, os três principais produtos, somados, representam 92,1% da estimativa da produção e respondem por 87,2% da área a ser colhida. Frente a 2023, houve acréscimos de 15,6% na área a ser colhida do algodão herbáceo (em caroço), de 5,4% na do arroz em casca, de 6,6% na do feijão, e de 3,3% na da soja, ocorrendo declínios de 3,3% na área do milho (queda de 9,3% no milho 1ª safra e de 1,4% no milho 2ª safra), de 11,9% na do trigo e de 2,2% na do sorgo. De acordo com o consultor econômico da ASSERJ, Willian Figueiredo, “a menor produção este ano implicou em menor oferta de produtos, e consequentemente em aumento de preços. A inflação de alimentos foi a que mais impactou o índice geral este ano e dentre os produtos, os cereais e hortifrutigranjeiros foram os grandes vilões de 2024”. Ele lembra que “as questões climáticas foram determinantes para essa escala nos preços, afetando sobretudo a população de mais renda que consome grande parte de seus recursos nesses produtos”. Figueiredo avisa aos supermercadistas que “para 2025, os preços não devem retroceder, tendo em vista a redução dos estoques nesse ano”.
15/10/2024
3,004 Result for
Crianças influenciam compras no varejo? Confira pesquisa
Varejistas podem explorar o "poder de compra" das crianças e adotar estratégias mais atrativas para o público infantil Os supermercados vem percebendo com o passar dos anos que o mercado dos consumidores está passando por uma profunda transformação. No centro dessa mudança estão as crianças, que têm conquistado ainda mais relevância para a elaboração das estratégias de vendas e, atualmente, movimentando as grandes redes a pensarem em promoções para esse público. Segundo uma pesquisa da Hibou, empresa focada em consumo, 82% dos brasileiros decidiram presentar as crianças no último 12 de outubro, Dia das Crianças. Essa realidade eleva a data comemorativa à um patamar similar ao que o Natal e o Dia das Mães representam para o setor. O especialista em varejo, Erlon Labatut, pontua que o setor de supermercados percebeu uma dinâmica existente nos consumidores que vão "em família" fazer as compras na loja, "A gestão de categoria dessas lojas passou a considerar a opinião da criança, e reservou as gôndolas mais baixas para esse público, estimulando uma conexão com a criança e o produto", afirmou. Labatut ressalta que as seções com produtos atrativos para o público infantil, que apresentam itens como guloseimas, biscoitos recheados e chocolates, os posicionam na altura dos olhos permitindo uma proximidade com o esses "pequenos consumidores". Assim, a criança consegue visualizar e pegar o produto que deseja na gôndola. Para conquistar essa venda, os supermercados contam com o melhor aliado nessa estratégia: as crianças. Segundo a Consultora de Varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, os varejistas podem desenvolver uma ambientação lúdica e atrativa para incentivar que os pais se lembrem de comprar guloseimas ou biscoitos para as crianças e, assim, deixá-las alegres com a ida ao mercado. "É legal que os supermercados reorganizem o layout das lojas para dar mais acessibilidade às crianças, investindo além das ações promocionais, em experiência. Um trade bonito e vistoso sempre chama atenção desse público. Os pais também estão mais abertos a comprarem produtos por impulso, então ofertas como compre um leve dois, são sempre boas opções para esquentar as vendas", explicou. Vale ficar esperto e providenciar uma sutil mudança no layout da sua loja, visando algumas datas importantes como Black Friday e Natal, onde a família se reúne para procurar os melhores preços e realizar as compras juntos.
14/10/2024
3,004 Result for
Destaque-se com FLV e saia na frente com os cursos da Escola ASSERJ
Na próxima quinta-feira (17), a Escola ASSERJ vai oferecer um treinamento fundamental para a categoria que vem ganhando cada vez mais notoriedade com a crescente demanda por alimentos frescos e saudáveis. O curso Destaque-se com FLV - como atrair e fidelizar clientes também será aberto ao público externo. Ministrado pela engenheira de alimentos Juliana Costa, que possui mais de 15 anos de varejo atuando na Hortifruti Natural da Terra e Superprix, o curso apresentará as noções básicas sobre FLV como: a importância do setor para os supermercados; qualidade, armazenamento e conservação; além de boas práticas no atendimento ao cliente. "Convido a todos para refletir sobre o trabalho no setor de FLV, tão importante para os supermercados, e como podemos fazer para a diferenciação e fidelização dos clientes. No curso, vamos aprender a ampliar nosso horizonte com o trabalho de FLV diferenciado e que atraia mais clientes", adianta Juliana Costa. O objetivo da Escola ASSERJ é multiplicar conhecimento por meio de treinamentos que vão fazer a diferença na carreira e no dia a dia das pessoas que desejam trabalhar no setor de supermercados ou apenas se aperfeiçoar. Link de inscrições associados: https://pt.surveymonkey.com/r/Z9JYVF9 Link de inscrições público externo: https://pt.surveymonkey.com/r/ZDGTCHH Todos os cursos são online, pela plataforma Zoom, e gratuitos, porém as vagas são limitadas. Sobre a Escola ASSERJ A Escola ASSERJ é uma plataforma completa para capacitar e engajar o time supermercadista. Somente em 2023, foram realizadas 119 horas de treinamento e 133 palestras, reunindo 28.757 participantes. Além do conhecimento, os colaboradores treinados recebem certificados e podem conquistar melhores oportunidades no mercado ou estabelecimento no qual atuam. Por meio da Escola ASSERJ, cumprimos nosso papel de agente indutor do desenvolvimento do setor supermercadista.
14/10/2024
3,004 Result for
Supermercados do Rio de Janeiro fecham com mais um mês positivo nas vendas; veja
A variação no mês de agosto, em termos reais, foi maior que o mês anterior, comprovando a franca expansão do setor A receita de venda dos supermercados no mês de agosto teve um crescimento de 6,7%, em termos reais*, quando já descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês no ano passado, apontou levantamento conduzido pela consultoria econômica da ASSERJ. Foi o 14º mês consecutivo de crescimento das vendas, ou seja, há mais de um ano os supermercados mantêm suas receitas mensalmente. O bom desempenho dos supermercados foi crucial para o resultado positivo do varejo fluminense geral, que registrou um crescimento de receita em agosto de +0,80%. Também foi o 14º mês consecutivo em que os supermercados apresentaram crescimento de vendas superior ao varejo do estado. "O desempenho dos supermercados no Rio de Janeiro é um bom sinal do fortalecimento econômico do varejo em geral. O setor supermercadista tem sido, cada vez mais, essencial para garantir o número positivo para o estado, falando em economia e geração de emprego", destacou Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Em nível nacional, a receita dos supermercados apresentou um crescimento alto em agosto com +6,9%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Dez dos doze estados pesquisados pelo IBGE registraram aumento de vendas, com exceção do Espírito Santo (-2,7%) e Minas Gerais (-0,2%). O Rio de Janeiro (+6,7%) foi o sétimo melhor em desempenho nacional, embora tenha ficado abaixo da média brasileira (+6,9%). No acumulado até agosto, a receita geral dos supermercados do Rio de Janeiro cresceu 5,4% em termos reais, na comparação com o mesmo período de 2023. É importante ressaltar que, o bom desempenho do estado acontece em um momento com a base já elevada, isso é, quando o setor registrou o crescimento de vendas nesse mesmo período em 2023 (+5,0%). "O resultado do setor de supermercados tem contribuído para o crescimento da receita do varejo fluminense como um todo em 2024 (+1,8%). Importante recordar que, ao contrário dos supermercados, as vendas do varejo fluminense caíram em 2023, pelo terceiro ano consecutivo", afirmou William Figueiredo, consultor econômico da ASSERJ.
14/10/2024
1
...
273
274
275
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 1,093 to 1,096 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
273
Page
274
Page
275
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
276
Page
277
Page
278
Page
279
Page
280
Page
281
Page
282
Page
283
Page
284
Page
285
Page
286
Page
287
Page
288
Page
289
Page
290
Page
291
Page
292
Page
293
Page
294
Page
295
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden